Já que o pessoal tá postando seus projetos eu vou mostrar os meus
Esse foi o primeiro, o MaGOid Gimbal Tipo 1a (grande) e o Tipo 1b (pequeno), usando rolamentos de skate e patins. É feito de peças de encanamento e praticamente não exige ferramentas especializadas, só um arco de serra e uma furadeira, embora seja útil ter uma mini-retífica, soprador térmico e furadeira de bancada
Mais imagens:
Depois que o Doc comentou sobre a necessidade de ter algo que coubesse dentro da caixa original dos joysticks, eu achei um jeito de diminuir o tamanho, usando um pequeno pedaço de cano de aço de seção quadrada de 40mm. Eis que surgiu o Gimbal Tipo 2:
Os materiais empregados são muito baratos, sendo que é necessário ter uma furadeira de bancada para fazer os furos corretamente. É possível montar ele com fixação para cima ou para baixo e ainda dá para diminuir a altura em 5mm simplesmente mudando de lugar os parafusos que sustentam o rolamento nas torres (as peças com 4 parafusos). Obviamente, se acharem um rolamento ainda menor (esse daí tem 22mm de diâmetro externo), dá para diminuir mais ainda. Atualmente ele tem 35mm nas torres. A largura total é de 11,5cm, mas dá para reduzir para até 9cm se necessário. Obviamente pode-se mudar à vontade essas dimensões para adequação às caixas dos joysticks.
E juntamente com ele um acoplamento rosqueado para trocar de grip:
Quanto aos sistema de molas, pode-se montar o que se achar conveniente, como reutilizar as molas originais (como eu pretendo fazer com o meu desgastado Sidewinder Joystick) ou algo mais sofisticado como os projetos europeus que vocês postaram aí acima.
Eu pretendo inclusive fazer uma base nova para poder ficar trocando de grip, mas isso é coisa mais para frente.
Quanto aos parafusos, pode-se usar os mais grossos ou os pequenos com buxa: