@ Condor - recruta para seu ala no CloD.

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

@ Condor - recruta para seu ala no CloD.

Post by 21_Sokol1 »

;)

Image

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: @ Condor - recruta para seu ala no CloD.

Post by 28_Condor »

S!

AEEEE... jambock na área, ops, BINFA :P

E a santo, qual a experiencia até agora?

Mas justo agora que estou no estaleiro sem rudder? Assim que arrumar um subimos aos céus ingleses em dupla 8)


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: @ Condor - recruta para seu ala no CloD.

Post by 44_Santo »

Hehe!!!
Que cena épica, não sabia que era o Sokol do meu lado! :D
Tem como colocar outro nick que não seja o da conta no Steam?
Por que a maioria dos jogos que tenho no Steam são de tiro, por isso uso nick do Batalhão de Infantaria. :)

Bom, minhas primeiras impressões são as melhores possíveis.
Tenho um computador datado, com pouca memória, mas com uma placa de vídeo de respeito.
Minhas especificações:
Athlon II X2 270 3.4GHz
4GB de RAM DDR2
HD6950 2GB

Estou rodando bem liso e em Full HD, o máximo que minha TV suporta, e com todas as opções internas de detalhes e vídeo no máximo.
Com exceção da quantidade de construções no solo, que está em médio.
Também estou rodando com o máximo de anti-aliasing forçado via driver da placa de vídeo, então a imagem fica perfeita, sem serrilhado.
Não importa se tem bombardeiros por perto, posso entrar na 6 deles, mesmo eles fumaçando, que não há diferença perceptível.
Ontem também entrei no meio das nuvens, finalmente vi nuvens de verdade no Clod, e continua liso.
Fiz uns testes voando em Londres, pousei numa das avenidas e depois decolei novamente, e tudo continua perfeito.

Nos testes que fiz, foi que descobri a questão da quantidade de construções.
No início era impossível voar sobre Londres, mas os sistema de nível de construções do Clod é mais inteligente que no 1946.
No 1946, independente da quantidade, todas as construções sempre aparecem numa distancia máxima determinada, que é influenciada pelas opções de detalhes que definimos nas opções gráficas do 1946.
Desta maneira, em certas situações, seu computador sobra, e muito, em alguns casos, desertos por exemplo, mas sofre muito em outros como sobre Berlim.
No Clod não importa a distância, você pode brincar com a quantidade máxima de construções que vão aparecer na tela ao mesmo tempo.
Na prática, em regiões de poucas construções elas vão surgir de mais longe e em regiões com muitas, elas acabam surgindo mais perto.
No meu micro o nível médio de construções foi suficiente para voar liso sobre Londres e até pousar numa das avenidas. :P :D

Estou com tudo ligado e no máximo, grama, sombra, árvores, bonecos, modelo da aeronave.
Foi uma grande surpresa para mim, achava que nem ia rodar, mas já estou rodando com tudo que tenho direito.
Não tenho stutters, nada de stutters, mas tenho os clássicos lags que aparecem de vez em quando, assim como no 1946 só que um pouco mais fortes, e provavelmente pelo mesmo motivo, estou chutando, mas acho que quando uma formação de bombardeiros é criada deve dar lag como no 1946.

Acho que o 1940 é mais GPU sensitive que CPU.



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: @ Condor - recruta para seu ala no CloD.

Post by 28_Condor »

S!

Legal, não falei que não ia doer? :D

Dá pra personalizar um nome na lateral do Spit/hurri, eu tenho colocado GAVCA, mas como não aparece o número na cauda podemos colocar nossos nicks Jambock 28 e 44, ou Condor_28 e santo_44. Eu usava a skin Jungle, porque camuflava mais contra o solo, mas agora como o pisca-pisca do brilho do sol acho que já não adianta tanto...



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: @ Condor - recruta para seu ala no CloD.

Post by 44_Santo »

Agora eu estou entendendo o sistema das hélices do Spit.
Na verdade o Spit não tem controle livre de ângulo de ataque como eu pensava.
Os primeiros tinham apenas duas posições: decolagem e velocidade.

Já os com sistema de hélice constante, você não controla o ângulo de ataque, mas controla o RPM que o sistema vai tentar manter mudando automaticamente o ângulo de ataque para você.
Pela lógica, o sistema não lhe permite aumentar o RPM, porque o limite do motor do Spit é de 3000RPM, acima disso o motor estoura.
Então a única opção é diminuir o RPM, o que faz com que o sistema trabalhe com um ângulos de ataque maiores que os ótimos.
Assim, para manter a temperatura do motor, eu coloco o pitch do Spit em 2600RPM e esqueço do throttle, meu throttle está sempre no máximo.
Só diminuo o throttle quando em mergulho, se percebo que o RPM vai passar de 3000, ou quando vou pousar.
Desta forma, o pitch passou a ser mais importante que o throttle, porque é a única forma de diminuir a velocidade e a temperatura do motor ao mesmo tempo com eficiência.
Perceba que o sistema automático continua funcionando, ele fica mudando o ângulo de ataque automaticamente para manter o RPM na posição que você escolheu, por exemplo 2600RPM.
Logo que avisto um "bandit", coloco o pitch na posição máxima, 3000RPM.

