Shinke,
Isso que voce propõe, um Guia Rapido sobre ACM tem no manual em portugues do IL2, cujo link re-postei esta semana em algum tópico por ai.
O In Pursuit é baseado em manuais referência para o Combate Aereo real, como "Fighter Combat - Tatics and Monoevers do Robert Shaw", e o "No Guts, no Glory" do "Blesse's" escrito a epoca da Guerra da Coreia.
O livro do Shaw tem 387 paginas e umas poucas ilustrações e é numa linguagem bem técnica, alem de ser voltado para o combate individual.
Não da para resumir isto tudo em 30 páginas.
O In Pursuit é uma adptacao (otíma) disto tudo para o combate virtual online, acrescentado doutrinas de duplas, de esquadrao, e é bem ilustrado e cheio de boas histórias pessoais (gosto delas *) resultando num manual de cerca de 170 páginas.
Mais do que saber o que é um Lag Displacent Roll é importante você saber quando efetua-lo e contra que tipo de inimigo, e é isto que este manual tenta te ensinar.
Eventualmente, alguem capacitado podera extrair dele o essencial relacionado a manobras de combate e escrever seu próprio Guia Rápido, por isso acho válido sua tradução integral.
* Abaixo vou descrever um combate que eu participei e que ficou na lembrança:
Num fim de noite a tempos atrás entrei no server do WarClouds, com o intuito de treinar o uso de uma Rosa dos Ventos que havia imprimido, relacionando HDGs de volta correspondentes aos de ida, para navegar em servers sem mini-mapa ativo, a exemplo deste server.
O mapa que corria no WC era o das Ardennes, numa hipotética Franca 1940. Escolhi a base no canto inferior do mapa, para voar em rumo diagonal, saindo dos obvíos Norte Sul, Leste Oeste.
Decolei com um "P-36" (representado pelo P-40) e subi para uns 1500 metros, mantendo um rumo de ~320 graus, voando entre as nuvens num sombrio cenario de inverno, sabendo que a qualquer momento algum 109 mergulharia de cima, já que neste servidor o pessoal da LW costumam voar alto e usar as técnicas de boom e zoom.
Avisto as 11 horas, alto, um Hurricane fugindo de um 109, resolvi tentar ajuda-lo, subi num chandelle para a esquerda para ficar atras deles e na mesma altitude, mas no processo eles despareceram entre as nuvens. Ao procurar no seu rumo provavel vejo vindo em minha direção, as 2 horas alto, dois aviõe em formacao fechada, aumento o FOV da mira e vejo seus narizes amarelos! Messerschmits! Eles estão rápido e cruzam alto pela minha direita, sem me notarem. A "Rosa dos Ventos" que espere pensei comigo, e numa chandelle subi para direita ficando atras deles. Como iam rápido avaliei que não seria possível alcanca-los e com o FOV da mira no máximo disparei uma rajada em sua direção. Funcionou, eles notaram e reagiram, um girando para a direita e outro para a esquerda, para me pegarem numa pinça. Escolhi seguir o que foi para a direita, que mergulhou e iniciou uma curva ascendente. Seria questão de segundos para seu ala estar no meus seis. Apliquei flaps de combate e forcei uma Lead Pursuit mantendo-o na cruz da minha mira, porém devido ao alto G da manobra fora de angulo de tiro. Quando já iamos completando uns 300 graus da curva, puchei o joy para trás até que ele desapareceu sob o nariz do meu "P-36" e apertei o gatilho, no segundo seguinte ele reaparece com a helice parada e fumando muito. Minha rajada acertara no capo do motor!!!
No instante que o vi atingido, girei para a esquerda e subi numa chandelle para tentar escapar de seu ala provavelmente no meu seis, mas este, talvez assustado pelo pedido de ajuda de seu companheiro ao ser atingido ou atrapalhado pelas nuvens, cometeu um erro fatal quando em combate: perdeu a visão do seu oponente. Agora eu estava acima dele que cruzava mais baixo pela esquerda, virei num split S e mergulhei atras dele que se defendeu derrapando e girando num tonneau. Para evitar ultrapassa-lo fiz um Yo-Yo para cima, mantendo-o sob minhas vistas. Como neste processo já estava-mos perto do chão, e ele perdeu velocidade na manobra defensiva o resto do combate foi uma questão de aproximar um pouquinho mais e encher seu 109 de furos até que ele explodiu entre as arvóres. Neste meio tempo vi a mensagem de que primeiro - atingido no motor, não conseguiu pousar. Achei que chegava de adrenalina para um fim de noite, fiz uma curva de 360 checando o seis e colei no topo das arvores tratando de voltar para a base com dois kills contra uma dupla de aviões superiores. Pena que no meu caso isto é exceção.
SP!
Sokol1