S!
Vexe... o posto do bombsight continua sem 6DOF como no Blenheim?
Não achei vídeos do uso do bombsight no game, tem algum?
SP!
IL-2 Sturmovik: Desert Wings - TOBRUK
Re: IL-2 Sturmovik: Desert Wings - TOBRUK
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Re: IL-2 Sturmovik: Desert Wings - TOBRUK
Também não vi nenhum, acho que ninguém fez. Esse "release" do TFS foi todo focado no "dogfight fast food" MP.
No Wellington MK IA o bombsight é o do Blenheim.
Esta descrição do Flug é do bombsight do IC, e a melhor informação que achei a respeito, mas ele esta confundindo a informação da "torre de controle" sobre a velocidade do vento.
"Wind 090 3 Strip 180"
"3" é em metros por segundo (o FMB é no sistema métrico) e ele esta usando como MPH no "computor" do bombsight do Wellington.
Se o "computor" requer em MPH seria 6,7 ou 7 milhas.
Ah, no Flashcards tem um resumo da operação:
https://k2s.cc/file/37f60c8610961/Flashcards_All
Os comandos resultam confusos porque apesar das dezenas de comandos inúteis (engine # 3...#8) os controles do CloD é basicamente cut & past da lógica do 1946.
Por exemplo, o seletor de tanques, seletor de magnetos segue a mesma lógica da enjambração de flaps do P-38 do '46, é 1, 2, 3... 1 e repete 1, 2, 3...1, etc.
No Hurricane se voce esta no tanque principal (posição 2) tem que ir para o reserva (3) para então desligar (1), não pode simplesmente girar a chave de 2 para 1. A lógica é "unidirecional".
Por isso o controle de flaps complicados como o Ju 88, com várias posições, não tem como ser replicado como no avião real.
No Wellington MK IA o bombsight é o do Blenheim.
Esta descrição do Flug é do bombsight do IC, e a melhor informação que achei a respeito, mas ele esta confundindo a informação da "torre de controle" sobre a velocidade do vento.

"Wind 090 3 Strip 180"
"3" é em metros por segundo (o FMB é no sistema métrico) e ele esta usando como MPH no "computor" do bombsight do Wellington.
Se o "computor" requer em MPH seria 6,7 ou 7 milhas.

Ah, no Flashcards tem um resumo da operação:
https://k2s.cc/file/37f60c8610961/Flashcards_All
Os comandos resultam confusos porque apesar das dezenas de comandos inúteis (engine # 3...#8) os controles do CloD é basicamente cut & past da lógica do 1946.
Por exemplo, o seletor de tanques, seletor de magnetos segue a mesma lógica da enjambração de flaps do P-38 do '46, é 1, 2, 3... 1 e repete 1, 2, 3...1, etc.
No Hurricane se voce esta no tanque principal (posição 2) tem que ir para o reserva (3) para então desligar (1), não pode simplesmente girar a chave de 2 para 1. A lógica é "unidirecional".
Por isso o controle de flaps complicados como o Ju 88, com várias posições, não tem como ser replicado como no avião real.
Re: IL-2 Sturmovik: Desert Wings - TOBRUK
S!
Achei um vídeo da verdadeira:
https://youtu.be/TCFVcNP1guU
Bem complexa, usava 110 volts pra operar
Só por curiosidade, no BoS, em todos os "bombsights", se usa a velocidade indicada, não teria que ser a TAS? Ou a que vem no mostrador já é a TAS?
SP!
Achei um vídeo da verdadeira:
https://youtu.be/TCFVcNP1guU
Bem complexa, usava 110 volts pra operar

Só por curiosidade, no BoS, em todos os "bombsights", se usa a velocidade indicada, não teria que ser a TAS? Ou a que vem no mostrador já é a TAS?

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Re: IL-2 Sturmovik: Desert Wings - TOBRUK
No Bo'X o bombsight "Generics MK.I" faz a conversão IAS/TAS.
Algumas miras reais faziam isso, a do Wellington IC inclusive lê a IAS direto dos instrumentos do avião, e o "computor" faz as contas necessárias.
Eu gosto da solução do Bo'X - não da porca interface Linux 1.0, porque evitar fazer cálculos externos, e adicionou um fator importante, a direção do vento, que os bombsight real tinham que considerar.
Aquela bussola que tem na base do bombsight do Blenheim e no CloD funciona como escrava da bússola na cabine, não é uma bussola, mas um corretor do ângulo do vento... no CloD longe de ter sido programada corretamente.

