MMJoy/MMjoy2

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy

Post by Ecosta »

Resultados da tentativa de gravação do firmware
Eu construí o gravador para serial conforme o esquemático, conectei o gravador serial nos pinos de gravação da Mjoy16 (MOSI, MISO, SCK, RESET e GROUND), plugo na porta COM, ligo a Mjoy16 na porta USB (o windows informa "hardware desconhecido), abro o PONNYPROG, faço a calibragem, escolho a opção de gravação para a porta serial, configuro SECURE BITS conforme as orientações no site do MMJOY, escolho o arquivo HEX correspondente ao chip (ATMEGA 16) e clock (12 Mhz de cristal), escolho a opção WRITE FLASH e o PONNYPROG informa: "Device missing or unknown device (-24)", escolho a opção "IGNORE", o PONNYPROG realiza a escrita, mas no final informa "WRITE FAIL" ...
alguma sugestão para corrigir o porquê do ponnyprog não gravar o firmware?

[]`s
Ecosta
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

ECosta,

Já tive problema com esse erro 24 e era erro na montagem - diodo invertido no caso.

Dê uma conferida pelo esquema elétrico.

BTW - A configuração e gravação do "Security Bits" é feita após a gravação do firmware.

Sokol1
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy

Post by Ecosta »

21_Sokol1 wrote:ECosta,

Já tive problema com esse erro 24 e era erro na montagem - diodo invertido no caso.

Dê uma conferida pelo esquema elétrico.

BTW - A configuração e gravação do "Security Bits" é feita após a gravação do firmware.

Sokol1
Infelizmente, eu não consegui. :(

Verifiquei a condutividade em todas as conexões e trilhas desde o cabo serial de conexão na porta COM do PC até o soquete de gravação na PCI da Mjoy16.
Substituí os diodos e o transistor BC 547 por componentes novos e nada.
Não sei mais o que fazer quanto ao gravador serial.
Eu estou pensando nas seguintes alternativas:
1) montar o gravador para a porta paralela (não tenho esta porta no PC);
2) montar o ATMEGA na protoboard e fazer a ligações mínimas com o gravador serial;
3) Usar o dongle USB -ASP que eu tenho para os meus ARDUINOS.

[]`s e salute

Ecosta
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

Qual o esquema que esta usando, do Servio?

Sokol1
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy

Post by Ecosta »

21_Sokol1 wrote:Qual o esquema que esta usando, do Servio?

Sokol1
O Mjoy 16 é o projeto polonês do site abaixo (modelo Sundowner) :
https://sites.google.com/site/mjoy16/plytka

Aquele programador serial, do forum xsimulator, sugerido pelo SENETOR, conforme esquema abaixo:
http://www.xsimulator.net/community/att ... -pdf.3647/
(Arquivo em PDF)

Tem outra alternativa? Já estou ficando ... :@

Tenho 02 chips ATMEGA (ATMEGA 32 e ATMEGA 16) para atualizar e não tá dando nada certo ...

O programador USB - ASP não deu certo por conta do software e os esquemas de gravação, via protoboard, necessita de um cristal de 4,0 Mhz... só bomba...
[]`s

Ecosta
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

Bem, estes PCB com matrix de diodos integrada aumenta a chance de algo dar errado - curtos...
Prefiro o esquema K.I.S.S. :)

Lembo que num extinto forum local de FSX, um sujeito plugou os cabos do programador nos respectivos pinos do ATMEGA, +5V e GND e se não me engano o cristal com os capacitores e foi suficiente para gravar o HEX.

Assim se conseguir gravar o erro esta no restante do circuito. Os demais compontentes são para o padrão USB 1.1.

No meu caso de diodos invertidos eu troquei todos os componentes, inclusive os diodos, por fim desisti e encostei...
Algum tempo depois - se me lembro bem, meses - peguei a placa e de cara vi os diodos invertidos - coisa que não vi quando conferi e inclusive troquei... :)

Sokol1

Sokol1
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy

Post by Ecosta »

21_Sokol1 wrote:Bem, estes PCB com matrix de diodos integrada aumenta a chance de algo dar errado - curtos...

Sokol1
consegui!! :whew:

Depois do último post de ontem à noite, eu resolvi montar um gravador para a porta paralela, pois ja havia comprado os componentes necessários para uma eventual emergência.
Hoje, eu usei o meu PC no serviço (Porta LPT e Win XP) para a gravação e após várias tentativas ainda dava erro de gravação, apesar da barra de progressão indicar que realizava a gravação, mas sempre parava nos 60% de write flash.
Dei uma pesquisada na documentação e no FAQ trazia alguma informação sobre o erro 21 WRITE FAIL na qual solicitava alterar os seguintes parâmetros no arquivo ponnyprog.ini:
ATMegaPageWriteDelay=50 (manter este valor)
AVRByteWriteDelay=de 20 para 30
AVREraseDelay=de 50 para 100.

Alterei os valores e tentei novamente, tanto via serial como via paralela, e o erro insistia em permanecer na gravação por volta dos 60%.
Eu estava quase perdendo as esperanças e partindo para a gravação via USBASP com o programa AVRDUDE, quando o ATMEGA 32 resolver aceitar de vez o flash.
Depois do flash gravado, eu confirmei que o *.hex estava residente na memória do ATMEGA, gravei os fuse bits e prontamente o windows reconheceu o dispositivo.
No programador, eu configurei inicialmente o MJOY16 para o nome MMJOY16, deixei apenas três eixos habilitados, os 48 botões e os encoders. Após gravar os settings para o MJOY, o Windows prontamente reconheceu o dispositivo e listou a MJOY16 nos controladores de jogos.
Foi uma sufoco quase beirando o desânimo, mas deu certo. Ainda não tive tempo de explorar a fundo o programador, mas observei que apenas aparecem 48 botões disponíveis (o antigo MJOY16 oferecia mais botões). O SV MAPPER lê apenas os 48 botões, mas não lista os 4 encoders (configurei para os botões 88 a 96).
Fiquei com algumas dúvidas:
1 - como habilitar todos os slots disponíveis na MJOY16?
2 - Como eliminar ao máximo o jitter dos eixos analógicos? Vou usar os eixos para os três trins de compensação e qual o valor ideal para os filter?
3 - Como configurar os botões como push buton ou toggle?

Valeu mais uma vez pela ajuda dispensada meu caro SOKOL :clap:

[]'s
Ecosta
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

O Mjoy16 oferece até 112 botões, mas por isso é lento como uma lesma.

A ideia do Mega_Mozg com MMjoy foi simplificar aumentar a velocidade de acesso, por isso limitou a matrix a 48 botões.

Os filtros vão de 1 a 15, em um não a filtragem. É também importante usar cabos blindados, o China recomenda um tal dde "pig tail" e o mais curto possíveis. Talvez seja interessante usar o conversor digital, a probabilidade de interferencias diminui.

Por default os botões são "push button" (igual tecla de teclado), para configurar como toggle, veja que nos botões tem 3 modos, o normal, numerado de 1 a 64 (?), depois o de 1p a 48p e de 1r a 64r.
P é o botão a ser acionado quando o switch fisíco for colocado em ON, R é o botão a ser acionado quando o switch fisíco for colocado em OFF.

Tem uma outra opção, de 1s a 64s, o Mega_Mozg disse que é para simular com um botão push um switch ON/OFF virtual... Não entendi como funciona.

BTW - Não ative a autocalibração, no atual firmware esta bugada se usar sensor HALL, o Mega-mozg esta revisando.

Sokol1
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy

Post by Ecosta »

21_Sokol1 wrote:O Mjoy16 oferece até 112 botões, mas por isso é lento como uma lesma.

A ideia do Mega_Mozg com MMjoy foi simplificar aumentar a velocidade de acesso, por isso limitou a matrix a 48 botões.

Os filtros vão de 1 a 15, em um não a filtragem. É também importante usar cabos blindados, o China recomenda um tal dde "pig tail" e o mais curto possíveis. Talvez seja interessante usar o conversor digital, a probabilidade de interferencias diminui.

Por default os botões são "push button" (igual tecla de teclado), para configurar como toggle, veja que nos botões tem 3 modos, o normal, numerado de 1 a 64 (?), depois o de 1p a 48p e de 1r a 64r.
P é o botão a ser acionado quando o switch fisíco for colocado em ON, R é o botão a ser acionado quando o switch fisíco for colocado em OFF.

Tem uma outra opção, de 1s a 64s, o Mega_Mozg disse que é para simular com um botão push um switch ON/OFF virtual... Não entendi como funciona.

BTW - Não ative a autocalibração, no atual firmware esta bugada se usar sensor HALL, o Mega-mozg esta revisando.

Sokol1
Valeu meu camarada!
Grato pela explicação
A gravação dos ATMEGA tem que ter paciência... tentei fazer a gravação no ATMEGA 16 reserva e não gravou o arquivo Hex... Acredito que o chip possa estar com problemas...

Nos eixos habilitados, tem a opção de TRIM? sabe me dizer o que significa de fato esta função?
Inicialmente, eu configurei os eixos do pots com filtro nível 3 mas acho que vou aumentar tais valores.

Aproveitando a oportunidade, segue algumas fotos da construção do meu painel de vôo:

Image

Image

Image

e uma foto noturna do back light:

Image

[]`s e Salute!

Ecosta
User avatar
40_Griffon
Ala
Ala
Posts: 1667
Joined: 17 Dec 2005 21:00
Location: Santos/SP

Re: MMJoy

Post by 40_Griffon »

Nossa, que irado Ecosta!!! Muito dez, parabéns.

Na próxima encarnação eu faço engenharia eletrônica. :rofl:
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

Muito bom, parabéns.

As caixas são feitas em acrílico?
No sub-painel para trimagem, os tres botões em baixo são para zerar os trims?

Sokol1
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy

Post by Ecosta »

LuisF wrote:Nossa, que irado Ecosta!!! Muito dez, parabéns.

Na próxima encarnação eu faço engenharia eletrônica. :rofl:
Obrigado Luis

Vou te dizer algo motivador: Quando eu decidi montar este painel, eu não sabia nada de eletrônica e nem possuía nenhuma ferramenta. Comecei a ler, estudar, pesquisar, adquirir material e adquirir conhecimento dos " fora de série" como o SOKOL e principalmente praticar a eletrônica. Em matéria de eletrônica, sou um autodidata, hobbista e esforçado.

[]'s e salute

Ecosta
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy

Post by Ecosta »

21_Sokol1 wrote:Muito bom, parabéns.

As caixas são feitas em acrílico?
No sub-painel para trimagem, os tres botões em baixo são para zerar os trims?

Sokol1
Obrigado SOKOL

Sim! As caixas, bem como o painel de lay out, foram feitas em acrílico com o Marcos da BR COCKPITS. Os painéis possuem três camadas: a primeira é a placa suporte de alumínio 2,0 mm para fixação dos componentes, a segunda é uma placa de acrílico 2,0 mm transparente para o backlight e a terceira é a placa lay out em acrílico 2,0 mm. Todas as placas e as caixas foram projetadas no corel, construídas maquetes em escala 1:1 para tentar observar possíveis erros de projeto, bem como melhorias. Todas as placas foram cortada e furadas em CNC.

Isso mesmo! os três botões da parte da baixo tem a função de zerar o trim de pitch, roll e yaw.

Mais algumas fotos durante a fase de construção do painel:

Material reunido:
Image

Painel 1
Image

Ligações
Image

BackLight
Image

Painel 2
Image

Ligações
Image

Backlight
Image

Circuitos auxiliares (light landing gear drive e park brake drive)
Image

[]'s e Salute

Ecosta
Ecosta
Posts: 113
Joined: 23 Jun 2013 16:57

Re: MMJoy

Post by Ecosta »

Eu estou tentando configurar os encoders na MMJOY 16 com ATMEGA 32 e está dificil. Sigo as instruções configurando no "configurator do MMJOY" os botões 1 e 2 para encoders, no SVMAPPER eu configuoi, por exemplo, "A" para o botão 1 (sentido de rotação horário) e "B" para o botão 2 (sentido de rotação anti-horário) , porém o resultado do giro nos dois sentidos apresenta apenas a letra "A". Alguma dica do eu estou fazendo de errado?

PS: Falta apenas configurar os encoders para declarar "operacional" o meu painel de vôo.

[]`s
Ecosta
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: MMJoy

Post by 21_Sokol1 »

Fiz um tópico sobre o MMjoy no SimHQ, o Mega-Mozg esta respondendo lá.

http://simhq.com/forum/ubbthreads.php/t ... ost3899105

Posta o problema para ver se ele ajuda. Eu não tenho encoders para testar.

No Sukhoi ele disse para ligar deste jeito.

http://www.sukhoi.ru/forum/attachment.p ... 1391142605

Fala tambem de alterações nos pinos do Mjoy16 com a redução de botões:

http://www.sukhoi.ru/forum/showthread.p ... 6&page=108

Tem tambem um firware de 10.2.2014 que diz ser atualização para encoder com ATMEGA32

http://www.sukhoi.ru/forum/showthread.p ... ost2053114

Sokol1
Post Reply