Com a GeForce 8800, a Nvidia apresenta o seu primeiro chip gráfico DirectX 10
A NVIDIA acabou de apresentar dois novos produtos extremamente importantes: o processador gráfico (GPU) GeForce 8800 e o circuito lógico nForce 680i SLI. Responsável por controlar as comunicações de rede e dos periféricos de entrada/saída, o southbridge é inteiramente voltado para os processadores Core 2 Duo e Core 2 Quad da Intel. É bom lembrar que o Quad é o primeiro chip com quad-core (quatro-núcleos) do mercado.
Até então conhecido sob o codinome de G80, o GeForce 8800 é provavelmente o chip gráfico mais potente do momento. Possuindo 681 milhões de transistores (o dobro da GeForce 7900 GTX), o G80 se distingue por uma nova arquitetura unificada. Ela é composta de 128 threads (ou processadores dedicados) com freqüências de 1,35 GHz (para a versão GTX) dedicadas aos cálculos dos processos paralelos. Ela vem acompanhada de 768 Mb de memória DDR3 operando numa freqüência de 900 MHz.
"Trata-se de um processador inteiramente programável que, além do universo gráfico, poderá servir a outros domínios como os cálculos financeiros", destacou Stéphane Quentin, responsável dos produtos NVIDIA na França. "A GeForce 8800 é de duas a três vezes mais rápida do que a GeForce 7."
O desenvolvimento do G80 precisou de 4 anos de pesquisas e de um investimento de 400 milhões de dólares. Dois modelos são oferecidos: a GeForce 8800 GTX, que custa em torno de 640 dólares, e a entrada de linha GTS, que está sendo oferecida por 529 dólares e, segundo a NVIDIA, apresenta uma performance 25% menor.
O GeForce 8800 também é o primeiro GPU a suportar o DirectX 10, a nova interface de programação (API) gráfica da Microsoft dedicada ao tratamento das mídias audiovisuais. E principalmente 3D. Embora mais ligeiro do que as versões anteriores, o DirectX 10 deverá simplificar a vida de todos os programadores, garantindo um melhor tratamento e renderização da imagem 3D, principalmente o novo Shader Model 4.0 (para a descrição das propriedades físicas e da textura da superfície de um objeto gráfico). Daqui, aliás, vem a necessidade de uma nova arquitetura paralela.
O DirectX 10 será colocado à disposição do Windows Vista após o lançamento do novo SO, no dia 30 de janeiro de 2007. No mais, o seu concorrente ATI não prevê o lançamento do seu primeiro chip DirectX 10 antes do próximo ano (provavelmente por ocasião da CeBit em março).
É bom lembrar que não existe nenhuma urgência que nos obrigue a adotar da nova GeForce no momento. A menos que a NVIDIA tenha voltado atrás para tornar o seu novo chip compatível com os atuais DirectX 9. Conseqüentemente, os jogadores impacientes poderão se equipar com as novas placas que os fabricantes Asus, MSI ou Sparkle já estão oferecendo.
Naturalmente, a GeForce 8800 se harmoniza perfeitamente com o MCP (Media and Communications Processor) nForce 680i SLI para a plataforma Intel. "Queremos fazer da GeForce 8800 uma solução incontornável para os jogadores em 2007", disse o porta-voz da NVIDIA. Apesar da recente aquisição da ATI pela AMD, a nVidia também apresentou uma versão para esta plataforma, trata-se do MCP nForce 680a.
Com relação às diferenças da arquitetura dos chipsets para AMD e Intel, o 680a oferecerá principalmente 4 controladores PCI Express (contra 3 da Intel). Dois configurados em 16x e dois em 8x. O novo componente está sendo esperado para o dia 30 de novembro, com a chegada da plataforma 4x4 da AMD, que oferecerá dois sockets F para os processadores dual-core Athlon FX-70 por placa-mãe. A batalha promete ser dura.
Fonte: Vnunet.Fr
GeForce 8800
- 32_Mariocar
- Engrenado
- Posts: 2717
- Joined: 18 Jan 2005 21:00
- Location: Rio de Janeiro
GeForce 8800
SP!
Mariocar
Mariocar