Falando em miras, a mira torpédica do Wellington é uma enjambração com linhas na tela igual a gente fazia no Warbirds Online no século passado, longe do nível visto no 1946.
Neste filme no Australian War Memorial fala sobre o bombsight Mk.IV, usado no Welli IC.
https://www.awm.gov.au/collection/F02489/
E esse manual descreve a operação:
https://www.blunham.com/Radar/SignalsMu ... ghtXIV.pdf
Veja na figura 4 o "computor" e os ajustes necessários, que são apenas:
- Velocidade vento
- Direção do vento
- Tipo de bomba
- Altitude (ASL) do alvo
O "computor" no Tobruk:

Acho que esse detalhe também foi ignorado no Tobruk, mas detalhes semelhantes no 1946 foram modelados pelo TD no "post mortem" do jogo.

Algumas miras reais faziam isso, a do Wellington IC inclusive lê a IAS direto dos instrumentos do avião, e o "computor" faz as contas necessárias.
Eu gosto da solução do Bo'X - não da porca interface Linux 1.0, porque evitar fazer cálculos externos, e adicionou um fator importante, a direção do vento, que os bombsight real tinham que considerar.
Aquela bussola que tem na base do bombsight do Blenheim e no CloD funciona como escrava da bússola na cabine, não é uma bussola, mas um corretor do ângulo do vento... no CloD longe de ter sido programada corretamente.

Falando em miras, a mira torpédica do Wellington é uma enjambração com linhas na tela igual a gente fazia no Warbirds Online no século passado, longe do nível visto no 1946.
Neste filme no Australian War Memorial fala sobre o bombsight Mk.IV, usado no Welli IC.
https://www.awm.gov.au/collection/F02489/
E esse manual descreve a operação:
https://www.blunham.com/Radar/SignalsMu ... ghtXIV.pdf
Veja na figura 4 o "computor" e os ajustes necessários, que são apenas:
- Velocidade vento
- Direção do vento
- Tipo de bomba
- Altitude (ASL) do alvo
O "computor" no Tobruk:

Acho que esse detalhe também foi ignorado no Tobruk, mas detalhes semelhantes no 1946 foram modelados pelo TD no "post mortem" do jogo.

Re: IL-2 Sturmovik: Desert Wings - TOBRUK
Review bem detalhado do Chuck'Owl do Desert Wings Tobruk

https://www.mudspike.com/il-2-desert-wi ... like-sand/
A parte 1 é uma breve analise da guerra no Norte da Africa no período abordado.

https://www.mudspike.com/il-2-desert-wi ... like-sand/
A parte 1 é uma breve analise da guerra no Norte da Africa no período abordado.
Re: IL-2 Sturmovik: Desert Wings - TOBRUK
Eu fico puto com a falta de visão do TFS, que continua a ignorar os pequenos bugs do CloD, mas que causam um grande estrago.
Um exemplo (entre vários) é o "quadrado cinza" que aparece quando alguém instala o jogo, que é uma "Info Window" vazia para chamar a atenção sobre a possibilidade de customizar, fechar, criar Info Window.
Embora a intenção inicial fosse boa, na prática causou efeitos colaterais nefastos, um deles aquela maldita interface "Win 10", engessada do Bo'X, pois os "hatters" do CloD usaram o "quadrado cinza" como argumento contra interface customizável.
Fiz um tópico chamando a atenção para a necessidade de sumir com isso de vez, mas como sempre os "fanbois" apareceram para defender - mesmo sem entenderem o problema, e o TFS tergiversa .
No recente Patch 5.010 acrescentaram algumas opções (inócuas) nas Info Window, que infelizmente não tem nada a ver com o "quadrado cinza", e já causou efeitos colaterais. ;P
O conflito do botão esquerdo do mouse na mira de metralhadoras continua porque os cabeça duras* insistem em manter este botão designado para um comando de camera que já provei que não funciona e nem tem utilidade. E o mais triste é que consertar isso requer apenas editar um arquivo com o Notepad.
Parece não entenderem que estes pequenos bugs, falhas, são argumento para "naysayers" e "hatters", e infelizmente aquelas "avaliações" no Steam influenciam potenciais compradores.
E lista é grande, opções de "loudout" que funciona (de maneira confusa) para alguns aviões e não funciona para outros.
A opção de selecionar "Nose Arte" continua na GUI, mas não funciona (já demostrei que funcionava para o Tiger Moth, mas tem um problema com areas transparentes da imagem), ora se não funciona retire a opção de selecionar, SE algum dia consertarem coloquem de volta.
O pior é a vista grossa para o bug da IA, que após engajar em combate por X minutos entra em modo pouso, ignorando outros waypoints, tarefas e inimigos atirando no 6!.
E é evidente nas Quick Missions, que são a coisa mais mal criada que poderia ser, até parece que a intenção foi de mostrar o problema.
Mas apesar dos pesares, do engine já mostrar a idade, do downgrade nos efeitos visuais (tunados a la Hollywood/War Thunder), velhos bugs de som voltarem com o novo engine de som FMOD (mesmo do Bo'X)... no geral o jogo melhorou bastante, até na percepção do terreno.
Agora posso ficar com o FMB aberto o dia inteiro - inventei de entender e fazer funcionar antigos scripts Russos, e após semanas de "trial and error" consegui com alguns. Consegui até executar um arquivo de música dentro do jogo.
Até gostei de jogar a campanha SP "Battle for France" - testando scripts, em que voos curtos e muitas unidades em combate de certa forma mascara os problemas da AI. Até vi Bf 110 AI fazendo "hamerhead".
Bom, essa ladainha é para dizer que concordo com a nota do review da PC Pilot, esta "josta" continua uma boa promessa:

