Ok, mesmo circuito modificado sem a tomada USB tipo B, para soldar o cabo direto no PCB, na ordem, de cima para baixo:
+5v
Data -
Data +
Terra
http://www.wikifortio.com/823671/Mjoy16_cabo.zip
Sokol1
Quais as peças necessárias pra montar um um ATMEGA???
Aew sokol obrigado mais vou terminar o MJoy que vai ficar mais facil
.
Fiz a impressão da PCB em uma lan e saiu perfeito, acho que a impressora da copiadora que eu ia estava desregulada sei lá, depois de gastar R$ 20,00 entre impressão e papel finalmente consegui kkkkkk
Olha a prova


Qual broca usa pra fazer os furos?? 0,9mm??
Esse componente da foto é o capacitor polarizado de 10uF x 16v??

Muito obrigado

Fiz a impressão da PCB em uma lan e saiu perfeito, acho que a impressora da copiadora que eu ia estava desregulada sei lá, depois de gastar R$ 20,00 entre impressão e papel finalmente consegui kkkkkk
Olha a prova


Qual broca usa pra fazer os furos?? 0,9mm??
Esse componente da foto é o capacitor polarizado de 10uF x 16v??

Muito obrigado
0.9 é muito, use uma 0.6mm.
Furar é a parte mais chata. uma dica é iluminar a placa por trás, para faciliar ver os locais dos furos.
Este componente mostrado é uma ponte de resitores, não deu para ver o valor. Não tinha isto na lista.
O circuito tem local para 8 resitores de 10k, mas neste layout tem que usar resisores individuais.
Capacitor (eletrolitico polarizado) é a "canequinha com duas perninhas.

Sokol1
Furar é a parte mais chata. uma dica é iluminar a placa por trás, para faciliar ver os locais dos furos.
Este componente mostrado é uma ponte de resitores, não deu para ver o valor. Não tinha isto na lista.
O circuito tem local para 8 resitores de 10k, mas neste layout tem que usar resisores individuais.
Capacitor (eletrolitico polarizado) é a "canequinha com duas perninhas.


Sokol1
No problem.
Faço assim: enrrolo fita crepe no pé da broca até dar ~1,5 mm.
Geralmente as microretificas não vem com mandril ajustável e sim com pinças, ai tem que fazer esta gambiarra descrita acima.
Isto até tem uma vantagem, tornar a fixação da broca na furadeira semi-flexível, o que diminiu o risco dela quebrar (devido ao pequeno diametro).
Um conhecido que faz PCBs para seus projetos comerciais faz assim:
Deixa furadeira presa na beirada da mesa, coloca uma lampada atrás
o que deixa visiveis os locais de furação no PCB, e então empurra a placa contra a broca.
Sokol1
Faço assim: enrrolo fita crepe no pé da broca até dar ~1,5 mm.
Geralmente as microretificas não vem com mandril ajustável e sim com pinças, ai tem que fazer esta gambiarra descrita acima.
Isto até tem uma vantagem, tornar a fixação da broca na furadeira semi-flexível, o que diminiu o risco dela quebrar (devido ao pequeno diametro).
Um conhecido que faz PCBs para seus projetos comerciais faz assim:
Deixa furadeira presa na beirada da mesa, coloca uma lampada atrás
o que deixa visiveis os locais de furação no PCB, e então empurra a placa contra a broca.
Sokol1
Se for comprar a mini-retífica, o modelo da Fort pode ser adquirido por cerca de 90 reais e apesar de ser de uma marca suspeita, me parece um produto bom. A minha tem uns 3 anos de uso e está funcionando muito bem, após ter me ajudado em muitas gambiarras. E ela aceita alguns acessórios Dremmel, como as brocas e discos para Dremmel que tem por aí.