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Posted: 04 Mar 2008 17:32
by 33_Costa
Dificil assim julgarem alguem sem ter as informações corretas.

Ele poderia estar para vindo para um pouso normal com vento de travéz e pegou uma rajada.

Tinha que ver o METAR naquele momento para vermos quais eram as condições do aerodromo que ele pouso.

Posted: 04 Mar 2008 18:39
by Nabakov
uia,

Acho que vou concordar com o Costa.... :o

Posted: 04 Mar 2008 19:16
by Luiz_Fernando
S!

além do mais, se a torre autorizou o pouso é pq na hora dava pra pousar !
se a torre permitiu um pouso assim a imprudência foi dela tbm.

Abraços

Posted: 04 Mar 2008 20:30
by 21_Sokol1
Coletânea de vídeo mostrando "cross wind landing":

http://www.liveleak.com/view?i=f78_1184881277

Sokol1

Posted: 05 Mar 2008 03:18
by 11_Aerroc
Não sou piloto, e nem se fosse me acharia em condição para JULGAR.
Mas vou deixar minhas opiniões, sim.

Me pareceu imperícia do piloto.
Em todos os pousos com crosswind bem-sucedidos que já vi imagens, o piloto tocou a pista ainda corrigindo a deriva, com o avião de lado mesmo, e só depois, já no solo, alinhou a aeronave com a pista. O trem principal suporta esta manobra com muita segurança.
Mas neste caso o piloto alinhou a aeronave ainda estando em vôo, o que acredito ter propiciado a ação do vento no rolamento da aeronave e então o toque do winglet na pista.
Analisem os vídeos e perceberão o que estou falando.

E outra, eu mesmo já vi pilotos arremeterem em situações muitos mais favoráveis que esta. Seria mesmo tão imprescindível o pouso nesta pista e neste momento!? Pois com rajadas, ou não, o vento de través já estava bastante severo na aproximação, o que deixava óbvio que havia certos riscos neste pouso.
Quem conhece um plano de vôo sabe que sempre há combustível para um aeródromo alternativo e mais alguma reserva.
E vamos lembrar que mais de uma centena de vidas poderia ter se perdido por essa decisão de não cancelar a aproximação enquanto estavam em segurança.

Quanto a torre, pelo que sei, muitas vezes ela enfatiza as condições para o piloto e deixa a decisão final com ele, pois só ele saberá avaliar se tem habilidades suficientes, ou não, para enfrentar a situação. Mas a arremetida é decisão do piloto, que pode executar a qualquer momento que julgue necessário.

IMO
Não vejo heroísmo nesta aproximação, o que me parece mais provável é decisão errada (ou no mínimo, extremamente arriscada) e imperícia.

Posted: 05 Mar 2008 03:44
by 33_Costa
Parece que ele tomou duas rajadas, ele vem de travez ai toma uma rajada, para corrigir ele abaixa a asa, a rajada para e ele acaba passando o eixo da pista para a direita, então ele para de corrigir e toma outra rajada que faz levantar a asa da direita e joga o avião para a esquerda, fazendo ele bater o winglet no chão.

Posted: 05 Mar 2008 09:57
by 04_Nospheratus
Uma dúvida. Depois de tocar a ponta da asa no chão,
não seria arriscado arremeter?

Posted: 05 Mar 2008 12:37
by 09_Bruno
S!

Acho que o piloto só deve ter visto que tocou a asa na pista depois que desceu do avião.

SP!

Posted: 06 Mar 2008 20:35
by Sith
S!

Acho que numa hora dessas não dá muito tempo para pensar não.

Com certeza o piloto teve muita habilidade e reflexo para segurar o avião (mas deve ter se borrado todo).

Acho que nessas horas podemos ver que um pouco menos de coragem não faz mal a ninguém.

Sith