Helicópteros na WWII???

Papos e avisos genéricos para a comunidade simuleira.
Post Reply
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Helicópteros na WWII???

Post by 28_Condor »

S!

Achei esta imagem aqui:

Image

Enquanto fazia pesquisas no Google, a aí fiquei curioso: quando surgiram os helicópteros na WWII? que operacionalidade tinham?

O AEP/PF não pederia ter um? :lol:

Lembro de ter assistido um filme sobre o resgate de prisioneiros numa fortaleza nazista no alto das montanhas, da qual só se podia sair de helicóptero que, se não me falha a memória, era dos próprios nazis...

Postei isto para ver se alguém conhece o assunto...

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 01_Urubu »

Foi apenas o começo do desenvolvimento, existiram apenas poucos projetos, nada operacional.

Procure por Sikorsky R-4 e pelo R-5, estes forma mais "reais".
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Post by 21_Sokol1 »

Um helicoptero Sykorsky R-4 efetuou missão de resgate (MEDVAC)
da tripulação de um L-1 abatido em Burma, nos estágios finais da WWII.

Image

No link abaixo a descrição da missão, inclusive com foto "In Action" do helicoptero envolvido.

http://www.helis.com/stories/burma45.php

FYI - No Museu Matarazzo em Bebedouro-SP, tem um R-5 todo em aluminio polido. ;)

Os alemães usaram em pequeno numero o Flettner Fl 282 Kolibri e o Focke-Achgelis Fa 223 Drache (uma MG 15 no nariz). Foram encomendadas 1000 unidades, mas devido ao bombardeiro aliado somente 30 unidades foram completadas e destas 10 teriam voado.
Após o fim da guerra um Fa 223 Drache foi levado em vôo da França para Inglaterra, se tornando o primeiro helicoptero a cuzar o Canal da Macha.

A missão de Otto Skorzeny para resgatar Mussulini no castelo de Gran Sasso em 1943 inicialmente usaria o helicoptero Fa 223 V12, mas este apresentou problemas técnicos de última hora e foi substituido por um Fieseler Storch, e planadores que levaram os comandos.
Este Fa 223 V12 posteriormente caiu quando tentava resgatar um grupo de 17 pessoas presas no Mont Blanc por tempestade de neve.

Image

O Fa 223 V11 caiu quando tentava resgatar a tripulação de um Do 217 caido num pantâno da Austria, tendo sido a sua tripulação e a do Do217 mais partes mecânicas do V11 resgatadas pelo Fa 223 V14.

Image

O Va 14 e o 16 foram usados em avaliação no Alpes, suprindo tropas de montanha, inclusive levando um obuseiro e munição.

Em março de 1945 um Fa 223 efetuou uma missão de resgate do piloto de um Bf 109 que caiu durante uma tempestade, próximo a Danzing.

Mais fotos: http://www.vrtulnik.cz/fa-223popis.htm

Image

Este projeto alemão da WWII, o Baumgärtl 'Heliofly' deve ter inspirado aquele tio do pirocótero com escapamento na cara:)

SP!

Sokol1
User avatar
13_Diniz
Arataca
Arataca
Posts: 2107
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro - RJ

Post by 13_Diniz »

Está aí uma das muitas coisas que eu ainda não sei :ok

Condor valeu por ter levantado o assunto :ok Eu morreria na ignorância ;)
“Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro.“ Armando Nogueira
Schatzer

Post by Schatzer »

yes,the germans had lots of ideas in prototipes,most of them unsusefull,you can see them in: http://www.luftarchiv.de (the adress is already in one of the pics)
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

13_Diniz wrote:Está aí uma das muitas coisas que eu ainda não sei :ok

Condor valeu por ter levantado o assunto :ok Eu morreria na ignorância ;)
Wellcome ;)

O mérito mesmo vai para o Sokol com seu post detalhado e bem pesquisado :ok


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply