Acho que antes de mais nada voce deve esperar os gringos receberem seus já encomendados Warthog e então analizar as opniões que surgirão em diversos jogos, os possíveis bugs, etc.
Já relatei aqui que um dos beta tester, um tal de TheEngineer, insinuou problema no mecanismo (rótula) do joystick.
A ~10 anos quando foi lançado o Cougar foi o mesmo frisson, e o que se viu depois não foi aquela Brastemp.
O fato de ser "cópia exata do manche usado no caça A10" - que diga-se de passagem não é exata e sim aproximada, visto que visa atender A-10 e F-16 - tem seus dois lados, é bom para quem pretende simular A-10, mas para outros simuladores nem tanto.
Do ponto de vista de praticidade em vários SIMs o melhor HOTAS seria o G940, com sua fartura de rotators, infelizmente tem bugs sérios. O puristas criticam seu thottle pois o esquerdo não tem botões como o "F-18" ou a "A-10", bla, bla, bla, mas fora destes SIMs isto é uma vantagem, imagine voce usando no IL-2 e com um throttle para frente e outro para tras, como iria usar botões nos dois manetes ao mesmo tempo?
Já testei isso com o throttle duplo Suncom SFS - F-15 lookalike, semelhante ao A-10, F-18, no IL-2, usando um manete para potencia e outro para passo e realmente não é pratico manipular os HATs, botões com os manetes separados, o que não ocorreria com o G-940.
Hoje mesmo uns gringos começaram a discutir esta "vantagem" da replica no SimHq:
http://simhq.com/forum/ubbthreads.php/t ... 638/1.html
Mas o nicho pit builder é um bom mercado, e a Tm viu isto com o Cougar para atender aos usuários do Falcon, e agora com o A-10 que se tornará um padrão.
A possibilidade de trocar o grip por outro especifico para outro caça - a exemplo do que se falou quando saiu o Cougar - provavelmente vai ser conversa para boi dormir...
Mas a que ver um HOTAS alem de sua aparência, um fator importante é o software de programação, e nisto a TM e a CH são lideres - a Saitek e a Logitech sequer chegam perto.
O Warthog vai criar um novo patamar no mercado, e bom mesmo sera se a CH Products respoder a altura - ano que vem.
Enfim, para que estava comprando um X-52 no Walmart por R$ 1000 e tanto, R$ 1.500,00 num Warthog não é nada.
Sokol1