Recordar é viver: Operation Bodenplatte

Papos e avisos genéricos para a comunidade simuleira.
Post Reply
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Recordar é viver: Operation Bodenplatte

Post by 01_Urubu »

Originalmente publicado por Franklin na Webkits:
Oi, pessoal,
Em primeiro de janeiro de 1945, ocorreu a última grande operação ofensiva da Luftwaffe no ocidente, quando mais de 900 Fw 190 A-8/9/F-8, Fw 190 D-9, Bf 109 G-14/K-4, Ar 234 e Me 262 participaram da operação Bodenplatte.


A operação foi mal planejada desde o início. Ainda que 465 aviões aliados tenham sido destruidos (a maioria em terra), 277 aviões alemães (com a perda de quase todas as tripulações) foram perdidas (62 para os caças aliados e 172 para a AA, tanto aliada como alemã, que não havia sido avisada da operação).

Fica aqui minha homenagem aos jovens que lutaram e morreram naquela fria manhã de inverno de 1945!

Image

http://www.pf-militarygallery.com/image ... n/Tru8.jpg


Unidades empregadas na Operação Bodenplatte:

JG 1
JG 2
JG 3
JG 4
JG 6
JG 11
JG 26
JG 27
JG 53
III. e IV./JG 54
JG 77
SG 4
KG (J) 51
Einsatzstaffel KG (J) 76


A Ofensiva das Ardennes e a Operação Bodenplate

Não era apenas problemas práticos como a falta de combustível ou a inexperiência dos novos pilotos que minavam a Luftwaffe. As decisões estratégicas de Hitler também tiveram um importante papel, desperdiçando os recursos valiosos ainda disponíveis. À medida que os aliados avançavam em direção à Alemanha no outono de 1944, o Führer percebeu uma potencial fraqueza neste avanço já que, enquanto forças anglo-canadenses avançavam em território holandês e os americanos direcionavam-se para a fronteira germânica, a Wehrmacht poderia atacá-los no centro, separando-os e enfraquecendo-os.

A região onde este ataque ocorreria seria a floresta das Ardennes, a mesma região onde, em 1940, os Panzers fizeram um fantástico avanço na Blitzkrieg. Hitler convenceu-se que este sucesso poderia ser repetido, a despeito da diferença de contexto. Para ele, mesmo que os aliados ocidentais não pudessem ser derrotados, a Wehrmacht ainda assim ganharia tempo para concentrar reforços contra as tropas soviéticas no Leste.

Era um plano absurdo. O comprometimento das últimas grandes reservas das forças alemãs, tanto no solo quanto no ar, significava que um fracasso seria catastrófico, pois pouco restaria para defender a Alemanha. De qualquer forma, a mobilização secreta de quase 30 divisões (10 das quais blindadas), com o apoio de 2460 aviões, foi impres-

sionante. Assim que os panzer atacassem através do rio Meuse, o plano era de que a Luftwaffe atingisse as forças aéreas táticas aliadas com tal força que os impediria de reagir, ao menos durante os momentos iniciais da ofensiva. Denominada Bodenplatte, esta operação deveria se iniciar em 16.12.1944, na data de início daquilo que os americanos chamaram de "Batalha do Bulge".

Contudo, a operação não correu como o planejado, já que o tempo ruim impediu qualquer vôo de ambos os lados envolvidos nos combates. Aliás, na maior parte da primeira semana de combates nem os alemães e nem os aliados conseguiram empregar seus aviões. A despeito do respeitável avanço alcançado pelos tanques alemães, os americanos conseguiram se recuperar do susto e paralisaram o ataque. Neste momento, o tempo melhorou e esquadrões de caças-bombardeiros aliados caíram sobre os panzers como um enxame. Além disso, suprimentos foram lançados para as tropas americanas sitiadas em Bastogne e, com seus mantimentos se esgotando, os atacantes começaram a ver o seu plano fracassar. Os aviões da Luftwaffe que decolaram em suporte às tropas, encontraram uma resistência feroz e muitos foram perdidos para os caças aliados ou fogo antiaéreo.

Mas Hitler permaneceu convencido que um esforço final ainda era possível. Como resultado, às 9:00hs do dia 01.01.1945, um total de quase 800 caças Me-109´s e Fw-109´s equipados como caças-bombardeiros decolaram para atacar e destruir as base aéreas e os aviões aliados estacionados no noroeste da Europa.

A missão como um todo resultou em fracasso - embora alguns sucesso fossem atingidos isoladamente - sendo que a Luftwaffe perdeu 200 aviões, contra apenas 144 aparelhos aliados destruídos, cuja reposição era muito mais fácil.

Com o fim da Operação Bodenplatte, a Luftwaffe no Oeste estava acabada como força de combate efetiva. A falta crônica de combustível para as aeronaves era tal que Geschwaders inteiros eram confinados ao solo, enquanto que os novos aviões produzidos (a maior parte em fábricas que tinham sido dispersadas pelo interior a fim de evitar os bombardeios que atingiam as cidades) não podiam ser entregues devidos aos constantes ataques ao sistema de transporte na Alemanha.

Mesmo que as novas aeronaves chegassem ao front, as chances de serem pilotadas por tripulações devidamente treinadas eram mínimas, já que as escolas de treinamento tinha entrado em colapso. Nestas circunstâncias, havia pouco a ser feito para deter o avanço Aliado e seus ataques aéreos que rapidamente minaram de forma decisiva o Reich. O que havia restado, no entanto, era uma variedade de "armas maravilhosas" , cujas histórias são cheias de oportunidades perdidas e falsas esperanças, e que serviram para ilustrar muitos dos problemas que afligiram toda a Luftwaffe ao longo de sua breve existência.


http://www.luftwaffe39-45.historia.nom. ... /final.htm

PS: Evidentemente nosso querido =AIRWARS= tem esta missão representada ;)
*Alis Grave Nil*
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

Bela lembrança!! Show!! :ok

Image

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
BloodManBR

Post by BloodManBR »

Po eu nem sabia dessa operação,
valeu ai pelo post, acrecentei mais conhecimento sobre a guerra
valeu mesmo
abraço
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Aproveitando, a obscura operação dos Fallschirmjäger nas Ardenes:

December 16th 1944 -The disastrous airdrop in the Ardennes
Kampfgruppe Von der Heydte.

http://www.eagle19.freeserve.co.uk/ardennes.htm

SP!

Sokol1
Post Reply