Windows X

Novidades, reclamações e ajuda aqui!!!
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: Windows X

Post by -BOLELAS- »

Pelo que li aqui há uns tempos os discos SSD NÃO deverão ser desfragmentados.

A explicação era qualquer coisa assim: Sempre que é gravada informação no SSD ela é PROPOSITADAMENTE fragmentada, para que os bocadinhos de informação não vão preencher toda uma unidade fisica de memória ( o quer poderia levar esta a queimar mais rápido, ou a ter constantemente mais uso e por desgaste avariar).

Por mais confusão que isso nos cause a nível lógico (que uma coisa arrumada se acede mais rápido, etc), a verdade é que quando a informação é requerida, vêm os pedacinhos de todos os lados (novamente sem sobreuso de uma unidade de memória) e "voilá"!
E pelos vistos com mais rapidez ainda do que um HDD.

Se esta informação já sofreu alguma alteração... me corrijam.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Windows X

Post by 21_Sokol1 »

:P

"Microsoft has changed the terms of its EULA (End User License Agreement) for Windows 10 to allow it to sniff around and disable illegally obtained software and indeed hardware.

That means if you have pirated games or applications on your PC, or you've hooked up what Microsoft describes as "unauthorised hardware peripheral devices", the firm can block you from using those on your Windows 10 computer.
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Windows X

Post by 44_Santo »

Da mesma forma que ela bloqueia as pessoas de usarem seus SO e office piratas. :P :D


Não li as matérias sobre os SSDs, mas via de regra, todo dispositivo de armazenamento de dados tem um número limitado, ainda que bem grande, de gravações que podem ser feitas nos seus blocos de dados. Isso inclui os HDs; pendrives; SDs e micro SDs; CDs, DVDs e Blu-rays regraváveis.
Então não vejo muita lógica em se preocupar com isso, no final de sua vida útil todos deverão ser substituídos por novos.
No caso dos HDs, o sistema S. M. A. R. T. da bios avisa quando chegou o fim da vida útil do HD.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Windows X

Post by 21_Sokol1 »

Meu último a pifar não deu aviso, simplesmente não voltou de um hibernar, não teve jeito de recuperar nada do C:, das outras partições salvei algumas coisas, outras corromperam... :@
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Windows X

Post by 44_Santo »

É por isso que devemos manter pelo menos 2 backups daquilo que for pessoal como fotos e vídeos de família.
Estou copiando tudo que tenho da minha família para DVDs, mas estou pensando em pagar um serviço de nuvem para ter uma alternativa caso perca também os DVDs.




santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Windows X

Post by 28_Condor »

S!

Por analogia, parece que no win 8.1 o otimizador passa o TRIM no ssd e o defrag no HD. Tem que verificar se rwin reconhece a unidade como sendo de estado sólido.

http://www.back2gaming.com/focus-story/ ... 8-and-8-1/

O engraçado é que no meu PC o ssd não está categorizado como SATA AHCI, mas mesmo assim o windows o reconhece como sendo de 'estado sólido'. Será que tenho que mexer no BIOS ? :?:


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Windows X

Post by 28_Condor »

S!
44_Santo wrote:É por isso que devemos manter pelo menos 2 backups daquilo que for pessoal como fotos e vídeos de família.
Estou copiando tudo que tenho da minha família para DVDs, mas estou pensando em pagar um serviço de nuvem para ter uma alternativa caso perca também os DVDs.
santo.
Faça como minha patroa e monte álbuns no velho e bom papel :geek:

Você vai dizer que tem muitas... ela também. Tem que selecionar as melhores/mais importantes pra você ;)



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Windows X

Post by 44_Santo »

O problema são os vídeos.
Já pensei em passar tudo para o Youtube, mas a qualidade cai muito.


Já a questão de AHCI, se os seus HDs estiverem em modo IDE, não estão com a performance total.
Porém tem um esqueminha para passar para AHCI.

Esse funciona no Windows 8, acredito que deva funcionar no 10 também:
https://pricklytech.wordpress.com/2014/ ... g-windows/

Eu testei no meu serviço e passei todas as máquinas para AHCI, estavam todas em IDE.
Não tive problemas e foi muito fácil.

Porém, se na BIOS já estiver em AHCI, então todas as portas SATA já estão em AHCI, a BIOS não tem uma opção para cada porta SATA.


santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Windows X

Post by 28_Condor »

44_Santo wrote: Esse funciona no Windows 8, acredito que deva funcionar no 10 também:
https://pricklytech.wordpress.com/2014/ ... g-windows/
Xi, deu xabu :yawn:

O windows não iniciou depois, não reconhece mais a unidade ssd... deve ser alguma limitação na minha placa mãe ou esses passos não funcionam no windows 10 :(

Bem, tentando fazer a recuperação....


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Windows X

Post by 21_Sokol1 »

Perde tempo com isso de "recuperação" não, Windows "consertado" não pretas.

Formata e instala de novo com as opções certas.
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Windows X

Post by 44_Santo »

Se ele não iniciar, basta voltar para IDE na BIOS, não altera em nada a sua instalação, ele não inicia porque o driver AHCI não foi instalado, só isso.
Mas acho bem difícil de não dar certo.
Você tem que abrir o prompt em modo de administrador e executar o comando exatamente como escrito.
No prompt é fácil saber se o comando funcionou, sempre tem uma mensagem de sucesso depois do comando.
Depois reinicia e não deixa o Windows entrar, vai direto para a BIOS e muda para AHCI, salva e deixa reiniciar novamente.
No Windows você entra e chama o prompt em modo de administrador novamente e manda o comando para voltar ao normal e reinicia novamente.

Caso depois de tudo isso, ainda assim não funcione, basta voltar para o modo IDE, como disse não será alterado em nada a sua instalação, mas pode ser que o Windows não tenha esse driver nativo e por isso não funcione.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Windows X

Post by 28_Condor »

S!

Sim, eu rodei o prompt como admin e confirmou a operação... mas deve ter dada alguma fatality porque mesmo mudando de novo para IDE na BIOS continuava não achando o ssd (mais de uma vez....). O único jeito foi reinstalar o Windows e formatar. Deixei em IDE mesmo... quando trocar de mobo tento de novo :P


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: Windows X

Post by 44_Santo »

Mas você formatou em IDE? :drunk:

Porque não aproveitou e formatou em AHCI? :P



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Windows X

Post by 21_Sokol1 »

Mistérios "informáticos". :lol: :rofl:
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Windows X

Post by 28_Condor »

S!

Eu experimentei uma vez, mas voltou a não achar o ssd após o boot...

Bem, eu utilizei o win7 (talvez o problema esteja aí, já que o win10 era uma atualização do mesmo), porque se utilizasse o disco do win 10 numa instalação nova perderia a chave de ativação, não?

Contudo, minha placa-mãe é mais antiga que o win7, porque este não tem drives para reconhecer o AHCI não faço ideia...

Em tempo, o BIOS foi atualizado (sem nenhum problema) lá quase pelo fim de 2014...


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply