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Posted: 01 Oct 2006 17:09
by 09_Guerra
Basta ter pego alguma parte hidráulica do boeing ... ou superficie de comando, nao sei, não é o tamanho que diz, e sim aonde pegou .... :sad:

Posted: 01 Oct 2006 17:49
by Zerstorer
18_Guerra wrote:Basta ter pego alguma parte hidráulica do boeing ... ou superficie de comando, nao sei, não é o tamanho que diz, e sim aonde pegou .... :sad:
E a redundância dos sistemas e linhas de comando aonde fica??? Todas as linhas passam por uma mesma região??? Não acredito que seja assim, pois senão só há redundância para falha e não para outros danos.
No http://noticias.terra.com.br/brasil/int ... html]Terra, há destroços em um raio de 10 km :shock: :shock: :shock: . Será que ele não se fragmentou já no ar???[/url]

Posted: 01 Oct 2006 17:51
by Zerstorer
18_Guerra wrote:Basta ter pego alguma parte hidráulica do boeing ... ou superficie de comando, nao sei, não é o tamanho que diz, e sim aonde pegou .... :sad:
E a redundância dos sistemas e linhas de comando aonde fica??? Todas as linhas passam por uma mesma região??? Não acredito que seja assim, pois senão só há redundância para falha e não para outros danos.
No Terra, fala-se em destroços por um raio de cerca de 10 km :shock: :shock: :shock: . Será que ele não se fragmentou já no ar???

Posted: 01 Oct 2006 19:53
by 08_Goose
S!


Os dois aviões a 800km/h, frente a frente, com 1.600km/h de impacto, aquela winglet virou uma faca quente eo Boeing uma manteiga.

Basta pegar qualquer lugar que tenha sistema hidraulico, o fluido todo vaza e o avião perde o sistema hidraulico.

Se realmente o Boeing não fez qualquer contato via rádio de emergência, acredito que o primeiro impacto matou os pilotos... eo resto, foi consequência...

Engraçado pela foto, o trem estar baixado... agora não sei se o impacto poderia fazer "o trem descer" .. acredito que não..

Isto seria uma evidência de que o piloto tentou algo..descartando minha suposição de a tripulação técnica ter morrido de 1o momento.

SP!

Posted: 01 Oct 2006 22:38
by 19_ALPHA
Diretora da Anac confirma colisão entre avião da Gol e jato Legacy
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da Folha Online

A diretora da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Denise Abreu, confirmou neste domingo que houve colisão entre o Boeing da Gol e o jato executivo Legacy, fabricado pela Embraer. O acidente aconteceu na última sexta-feira (29), quando o Boeing caiu em uma área de mata fechada de Mato Grosso, com 155 pessoas a bordo.

Até sábado, a Anac e a Aeronáutica considerava como "mera especulação" a possibilidade de colisão entre as aeronaves. Agora, a afirmação tem como base a análise das caixas pretas de voz e de dados do Legacy, que foram examinadas pela comissão técnica de investigação, instituída pela Anac e pelo comando da Aeronáutica.
Divulgação/FAB
Imagem mostra destroços de avião da Gol que caiu em área de mata fechada em MT
Imagem mostra destroços de avião da Gol que caiu em área de mata fechada em MT


"O que dá para afirmar é que houve colisão", disse Abreu. Apesar disso, ela preferiu não dar detalhes sobre o caso. "Ainda que você tenha todos os dados da caixa preta do Legacy, ainda não temos as da Gol. E essas informações precisam ser cruzadas", afirmou.

Resgate

As equipes da FAB (Força Aérea Brasileira) que realizam as buscas às vítimas chegaram ao local neste domingo e encontraram dois corpos, ainda não identificados.

Os destroços estão espalhados por uma extensa região. Inicialmente, as buscas seriam feitas em uma área de aproximadamente 10 quilômetros, agora ampliada para 20 quilômetros quadrados

As equipes de resgate ainda abrem clareiras na mata. O trabalho de resgate deve levar uma semana, segundo o presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi.

Legacy

Apesar de danos na asa, o Legacy conseguiu pousar na base aérea de Cachimbo. A aeronave, que seguia para os Estados Unidos, era ocupada por sete pessoas --piloto, co-piloto, dois funcionários da Embraer, um jornalista do "The New York Times" e dois funcionários da Excel Aire, empresa que comprou o jato.

