Vou colocar neste post as informações sobre a usberização do CH Flightstick PRO + CH PRO Pedal.
O CH Flightstick PRO era gameport. Converti ele para USB com o Arduino.
O CH PRO Pedal eu alterei a fiação para se comunicar com o Arduino via cabo gameport no stick.
Já quero deixar o meu agradecimento ao mestre Sokol. Sem a dedicação e o conhecimento dele, provavelmente eu não iria ter conseguido, ou levaria muuuuiiiito mais tempo para chegar perto de conseguir. Valeu Sokol!!!!!!!!!!!

Lista dos materiais usados e seu custos aproximados. Alguns materiais eu comprei em maior quantidade para outros projetos. O custo aqui é aproximado para o projeto do Flightstick+Pedal. Alguns materiais que foram reaproveitados dos próprios dispositivos, como é o caso do cabo do Flighstick, ou de fios que eu tirei do cabo do pedal, não estão na planilha. O cabo usb e o cabo otg ainda não chegaram (estou usando provisoriamente um cabo usb A/micro usb), mas já incluí no custo:

Deu tudo certo. Dois eixos não estavam respondendo, porque eu os conectei em terminais errados do Arduino. Tinha feito de propósito para testar e não funcionou. Alterei, seguindo o esquema do Sokol e deu tudo certo.
No início, a configuração com o MMJoy é um pouco complicada. Mas, depois que você começa a mexer com o software, percebe-se que o Mega_Mozg fez um grande trabalho! O software é excelente!!
Aqui, o flightstick no estado em que foi adquirido:

A parte interna original:

O pedal, guardado por muito tempo, juntando pó. Os três conectores originais do pedal (na versão com usb que é vendida pela CH, há somente um conector e o botão de seleção foi suprimido):

Controle desmontado e lavado:
Reparo do stick:
Pedal desmontado e lavado:

Cabo original e ligação original no botão de seleção:

Desfazendo a ligação original do botão e do cabo original:

Ligação original dos pots do pedal (dois fios):

Nova ligação dos pots do pedal, para funcionar via USB pelo Arduino (três fios) - soldado com conector novo (de 4mm, diferente do original, mas funciona):

Pots dos pedais com a nova ligação; o pot do leme (que fica na base) também terá o mesmo tipo de ligação (três fios):

Pot do leme do pedal com a ligação nova e toda a fiação presa no terminal pci macho, com solda e encapado com espaguete termo retrátil de 1,5mm:

Cortando o cabo antigo do stick para utilizar no pedal:

Cabo do stick preparado para fazer a ligação no pedal - fios presos no terminal pci fêmea, com solda e encapados com espaguete termo retrátil de 1,5mm:

Cabo do pedal e fiação do pedal ligadas pelos conectores pci:

Colocando tudo no lugar (o botão de seleção ficou aí só para preencher o buraco da carcaça fechado):

Pots do pedal:

Esquema de ligação original dos botões do Flightstick PRO:

Nova ligação dos botões e potenciômetros:

Cortando a placa perfurada:

Montando o Arduino na placa perfurada:

O pedaço de plástico branco entre uma das trilhas do Arduino e a placa perfurada foi inserido para isolar os conectores do Arduino que ficaram sobrepostos nas barras de serviço da placa perfurada. As barras de serviço não estão alinhadas com os furos, o que poderia resultar em curto-circuito. Na realidade eu deveria ter soldado os terminais de modo diverso no Arduino, mas, somente me dei conta disso depois. Todavia, sem problema, pois funcionou.

Aproveitando os terminais antigos:

Corte da carcaça para acomodar o terminal db-15 fêmea (no qual será ligado o cabo vindo do pedal). São cinco terminais: um para o vcc, um para o gnd e três para os identificadores dos três eixos (rudder - Rotação Z, e dois freios):

Tudo conectado!!

Do antigo para o moderno:

Tela do MMJoy - aba dos eixos e aba dos botões (updated: eixo Z - throttle - tem que ser auto.w/o center):

Tela do configurador do Windows - eixos X e Y e Throttle (eixo Z - no stick - controle deslizante), eixo do leme (Rotação Z), freio direito e freio esquerdo (do pedal, Rotação X e Rotação Y) + 4 botões normais e 4 botões do hat.