Algum Prof. Pardal ai pode ajudar? Joystick com cabo de 30m

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6803
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Algum Prof. Pardal ai pode ajudar? Joystick com cabo de 30m

Post by 07_Phantom »

S! pessoal,

eu e o Nymer estamos desenvolvendo um software que precisa de quatro (as vezes menos, mas o melhor caso são quatro) joystick com 4 botões cada.

O software monitora os botões para computar quando o mesmo botão é pressionado nos quatro joystick em um intervalo mínimo (normalmente menor que 2 segundos).

O problema, esse joystick podem estar a até trinta metros (talvez mais, mas trinta já resolveria) da estação de controle.

Bom, estamos usando no desenvolvimento joysticks USB mas, pelo que andamos pesquisando, eles só chegam a cinco metros ou, até passam, usando extensões ativas a cada cinco metros, o que tornaria muito caro e complicado implementar a parte de hardware (o sistema rodará um ambiente complicado e ter vários extensores ativos no chão não é o melhor caminho).

Enfim, estamos precisando de uma ajuda nesse ponto, a criação de um joystick (um dispositivo com quatro botões que seja reconhecido pelo windows como um "game controller") com um cabo de pelo menos 30 metros sem que o sinal dos botões leve mais de um segundo para chegar ao computador.

Em tempo, um amigo disse que já viu um dispositivo que, conectado a uma porta paralela, criava 4 joystick que conseguiam atingir mais de 30 metros. Isso seria perfeito para nós.

Bom, algum professor Pardal tem uma idéia para dar um força.

Desde já, VALEU!!!!!!!!
SP!
Phantom
wolfxx
Manicaca
Manicaca
Posts: 522
Joined: 04 Jun 2005 21:00
Contact:

Post by wolfxx »

:-?
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Post by 36_Killer-Ants »

S!

Desculpa a ignorância PH, mas não era mais fácil um joy via bluetooth?

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
User avatar
27_Zylan
Manicaca
Manicaca
Posts: 546
Joined: 16 Dec 2003 21:00
Location: Curitiba - PR

Post by 27_Zylan »

a antiga porta gamer das placas de som não eram saídas seriais, se forem seu problema de custo cairia bastante, pois as portas seriais são eficientes em longas distâncias. Eu tinha terminais seriais ligados em 100 metros e não havia problema de degradação de comunicação.
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6803
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 07_Phantom »

wolfxx wrote::-?
:-? Wolfox :?
36_Killer-Ants wrote:S!

Desculpa a ignorância PH, mas não era mais fácil um joy via bluetooth?

:drink:
K-A
Sim, pensei nisso, mas dispositivos BT são mais caros, o que inviabiliza a sua utilização, pelo menos no começo. Além disso, esse tipo de dispositivo é suscetível a interferência o que pode gerar dúvidas sobre a veracidade dos dados emitidos pelos joysticks.
Zylan wrote:a antiga porta gamer das placas de som não eram saídas seriais, se forem seu problema de custo cairia bastante, pois as portas seriais são eficientes em longas distâncias. Eu tinha terminais seriais ligados em 100 metros e não havia problema de degradação de comunicação.
Também pensamos nisso, o problema é precisaria de quatro dessa em um computador. De qualquer maneira, já estamos nos preparando para testar com as antigas game ports caso não encontremos outra solução.

Esqueci de esclarecer no primeiro post, o software é um sistema de controle de lutas, mas especificamente de TaeKwonDo, que estamos desenvolvendo para nossa assiação (Alias, se quiserem conhecer um pouco, acessem: http://www.apterj.com.br.

Quem assistiu as lutas no Pan do Rio, deve ter notado que em cada lado do tatame ficava um arbitro sentado. Pois bem, quando um destes arbitro vê que, no entendimento dele é um ponto, ele aperta o botão referente aquele lutador e, se mais 3 árbitros apertarem o botão, ou seja, também verem esse ponto em menos de 2 segundos, o ponto é validado.
SP!
Phantom
User avatar
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca
Posts: 532
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Joinville/SC

Post by 11_Aerroc »

Ph, esse seu amigo me lembrou de um recurso extremamente simples de usar para interfacear hardwares e softwares: a porta paralela. Até eu, bem tolinho em programação, já usei bastante.

O esquema poderia ser assim:
Image

Praticamente é só ler os bits 6, 7, 5 e 4 no endereço 379h que você estará lendo os botões 1, 2, 3 e 4 respectivamente. Além de 'setar' o bit 0 da 37Ah que é o sinal Strobe, assim você terá 5volts naquele pino para mandar para os botões.

Seguem alguns links que podem esclarecer:
http://www.rogercom.com/pparalela/ExemploImpOut32.htm
http://www.rogercom.com/pparalela/introducao.htm

Neste caso não há limite para os cabos, pois não é utilizado comunicação serial. A única recomendação que faço é para utilizar cabos blindados, aqueles que tem uma malha metálica envolta dos fios, para evitar interferências no sinal. Este cabo é bem fácil de achar nas lojas de eletrônica.

Qualquer coisa pode contar :ok

Abraços!
Aerroc
Light as air, hard as rock!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Para porta paralela existe o freeware LPT_Switch - baseado em matriz de diodos - que permite uns 60 botões. Para reconhecer como joystick usa-se o programa PPJOY.

http://www.arcadebr.com.br/modules/xt_c ... .php?id=26

Já se for porta serial - e precisa de 4 delas, como nos micros vem com uma (ainda), as vezes duas, existem umas placas PCI com mais destas portas, devem custar ~ 60/70R$.

Sokol1
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6803
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 07_Phantom »

Opa! LUZ NO FIM DO TÚNEL! hehehe

[STUPID MODE ON]
Mas, principalmente no caso da paralela, ficou parecendo que seria necessário colocar no código o tratamento para os controles, entendi corretamente?

Pergunto porque o programa já está praticamente pronto e na parte de monitoramento dos controles usamos o jInput (https://jinput.dev.java.net/), mudar isso agora seria um transtorno. Assim, o ideal seria uma solução que fosse reconhecida como controle de jogo no windows.
[STUPID MODE OFF]
SP!
Phantom
MaGOid

Post by MaGOid »

Como o Sokol1 falou, o PPjoy fará com que eles sejam reconhecidos como joysticks.
User avatar
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca
Posts: 532
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Joinville/SC

Post by 11_Aerroc »

Ph, esse PPJoy é uma boa!

O esquema completo ficaria assim:

Image



Mas como você só precisa de 4 botões, poderia fazer somente isto:
Image

Qualquer coisa, estamos por aqui :ok
Aerroc
Light as air, hard as rock!
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6803
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 07_Phantom »

Vamos tentar montar, em uma LPT, 4 controles com 4 botões cada.

E vamos que vamos . . . :)
SP!
Phantom
Post Reply