Em depoimento, os pilotos --que são americanos-- disseram não ter visto o Boeing, apesar de terem sentido um pequeno impacto. "Viram uma sombra e [ouviram] um barulho", disse Zuanazzi. Para ele, o fato pode ser justificado pela velocidade das duas aeronaves no momento da colisão.

A caixa-preta do Legacy seguiu neste domingo para análise em São José dos Campos (SP). Segundo o presidente da Anac, apenas a análise da caixa-preta pode dar um "acabamento" melhor para se chegar às causas do acidente.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 6589.shtml
Image

Posted: 01 Oct 2006 23:44
by 28_Condor
S!

Estranho mesmo esse trem abaixado... se foi o piloto não o teria feito a menos que tivesse vislumbrado a chance de pousar... :-?

E se não foi o piloto o que poderia ser? O impacto faria isso??




SP!

Posted: 02 Oct 2006 05:59
by Gutierrez
Talvez, talvez...

Tb há a possibilidade de que no impacto com o legacy um tilt na parte ele trica possa ter feito ele baixar.

Posted: 02 Oct 2006 11:58
by Luiz_Fernando
S!

Acabei de saber que o irmão do amigo do meu pai estava nesse vôo :sad:
Realmente muito triste o acontecimento.

Hoje escutei na tv , que talves o legacy tenha atingido a deriva do boeing, impossibilitando o controle do mesmo.

Abracos a todos.

Posted: 02 Oct 2006 12:46
by 19_ALPHA
S!
02/10/2006 - 10h02
Piloto de Boeing teria pedido para subir antes de bater em jato
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da Agência Folha
da Folha de S.Paulo

As gravações dos diálogos do controle de vôo de Manaus (AM) teriam registrado um pedido do piloto do Boeing da Gol para mudar de nível, de 35 mil pés para 39 mil pés. Esse pedido teria ocorrido às 16h35 da última sexta-feira. O Legacy estaria a 37 mil pés. O acidente aéreo teria ocorrido por volta das 17h.

A informação, vinda de pessoas ligadas ao setor da aviação brasileira, pode explicar o que provocou o acidente, considerado o maior da história do país e que vitimou 155 pessoas. Segundo essa hipótese, o Boeing, no momento em que ampliava a altitude de 35 mil pés para 39 mil pés, poderia ter se chocado com o Legacy, que estava na faixa dos 37 mil pés.

Ontem, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que, em depoimento, os pilotos do Legacy que colidiu com o Boeing afirmaram que os equipamentos do aparelho estavam em perfeita ordem antes e depois do incidente, ocorrido na última sexta.

Eles disseram que equipamentos como o transponder, a antena que envia e recebe dados do avião, e o dispositivo para evitar colisões em pleno ar, estavam ligados da decolagem em São José dos Campos até o pouso em Cachimbo (PA). De acordo com o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, isso terá de ser comprovado ou não a partir da análise da caixa-preta do Legacy.

O equipamento, que registra o funcionamento dos instrumentos de bordo e a comunicação entre os pilotos e o controle aéreo, já está sendo analisado. "A única coisa que dá para afirmar por enquanto é que houve a colisão", disse a diretora da Anac Denise Abreu.

Ela não deu outros detalhes sobre as investigações ou sobre aspectos técnicos, dizendo que isso caberia à Aeronáutica, mas afirmou ser "praticamente zero" a possibilidade de que tenha havido falha do controle aéreo, o que dá a entender que, para a agência, a falha ocorreu em uma das duas aeronaves.

Segundo a reportagem apurou, o Legacy sumiu das telas dos radares já antes do choque. O presidente da Anac não quis comentar a informação, mas indiretamente admitiu aquilo que a Aeronáutica sempre faz questão de negar: que há a possibilidade de haver "pontos cegos" na cobertura de radar do país.

Relatório

Os Cindactas (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) 1 e 4, responsáveis pelo controle de todo o tráfego aéreo nas regiões Norte, Centro-oeste e Sudeste do Brasil irão entregar nos próximos dias ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) um relatório completo de tudo o que ocorreu durante os vôos do Boeing da Gol e o Legacy.

De acordo com o coronel aviador Eduardo Antonio Carcavallo Filho, responsável pelo Cindacta 4, o cruzamento das informações das rotas utilizadas pelas duas aeronaves poderá esclarecer parte do que ocorreu no ar, na tarde da última sexta-feira.

O coronel também disse que ainda não é possível determinar se algum dos aviões desapareceu ou não dos radares dos centros de controle da Aeronáutica e também qual das duas aeronaves pode ter alterado a sua rota original.

