MMJoy/MMjoy2

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
User avatar
SK_Senshi
Posts: 163
Joined: 06 Dec 2007 21:00

Re: MMJoy

Post by SK_Senshi »

Parabéns!!!!!!!!
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy

Post by Ecosta »

21_Sokol1 wrote:Fiz um tópico sobre o MMjoy no SimHQ, o Mega-Mozg esta respondendo lá.

Fala tambem de alterações nos pinos do Mjoy16 com a redução de botões:

http://www.sukhoi.ru/forum/showthread.p ... 6&page=108

Tem tambem um firware de 10.2.2014 que diz ser atualização para encoder com ATMEGA32

http://www.sukhoi.ru/forum/showthread.p ... ost2053114

Sokol1
Oi Sokol
Grato pela ajuda.

Eu estou utilizando este último firmware de 10/02/2014.

Consultando o forum do SUKHOY (traduzido para o português), eu verifiquei que teve mais dois usuários que perguntam como configurar os encoders (traduzido para codificadores). Não houve uma resposta adequada.
Sobre a ilustração, de fato é um esquema de ligação com encoders utilizando um filtro RC justamente para atenuar "ruídos" (mas no encoder?), mas aqueles esquema é para ligar o pino comum no encoder no terra só que nas placas MJOY8 e MJOY 16 com matriz de diodo integrada ou em separado, não tem pino terra (prova disso é que não se consegue utilizar a ligação de um LED com uma chave de alavanca utilizando as ligações da placa matriz). Na placa do Leo Bodnar BU0836X , você consegue ligar um LED em 5V utilizando os slots).

Sobre a redução de botões na MJOY 16, o MEGAMOZG cita quais foram as colunas e as linhas "desligadas" da programação do firmware MMJOY16. Ele cita que desligou os slots programados para os toggles e para os encoders.



Vou postar no forum do SIMHQ ou até mesmo tentar me entender lá no SUKHOY para ver se encontro a solução.
Verifiquei também que o MEGA_MOZG abriu um post no forum russo do WAR THUNDER também.



[]`s

Ecosta
Last edited by Ecosta on 23 Feb 2014 22:36, edited 3 times in total.
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy

Post by Ecosta »

SK_Senshi wrote:Parabéns!!!!!!!!
Obrigado meu camarada

[]`s e Salute
Ecosta
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

Tenta falar com o Mega_Mozg no Sukhoi por MP, todas as vezes que perguntei algo me respondeu.

BTW - Sobre o suporte à Teensy++ 2.0 (perguntado em 29/1) o Mega_Mozg disse que o firmware não suporta, pois ele não conseguiu um exemplar para testar.

Sokol1
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy

Post by Ecosta »

Olá Sokol et all
Resolvi fazer um report meis detalhada sobre o problema de lentidão e/ ou funcionamento dos rotary encoders nas MJOY com o firmware MMJOY.
Aquela imagem que está no site do SUKHOY.RU mostra de fato em esquema de filtro (circuito R/C com resistores e capacitores) para o encoder. Por isso, no site do MMJOY, o MEGA_MOZG informa que as pinos externos de um encoder de três pinos devem ser colocados na saídas que possuem resistores. No exemplo do site, ele mostra uma MJOY8, mas no meu caso, a minha MJOY 16 possui os resistores nas linhas PC0, PC1, PC2, PC3, PC4, PC5, PC6, PC7 (total de oito habilitada das 12 linhas disponíveis e desligadas no firmware MMJOY) por motivo das linhas PD4 a PD7 terem sido desligadas pois no firmware original do mindaugas eram habilitada para toggle switch e encoders.

