Além de tudo isso, ainda tem o fato que voar um warbird hoje, onde a aeronave é uma relíquia histórica inestimável, não é a mesma coisa que voar na WWII ultrapassando todos os limites para não perder a vida e a aeronave era apenas mais uma de centenas de milhares.
Quem ousaria romper o cabo da potência de um Spit e curvar no limite de estolar só para obter dados para um joguinho hoje? Seria uma heresia.
Mas naquele tempo era normal, se conseguisse voltar pra base bastava pedir uma revisão no motor para poder voar na próxima missão.
santo.
Senta a Pua!
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Esse povo insiste em achar que a fama do Bf era de um avião que ganhava todas para seu piloto, ou seja, se o Bf modelado não ganhar um dogfight pra eles é porque foi modelado errado
SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
In the past we have seen abuse of facts, by members of the il2 development team; for political reasons specifically on performance of the Bf 109. I won't go into any further detail as its a sensitive issue. This will not be tolerated by the community.
Nesta questão os russos são como os americanos, gostam de dissimular os fatos e torná-los em seu favor, e até mesmo distorcer os fatos históricos. Acho que eles estão reclamando exatamente disso, se você nunca conseguir abater um 109 com um rata, então daremos um jeito de te dar uma ajudinha piorando as performances do 109...
Triste isso né mesmo!
Komet
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6:7.
There is more than one account by German wartime fighter pilots that suggest that many Luftwaffe novices did not use the turning performance of the 109 to the full. They seem to have regarded the point at which the automatic slots popped out as being a warning to ease back. Only more experienced pilots pushed the Bf109 to its limits. The way the slots operated could itself be a problem, causing the Bf109 to "buck" and throw off the aim of the Bf109 pilot, perhaps at the critical moment.
Tinha esta vantagem:
The fact that the nose of the Bf109 curved downwards (because of the engine being an inverted "V" layout) also gave the Bf109 pilot a better view directly forward, this could be of great use in deflection shooting in a turning fight.
Pode ser que a dureza que se sente nas manobras seja uma tentativa de simular isto:
This brings us to the control column; the small cockpit of the Bf109 allowed only a very small area of travel for the stick, only 4 inches. Nowadays, with powered controls this would be seen as an advantage (like the small steering wheel in a racing car), but in 1940 pilots used sheer muscle-power to haul their aircraft around the sky. The cramped cockpit of the 109 meant that its pilot could employ only a fraction of his strength on the control column. Meanwhile the more spacious Spitfire allowed more elbow room for its pilot to wrestle with the control column, which was topped by a large spade type grip so that the pilot could use both hands.
SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Nos "combat report" de pilotos de Spit na BoB transcritos nesta página (os números ao final mostram o documento original), muitos não tiveram dificuldade em subir mais, "correr" mais que os famosos 109.
komet163 wrote:
Nesta questão os russos são como os americanos, gostam de dissimular os fatos e torná-los em seu favor, e até mesmo distorcer os fatos históricos. Acho que eles estão reclamando exatamente disso, se você nunca conseguir abater um 109 com um rata, então daremos um jeito de te dar uma ajudinha piorando as performances do 109...
Triste isso né mesmo!
A não ser que A 77 apele (pelo lado comercial) e coloquem Bf-109F no BoS, o i16 pode dar canseira no
109-F - se bem pilotado.
A não ser que A 77 apele (pelo lado comercial) e coloquem Bf-109F no BoS, o i16 pode dar canseira no
109-F - se bem pilotado.
Se rigorosamente modelado, o i-16 dá um trabalhão pra controlar porque não tinha nenhuma estabilidade longiditunal (ou seja, mete o pé aí no ruder ), mas aquelas asinhas de mosa faziam dele um demônio na hora de subir, comparado com o G-6, o i-16 subia 14.7 m/s contra 17.0 m/s, embora menos, coloca isso numa situação de proximidade com o menor peso do i-16 e seu motor radial: uma desagradável surpresa para o adversário alemão
Sobre o Bf, topei com uma interessante descrição do Emil:
Então se rajadas de 2-3 segundos na vida real despachavam o sujeito, a modelagem de dano no CLOD para armas do sipt estão boas. Curioso o tópico para reclamar das Uber metralhadoras britânicas
As duas máquinas , bf e sipt, na verdade estavam bem igualadas. As diferenças acabavam anuladas pelas vantagens e pelo excelente treinamento dos pilotos. Ao contrário dos russos e seus 20 minutos, digo 20 horas de treinamento.
Li que os pilotos russos gostava mais do nervoso I-16 do que dos hurricane lend lease. O problema do rata é que no começo da guerra já era um avião no fim do seu desenvolvimento e o seu design não comportava grandes upgrades .
A não ser que A 77 apele (pelo lado comercial) e coloquem Bf-109F no BoS, o i16 pode dar canseira no
109-F - se bem pilotado.
IRL Vasily Gubolev - como piloto de i16 abateu:
7 Bf-109
4 Fw-190
4 Ju-88
2 He-111
Sokol1[/quote]
Não tenho dúvidas que os russos foram grandes pilotos durante a WWII, tiveram muitos ases, enfrentando máquinas superiores as deles na maioria dos casos no início do conflito em 1941. Mas, é bem verdade que os pilotos experientes alemães sabiam lidar com o Rata e sua manobrabilidade e razão de subida.
"O Rata era lento, mas um avião tremendamente manobrável. Você nunca entrava em um dogfight com um Rata, pois ele vinha diretamente para você. Não faz sentido, a técnica é entrar e sair, mas ficar virando com o Rata, isto é estúpido." - Günther Rall
Komet
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6:7.
Aliás, ficar virando com quase qualquer outro caça é estúpido no caso do 109.
Pra quê destacar suas fraquezas e esconder suas maiores vantagens quando se pode abusar das vantagens e minimizar as fraquezas?
santo.
Senta a Pua!
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Por isso o meu caça preferencial é o Spitfire, gosto dos combates giratórios, e já li tantos livros de pilotos da segunda guerra que só por instinto sei que pilotar um Spit e um Zero é poder fazer curvas fechadas e colar na cauda do adversário em qualquer manobra. Jó no 109 é tentar pegar o inimigo de surpresa e acertar uma boa rajada!
Komet
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6:7.