A Folha tentou contatar durante a tarde de ontem, por telefone, os responsáveis pelo Cindacta 1. Todos os funcionários diziam estar proibidos de dar informações e que todas elas serão passadas em momento certo pelo setor de comunicação da Aeronáutica.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 6603.shtml
SP!

Posted: 02 Oct 2006 12:53
by 19_ALPHA
Choque foi mais rápido que tiro de revólver

Segundo especialista, aviões deveriam estar a cerca de 800 km/h, o que eleva para 1.600 km/h, 300 km/h mais veloz que projétil

Voando nessa velocidade e numa altura tão grande, os pilotos nem viram o momento o choque, diz professor de tráfego aéreo

ANDRÉ CARAMANTE
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

No momento em que o Boeing 737-800 New Generation da Gol e o Legacy N600L, recém-comprado pela empresa ExcelAire Services da Embraer, se tocaram no ar, as aeronaves estavam mais rápidas do que um disparo efetuado por um revólver calibre 38, que tem média de 1.300 km/h, de acordo com o professor de tráfego aéreo Protógenes Pires, 71.
O acidente da última sexta-feira ocorreu a mais de 11 quilômetros de altura. Segundo o especialista, ex-professor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), quando as duas aeronaves se tocaram, ambas deveriam estar a uma velocidade média de 800 km/h, o que eleva para 1.600 km/h (ou seja, cerca de 300 km/h mais rápido do que o disparo de calibre 38) o provável momento da colisão entre o Boeing e o Legacy, que só teve pequenas partes da asa e da traseira danificadas.
"Voando nessa velocidade e numa altura tão grande, os pilotos, caso tenham tido a chance de ver algo, só avistaram um pontinho, mas isso é improvável. Eles nem devem ter visto o momento do encontro lá no ar", afirmou Pires.
Para o ex-professor do ITA, pela escassez de informações, ainda é muito difícil poder apontar as prováveis causas para o acidente entre as aeronaves, mas ele acredita ser pouco provável que alguma delas tenham apresentado problemas no TCAS (Traffic Alert and Collision Avoidance System), o sistema anticolisão de tráfego aéreo, que emite um alerta sonoro toda vez que outra aeronave é detectada em uma determinada rota ou aerovia.

Controle aéreo
O coronel Luís Roberto Lourenço, comandante da Base Aérea de São Paulo, disse ontem que os operadores de controle de tráfego aéreo são orientados a chamar a atenção dos pilotos imediatamente no caso de sumiço de dados de uma aeronave nos mapas. Ele afirmou que esse problema não é comum. "O território nacional é todo coberto por radar. O nível de segurança de vôo é muito alto."
No acidente da sexta, os registros do Legacy chegaram a desaparecer dos radares. Especialistas cogitam a possibilidade de falha ou desativação do transponder, aparelho que transmite as características instantâneas de cada avião (como rota, velocidade, altitude) e passa informações ao TCAS.
Lourenço afirmou que os pilotos têm de comunicar a torre sobre qualquer imprevisto. Mas ele evitou reprovar a atitude do comandante do Legacy, que não teria mantido contato imediato com os operadores após sentir um "leve choque".
"Cada caso pode exigir um tipo de comportamento, uma reação. Se naquele momento, a medida essencial for manter a aeronave controlada, ele vai ter que fazer isso. Se for essencial falar e dizer que precisa mudar de via, precisa descer, subir, fazer curva, ele vai falar no momento adequado. Em cada situação uma coisa se torna prioritária. O essencial de tudo é tentar manter um controle de vôo. É isso em primeiro lugar", afirmou Lourenço, ressalvando falar como profissional da aviação, com 30 anos de experiência, e não como representante da Aeronáutica, já que não está acompanhando de perto as investigações do acidente.
O fato de a aeronave maior ter perdido controle, e não a menor, após um eventual choque, segundo ele, não chega a ser motivo de espanto porque tudo depende, inclusive, do setor do avião que foi danificado.
"Se realmente houve uma colisão, é claro que sempre haverá algum dano. Mas as duas aeronaves têm porte significativo não são pequenas", disse.
Lourenço cita entre as partes mais sensíveis do avião as asas e a parte traseira (no estabilizador horizontal, responsável pelo controle de subida e descida, e no leme de direção). "São os comandos principais de vôo, que mantêm a estabilidade."

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidi ... 200615.htm

Posted: 02 Oct 2006 14:47
by JRRJ
O pior é que ninguem falou nada sobre o TCAS. Ja liberaram varias partes do depoimento do piloto do legacy e não confirmam se o TCAS avisou.