Então, para o encoder funcionar adequadamente, eu utilizei para teste os botões físicos 01 e 02 da MJOY 16, conforme o esquema de ligação abaixo:
Image

Durante a configuração, o MEGA_MOZG orienta girar o eixo do encoder no sentido horário e anti-horário e observar a seguinte sequência binária de 0 e 1 na qual "0" significa que o encoder não pisca e "1 " o encoder dá uma piscada (observar tal conmportamento na tela principal do configurator do MMJOY). Resumindo, a sequência tem que ser esta:
The output of the encoder rotating clockwise is as follows:
• A B
• 0 0
• 0 1
• 1 1
• 1 0
e esta:
The output of the encoder rotating counter-clockwise is as follows:
• A B
• 0 0
• 1 0
• 1 1
• 0 1

conforme a ilustração abaixo:
Image

Durante a verificação de rotação, o encoder tem o seguinte comportamento: ele se mantém rápido, ou seja, a cada click do detent do eixo ele responde, porém a sequência não é a mesma dos exemplo acima, isto é, a sequência de piscar ou não piscar (0 e 1) se caracteriza como uma sequência aleatória e não segue o padrão determinado.
Desconfiei que o problema poderia estar nos encoder, mas os modelos testados como sinal de saída são todos 2 bit grey quadrature (ELMA E-37 dual shaft, ALPS dual shaft e encoder simples com push button)

Mesmo assim, eu associei no configurator o botão "01" para o sentido horário e o botão "02" no sentido anti-horário. salvei as configurações no decide e restartei a Mjoy. A partir de então, a MJOY apresenta os seguintes comportamentos: O encoder não responde aos giros nos sentidos horário e anti-horário ou;
Se responde é necessário efetuar até 5 clicks de rotação para o encoder responder, ou seja, a velocidade do encoder torna-se lenta demais ou;
A MJOY 16 torna-se instável e durante o giro do encoder, ela simplesmente se desconecta sendo necessáriio retirar e plugar novamente o cabo USB.

Além da verificação deste comportamentos erráticos pelo configurator, eu utilizei em conjunto o SVMAPPER (configurado com a letra "A" no botão "01" e letra "B" no botão "02" e o bloco de notas (para a leitura da sequência de clicks).

BTW: O modo "Logical (software) toggle switch" funciona da seguinte forma: via de regra o push button aciona um circuito quando pressionado e desliga o mesmo circuito quando é liberado. Nesse modo, quando se aperta o push button, ele aciona e mantém o circuito ligado mesmo após ter liberado o pushbutton. Quando se pressiona novamente o pushbutton, ele desliga o circuito.

Senhores! alguma sugestão? Eu já enviei este report (ainda mais detalhado) para o MEGA_MOZG até de vídeo explicativo da situação no youtube!

[]'s e Salute

Ecosta
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy

Post by Ecosta »

Eu acho que encontrei o problema sobre o setup de encoders e com eixos.

Quando eu configuro apenas os encoders e com todos os eixos desabilitados. Todos os 4 encoders funcionam muito bem e com ótima velocidade de resposta.

Entretanto:

A medida que eu inicio a configuração com os eixos, os encoders tornam-se lentos e aparecem regulares instabilidades (disconexões) na placa Mjoy16.

No meu caso, se eu configurar somente três eixos (Rx, Ry e Rz) com as seguintes configurações:
- autocalibration without center, Filter 1 and Trim 1: Os encoders funcionam, mas se observa um pequeno atraso de resposta a cada click no eixo do encoder;

Se eu alterar o valor do filtro de "1" para valor "2" nos três eixos, os encoders param de funcionar.
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy

Post by Ecosta »

Olá pessoal
Voltei com os últimos reports sobre o firmware MMJOY.
Depois da última atualização do firmware (11/03/2014) e com os resultados de testes (vídeos e imagens) remetidos ao MEGA-MOZG sobre o problema entre encorders e potenciômetros, eu estava com esperança que o firmware resolvesse os problemas de lentidão e parada de resposta dos encoders, porém, o último firmware não trouxe nada de novo.

O problema geral reside em utilizar encoders e potenciômetros no mesmo controlador. A medida que a placa realiza as leitura dos potenciômetros (e o eterno e chato jitter nos eixos analógicos), os encoders tem uma resposta de giro super lenta e após alguns giros, deixam de responder.
Se os potenciômetros forem "zerados", ou seja, girar os potenciômetros para o seu valor "0" no eixo físico e deixá-los nesta posição, os encoders funcionam muito bem. Se os potenciômetros voltarem a ser girados, ou seja, registrarem valor maior que "0", os encoders deixam de funcionar.

Uma pena que o firmware se comporte assim justamente com a MJOY 16, que teoricamente é a placa mais antiga de todas os modelos disponíveis e atuais para o firmware MMJOY (até a Mjoy8 evoluiu de esquema elétrico e a Mjoy16 estacionou, a exceção do modelo adaptado de Mjoy 16 com reguladores de tensão do Sérvio).

O firmware MMJOY tem ótimos e interessantes recursos como o desligamento dos eixos não utilizados e os filtros de calibragem e que deveriam ser mais eficientes para o que se dispõe.
Resultado: voltei para o firmware original do Mindaugas que pelo menos tem encoders e potenciômetros funcionando simultaneamente de forma adequada (não é a ideal), até que o firmware MMJOY consiga apresentar o mesmo padrão.

PS: Qual o software utilizar para dar um "tweak" de ajuste fino nos eixos dos potenciômetros? Tentei o "DXTweak2" mas, dá erro no tentar rodar esse programa.

[]`s

Ecosta
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

Tem o DView (download na página do Leo Bodnar) mas só reconhece 6 eixos.

O DXTweak2 geralmente da erro quando não detecta um "dispositivo preferencial" conectado > P.Controle > Controladores de jogos > Avançado.

Mesmo que haja um "joy" (qualquer HID USB para jogos) o "dispositivo prefencial" pode ter sido reservado para um outro "joy" que foi desplugado. Tem que selecionar nesta aba.

Sokol1
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy

Post by Ecosta »

21_Sokol1 wrote:Tem o DView (download na página do Leo Bodnar) mas só reconhece 6 eixos.

O DXTweak2 geralmente da erro quando não detecta um "dispositivo preferencial" conectado > P.Controle > Controladores de jogos > Avançado.

Mesmo que haja um "joy" (qualquer HID USB para jogos) o "dispositivo prefencial" pode ter sido reservado para um outro "joy" que foi desplugado. Tem que selecionar nesta aba.

Sokol1

Valeu mais uma vez Sokol1

Acho estranho o DXTtweak2 apresentar o erro porque apenas a Mjoy16 está plugada atualmente no PC.

Vou usar mesmo o dxview porque na Mjoy 16 estão sendo utilizados apenas apenas os eixos para os trims (Rx, Ry e Rz).

Espero deixar operacional e terminar de uma vez por todas o meu painel neste final de semana. Estava desde o dia 15 de fevereiro com problemas com ATMEGA 16 bugado (ainda bem que recebi um novo) e as incompatibilidades observadas no MMJOY com encoders e pots em conjunto. Esperei demais para voltar a voar nos simuladores.
:Tomcat:

[]s

Ecosta
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

Fiquei curioso com este negócio. :)

Liguei um encoder de mouse (não sei o tipo de código) no MMJoy16 - sem diodo mesmo - ficou botão 1 e 5 (devido aos conectores).

No SVMapper digita, girando lento:

Para direita - 5151515151515151

P/esquerda - 5115515151511551

As vezes falha um ou pressiona os dois ao mesmo tempo.
Para a esquerda requer girar mais para registrar um pulso...
Durante a verificação de rotação, o encoder tem o seguinte comportamento: ele se mantém rápido, ou seja, a cada click do detent do eixo ele responde, porém a sequência não é a mesma dos exemplo acima, isto é, a sequência de piscar ou não piscar (0 e 1) se caracteriza como uma sequência aleatória e não segue o padrão determinado.
Ecosta,

Testando com mais cuidado, o Mjoy16 +MMjoy firware, encoder de mouse (é tipo incremental -quadrature) na tela do Configurador respondeu na sequencia binária correta.
Defini botão 1 e 2 para o Encoder, salvei no Mjoy16.

Mas não vi utilidade porque no Controlador de Jogos o Encoder responde do mesmo jeito que no Configurador.
Ou seja, aperta 1 e 2 tanto faz se girando para a esquerda ou para a direita, só muda a sequencia das piscadas (o código binário).
Não ficou botão 1 para um lado e botão 2 para o outro... :?:

Coloquei os diodos, mas não alterou.

Sokol1
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy

Post by Ecosta »

21_Sokol1 wrote:Fiquei curioso com este negócio. :)

Liguei um encoder de mouse (não sei o tipo de código) no MMJoy16 - sem diodo mesmo - ficou botão 1 e 5 (devido aos conectores).

No SVMapper digita, girando lento:

Para direita - 5151515151515151

P/esquerda - 5115515151511551

As vezes falha um ou pressiona os dois ao mesmo tempo.
Para a esquerda requer girar mais para registrar um pulso...Sokol1
O encoder de mouse otico pode ser utilizado como um encoder quadrature do tipo 2 bit grey, ou seja, compatível para aplicações no simulador. Para o correto funcionamento, o site MMJOY determina que os pinos referentes aos botões fiquem conectados nas linhas do MJOY16 que contenham os resistores e o pino ground pode ser ligado numa das colunas sem resistores. Também orienta que após as identificação dos botões ligados no encoder, configure tais botões na aba ENCODER (identifique os botões) do configurator, salve para o device e restart device. Teoricamente, o encoder está pronto para atuar pulsando (acendendo a indicação vermelha no SVMAPPER a cada click, seja no sentido anti-horário ou seja no sentido horário).

Aquele esquema elétrico colocado no forum do SUKHOY que você citou como um referência de sugestão para ligação dos encoders (com resistores de 10K) já está implantado na própria board da MJOY 16 com resistores de 10k (ligados na forma de ponte resistiva). Se você ligou observando estes detalhes, a ligação elétrica do encoder está correta e, via de regra, deveria funcionar.



Ecosta,
21_Sokol1 wrote:Testando com mais cuidado, o Mjoy16 +MMjoy firware, encoder de mouse (é tipo incremental -quadrature) na tela do Configurador respondeu na sequencia binária correta.
Defini botão 1 e 2 para o Encoder, salvei no Mjoy16.

Mas não vi utilidade porque no Controlador de Jogos o Encoder responde do mesmo jeito que no Configurador.
Ou seja, aperta 1 e 2 tanto faz se girando para a esquerda ou para a direita, só muda a sequencia das piscadas (o código binário).
Não ficou botão 1 para um lado e botão 2 para o outro... :?:

Coloquei os diodos, mas não alterou.

Sokol1
Deveria funcionar com botão para um lado e botão 2 para o outro lado. você utilizou o último firmware e configurator datados de 10/03/2014?

Eu cheguei a comprar e utilizar o encoder da página mostrada abaixo:
http://www.ebay.com/itm/KY-040-Rotary-E ... 5d4a24ae05

Na foto, encoder está ligado ao PCB de acordo com o mesmo esquema mostrado por você num post anterior (os resistores de 10 k são do tipo SMD e estão na parte de baixo do PCB), na esperança de que este esquema de ligação resolveria os problemas de lentidão e comportamento randômico dos encoders e se caso resolvesse, eu teria que implantar para cada encoder um PCB com as ligações. Esse encoder ligado no PCB respondeu da mesma forma que os outros encoders e olha que eu testei as ligações e comportamento como dois Elmas E-37 dual encoder, o encoder com o PCB de ligação e outro encoder do mesmo modelo ,mas sem o PCB de ligação. Quando a sua MJOY encoder chegar aqui em casa, eu vou te remeter dois encoders para você realizar testes com eles.

Para eliminar todas as dúvidas de funcionamento suspeito dos encoders na MMJOY 16, regrave um chip ATMEGA 16 com o Hex original e teste os encoders. É eloquente a diferença de comportamento dos encoders entre o firmware do Mindaugas e o firmware MMJOY.

A conclusão que eu chego é que os encoders não estão bem codificados no firmware MMJOY para utilização com a MJOY16 e a situação se agrava com a utilização em conjunto de potenciômetros que roubam para si toda a banda de comunicação entre o controlador e o PC.

Os encoders podem estar funcionando de forma perfeita nos outros modelos de placas e podem estar sendo otimizados para uso nas placas mais modernas disponibilizadas no site do MMJOY. Mas particularmente, para o modelo com MJOY16 o código não está otimizado e adequado. Eu estou com o PCB de MJOY8 (projeto elaborado por você) pronta para a colocação dos componentes,mas não estou tendo tempo de montar. Eu quero montar e testar o firmware para verificar se os encoders trabalham de forma mais otimizada.

[]s e Salute!


Ecosta
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

Baixei o último firmware (11/3/2014) e Configurador.

O que complica é que para gravar tenho que ligar um computador antigo que tem porta LPT1 - e o bendito funciona quando quer... :)

Bom, gravei e configurei um MMjoy16* com 4 eixos 1 Encoder, 32 botões.

Testei e:

22222222222
11111111111

:)

Tive a impressão que é preciso girar o Encoder uns ~45 graus par cada clique, mas diria que esta usável.

* A propósito, quando configurei o MMjoy a primeria vez o Windows não reconheceu, é que usei um nome que já havia usado (MMJoy) e como já tinha esta informação no registro e o dispositivo ficou diferente, não vê.
Limpei o registro e foi só reconectar o MMjoy para ser detectado (parece que aquele botão "Clear register" não funciona, limpei manualmente no Regedit).

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

Testado rapidamente como trim de profundor no CloD, funciona OK, cada ~1/4 de volta do encoder é um pique no trim. :)

Image

Não tem é como voar e trimar com essa "gambiarra" ai. :P :rofl:

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

Controles "véio" modernizado com o MMjoy (By Mega_Mozg).

Image

Image

Note os eixos no modo digital - não é qualquer HOTAS COT's que tem isso... ;)

Sokol1
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy

Post by Ecosta »

21_Sokol1 wrote:Testado rapidamente como trim de profundor no CloD, funciona OK, cada ~1/4 de volta do encoder é um pique no trim. :)

Não tem é como voar e trimar com essa "gambiarra" ai. :P :rofl:

Sokol1
no meu caso, os encoders funcionam perfeitamente quando unicamente utilizados e sem potenciômetro habilitado.

Sokol, por favor, você poderia realizar o seguinte teste e reportar os resultados:

1 - colocar o encoder e testar a sua resposta (vai funcionar sem problemas conforme relato acima);

2 - Colocar dois pots nos eixos, habilitar no software MMJOY, centrar ambos os pots e verificar a resposta dos encoders;

3 - Habilitar nos eixos dos pots o filtro valor 3 e verificar se o encoder tem a resposta adequada;

4 - Mover ambos os pots para registrar valor "0" e verificar a resposta de movimento do encoder.

Lembrando que saiu um novo configurator no dia 18 de março e gostaria de te remeter um firmware de avaliação que o MEGA MOZG enviou apenas para mim. Gostaria de verificar a resposta deste firmware com a sua configuração de Mjoy16, encoder e pots em conjunto.

PS: Mesmo colocando a MJoy16 como dispositivo preferencial, dá erro no DWTWEAK2.

[]'s

Ecosta
Post Reply