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Posted: 25 Jul 2007 22:20
by Hades
:s:
Brun0 wrote:
09_Hades wrote::s:
Na verdade deveriam deixar este Ministério a quem de direito, os militares.
Mas o controle civil sobre os militares não é a razão de existência do MD?
S!
Controle civil sobre militares? Isso ficou parecendo como um Canil onde tem um cachorro raivoso que só respeita um adestrador.

Se querem controle civil sobre os militares, este controle tem que se feito pela sociedade civil como um todo, além do mais temos um Congresso para quê?

Na verdade seja lá quem for, que assumir o MIND se não pertencer ao ramo ou tiver conhecimento para tal, vai ser mero fantoche, e com grandes possibilidades de fazer mais burrice ainda, se for do tipo despota.

Abraços
SP!

Posted: 25 Jul 2007 22:57
by Gutierrez
Bruno não se ofende mano mas a sua colocação soou bastante simplória.

Pensa:

Digamos que você tem poder sobre um determinado grupo de pessoas, você deve gerenciar a vida delas.
O que elas comem, o que devem fazer etc.
Elas fazem tudo o que você manda ou procuram faze-lo.
Com o tempo você se habitua a isso e acaba por cometer abusos, exigir mais e mais.

Essa é a corrupção, é simplesmente quando as circunstâncias geradas pelo mau uso do seu poder sobre essas pessoas faz com que aflore o que há de pior em você.

Claro que há aqueles que tem uma boa formação moral e buscam utilizar seu poder para ajudar as pessoas e promover em vias de fato o bem comum.

Bem diz o ditado que diz: Quer saber como é de fato uma determinada pessoa? Dê poder a ela

Posted: 26 Jul 2007 00:05
by 02_Weissheimer
Shinke wrote:S!

Agora, uma palavrinha a respeito da TAM: que show de incompetência!!!

A gente fica falando do governo mas o que a TAM fez não tem nome: deixar os parentes dos passageiros esperando até de madrugada, sem a lista oficial de pssageiros. Colocá-los em um auditório de hotel expostos às câmaras de TV quando eles escutam PELO RÁDIO a confirmação da morte de seus parentes.
Desumano foi pouco! - na verdade, levaram eles para o Plaza para dar a notícia em "primeira mão", e o que aconteceu foi eles escutar por um rádio a notícia...é dose pra leão...incompetência?!!? - que nada, pra mim isto é crime!!

SP!
Galera só uma pergunta...como ficou as indenizações do acidente de 1996??? alguem que entrou na JUstiça Brasileira recebeu algo?

Posted: 26 Jul 2007 00:12
by 22_Ponte
S!
Brun0 wrote:
22_Ponte wrote: O poder corrompe. Ninguém é imune a ele. Alguns são mais outros, outros menos. O grande problema é saber balancear direito isso.

SP!
Por que o poder corrompe?

S!
A sensação de superioridade, de fazer tudo e ninguém te impedir, leva a isso Bruno. No meu entendimento. Algum psicanalista pode explicar melhor.

Quem puder ler. Leia "O Príncipe" do Maquiavel. Dá pra entender muita coisa que tá acontecendo por aí.

SP!

Posted: 26 Jul 2007 00:54
by 42_Hildebrand
S!
22_Ponte wrote: Leia "O Príncipe" do Maquiavel.
Nossa esse livro é foda mesmo Ponte.
Aliás numa passagem ele diz que o político pensa da seguinte forma, ele sabe que se ele tornar obrigatória a permanência de um bode dentro da sala de estar das famílias do país as pessoas vão reclamar demais, porque o bode fede e caga muito, mas com o tempo as pessoas vão esquecer e depois de um tempo ele decreta um feriado no ano autorizando as famílias por o bode um dia inteirinho fora de casa, ai as pessoas vão adorá-lo pela extrema bondade dele.

Ou seja, os negos nos fodem com o bode (impostos, falta de segurança e etc) aí a gente acostuma com a coisa e depois de um bom tempo agente cobra um dia sem bode (coisas simples como reformas em aeroporto) e nesse momento aparece uma galera que fala que não é bem assim e que não se pode cobrar isso ou aquilo, ou seja fiquem com o bode ai seus otários!!