* No forum Russo tem um cara que é modelista em 3D, e modelou algumas construções históricas para o mapa de Tobruk, e ficou puto porque usaram mas deixando basicamente um caixote.
Tem um comentário dele que da para a entender que ele saiu do TFS após um "escândalo".
Um exemplo (entre vários) é o "quadrado cinza" que aparece quando alguém instala o jogo, que é uma "Info Window" vazia para chamar a atenção sobre a possibilidade de customizar, fechar, criar Info Window.
Embora a intenção inicial fosse boa, na prática causou efeitos colaterais nefastos, um deles aquela maldita interface "Win 10", engessada do Bo'X, pois os "hatters" do CloD usaram o "quadrado cinza" como argumento contra interface customizável.
Fiz um tópico chamando a atenção para a necessidade de sumir com isso de vez, mas como sempre os "fanbois" apareceram para defender - mesmo sem entenderem o problema, e o TFS tergiversa .
No recente Patch 5.010 acrescentaram algumas opções (inócuas) nas Info Window, que infelizmente não tem nada a ver com o "quadrado cinza", e já causou efeitos colaterais. ;P
O conflito do botão esquerdo do mouse na mira de metralhadoras continua porque os cabeça duras* insistem em manter este botão designado para um comando de camera que já provei que não funciona e nem tem utilidade. E o mais triste é que consertar isso requer apenas editar um arquivo com o Notepad.

Parece não entenderem que estes pequenos bugs, falhas, são argumento para "naysayers" e "hatters", e infelizmente aquelas "avaliações" no Steam influenciam potenciais compradores.
E lista é grande, opções de "loudout" que funciona (de maneira confusa) para alguns aviões e não funciona para outros.
A opção de selecionar "Nose Arte" continua na GUI, mas não funciona (já demostrei que funcionava para o Tiger Moth, mas tem um problema com areas transparentes da imagem), ora se não funciona retire a opção de selecionar, SE algum dia consertarem coloquem de volta.
O pior é a vista grossa para o bug da IA, que após engajar em combate por X minutos entra em modo pouso, ignorando outros waypoints, tarefas e inimigos atirando no 6!.
E é evidente nas Quick Missions, que são a coisa mais mal criada que poderia ser, até parece que a intenção foi de mostrar o problema.
Mas apesar dos pesares, do engine já mostrar a idade, do downgrade nos efeitos visuais (tunados a la Hollywood/War Thunder), velhos bugs de som voltarem com o novo engine de som FMOD (mesmo do Bo'X)... no geral o jogo melhorou bastante, até na percepção do terreno.
Agora posso ficar com o FMB aberto o dia inteiro - inventei de entender e fazer funcionar antigos scripts Russos, e após semanas de "trial and error" consegui com alguns. Consegui até executar um arquivo de música dentro do jogo.

Até gostei de jogar a campanha SP "Battle for France" - testando scripts, em que voos curtos e muitas unidades em combate de certa forma mascara os problemas da AI. Até vi Bf 110 AI fazendo "hamerhead".

Bom, essa ladainha é para dizer que concordo com a nota do review da PC Pilot, esta "josta" continua uma boa promessa:
* No forum Russo tem um cara que é modelista em 3D, e modelou algumas construções históricas para o mapa de Tobruk, e ficou puto porque usaram mas deixando basicamente um caixote.

Tem um comentário dele que da para a entender que ele saiu do TFS após um "escândalo".
Re: IL-2 Sturmovik: Desert Wings - TOBRUK
Sokol1, corpartilho de boa parte das suas frustrações. Não comprei o Tobruk, pois meu rig está encaixotado. Vejamos se quando eu puder voltar a voar as coisas já melhoraram.
té mais
té mais