aranhas....

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
JRRJ

Post by JRRJ »

Pelo que procurei não é a marrom, mais essa foto desse site me deixou em duvida.
Image

Como identificá-las?

Elas têm cor marrom amarelado ou castanho escuro, por isso são chamadas de aranha marrom. Tem o corpo pequeno, 8 a 15mm, pata de 8 a 30mm, pêlos curtos e escassos. Os machos têm o corpo mais delgado e as patas mais largas.


Pô, se somar pata+corpo+pata chega lá... :cry:

Sera que na porrada o abdomem pode ter murchado?. Se bem que ela é muito grande pra uma aranha marrom.

Tupan,

Ontem eu escrevi pa Dra Irene do departamento de Artropódes do instituto Butantan e estou esperando resposta. Ela respondendo eu posto aqui.
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 01_Urubu »

JR meu amigo, 30mm + 15mm = 4,5cm. Você matou um dinossauro de 10cm!!

Isso sem falar que todos os sites dizem 3cm de diâmetro total, no máximo!

A aranha marrom não mata ninguém com acesso à hospital. Minha esposa é do PR, morou em Curitiba anos, conhece bem essa aranha e me confirmou aqui: Tem nada de aranha marrom naquela grandona. A marrom é do tamanho da digital do seu dedo mindinho.

Minha sobrinha já foi picada por essa marrom. Doi, vai no hospital, toma o soro e pronto, acabou.
*Alis Grave Nil*
JRRJ

Post by JRRJ »

Ok,

Mais ja vi documentario com vitimas fatais, CRIANÇAS!. Realmente ela é muito grande para uma marrom, mais parece pela foto.
01_Urubu wrote:Minha sobrinha já foi picada por essa marrom. Doi, vai no hospital, toma o soro e pronto, acabou.
Passei as fotos pra ca pois na oi.com.br as vezes nao abre:

http://www.mh2img.net/fotos/0206/14/1341low.jpg
http://www.mh2img.net/fotos/0206/14/1342low.jpg
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Post by 36_Killer-Ants »

S!

Acho que era uma armadeira (chegam a ter 12cm) se for é peçonhenta sim.

http://www.butantan.gov.br/materialdida ... cn1317.jpg

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

S!

Ka, é bastante parecida com a armadeira, embora a ordem dos olhos não bata com a descrição do Butantã (mas também tá difícil de reconhecer algo na aranha detonada...)

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!


Image

Image

Será esta???

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
33_Costa
Arataca
Arataca
Posts: 2451
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Curitiba

Post by 33_Costa »

Bom se essa dai veio da ilha do Lost pode até ser uma aranha marrom.

Mas na nosso dimensão tá muito grande.

Já mvi muita aranha marron (minha mãe já foi picada) quando tinhamos chacará.

E essa dai não realmente está muito grande. Impossivel de ser uma aranha marrom.
JRRJ

Post by JRRJ »

Realmente ta complicado. Muitas informações e quase todas as fotos não são claras o suficiente. Caramba, como é dificil identificar uma aranha.

Escrevi (email) e telefonei para o setor de zoologia da UFMG e a Sra Malu recebeu meu email e me disse (SIC) que mostrou ao Dr Mário de Maria (Laboratório de Aracnologia) para confirmar a espécie e me dar um retorno. Qualquer resposta que eu tenha eu coloco pra voces.

Confirmo que acho que a bichinha tem quelíceras pois mexi com uma pinça e é bem rígida. Um amigo do forum pqdbrasil me respondeu dizendo que queliceras no formato || são venenosas e no formato () não são. A minha parece ser nesse formato mais não li nada a respeito.



Vou aguardar os emails que enviei pro butantan e pra UFMG e tentar mais algumas faculdades.
JRRJ

Post by JRRJ »

Acabei de receber um email do Prof Mario de Maria do Laboratório de Aracnologia da UFMG:

-------------------------------------------------
Prezado Carlos,

parece que a aranha pertence à família Ctenidae (família das armadeiras),
mas não é possível ter certeza, pois os olhos estão muito difíceis de se
ver. Se possível, tire uma foto da região dos olhos e nos envie.
Ela é um animal peçonhento sim (peçonhentos são os animais que possuem
veneno e podem utilizá-lo na caça ou em qualquer outra atividade). A grande
maioria das aranhas são peçonhentas, mas o veneno é pouco ou nada ativo no
homem (apenas três gêneros de aranhas são reconhecidas como perigosas).
Sobre as quelíceras, ela as possui sim. Aranhas pertencem ao grupo dos
quelicerados.
Peço que nos envie a foto dos olhos e assim poderemos dizer do que se
trata o animal. Se for uma armadeira, será bom tomar cuidado, pois o veneno
é ativo em crianças e idosos. Não há como erradicar as aranhas, apenas
evitar sua entrada em nossas residências (entulhos, baratas, etc.).
Qualquer preocupação maior, nosso telefone é 3499-2901/2916.

Alípio Rezende Benedetti
João Paulo Peixoto Pena Barbosa
Ubirajara de Oliveira

-Laboratório de Aracnologia da UFMG
--------------------------------------------------


Vou tirar uma foto dos olhos da defunta... se bem que eu acho que o prof. não deve ter visto a foto em resolução maxima.

Acho que vou ter que brigar com o meu vizinho pois a casa ao lado da minha está abandonada (mais ele mora nela) e com capim de quase 3 metros de altura. Ah, ele é pediatra pode?.
Hades

Post by Hades »

:s:

Uma vez entrou em casa uma "Caranguejeira" grande mesmo, diria enorme, e lógico foi devidamente morta com umas cem vassouradas. Cara é horrível ela se arma toda, dá medo mesmo.

O pessoal da UFMG pede para tentarmos capturá-las vivas, para eles estudarem, se não me engano o pessoal do Butantam também pede, mas quem consegue??

No ano passado conseguiram catalogar no Brasil, mais 12 novas espécies de aranhas, sendo uma no Nordeste, oito no Amazonas e três aqui no Pará, lembro na reportagem o cara dizendo que a Menor media cerca de 3mm e a maior podia chegar até pesar 350gr ( :shock: imaginem uma aranha de 350gr ??? ).

Outro dia desses a Aninha me mostrou um sujeito no programa do Gugu Liberato, que estava demonstrando as espécies de aranhas, e o mané, tarado, maluco, doido, sem noção, pegou uma das grandes para demonstrar como se tira veneno e colocou gota no dedo e depois na lingua dele, deve ter problemas este sujeito. :roll:

Abraços
SP!
JRRJ

Post by JRRJ »

Acabei de receber mais dois emails.

todos do I.Butantan:

Dra Irene:
Boa tarde, senhor Carlos. Apesar do exemplar estar um pouco danificado, podemos diagnosticar como um exemplar macho de aranha da família Eusparassidae. Esssa espécie não costuma causar acidentes, porem caso ocorra, não há necessidade de soroterapia. O tratamento é somente sintomárico, para alio da dor. Abraço, Irene.


E mais esse:

Dr.Antonio Brescovit
Lab. Artropodes

Prezado Carlos,
A Sonia me encaminhou seu e-mailcom as fotos, para eu tentar ajudar voce. Pelo que vi, parece uma aranha da familia Sparassidae (poderia ser do genero Heteropoda), mas para confirmar o melhor seria se tivesse o bicho na mao. Como esta morto poderia ser colocado num pote com alcool e encaminhado pelo correio (num pote bem fechado que nao vaze) para mim.
Se for mesmo desta familia, nao e perigosa e mesmo que pique o veneno e fraco. Mas por ser grande assusta.
E o maximo que posso adiantar sem ver o exemplar.\
Atenciosamente,
Antonio Brescovit
Lab. Artropodes
Instituto Butantan\Av. Vital Brasil 1500
Sao paulo, SP
05503-900



Realmente é muito dificil identificar um aracnídeo.

Vou encerrar por aqui e tratar da prevenção.

Mais meu vizinho vai ficar com a pulga atras da orelha...infelizmente.

*Vou tirar uma foto da casa dele e voces verão o matagal... :sad:
User avatar
03_Vingador
Veterano
Veterano
Posts: 3218
Joined: 14 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Post by 03_Vingador »

S!

Ja vi muitas dessas ,é um tipo de "Papa moscas" só que das grandes, canso de esbarrar por elas em casas abandonadas em que faço demolição elas gostam muito de se esconder também em forros de sofa etc ...
Ela deve ter sido espantada de algum habitat desses e foi parar ai por acaso, não se assuste não ;)
Se é venenosa eu não sei, mas ja vi varias ;)
Por via das duvidas da uma boa dedetizada mano ;)
Image
Essa é das pequenas mas vc pode notar a grande semelhança ;) até mesmo da cauda pequena

SP!
GO SILVA!!!!
Post Reply