Não sei se vcs lembram do 'Aerroc Joystick', como vcs o nomearam, que tinha 4 eixos e 4 botões ligados a gameport...então... há um tempo resolvi estudar um pouco (mas foi necessário muito) sobre portas USB, e o resultado foi um joystick com 8 eixos e 64 botões conectado a USB.
Acho bastante interessante pra quem pensa em montar pedais de leme, freio, manetes de Throtle, mistura, pitch, trim e etc.
O custo dos componentes (microcontrolador, cristal e capacitores) deve ficar em torno de R$45,00 + botões e potenciometros (p/ os eixos), o que não é nada caro.
Quando concluir irei postar aqui o esquema que é MUITO simples. Pois utiliza um microcontrolador (PIC) que faz tudo sozinho. E os 64 botões são ligados por apenas 16 fios (8 + 8 ). Se alguem achar que 64 é muito (concordo) fique tranquilo, pois destes 64 vcs podem ligar só o que precisarem e o mesmo acontece para os eixos.
Quem tiver interesse será só comprar esse microcontrolador e me enviar que eu o progamarei com o maior prazer.
Já estou com um protótipo em testes, na imagem abaixo só aparecem 32 botões mas na verdade há 64 botões.

Acredito que até o final desta semana irei concluir o desenvolvimento, e se possível já posto o esquema.
Peço aos moderadores que este tópico fique no restrito :ok
Abraços e SP!!!