SP!

Posted: 26 Jul 2007 10:06
by 28_Condor
S!


Mais uma da INFRAERRO: com a reforma do aeroporto agora a torre de controle não tem mais a vista de toda a pista, pode? :-( :P




SP!

Posted: 26 Jul 2007 14:05
by Brun0
Gutierrez wrote: Bem diz o ditado que diz: Quer saber como é de fato uma determinada pessoa? Dê poder a ela
Exatamente. Então o poder não é o agente, só faz transparecer o corrupto.

S!

Posted: 26 Jul 2007 14:14
by Brun0
Image


Agora vai! :|
Esse cara tem alguma experiência com Defesa?

S!

Posted: 26 Jul 2007 14:21
by Gutierrez
Trocaram a lebre por um coelho. Vamo ver as cenas dos próximos capítulos.

Bruno, em parte vc está certo mas lembre-se. Todos nós temos tendência ao bem e o mal. O que de fato define um corrupto de um honesto é sua escolha frente ao poder.

Nessas horas me recordo da lição do meu confessor, o Monsenhor Geraldo Menezes:

O dinheiro é um bom empregado porém um péssimo patrão.

Posted: 26 Jul 2007 16:00
by 36_Killer-Ants
Após acidente, Airbus reforça norma a pilotos

LEILA SUWWAN
da Folha de S.Paulo, em Brasília

A Airbus enviou na terça-feira (24) para todas as empresas que operam seus aviões um comunicado de segurança baseado na análise preliminar da gravação de dados da caixa-preta do vôo 3054 da TAM em que pede a pilotos o "estrito cumprimento" de dois procedimentos de pouso para prevenir outros acidentes.

A empresa européia, contudo, não quis confirmar se isso é uma interpretação de que houve falha do piloto no acidente. Ela ressalta dois procedimentos de aterrissagem envolvendo os controles de potência das turbinas, mas não diz se um deles foi violado em Congonhas.

O comunicado chama AIT (Accident Information Telex), e é o primeiro documento oficial a partir da caixa-preta, cujos dados estão sendo analisados nos EUA.

O fator humano ainda não foi apurado no caso. Se confirmado, haverá forte ligação entre o caso e um acidente com outro A320 em Taipei (Taiwan) em 2004. O relatório revelou que houve acionamento incorreto dos manetes da turbina e também havia reversor inoperante.

"Não cabe à Airbus fazer qualquer comentário sobre o que os dados preliminares demonstram. Neste caso, isso cabe à comissão de investigação brasileira", disse Barbara Kracht, vice-presidente do setor de mídia da empresa.

Porém, lembra que é obrigação no setor manter as operadoras cientes de "informações e achados" das investigações e recomendar procedimentos como "medida de precaução".

No AIT, a Airbus informa que o "estrito cumprimento" das normas é recomendado "com base na análise do gravador de dados de vôo" do avião da TAM.

A primeira recomendação diz que os manetes (alavancas que controlam a potência das turbinas) devem estar na posição "idle" (espécie de ponto morto) na fase "flare" (quando o avião "plana" com o nariz para cima para reduzir a velocidade antes de tocar o solo). Esse é o procedimento normal necessário para tocar a pista.

A segunda recomendação remete à situação de pouso com um dos reversores inoperante, conforme as instruções originais para a aeronave.

O A320 acidentado em São Paulo estava com o reversor da turbina direita desligado. Nesse documento, já divulgado pela TAM, o procedimento é acionar o "idle" em ambos os manetes antes de tocar o solo e depois colocar os reversores (inclusive o inoperante) em máximo. Duas coisas são previstas no caso: um aviso na tela de "falha em reversor" na turbina no qual o equipamento está "pinado" (lacrado) e um comando do computador de bordo para deixar a turbina em "idle".

Ainda não está claro qual foi o procedimento adotado pelos pilotos do vôo 3054 com relação à operação dos manetes. Isso depende do cruzamento completo das informações dos dados de voz e do avião.

Taipei

No acidente do A320 da TransAsia Airlines em Taipei, a investigação encontrou falhas nesses procedimentos. O avião também estava com o reversor direito inoperante.

Relatório do caso diz que o piloto deixou o manete dessa turbina um pouco acima da posição "idle". Isso fez com que os freios aerodinâmicos não fossem acionados, e a frenagem automática não engatilhou.

Ao reverter para o manual, a turbina afetada ainda tinha potência e impediu a desaceleração. O Airbus saiu da pista, mas ninguém se feriu. Havia área de escape no aeroporto.
Pode crer que isso não é coincidência...

Posted: 27 Jul 2007 09:38
by 22_Ponte
S!

Recebi por email.
NO/FLY DAY

O Objetivo
O Objetivo do NO/FLY DAY é fazer um ato de protesto da população (um ato pacífico e a-partidário) contra a incompetência do
governo federal, agências e empresas aéreas para dar uma solução ao problema aéreo que já vem dando claros sinais de colapso
muito antes do acidente da GOL e, depois de nada feito, culminando com o acidente da TAM dia 17/7.

O Ato
Este ato de protesto será um dia "greve de passageiros" em todo o Brazil - NO/FLY DAY (18 de Agosto). Com isso mostraremos aos governantes e responsáveis por este caos que o público não é bobo e sabe se organizar. Em São Paulo, faremos uma marcha do Ibirapuera a Congonhas em homenagem as vitimas.

A Razão
Esse protesto é a única forma da população dar uma demonstração organizada e forte sobre o absurdo que estamos vivendo: As empresas aéreas não fazem nada por terem interesses econômicos em jogo, as agências estão corrompidas e ineficientes, o congresso atrapalhado e submisso, e o governo federal apático e inábil. E nós, os usuários do sistema, temos como única forma de protesto gritar nos balcões das empresas aéreas (o que não resolve nada) e colocar notas / cartas nas colunas de leitores dos jornais. Participe

Se você mora fora da Capital (SP)
>> Faça um ato de protesto nesse dia e não viaje de avião. Convença um amigo ou parente a fazer o mesmo, e diga a ele/ela para convencer o próximo. Se você mora na Capital (SP)

>> Além de não voar nesse dia venha ao obelisco do Ibirapuera Sábado, 18 de Agosto, as 15hrs. As 16 hrs iniciaremos uma marcha pela Washington Luis até a cabeceira da pista de Congonhas, local do acidente da TAM. Venha de camiseta branca. No local prestaremos uma homenagem as vítimas dos vôos TAM 3054 e GOL 1907.

Como Ajudar Mais
Envie este site e notícia a algum amigo e peça que ele faça o mesmo.

Vamos mostrar que não somos bobos e que já passou da hora de dar um basta a este caos!
Recebi uma carta/email do Piero, que é um ex-colega daqui do trabalho cujo o primo, Rodrigo Prado, morreu no acidente. Eram praticamente irmãos os dois.

Triste, muito triste ver como a vida não vale nada nesse país. Lembra guerra, o cara vira uma estatística em meio a tantos mortos, sejam em aviões como no trânsito.

O sangue ferve!

SP!

Posted: 28 Jul 2007 15:33
by 19_ALPHA
Pessoal,

é....foi um erro humano.....


A tragédia, segundo
as caixas-pretas

Os investigadores já sabem que um erro cometido
pelo comandante do Airbus da TAM impediu o avião
de desacelerar o suficiente ao pousar. Mas o comprimento
da pista, curta demais, e a falta de uma área de escape foram
decisivos para que o acidente produzisse tantas mortes


Um erro humano está na origem do pior acidente aéreo da história da aviação brasileira. As informações já obtidas por meio da análise das caixas-pretas do Airbus A320 da TAM – que no último dia 17 se chocou contra um prédio da companhia, causando a morte de 199 pessoas – indicam que o avião, ao pousar, não conseguiu desacelerar o suficiente por causa de um erro do comandante do vôo. Essas informações, ainda mantidas em sigilo pela comissão da Aeronáutica que investiga o acidente, mostram que uma das duas alavancas que regulam o funcionamento das turbinas, chamadas de manetes, estava fora de posição quando o avião tocou a pista principal do Aeroporto de Congonhas. O erro fez com que as turbinas do Airbus funcionassem em sentidos opostos: enquanto a esquerda ajudava o avião a frear, como era desejado, a direita o fazia acelerar. Com isso, o avião, que pousou a cerca de 240 quilômetros por hora, não conseguiu parar. As investigações revelam ainda que, apesar da chuva, não houve aquaplanagem na pista nem falha no sistema de freios dos pneus. A reportagem de VEJA apurou também que quem pilotava o Airbus no momento do acidente era o comandante Kleyber Lima, e não, como suspeitava a Aeronáutica, o co-piloto Henrique Stephanini Di Sacco, que fora demitido da Gol depois de três meses de trabalho e estava na TAM havia pouco tempo.

A investigação completa do acidente deverá durar ainda dez meses. No entanto, já se chegou à conclusão de que o erro do piloto foi mesmo a causa inicial do acidente – que, não fosse pelas características da pista do Aeroporto de Congonhas, poderia ter tido conseqüências muito menores. Os motivos que levaram à queda do Airbus da TAM têm relação indireta com o fato de a aeronave estar voando naquele dia com o reverso direito travado. Reverso é um mecanismo que, ao inverter o fluxo de ar das turbinas, ajuda a desacelerar o avião. Como o sistema de frenagem de uma aeronave é composto de um conjunto de recursos, um aparelho pode voar sem problemas com um dos reversos desativados ou até com dois. Só que, quando isso acontece, o piloto, ao pousar, tem de operar os manetes de forma diferente da rotineira (veja quadro). E isso é o que pode ter confundido o comandante do vôo. Ao manter o manete da turbina direita – que estava com o reverso travado – em posição de aceleração, e não na posição "marcha lenta", ele impediu a frenagem completa do avião, que atravessou o fim da pista a uma velocidade próxima a 200 quilômetros por hora. Não se trata de um erro inédito. Ele foi cometido pelos pilotos de ao menos outras duas aeronaves do mesmo modelo, o A320 da Airbus. Tanto no desastre ocorrido em março de 1998, nas Filipinas, quanto no acidente que houve em 2004, no aeroporto de Taipei, em Taiwan, concluiu-se que houve falhas na operação dos manetes. As coincidências vão além: nos dois casos, os aviões estavam com uma das turbinas travadas, exatamente como no acidente da TAM. Nas Filipinas, um vôo da Philippine Airlines passou direto pela pista e só parou após se chocar com barracos de madeira nas proximidades. Em 2004, o fato se repetiu com rigorosa exatidão. Dessa vez, um A320 atravessou a pista do aeroporto de Taipei. Novamente as investigações mostraram que o manete da turbina que tinha o reverso travado estava na posição errada, empurrando o A320 para a frente.

Na quinta-feira, o brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) do Ministério da Defesa, disse que a aterrissagem com o reverso travado pode ter "influenciado psicologicamente" os pilotos. Disse ainda ser improvável que a ausência de ranhuras para escoamento de água em Congonhas, o grooving, tenha tido alguma relação com o acidente (chovia em São Paulo na noite do dia 17). A conclusão é que não houve aquaplanagem no dia da tragédia. Ela apóia-se em três evidências. A primeira delas é a ausência de marcas específicas na pista do aeroporto. Essas marcas são formadas quando a água sob os pneus de uma aeronave que está derrapando esquenta até o ponto de fervura. Elas são claras, muito diferentes das marcas negras causadas por frenagens normais. Na pista de Congonhas, tais marcas não foram encontradas. Os dados já colhidos nas caixas-pretas e a análise do que restou dos pneus do Airbus, encontrados nos escombros do prédio da TAM, afastaram de vez essa hipótese.

