Algumas coisas curiosas deste texto.Um bom "textículo" sobre o assunto:
http://www.britains-smallwars.com/Falkl ... zVous.html
Tão logo o Ninrod repassou a emergencia do Vulcan para Ascensão/Inglaterra, a diplomacia inglesa arranjou para que um americano fizesse a comunicação entre o controle de trafego aereo do Brasil e o Vulcan...

O comandante do Vulcan teria optado em pousar no aeroporto cível do RJ - e não numa base militar - pois assim o fato seria presencidado pode milhares de pessoas- incluindo possiveis turistas ingleses - para não correr o risco de "sofrer um acidente no pouso e desaparecer" - afinal aqui ainda era governo militar...
A interceptação dos F-5 ao Vulcan teria falhado: o controle enviou os mesmos para a posição de onde foi transmitido o Mayday do Vulcan e não para sua rota estimada, logo quando chegaram lá só havia um "ceu de brigadeiro". Se deram pelo erro e inverteram a rota mas o Vulcan já estava bem adiantado.
Quando finalmente "alcançaram" o Vulcan este já tinha pousado, então sobrevoaram o local para aparecer bem na fita.

OBs. As versões correntes nos Blog " militares" locais é que o Vulcan teria sido interceptado e escoltado para o RJ.
O AGM-45 Shike teria sido identificado pelas autoridades tupiniquim como um Sidewinder.

http://www.users.zetnet.co.uk/mongsoft/ ... razil4.jpg
Me corrigindo (afinal li sobre a tal revista a uns 25 anos): o Shrike não foi disparado contra "los hermanos" e sim para descarte, um funcionou OK e o outro ficou preso no cabide - armado.que foi disparado contra os argentinos mas não sai do cabide
Sokol1