Mais ta caminhando pra falha humana e bota falha nisso.

Posted: 02 Oct 2006 14:56
by 02_Weissheimer
Zerstorer wrote:
36_Killer-Ants wrote:S!

Essa tecnologia já falhou antes naquele choque de dois boeings sobre a Alemanha, por algum motivo ambos desviaram no mesmo sentido.

:drink:
K-A
Esse não foi aquele entre um Boeing e um Tupolev????
Se for esse, o comandante do Tupolev fez exatamente o contrário do que o TCAS mandou fazer :roll: :roll: :roll:
K-A e Samuca...

O Piloto Russo fez o que o controle pediu e não o que TCAS ordenou!!! o DHL( Boeing ) fez o que TCAS mandou..ou seja a tecnologia NÃO FALHOU, falhou quem deveria operar a situação! ou seja o controlador Suiço!

Fonte: Documentário da Discovery.

Posted: 02 Oct 2006 18:47
by 19_ALPHA
S!

Galera. ...sou um pouco tosco em relação a isso. ..mas. ..a parte central das asas não é onde se localiza o tanque de combustivel CENTRAL da aeronave?? (pelo menos no 747 é). ..

Esse tanque não explodiria em uma queda de 90o?! ou. ..pelo menos. ..não se "desfazeria" como o resto da aeronave?!

Lembro um documentario do National Geographic. ..sobre acidentes aéreos. ..e lembro de uma caso de um avião que em uma quda(era um 737 tb) caiu em parafusos .. .e a pressão exercida sobre as asas. ..as fizeram despedaçar. ..e a aeronave caiu no chão. ..permanecendo somente a parte central das asas. ..como no do avião da GOL. ..

Bom ...sei la. ..

Qdo será q teremos um parecer de verdade por parte das autoridades?!

:sad:

SP!

Posted: 02 Oct 2006 18:52
by 19_ALPHA
S!
02/10/2006 - 18h26

Aeronáutica encontra caixa-preta do Boeing da Gol


da Folha Online

As equipes de buscas da Aeronáutica encontraram na tarde desta segunda-feira a caixa preta do Boeing 737/800 da Gol que caiu na noite de sexta-feira (29) em Peixoto de Azevedo (MT).

O equipamento contém as gravações do que foi dito pelo piloto e além de dados e parâmetros de vôo. A análise dos dados pode ajudar a esclarecer as causas do acidente. Todas as 155 pessoas que estavam no avião --149 passageiros e seis tripulantes-- morreram, segundo a Aeronáutica.

Nesta tarde, o comando da FAB anunciou, em nota, que mais corpos foram encontrados hoje no local do acidente, mas não soube informar quantos são. Eles devem ser encaminhados para análise de peritos do IML (Instituto Médico Legal) do Distrito Federal e Mato Grosso, enviados para o local da queda.

Os dois primeiros corpos --mutilados-- foram localizados ainda no domingo. Eles foram catalogados, ensacados e enviados de helicóptero para base da FAB montada na fazenda Jarinã, a cerca de 40 km do local da queda do Boeing.

As buscas foram interrompidas na fim da tarde de hoje e devem ser retomadas na manhã de terça-feira (3). As áreas de buscas foram ampliadas de dez para 20 quilômetros quadrados.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 6619.shtml
SP!

Posted: 02 Oct 2006 18:59
by Zerstorer
02_Weissheimer wrote:
Zerstorer wrote:
36_Killer-Ants wrote:S!

Essa tecnologia já falhou antes naquele choque de dois boeings sobre a Alemanha, por algum motivo ambos desviaram no mesmo sentido.

:drink:
K-A
Esse não foi aquele entre um Boeing e um Tupolev????
Se for esse, o comandante do Tupolev fez exatamente o contrário do que o TCAS mandou fazer :roll: :roll: :roll:
K-A e Samuca...

O Piloto Russo fez o que o controle pediu e não o que TCAS ordenou!!! o DHL( Boeing ) fez o que TCAS mandou..ou seja a tecnologia NÃO FALHOU, falhou quem deveria operar a situação! ou seja o controlador Suiço!

Fonte: Documentário da Discovery.
Weiss, foi o que eu quis dizer, só não me lembrava que o controle é que tinha mandado ele subir :roll: . Estavam 9 petroleiros no vôo, 1 BR e 8 contratados :sad: :sad: