A Operação Charrua é o grande exercício do Ministério da Defesa que trata de Operações Combinadas em um cenário de guerra convencional, com a participação da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).
Desenvolvida, simultaneamente, nos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, no período de 12 a 21 de novembro, tem por finalidade o adestramento dos Estados-Maiores do Comando do Teatro de Operações, das Forças Componentes e dos Grandes Comandos Subordinados.
Trata-se de uma operação complexa que envolve o emprego dos mais variados sistemas operacionais, integrados por eficiente sistema de Comando e Controle, possibilitando a interoperabilidade e a efetiva integração entre as Forças Componentes na condução de operações militares.
A manobra conta com a participação de mais de 10 mil militares, moldando a operação com característica eminentemente ofensiva em um cenário contemplado por batalhas navais, terrestres e aéreas. Este site foi desenvolvido para que a sociedade acompanhe a Operação com informações, fotos e vídeos em tempo real durante toda a manobra.
Cada Força vai atuar na Operação Charrua com materiais vindos de suas bases, empregando militares e meios de transporte para o melhor desenvolvimento do Teatro de Operações. A Marinha do Brasil vai empregar neste exercício cerca de quatro mil militares, 15 navios, um submarino e 12 helicópteros; o Exército, com aproximadamente quatro mil militares, três Divisões de Exército, 13 Brigadas e mais de 80 Unidades e a Aeronáutica estima empregar 1.500 militares, 60 aeronaves e 19 Unidades Aéreas.
Atualmente, constitui-se no maior exercício combinado da América Latina, em função do número de Comandos e efetivos envolvidos das três Forças Armadas.
Área de Operações
Para a operação combinada entre a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira foi criada a Àrea de Operações denominada Teatro de Operações Sul (TO Sul). Nesta área, as Forças Armadas operarão com as seguintes componentes:
Marinha do Brasil – Força Combinada Rio Grande;
Exército Brasileiro – Força Terrestre Componente;
Força Aérea Brasileira – Força Aérea Componente 103
A área de operações abrange a região do Porto de Rio Grande, com ações da Força Combinada Rio Grande, sob o comando do 5º Distrito Naval; a região de Santa Maria/RS, onde serão realizados Exercícios de Simulação de Combate pela 3ª Divisão de Exército e a região compreendida entre as cidades de Cachoeira do Sul/RS e Bagé/RS, com a 6ª Divisão de Exército, realizando no terreno uma operação ofensiva. Na Base Aérea de Canoas/RS, aeronaves decolam para combater a aviação inimiga da Base Aérea de Santa Maria/RS.
O Comando Militar do Sul e integrantes do Estado-Maior de Defesa, do Comando de Operações Terrestres, da Marinha e da FAB, participam da direção do Exercício.

Fonte: ministério da defesa
mais informações:
http://www.charrua.mil.br/
Abraço