IL-2 Sturmovik: Great Battles = Desenvolvimento

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: BoS: IL-2 Sturmovik - Battle of Stalingrad, by 1C&777

Post by 28_Condor »

SK_Sparrer wrote:S!

Hummm não é tão simples porque o próprio "corpo" do avião também é um aerofólio gigante que afeta a composição dos movimentos. Uma pequena movimentação do leme sim o moveria lateralmente, mas acredito que se sustentada por mais tempo pode alterar os movimentos nos outros eixos também...porque o avião "derrapa" no ar e sua própria fuselagem/asa/estabilizador influencia. Assim como a rolagem e um pouco menos a arfagem. Repara que ao rolar o avião constantemente ele tente a ir "caindo"

Como é no caso do flick roll . Um giro simples, o avião rola sobre seu eixo em uma certa velocidade, mas se aplicar leme+elevador+aileron (puxar o manche as 7-8hrs e chutar) em um movimento rápido, ele rola muuuuuuuiiiiito mais rápido.
É como se o resto do avião ajudasse no roll funcionando como uma superficie de controle de área muito maior que apenas a dos 2 ailerons contra o fluxo de ar em inércia (pra não falar dos efeitos de pressão/circulação).
Mas no BoS esta muito exagerado ( e olha que melhorou), da uma olhada no F4 por exemplo (o g2 tem menos). Tenta fazer um flick roll...de 10 tentativas umas 5 é morte :@
A questão da realidade...é que pra esse pessoal : grafico bonito=mais real
Pois é, ajudando com o aileron dá pra rodar no eixo retinho, mas não sem ele, acho. Talvez alguns planes consigam na RL. Eu testei o BF do Clod e ele até gira só com o rudder, mas embica pra baixo...
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: BoS: IL-2 Sturmovik - Battle of Stalingrad, by 1C&777

Post by 44_Santo »

O que acontece é que a asa de dentro da curva feita com o leme perde sustentação até estolar e a asa de fora ganha sustentação por aumentar o ângulo de ataque já que as asas sempre estão apontando para cima da sua base até a ponta.
Desta forma o avião tende a rolar mais rápido e a mergulhar também.

Acredito que seja por causa de um efeito parecido com o estol profundo de um avião com calda em T, ou seja, a fuselagem faz uma "sombra" aerodinâmica na asa de dentro, já que o avião não está mais voando na direção de seu nariz, não permitindo que toda a área da asa gere sustentação fazendo a asa estolar.

A diferença é que no caso do estol profundo de uma avião com calda em T, quem faz essa sombra aerodinâmica é a própria asa e quem recebe essa sombra são os profundores que se tornam inúteis, impossibilitando a aeronave de se recuperar do estol profundo.
Image
Essa "sombra" aerodinâmica é na verdade um escoamento turbulento do ar.
Aerofólios precisam de escoamento laminar para gerarem os efeitos para os quais foram projetados.

Pode ser que uma asa como a do Corsair seja um pouco menos suscetível a esse efeito do profundor na RL, será? :wasntme:
Image


Exagerando, imagine um avião voando de lado, ele rolaria até cair. :P



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: BoS: IL-2 Sturmovik - Battle of Stalingrad, by 1C&777

Post by 28_Condor »

S!

Isso poderia dizer que na modelagem do Bo$ a asa de dentro não perde sustentação, pelo menos até certo número de giros. A impressão que dá é que o giro é tão rápido que as asas não enfrentam arrasto.

O gozado é que no CloD você mal consegue girar só com os rudders se fizer o giro pra direita. Eu testei isso no Hurri e no Bf.



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS: IL-2 Sturmovik - Battle of Stalingrad, by 1C&777

Post by 21_Sokol1 »

Bah, é simples:

RoF engine - feito para simular avioes da WWI com estrutura frágil e leve, motores
radiais/rotatórios concentrando a maior parte do peso no nariz, o resto é "gambiarra". :P

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: BoS: IL-2 Sturmovik - Battle of Stalingrad, by 1C&777

Post by 44_Santo »

Bom, não sei se entendi direito.
Você está dizendo que o avião fica fazendo curva sem se inclinar para dentro da curva com o leme?
Nesse caso estaria incorreto.
Mas se você diz que ele rola violentamente com o leme, então a asa de dentro está estolando rapidamente, o que também seria incorreto.
Normalmente só chutar o leme não faria a aeronave rolar e sim se inclinar para dentro da curva e baixar o nariz.
Numa rolagem normal com ailerons a aeronave pode rolar mais rapidamente com a ajuda do leme, mas para gerar um parafuso da-se uma puxadinha no profundor estolando a asa de dentro da curva de forma controlada.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS: IL-2 Sturmovik - Battle of Stalingrad, by 1C&777

Post by 21_Sokol1 »

Santo,

No Bf 109 F do Bo$ basta "chutar" o leme que ele faz um rolamento completo.

E, se vier voando nivelado a uns 350KMH e empurrar bruscamente o manche para frente (a la Hartmman escape)
ele começa a baixar o nariz, estola a asa esquerda e as vezes entra num parafuso invertido. :)

Já disse para voce testar o "baguio" ai, mas fica com medo de apagar os "XXX"... :lol: (não se preocupe, o Condor
tem a coleção toda em DVD, te empresta depois
). :rofl:

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: BoS: IL-2 Sturmovik - Battle of Stalingrad, by 1C&777

Post by 44_Santo »

:rofl: :rofl: :rofl:


Puxa, então o negócio é sério mesmo. Esse tipo de comportamento nem WWI tinha.
Na verdade o voo de uma aeronave tem muitas componentes complexas, mas quando essas componentes são conhecidas o resultado final é relativamente simples.
Talvez eles tentaram reinventar a roda na WWI e agora entraram num beco sem saída.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS: IL-2 Sturmovik - Battle of Stalingrad, by 1C&777

Post by 21_Sokol1 »

Pelo que se fala no Bo$'pice cheguei à "conclusão" que os Dev's cometeram um erro de cálculo.

Deviam ter lançado o Fw 190 primeiro, ai 99% não iria querer saber do resto dos aviões do
planeset e tudo seria mais fácil, poderiam até rebatizar o jogo como
"Butcherbird over Stalingrad". :)

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: BoS: IL-2 Sturmovik - Battle of Stalingrad, by 1C&777

Post by 44_Santo »

:D :D :D



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS: IL-2 Sturmovik - Battle of Stalingrad, by 1C&777

Post by 21_Sokol1 »

A "barra" matematicamente (como os Dev's gostam de dizer) explicada. :P

https://www.youtube.com/watch?v=7aU8sX8cFNs[/video]
https://www.youtube.com/watch?v=kh2MaLfx2Wk[/video]
https://www.youtube.com/watch?v=JVxlHbIFje4[/video]

:)

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: BoS: IL-2 Sturmovik - Battle of Stalingrad, by 1C&777

Post by 44_Santo »

Isso quer dizer que dependendo da espessura do vidro da mira o deslocamento da luz será mínimo. :rofl:



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
Furias
Manicaca
Manicaca
Posts: 697
Joined: 30 Jun 2008 21:00

Re: BoS: IL-2 Sturmovik - Battle of Stalingrad, by 1C&777

Post by Furias »

S!


ontem testei chutar o leme das avionetas do ROF. Inclusive o instável triplano.

Nenhum deles apresenta leme " sensível" à 109 :lol:


O avião balança e só. No triplano dependendo do ângulo de voo pode o ocorrer um rolamento acompanhando o giro do motor ,mas tive que manter o leme.

Vão ter que refazer a matemática do bf.


SP!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS: IL-2 Sturmovik - Battle of Stalingrad, by 1C&777

Post by 21_Sokol1 »

44_Santo wrote:Isso quer dizer que dependendo da espessura do vidro da mira o deslocamento da luz será mínimo. :rofl:
Sim, mas a "barra" do Fw 190 é gerada pelo parabisas blindado, que tem coisa de 60mm de espessura.
Dizem que é um vidro especial fabricado pela Karl Zeiss (lentes para cameras fotográficas), que a refração
não é um mero acaso, foi levada em conta na confecção dos "blueprints" pela equipe do Kurt Tank.

"Marrom" seria: um parabrisas de X milimetros, inclinado Y graus pode ter o gunsight/piloto na altura Z. :P

Como os il-2's não geram a refração, ou abaixa a borda da moldura (TD) ou eleva o gunsight (Bo$) - "conserto"
que acabou ficando pior que o "defeito".

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS: IL-2 Sturmovik - Battle of Stalingrad, by 1C&777

Post by 21_Sokol1 »

DD LXXIV

"Consertos" no Fw 190
Secondly, we’ve released Fw 190 A-3 for early access. A great plane that raised great disputes. Today’s update contains some fixes in regards of Focke-Wulf’s damage model and its 3D model. We’ve worked at the compromise solution that had been proposed earlier this week, and we hope that this new approach to the windscreen implementation would be more commonly accepted.
Image

Fotos (externas) do He 111 e promoção do Ilya Muroments com uma nova tecnologia - "fly by mouse". ;P

http://forum.il2sturmovik.com/topic/846 ... ntry142514

Sokol1
Post Reply