Milagre do A-320
- 07_Phantom
- Veterano
S! WTFAB,
não entendo seu problemas com os pilotos privados, essa já é a segunda vez . . . de qq maneira . . .
Bom, já estive do lado do Relações Públicas da Esquadrilha da Fumaça quando ele, meio sem jeito, perguntava ao organizador do evento quem pagaria o combustível, pq pela FAB não seria possível.
Também já ouvi que muito pilotos entram e saem da FAB por ficarem mais no chão do que voando por conta de redução de verbas etc.
E, pelo pouco que já ouvi das empresas aéreas, elas procuram manter o pessoal de voo afinado e, só pelas horas de voo conseguidas trabalhando, os pilotos já teriam vantagens.
Ai é só fazer a conta.
Entenda, vejo os pilotos militares, seja da FAB, do EB, da Marinha e mesmo das forças polícias etc. como grandes heróis (o último concurso para piloto de helicóptero da PC do Rio pagava R$ 3.500 / mês, seria cômico se não fosse trágico). Mas nem por isso nego o mérito dos pilotos comerciais.
Enfim, take easy man! Esse tipo de colocação não ajuda, pelo contrário, atrapalha e muito o bem estar de todos na nossa comunidade.
não entendo seu problemas com os pilotos privados, essa já é a segunda vez . . . de qq maneira . . .
Bom, já estive do lado do Relações Públicas da Esquadrilha da Fumaça quando ele, meio sem jeito, perguntava ao organizador do evento quem pagaria o combustível, pq pela FAB não seria possível.
Também já ouvi que muito pilotos entram e saem da FAB por ficarem mais no chão do que voando por conta de redução de verbas etc.
E, pelo pouco que já ouvi das empresas aéreas, elas procuram manter o pessoal de voo afinado e, só pelas horas de voo conseguidas trabalhando, os pilotos já teriam vantagens.
Ai é só fazer a conta.
Entenda, vejo os pilotos militares, seja da FAB, do EB, da Marinha e mesmo das forças polícias etc. como grandes heróis (o último concurso para piloto de helicóptero da PC do Rio pagava R$ 3.500 / mês, seria cômico se não fosse trágico). Mas nem por isso nego o mérito dos pilotos comerciais.
Enfim, take easy man! Esse tipo de colocação não ajuda, pelo contrário, atrapalha e muito o bem estar de todos na nossa comunidade.
SP!
Phantom
Phantom
S! Panthom
Acho que não entenderam meu lado. Não tenho problema algum com pilotos privados (tenho amigos na agrícola até).
Mas já que tocou no assunto vamos lá. Sobre a fumaça: a mesma deixa claro que para suas apresentações quem deseja que entre em contato e acerte o mesmo.
Pilotos que saem da FAB podem estar pensando que esta é uma maravilha como a USAF por exemplo mas devo lembrar que no momento somos uma força de defsa e não ataque como a citada sendo claro que não é viável manter uma frota grande. E mesmo que os militares quisessem teriam de contar com a renda mínima do governo que só no Exército ano passado 80% da verba foi destinada a pagar pensões e salários. Se um destes pilotos que você ouviu que saiu por não voar me desculpe mas ele não ligou muito pra carreira militar. Pois o acar que quer voar na FAB consegue e bem. Vai na BANT ou AFA para você ver, dezenas de aviões de instrução decolando todo dia. Agora se ele espera sair armado com um F-5EM todo dia do chão aí é outro esquema.
Na aviação civil se o avião tiver algum problema (como um "rombo" na fuselagem na companhia BRA) ele continua voando e o piloto tem de aguentar pois tem contas a pagar. Já na FAB é aquele esquema, o avião deu problema conserta na hora, se não for possível espera a peça chegar. Pode perguntar a um piloto da força que verás que não estou mentindo. Mas pergunte a um "PILOTO" mesmo, pois tem alguns que entram fazem o curso quase sendo desligados da AFA e pulam pra civil após formados.
E sobre estas "vantagens" das empresas civis procure saber muito bem pois como vejo você está por fora. Não associe empresas civis à TAM, GOL, etc. Ninguém começa nas grandes olhe nas pequenas. Só em dezembro a ANAC proibiu 2 de voarem.
O salário nas forças armadas realmente é baixo, por exemplo, um coronel da FAB com 30 anos de carreira ganha pouco mais de R$ 6000, mas isto porque é o bruto, no líquido este valor é de cerca de R$ 12000. Mas então cadê o resto do dinheiro ? Simples. O militar e seus dependentes tem garantido sáude, moradia, dentre outras coisas mais. Sem contar que é funcionário público, ou seja, salário garantido todo mês. Já o civil pode ganhar mais porém terá de arcar com todo o resto (mais caro que na FAB, EXC, MAR) e ainda corre o risco de perder o emprego (ainda mais com essas crises).
Ambos tem suas vantagens e desvantagens e não quero defender nenhum. Reforço que o fato de o piloto ter sido da USAF ajudou sim pois o treinamento destes 2 tipo de pilotos tem um nível de diferença muito grande. Não estou colocando ele como sendo melhor que qualquer outro piloto civil que estivesse pilotando este A320 no momento da queda.
Vim dar estes exemplos porquê você diz que "acha","leu", "ouviu" sobre piloto civil e militar, mais pelo que vi você não conviveu em nenhum dos 2 para afirmar algumas coisas concretas.
Agora se mesmo assim ainda não entender minha idéia e quiser me banir pode ir em frente, estou apenas tentando ajudar e acrescentar informações para os leigos.
Abs
Acho que não entenderam meu lado. Não tenho problema algum com pilotos privados (tenho amigos na agrícola até).
Mas já que tocou no assunto vamos lá. Sobre a fumaça: a mesma deixa claro que para suas apresentações quem deseja que entre em contato e acerte o mesmo.
Pilotos que saem da FAB podem estar pensando que esta é uma maravilha como a USAF por exemplo mas devo lembrar que no momento somos uma força de defsa e não ataque como a citada sendo claro que não é viável manter uma frota grande. E mesmo que os militares quisessem teriam de contar com a renda mínima do governo que só no Exército ano passado 80% da verba foi destinada a pagar pensões e salários. Se um destes pilotos que você ouviu que saiu por não voar me desculpe mas ele não ligou muito pra carreira militar. Pois o acar que quer voar na FAB consegue e bem. Vai na BANT ou AFA para você ver, dezenas de aviões de instrução decolando todo dia. Agora se ele espera sair armado com um F-5EM todo dia do chão aí é outro esquema.
Na aviação civil se o avião tiver algum problema (como um "rombo" na fuselagem na companhia BRA) ele continua voando e o piloto tem de aguentar pois tem contas a pagar. Já na FAB é aquele esquema, o avião deu problema conserta na hora, se não for possível espera a peça chegar. Pode perguntar a um piloto da força que verás que não estou mentindo. Mas pergunte a um "PILOTO" mesmo, pois tem alguns que entram fazem o curso quase sendo desligados da AFA e pulam pra civil após formados.
E sobre estas "vantagens" das empresas civis procure saber muito bem pois como vejo você está por fora. Não associe empresas civis à TAM, GOL, etc. Ninguém começa nas grandes olhe nas pequenas. Só em dezembro a ANAC proibiu 2 de voarem.
O salário nas forças armadas realmente é baixo, por exemplo, um coronel da FAB com 30 anos de carreira ganha pouco mais de R$ 6000, mas isto porque é o bruto, no líquido este valor é de cerca de R$ 12000. Mas então cadê o resto do dinheiro ? Simples. O militar e seus dependentes tem garantido sáude, moradia, dentre outras coisas mais. Sem contar que é funcionário público, ou seja, salário garantido todo mês. Já o civil pode ganhar mais porém terá de arcar com todo o resto (mais caro que na FAB, EXC, MAR) e ainda corre o risco de perder o emprego (ainda mais com essas crises).
Ambos tem suas vantagens e desvantagens e não quero defender nenhum. Reforço que o fato de o piloto ter sido da USAF ajudou sim pois o treinamento destes 2 tipo de pilotos tem um nível de diferença muito grande. Não estou colocando ele como sendo melhor que qualquer outro piloto civil que estivesse pilotando este A320 no momento da queda.
Vim dar estes exemplos porquê você diz que "acha","leu", "ouviu" sobre piloto civil e militar, mais pelo que vi você não conviveu em nenhum dos 2 para afirmar algumas coisas concretas.
Agora se mesmo assim ainda não entender minha idéia e quiser me banir pode ir em frente, estou apenas tentando ajudar e acrescentar informações para os leigos.
Abs
Não concordo com você! Conheço pilotos militares que são uma verdadeira bomba voadora, pilotos os quais eu não vôo enm a pau. tudo depende da formação do profissional, independente do país que ele sirva.33_Costa wrote:Verdade, sempre esqueço que os pilotos militares são melhores que os civis.
O que sai de piloto grosso da AFA todo ano desanima qualquer um, em uma missão um brilhante capitao aviador conseguiu estourar o pneu do trem dianteiro de um C 115, isso ocorreu em MT eu vi a grossura e fiquei com vergonha, o dia estava calmo e as condições do tempo eram excelentes sem nenhuma rajada de vento
O que muda no ensino de escolas militares é a doutrina, agora competencia dos pilotos é outra historia!
Last edited by Assis on 17 Jan 2009 02:16, edited 1 time in total.
Olá WTFAB!WTFAB wrote:S! Panthom
Abs
Discordo de você quando diz que por ser piloto da USAF ele fez esse pouso corretamente. Cada caso é um caso, cada aeronave tem um procedimento diferente, aeronaves não são igaul aos carros que quem dirige um dirige todos. Um piloto nosso da FAB que voa C 130 não teria condições de pousar com segurança um A 320 se não houvesse um treinamento antes, se esse piloto foi caçador na USAF isso conta como experiencia talvez na rapidez da tomada de decisao dele mas não no ato de pilotagem em si. Procure sobre um acidente do 4ª ETA, um bandeirantes decolou em vôo noturno e por instrumento, e em um certo momento a carenagem do motor esquerdo se abriu ( você certamente deve conhecer o modo que o capuz do motor de um bandeirante se abre) causando um arrasto gigante e o nosso brilhante piloto militar simplesmente tirou potencia do motor direito, pensando que havia uma pane que estava causando perda de potencia no motor esquerdo, enfim essa atitude brilhante fez com que o arrastro na asa esquerda fosse muito grande e causou um stol. A aeronave entrou em parafuso e veio a cair numa regiao de dificil acesso matando todos abordo Procure também sobre um incidente com um A 300 da DHL que decolou do Iraque e foi atingido por uma anti aerea, a aeronave perdeu todos os comando hidrulicos e com isso ficando sem superficie de comando, a tripulação que eram todos civis e sem contato nenhum com o meio militar pousou a aeronave em seguranção somente com o manuseio das manetes dos motores. Na aviação do exercito teve dois acidentes fatais por total cagada dos brilhantes capitaes que comandavam esses dois vôos. Nos dois meios tem pilotos competentes e pilotos grossos. Não generalize nos dois lados ha competencia e grossura.
Discordo de você novamente quando você diz que as aeronaves da FAB dão problema e ja é baixada para manutenção e só sai de lá quando tiver peça nova!!Isso é mentira em uma missão para Natal um Fennec do Exercito teve uma pane em uma mangueira hidraulica o que reultou no pouso da aeronave na Base Aerea. O comando de aviação do Exercito foi avisado sobre o ocorrido e informou que seria cautelado uma mengueira da FAB e logo seria restituida de uma mangueira enviada de Taubaté. Ao entrarmos em contato com a FAB prontamente ela nos atendeu e a nossa surpresa foi que nos mandaram uma mangueira usada ja com suas horas de vôo vencidas, estranhamos e fomos ao batalhão de manutenção da base e vimos o total sucateamento das aeronaves da FAB. Não havia nenhuma peça nova para reposição, somete sucatas. Tivemos que esperar a mangueira chera de Taubate pois ha uma norma interna do EB que somente peças novas podem ser utilizadas nas suas anv's A FaB infelizmente esta sucateada, não ha uma logistica de reposição de peças e nem de manutenção. Se a aeronave baixou vai pra manutenção, se tiver peças de reposição tudo bem mas caso não haja ela fica baixada e se inicia um processo que chamamos de canibalismo que consiste em utilização das peças que ainda se encontram em condições de uso nas outras aeronaves e assim essa anv fica uma verdadeira sucata, e quanto a AFA é muito comum mesmo todos os dias varias anv's decolarem, la é um quartel escola, grande parte da verba é destinada para essas escolas, agora você pode conversar com um piloto caçador e tenta descobrir se há algum piloto da Basc ( Base Aerea de Santa Cruz) que consegue atingir 50 a 80 horas de vôo em um ano. Isso é impossivel. Em 2006 um amigo foi para o 1º Grupo de Caça e fez um total de 35 horas de vôo em um ano, motivo falta de verba para essas unidades.
Pode ser que a USAF mantenha uma linha de manutenção regular das suas aeronaves mas a FAB não! Procure se informar corretamente pois como você mesmo disse que ninguem aqui convive com os dois lados, eu vivo nesse meio e sei muito bem o que estou falando e não é só a FAB que vai mal das pernas em manutenção, o exercito e a marinha também sofrem com isso, um bom exemplo sao os Black Hawk do EB e os A 4 da marinha.
Ja vi muita gambiarra feita pelos mecanicos da FAB por falta de peças de reposição, esses mecanicos são verdadeiros herois por manterem voando essa frota que a FAB tem.
Qualquer piloto sabe das reais condições da nossa FAB, converse com um piloto experiente e não com pilotos que sairam da AFA ou do Catre recentemente pois esses ainda estao vibrando e não vão falar a real, eles vão pagar emboste para você com papos de caçadores e essas coisas que agente cansa de ouvir de um monte de babaca que anda de macacão de vôo pelas bases do Brasil!
Abraço e qualquer coisa estou a disposição para lhe mostra e provar o que estou lhe falando
- 07_Phantom
- Veterano
WTFAB,
Antes de mais nada, só para esclarecer, os fatos que relatei sobre a EDA foram do RP da fumaça falando com um representante da FAB que queria organizar uma festa na base aérea aqui do Rio, ou seja, FAB com FAB. E os relatos que ouvi sobre a aviação comercial foram de pilotos com mais de 10 anos de casa. E, quando digo que "acho", o "achismo" vem de ler sobre o assunto, tanto em revistas, quanto no que os feras sobre esses assuntos postam aqui no GAVCA.
Mas você não captou a minha mensagem. O que queria passar era que, tanto na área privada quando na área comercial, você vai encontrar bons e maus pilotos, por que? Simples, porque seja onde for, depende da pessoa. Talvez em uma força armada menos sucateada ter passando pela aviação militar dê até algum diferencial, mas ainda assim tenho minhas dúvidas.
De qualquer maneira, mas uma vez, TAKE EASY! Fazer afirmações sobre pessoas e fatos que desconhece e muito complicado. E muito mais complicado é partir para o ataque, ninguém falou em te banir, só estamos pedindo para lembra-se que, mesmo que tenha suas convicções sobre qual área é melhor, essas convicções são suas e que elas podem não ser as minhas ou de outras pessoas nas comunidades que você freqüenta.
Espero que o assunto esteja encerrado e vamos ao papo original que é o que interessa.
Antes de mais nada, só para esclarecer, os fatos que relatei sobre a EDA foram do RP da fumaça falando com um representante da FAB que queria organizar uma festa na base aérea aqui do Rio, ou seja, FAB com FAB. E os relatos que ouvi sobre a aviação comercial foram de pilotos com mais de 10 anos de casa. E, quando digo que "acho", o "achismo" vem de ler sobre o assunto, tanto em revistas, quanto no que os feras sobre esses assuntos postam aqui no GAVCA.
Mas você não captou a minha mensagem. O que queria passar era que, tanto na área privada quando na área comercial, você vai encontrar bons e maus pilotos, por que? Simples, porque seja onde for, depende da pessoa. Talvez em uma força armada menos sucateada ter passando pela aviação militar dê até algum diferencial, mas ainda assim tenho minhas dúvidas.
De qualquer maneira, mas uma vez, TAKE EASY! Fazer afirmações sobre pessoas e fatos que desconhece e muito complicado. E muito mais complicado é partir para o ataque, ninguém falou em te banir, só estamos pedindo para lembra-se que, mesmo que tenha suas convicções sobre qual área é melhor, essas convicções são suas e que elas podem não ser as minhas ou de outras pessoas nas comunidades que você freqüenta.
Espero que o assunto esteja encerrado e vamos ao papo original que é o que interessa.
SP!
Phantom
Phantom
Ok Assis algumas informações constam mais outra não batem, digo porque tenho conhecidos e parentes em ambas as parte tanto civil quanto militar e todos pilotos.
Na paz Phantom to tranquilo também só quero deixar aqui que não considero nem um nem outro melhor apens disse sobre o treino. É claro que um 737 em pane não ia se salvar por inteiro só pq no avião tem um piloto de A-29. Aviões diferentes, pilotos diferentes, características diferentes.
Não vou postar mais nada nesse tópico não porque já estamos desviando demais do assunto principal hehe
Abs e desculpa se ofendi alguém !
Na paz Phantom to tranquilo também só quero deixar aqui que não considero nem um nem outro melhor apens disse sobre o treino. É claro que um 737 em pane não ia se salvar por inteiro só pq no avião tem um piloto de A-29. Aviões diferentes, pilotos diferentes, características diferentes.
Não vou postar mais nada nesse tópico não porque já estamos desviando demais do assunto principal hehe

S!
Novamente estamos caindo na questão do que se escreve nem sempre é o que se quer dizer.
A escrita nunca vai substituir a fala e a intonação com que se quer dizer as coisas. É muito importante lermos o que escrevemos antes de postar.
Voltando ao tópico.
O Obama ligou pro piloto do avião para agradecer o trabalho do cara e bla, bla, bla... Politica.
E outra forma de se aproveitar da notícia a time também tá tirando uma casquinha.
http://www.time.com/time/nation/article ... 95,00.html
SP!
Novamente estamos caindo na questão do que se escreve nem sempre é o que se quer dizer.
A escrita nunca vai substituir a fala e a intonação com que se quer dizer as coisas. É muito importante lermos o que escrevemos antes de postar.
Voltando ao tópico.
O Obama ligou pro piloto do avião para agradecer o trabalho do cara e bla, bla, bla... Politica.
E outra forma de se aproveitar da notícia a time também tá tirando uma casquinha.
http://www.time.com/time/nation/article ... 95,00.html
SP!
Jambock__22 - Ponte
A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
Do link acima, outro "ditching" com final feliz:
http://www.time.com/time/magazine/artic ... hix-sphere
http://en.wikipedia.org/wiki/Pan_Am_Flight_943
Sokol1
http://www.time.com/time/magazine/artic ... hix-sphere
http://en.wikipedia.org/wiki/Pan_Am_Flight_943
Sokol1
- 17_Vulture
- Arataca
WTFAB o que não consta no que lhe escrevi? Por favor me fale que tentarei lhe mostrar. Tenhos varios RP ( relatorio de perigo) aqui que são manuscrito pelos proprios pilotos alegando manutenção mal feita ou falha nas peças de reposição! Você possui parentes e amigos na área mas eu trabalho nesta área e sei muito bem do que estou lhe falando, convivo nesse meio, conheço muito bem as unidades militares que lhe falei e seimuito bem sobre o sucateamento da nossa FAB.WTFAB wrote:Ok Assis algumas informações constam mais outra não batem, digo porque tenho conhecidos e parentes em ambas as parte tanto civil quanto militar e todos pilotos.
Não vou postar mais nada nesse tópico não porque já estamos desviando demais do assunto principal hehe![]()
Ah só mais uma coisa, aquele caso do Bandeirante do ETA que eu lhe falei, a investigação sobre o acidente chegou a conclusão que tudo ocorreu devido a economia nos grampos que fecham a carenagem do motor da aeronave, são usados 6 pontos de fixação e por falta da peça em estoque resolveram usar somente 4 em cada lado e essa pecinha custa em torno de R$: 87,00 cada. Por essa economia e também por inexperiencia do piloto perdeu-se 5 vidas neste acidente!
Abraço e volte a se informa melhor sobre esse assunto!
Liberaram um video tosco do pouso.
espero que achem um video melhor pois em NY após o 911 deve ter mais cameras que gente.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,M ... +YORK.html
espero que achem um video melhor pois em NY após o 911 deve ter mais cameras que gente.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,M ... +YORK.html
- 32_Mariocar
- Engrenado