O que acontece é que a asa de dentro da curva feita com o leme perde sustentação até estolar e a asa de fora ganha sustentação por aumentar o ângulo de ataque já que as asas sempre estão apontando para cima da sua base até a ponta.
Desta forma o avião tende a rolar mais rápido e a mergulhar também.
Acredito que seja por causa de um efeito parecido com o estol profundo de um avião com calda em T, ou seja, a fuselagem faz uma "sombra" aerodinâmica na asa de dentro, já que o avião não está mais voando na direção de seu nariz, não permitindo que toda a área da asa gere sustentação fazendo a asa estolar.
A diferença é que no caso do estol profundo de uma avião com calda em T, quem faz essa sombra aerodinâmica é a própria asa e quem recebe essa sombra são os profundores que se tornam inúteis, impossibilitando a aeronave de se recuperar do estol profundo.
Essa "sombra" aerodinâmica é na verdade um escoamento turbulento do ar.
Aerofólios precisam de escoamento laminar para gerarem os efeitos para os quais foram projetados.
Pode ser que uma asa como a do Corsair seja um pouco menos suscetível a esse efeito do profundor na RL, será?
Exagerando, imagine um avião voando de lado, ele rolaria até cair.
santo.