Matéria da Folha sobre o Linux

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
Post Reply
Nilton

Matéria da Folha sobre o Linux

Post by Nilton »

Febre entre os fãs do sistema livre, o Ubuntu não exige conhecimentos avançados para ser usado no dia-a-dia

by JULIANO BARRETO - Folha de São Paulo

Mais do que uma versão do Linux, o Ubuntu é um divisor de águas. O sistema operacional não é apenas tão simples quanto o Windows; é, em muitos pontos, mais fácil de usar do que o rival.
Quem se aventurar a instalar o Ubuntu precisará apertar menos botões e responder a menos perguntas do que aqueles que fizerem o mesmo com o Vista.
A aparência da área de trabalho do sistema gratuito é surpreendente. Mesmo máquinas não tão potentes poderão contar com recursos avançados.
Boa parte dos méritos para o sucesso dessa distribuição Linux, que virou febre com milhões de cópias baixadas e tradução para 35 idiomas, é do empresário sul-africano Mark Shuttleworth.
Shuttleworth, que foi um dos primeiros turistas espaciais civis do mundo, investiu cerca de US$ 25 milhões para contratar desenvolvedores e espalhar o Ubuntu aos quatro ventos.
A idéia deu certo. Recentemente, a Dell, uma das maiores fabricantes de micros, anunciou que venderá micros com o Linux do sul-africano. E, no início do mês passado, a "Wired" (www.wired.com) premiou Shuttleworth com um Rave Award .

O que é que ele tem?
Baixado gratuitamente em www.ubuntu-br.org, o Ubuntu 7.04, depois de gravado em um CD, funciona sem ser instalado no disco rígido.
Isso permite que o usuário confira se o sistema é compatível com a sua máquina e com os seus acessórios. Basta colocar o CD do Ubuntu no drive e reiniciar o PC.
Se tudo der certo, o sistema e seus programas ficam à disposição para a avaliação. Se agradar, a instalação definitiva do Linux no micro segue sem problemas.
As instruções são em português, e o Ubuntu reconhece o
hardware da máquina sozinho.
Quem tem o Windows instalado precisa tomar muito cuidado, pois a opção que vem marcada como padrão instala o Ubuntu em todo o disco rígido, apagando informações já gravadas.
Para evitar a perda de dados, é preciso separar um espaço do disco rígido (partição) só para o novo sistema.
Após a escolha do local de instalação, é só criar uma senha de acesso e informar os dados para a conexão com a internet.
Desde a primeira vez que carrega, o sistema busca atualizações on-line. Essa é uma das suas principais características: usar acervos externos para encontrar acessórios que facilitam o uso e a instalação de novos programas .
No item correspondente ao "Adicionar/Remover Programas" do Windows, o usuário acessa um menu que mostra uma série de programas para o Ubuntu. Basta clicar na descrição dos softwares, esperar que eles sejam baixados e instalados automaticamente e usá-los.
No depósito de aplicações, é possível encontrar jogos, editores de texto, assistentes para conexão sem fio e mais uma infinidade de programas.
Todos os arquivos de configuração necessários para que os programas recém-baixados funcionem são copiados automaticamente. O mesmo é feito com as atualizações do sistema.

Beleza pura
Os efeitos visuais da área de trabalho, ativados com os pacotes Beryl e Compiz, estão em pé de igualdade com os recursos do Windows Vista e do Mac OS X.
Com o Beryl, que pode ser baixado e instalado automaticamente, o usuário conta com mais de dez animações diferentes para tarefas como maximizar e minimizar janelas. Entre as opções estão janelas que explodem, esticam e dão piruetas na tela.
Outro atrativo é a animação para mostrar os vários desktops do Linux. Diferentemente do Windows, que tem apenas uma área de trabalho, o sistema livre pode simular várias telas iniciais.
Arrastando uma janela até a borda da tela, o sistema gira a imagem como se fosse um cubo.
Para lançar mão desses artifícios, o Ubuntu não exige uma máquina superpotente.
Nos testes da reportagem, máquinas com memória RAM de 512 Mbytes, em que o Vista funciona com dificuldades, usaram todos os recursos do Beryl sem apresentar lentidão.
Eu instalei o Ubuntu Studio ontem e continuo maravilhado com a performance do sistema. :shock: Tenho 2 HDs de 40 Gb, num deles o Windows XP Professional só para jogos. Nem MSOffice tenho... No outro tenho o Ubuntu Studio, cujo DVD baixei gratuitamente.