Para os familiares do comandante, é um drama ver seu nome protagonizando um episódio que causou tanta dor – principalmente quando ele, uma das vítimas, não pode defender-se. Ocorre que, isolado, seu erro poderia ter uma dimensão muito menor. Bastava que a pista do Aeroporto de Congonhas fosse mais longa e tivesse uma área de escape. No caso do avião filipino, houve apenas três mortes, e todas em solo, por atropelamento. Todos os 130 ocupantes da aeronave sobreviveram. No acidente de Taipei, nem sequer houve feridos graves. Nos três eventos, além das coincidências entre os modelos e a situação mecânica dos aviões, também as condições de pouso eram semelhantes: o vento, o peso da aeronave e a velocidade com que ela se aproximou do solo estavam rigorosamente dentro dos padrões. Em Taipei, inclusive, caía uma chuva fraca, assim como em São Paulo. Por que, então, só aqui todos os ocupantes do avião morreram? Nas Filipinas, onde o acidente ocorreu com tempo seco, a pista tem 2.100 metros e se abre para uma área de várzea, onde havia alguns barracos que formavam uma ocupação irregular. Em Taipei, a pista de pouso é maior: tem 2.600 metros, mais 160 metros de área de escape. A extensão das pistas e as áreas de escape possibilitaram que, em ambos os casos, o erro dos pilotos pudesse ser corrigido a tempo – antes de se transformar em tragédia.

A Airbus, fabricante do A320, emitiu na terça-feira um comunicado mundial para seus clientes relembrando os procedimentos técnicos para aterrissagem com um dos reversos travado. A medida foi tomada cinco dias depois do início da análise das caixas-pretas do avião acidentado – trabalho que representantes da empresa acompanharam. Causa curiosidade o fato de um mesmo erro ter sido a causa de três acidentes, ao longo de uma década, sem que a empresa fizesse modificações substanciais nos equipamentos. A Aviation Safety Council, uma agência independente de Taiwan criada para investigar e prevenir acidentes aéreos, recomendou à Airbus, depois do acidente de 2004, que melhorasse o sistema responsável por alertar os pilotos quando os manetes se encontram na posição errada. Com o acidente da TAM, presume-se que nenhuma medida eficaz foi tomada nesse sentido. A mesma agência produziu um relatório com a transcrição da comunicação entre os tripulantes do avião acidentado no aeroporto de Taipei. Os diálogos gravados mostram o momento em que o piloto pousa e percebe que não consegue parar. Seguem-se segundos dramáticos, em que ele grita por cinco vezes: "No break" (sem breque) e "no break at all" ("nenhum breque"). Enquanto isso, o avião sai da pista principal e percorre a área de escape até finalmente encontrar as valas de drenagem, onde os trens de pouso atolam. O avião pára. A partir daí, as frases registradas pela caixa-preta, embora ainda tensas, são cheias de alívio. O piloto pede à torre ajuda do pessoal de terra e um tripulante dirige-se ao microfone para falar aos passageiros. Informa que o avião saiu da pista, pede desculpas pelo susto e diz que a situação é segura agora. Em Congonhas, os 187 ocupantes do Airbus A320 da TAM e as doze vítimas em solo não tiveram chance. A pista do aeroporto paulistano não deixa margem para nenhum tipo de erro. É o cenário ideal para tragédias.


FONTE: http://veja.abril.uol.com.br/010807/p_058.shtml

Posted: 28 Jul 2007 15:46
by 28_Condor
S!

É até esperado que houvesse algum erro humano, afinal essa é maior causa de acidentes, terrestres ou aéreos... o problema é ter um sistema no entorno que preveja esses erros, se acontecerem, e a falta disso sim é omissão das autoridades e empresas responsáveis...



SP!

Posted: 28 Jul 2007 16:28
by 07_Phantom
Não sei até que ponte é verdade, mas olhem essa seqüência de acidentes da TAM.

http://download.yousendit.com/D063F12C1676C885

Posted: 28 Jul 2007 18:07
by 19_ALPHA
07_Phantom wrote:Não sei até que ponte é verdade, mas olhem essa seqüência de acidentes da TAM.

http://download.yousendit.com/D063F12C1676C885
É impressionante a sequencia de fotos. ...


:shock: