WWII Trivia

Papos e avisos genéricos para a comunidade simuleira.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Ok, Cross - mas a próxima pergunta é sua, bem como o ponto correspondente a esta.

O piloto é Angel Salas Larrazabal

Image

Durante a guerra civil espanhola voava na Patrulla Azul, seu mais notável feito foi em 02.09.38 quando numa passagem abateu 3 bombardeiros SB-2 e um I-16.
Abateu 16 aeronaves nesta guerra.

Image

Na segunda guerra mundial integrou a Esquadilla Azul, enviada por Franco para ajudar os alemães no front leste.
Nesta guerra abateu 6 aeronaves.

http://www.elknet.pl/acestory/larrazabal/larrazabal.htm

Sokol1
Hades

Post by Hades »

:s:

Show de bola isso, estou aprendendo muito :ok

:-D


Abraços
SP!
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!


Chutou de volta, Sokol? Assim tão rápido minha cuca funde :D

Vamos lá:

Pergunta 08: Qual o nome da manobra de combate aéreo criada para que os Wildcats pudessem fazer frente aos Zeros e que se tornou padrão entre os pilotos da marinha dos EUA? E quem foi seu criador?

Dica: seu batismo de fogo foi na Batalha de Midway

Essa é fácil......

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
22_Ponte
Engrenado
Engrenado
Posts: 2847
Joined: 06 Apr 2004 21:00
Location: New Zealand
Contact:

Post by 22_Ponte »

S!

Vou tentar responder essa.

Era chamada de "Tach Wave" ou também conhecida como Tesoura se não estou enganado. Inventada por Jimi (John) Tach que esteve em combate durante a batalha de Midway.

http://www.warbirdforum.com/destiny.htm
"The Thach Weave was a tactic used by U.S. Navy carrier pilots when two of them met a lone Zero, to force the Japanese pilot to commit to one Wildcat while the other set up an attack on the Zero."

Esse era o cara.
http://www.history.navy.mil/photos/pers ... -thach.htm

Acho que é isso.
Jambock__22 - Ponte
A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
User avatar
34_Bodoque
Ala
Ala
Posts: 1630
Joined: 16 Jan 2004 21:00
Location: Minas uai!

Post by 34_Bodoque »

S!

Ponte, você tem algum esquema gráfico dessa manobra?
Estou precisando aprender a me esquivar dos ataques, já que essa é uma constante na minha vida de piloto virtual :lol: .

SP!
01000001 01101100 11110100 00100000 01000111 01101001 01101100 01100100 01100001 00100001
User avatar
34_Bodoque
Ala
Ala
Posts: 1630
Joined: 16 Jan 2004 21:00
Location: Minas uai!

Post by 34_Bodoque »

S!

Achei uma descrição.

Tesouras

A tesoura é uma série de curvas que força seu avião a ficar mais próximo do avião inimigo. A tesoura tende a acontecer quando ambos os aviões estão paralelos, movendo-se na mesma direção. Cada avião tenta voltar-se em direção ao outro. Fique de olho no inimigo e gire seu avião para que você possa mante-lo a vista. Se vocêpuder ficar atrás dele, gire para a direção em que ele estiver se movendo.O avião mais lento, mais ágil, geralmente vence esta luta. Porém a manobra pode ser bastante desorientadora e é perigosa ao ser executada a baixas altitudes (cuidado com as colisões ! ).

Acho que entendi :-D

SP!
01000001 01101100 11110100 00100000 01000111 01101001 01101100 01100100 01100001 00100001
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

Ponto pro Ponte!!! :ok

Me corrijam se estiver errad, mas a "tesoura" é outra manobra.

Neste link há um resumo sobre a manobra:

http://en.wikipedia.org/wiki/Thach_Weave

A próxima pergunta é sua. :)

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
22_Ponte
Engrenado
Engrenado
Posts: 2847
Joined: 06 Apr 2004 21:00
Location: New Zealand
Contact:

Post by 22_Ponte »

S!

Valeu. Eu fiquei na dúvida se o nome da manobra também não é conhecida como Tesoura, por isso coloquei na resposta. Até para tirar essa dúvida.

Bodoque. O Link que o Cross colocou tem uma ilustração.
http://en.wikipedia.org/wiki/Thach_Weave

PERGUNTA 9: Qual foi a batalha e quais esquadrões em que:
- Pilotos em P40 (Kittyhawks) começavam a atirar em tropas invasoras já no momento da decolagem?
- Essa batalha foi um ponto positivo para os aliados, pois mostrou que o oponente, até então invencível, podia ser derrotado.


SP!
Jambock__22 - Ponte
A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

Mas e aí, Ponteta....cadê a sua dica?? :-D

Bom, mesmo sem ela vou tentar:

Foi a "Batalha de Milne Bay" na Papua-Nova Guiné,

Os fuzileiros navais japoneses atacaram a base australiana na baía de Milne, na ponta oriental de Nova Guiné em 25 agosto 1942 e a luta continuou até os japoneses recuarem em 05 setembro de 1942. Foi a primeira batalha na campanha do pacífico em que as tropas aliadas derrotaram forças japonesas em terra.

Os esquadrões era os "75th and the 76th RAAF P-40 Kittyhawk squadrons"

Image
P-40 Kittyhawk fighters of the RAAF, Milne bay.

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
22_Ponte
Engrenado
Engrenado
Posts: 2847
Joined: 06 Apr 2004 21:00
Location: New Zealand
Contact:

Post by 22_Ponte »

S!

Bingo.

Pô, tá parecendo ping-pong.

http://encyclopedia.thefreedictionary.c ... +Milne+Bay

SP!
Jambock__22 - Ponte
A próxima frase é verdadeira. A frase anterior é falsa.
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

Vamos para a próxima:


Pergunta 10: Qual o nome do caça, fabricado por uma empresa da região dos Balcãs, que teve apenas 12 unidades produzidas e foi comparado aos Bf-109 e Hurricanes de sua época?? E qual é o nome do país onde se situava esta empresa?

Dica: sua produção foi suspensa devido à invasão alemã deste país durante a Segunda Guerra.

Sokol, responde essa, senão eu vou ganhar o carro 0k que o Uruba prometeu pra quem marcar mais pontos nesta trívia :D

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

A ilustração abaixo mostra uma "Tach Weave", que é uma manobra 2 x1 onde o caça perseguido procura arrastar o inimigo para uma posição favoravel para o tiro de seu ala. Para isto eles fazem tesouras entre si, dai a confusão com a manobra "Scissors" que é entre dois inimigos.
Os G puchados durante as pernas das tesouras da Tach Weave torna difícil para o perseguidor assentar suas armas na sua vítima.

Image

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Bem, o que corresponde a estas premissas é o Ikarus IK-2 da Yugoslavia, teve 12 unidades em linha de frente. Ao que consta só entraram em combate contra a Lufwaffe em 09/04/41, quando foram abatidos dois 109 contra a perda de um IK-2 e dois Hurricanes da RYAF. Foram operados principalmente no ataque ao solo, estrafando colunas alemãs.
Tres ou quadro sobreviventes fugiram para a Croacia onde foram integrados ao serviço ativo, o restante foi queimados pelas tripulações face ao rápido avanço alemão.

Image

Dificil é acreditar que este avião desengonçado fosse comparável aos 109 e Hurricanes.

Ficha técnica: http://www.simviation.com/fsdcbainik2.htm

Chutei certo?

Sokol1
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!


Passou bem perto Sokol, é quase isso, errou apenas por um modelo:

O caça citado é o Rogozarsky IK-3, também produzido na Iugoslávia e suspensa sua produção devido à invasão alemã, mas este era muito mais moderno que o Ikarus IK-2.

Image

Image
Desenhado pelos mesmos projetistas do IK-1 e IK-2, o IK-3 seguia as modernas tendências da época na construção de aeronaves, possuindo asas baixas e cockpit fechado, com uma estrutura de tubos de aço, tela, metal e madeira. A produção do aparelho foi entregue a empresa sérvia Rogozarski A.D., com o primeiro vôo sendo realizado em 1938. Uma pré-série de 12 aparelhos foi produzida e entregue para o 52º Esquadrão de Caça, onde foram considerados superiores aos Me-109E e Hurricanes lá utilizados. A invasão alemã impediu a continuidade da produção e os 12 aparelhos fizeram o que puderam, derrubando 11 aviões inimigos até o fim das hostilidades.
http://edsombra.com/edsombra/comandos/c ... rticulo=16

http://www.kotfsc.com/aviation/ik3.htm

Mas o gol valeu, a próxima é sua :ok

SP!
Last edited by 31_CrossBones on 28 May 2006 20:57, edited 1 time in total.
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Cross,


Gozado é que onde olhei sobre o IK-3 falava 1946... :-?

Chutei para fora, a bola é sua. :)

Sokol1
Post Reply