http://www.ubuntustudio.org

Totalmente em português, deixou a máquina mais rápida e estável! E livre das ameaças de vírus!!! Meu XP gasta quase 300 Mb de RAM quando aberto. No Studio não passa de 104Mb. Ele é uma distribuição Linux totalmente voltada para quem trabalha com video, som e imagens, um verdadeiro studio digital, daí o nome. A lista de programas que vem com ele é enorme: Audacity, Blender, Scribus, BROffice (melhor, mais completo e totalmente compatível com arquivos MSOffice), Cinelerra, etc.
Para quem tem placas de video recentes da NVidia tudo bem, mas com placas antigas, já fora de linha, o driver proprietário não roda bem, mas o genérico sim. Mas é preciso o driver proprietário para rodar aplicações 3D como o Blender ou games. Os drivers ATI costumam ser problemáticos... :evil: Tenho uma ATI Radeon 9600 e está rodando muito bem. Ainda não testei o IL2 com o Wine, um programa que faz os aplicativos para windows rodarem no Linux sem emulação, mas vou testar. :shock:
Só fato de poder navegar na net sem antivírus e ter todos os programas necessários para trabalhar, sem pirataria e sem custo, já vale a pena.
Infelizmente ele não é Live-DVD, isto é, não roda direto do DVD sem instalar, mas para quem quiser testar um distro Linux sem precisar mexer no PC ou no Linux, baixe o Live-CD do Ubuntu ou solicite, gratuitasmente, da Canonical. Recebi 3 Live-CDs Ubuntu 7.04, mais adesivo de brinde, enviados para mim pela Canonical diretamente da Suíça! :D

http://www.ubuntubrasil.org/
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

S!

Boa dica Nilton :ok

Vou baixar e instalar no meu segundo HD....

A proposito, como é mesmo que o linux nomeia o segundo HD? Se vc der umas dicas de como vc fez muito agradeço :D

E que faz muito tempo que fiz algo igual :D



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Nilton

Post by Nilton »

hda e hdb ou sda e sdb se forem SATA. Geralmente o windows está no hda ou sda. Eu instalei no hdb, não tenho SATA.
Mas antes da instalação o Ubuntu pede que se desfragmente o disco onde ele será instalado, pelo desfragmentador do windows mesmo se faz isso, do contrário, por medida de segurança, ele aborta a instalação. É para evitar ao máximo a perda de dados do seu HD.
Recomendo que vc leia sobre o assunto no site http://www.guiadohardware.net/ onde tem tutoriais muito bons. Aliás, este site inteiro é muito bom!!! :D
Nilton

Post by Nilton »

Aqui tem um tutorial completo em inglês:

http://www.ubustu.com/globe/2007/05/16/ ... d/#more-52
Nilton

Post by Nilton »

E para quem tem que se preocupar com scandisk e desfragmentação, como todo usuário do windows como eu, no Linux isso é desnecessário:
O Ubuntu já analisa automaticamente a cada 30 boots o HD, usando a ferramenta fsck.
E desfragmentardores só são necessários em sistemas de arquivos proprietários e inferiores, que se fragmentam facilmente...
Sob sistemas Unix o Hd não fica desfragmentado!
wolfxx
Manicaca
Manicaca
Posts: 522
Joined: 04 Jun 2005 21:00
Contact:

Post by wolfxx »

não consegui roda-lo pelo CD tem que fazer alguma coisa? ou é so gravar e rodar?
Nilton

Post by Nilton »

A máquina tem de estar configurada na BIOS para dar o boot pelo CD. O Ubuntu Studio não roda pelo CD.
O Ubuntu tem o Live-CD, que roda pelo CD. Tem duas versões no site para download. A versão Alternate ou Alternativa é para quem já conhece o sistema e quer instalar direto.
Procure o Ubuntu 7.04 feitsy Live Cd, não o Alternate Cd. Se gostar, experimente instalar o Ubuntu Studio.
Estou adorando e logo vou testá-lo com o Il2 1946!!!
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

Nilton wrote: Estou adorando e logo vou testá-lo com o Il2 1946!!!

O easy-Live também pode emular o ruindows pro 1946, não?



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Nilton

Post by Nilton »

Não conheço o easy, somente o Wine e Cedega. Dou preferência ao Wine porque tem jeito de ser turbinado, como já postei aqui, e não é pago. O Cedega pode ser baixado gratuitamente, mas para jogar em rede tem de pagar.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

S!

Eheh, desculpa a digitação trôpega, eu qui escrever feitsy Live Cd (do Ubuntu)...

Bom, quem sabe com o Ubuntu meu PC não ganha um gás e melhora a performance do IL2/46, e, quem sabe não roda legal o SOW? :roll:




SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Nilton

Post by Nilton »

Sei que o Wine roda o Forgoten Battles muito bem, mas não sei sobre o 1946. Ainda vou testar.
Post Reply