Na prática, com hélice de velocidade constante, o pitch não é realmente um pitch, mas uma alavanca para escolher o RPM que se deseja que o sistema mantenha, para isso o sistema se utiliza da mudança de ângulos de ataque da hélice, mas não é o piloto que atua no ângulo de ataque, o sistema faz tudo automaticamente, o piloto só escolhe o RPM.
Em qualquer situação o sistema vai manter o RPM desejado, salvo quando se ultrapassar o limite que ele consegue controlar (potência insuficiente ou velocidade alta demais).
Isso quer dizer que no 1946 também funciona corretamente para aeronaves com hélice de velocidade constante, porque funciona da mesma forma, o chato é que o motor não estoura nunca. :P



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: @ Condor - recruta para seu ala no CloD.

Post by 21_Sokol1 »

Santo,

Pela sua descrição voce devia estar voando com um Spit I - e contra os onipresentes 109E/4N (*) sem chance de chegar perto. :P

Já com o Spit IIa (merlin III) até uns 10K pode manter 3000 RPM e o thottle "firewalled" - embora entre 6 e 8 lbs de pressão não faça diferença visível na RPM, que com o radiador aberto a temperatura se mantem sobre controle.
Bem pilotado este modelo tem capacidade de pegar qualquer 109.

No IIa o controle de passo é progressivo. Apenas quando usar o Boost (+12 lbs) é que dever observar o limite de 5 minutos, principalmente em altas (20k) altitudes.

A wiki do TF detalha bem estas minucias.

http://www.theairtacticalassaultgroup.c ... er_engines
http://www.theairtacticalassaultgroup.c ... ht_manuals

BTW - Uma coisa que tem passado desapercebido é que com os limites estruturais implementados no MOD é preciso criar um perfil de josytick com especifico (menor sensibilidade) para os bombardeiros, pois puchar forte o manche (como se faz num caça) durante um skip bomber arrancara as asas de He-111, Ju-88, Br.20.

Num avião real o piloto teria que usar as duas mãos muita força para fazer este movimento, mas no jogo como não tem esse "feedback" muitos ficam chiando que os aviões estão fracos. :P :wasntme:

(*) O 109-E4/N é uma "aberração" nos jogos onlines. Na RL foram construídas 20 unidades deste modelo, se metade participou na BoB foi muito, mas obviamente todo Blue só quer voar nele, assim tem se basicamente um "SpitIIa x Bf-109E/4N".

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: @ Condor - recruta para seu ala no CloD.

Post by 28_Condor »

S!
(*) O 109-E4/N é uma "aberração" nos jogos onlines. Na RL foram construídas 20 unidades deste modelo, se metade participou na BoB foi muito, mas obviamente todo Blue só quer voar nele, assim tem se basicamente um "SpitIIa x Bf-109E/4N".
Se pedir no forum do ATAG para limitar esse plane, ou criar missões com planesets diferenciados, Spit1 Vs E-3, Hurri Vs E1, alíás algo que falta (parece que a BoB não possui cronologia), serei crucificado? :P



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: @ Condor - recruta para seu ala no CloD.

Post by 44_Santo »

Estava voando justamente o Spit IIa.
Mantinha o pitch em 2600RPM, não sei quanto isso significa em pressão :P , e o sistema hidráulico de hélice constante mantém o RPM automaticamente, independente do throttle ou velocidade.
Ao confirmar um "bandit" já mudava para 3000RPM.
Sistema muito simples de manusear e muito inteligente.

Estava falando do Spit Ia apenas na primeira parte da mensagem até aqui:
Os primeiros tinham apenas duas posições: decolagem e velocidade.
Todo o resto é sobre o IIa, que tem sistema de hélice de velocidade constante.

Depois de entender o sistema do Spit IIa, passei a aplicar a mesma técnica no 1946 em Coral Sea, minha performance melhorou tanto que até dei um calor nas AI's Zekes com um SBD-3, inclusive abati um. :P :D



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: @ Condor - recruta para seu ala no CloD.

Post by 21_Sokol1 »

28_Condor wrote: Se pedir no forum do ATAG para limitar esse plane, ou criar missões com planesets diferenciados, Spit1 Vs E-3, Hurri Vs E1, alíás algo que falta (parece que a BoB não possui cronologia), serei crucificado? :P
SP!
Lá no forum deles tem propostas neste sentido de limitar determinados aviões "historicamente", inclusive de limitar Spit em proporção 1/2 em relação ao Hurricane, de retirar os Wellington, os navios alemães estacionados no sudoeste da França...
Mas é complicado, o ATAG como único server (a considerar do CloD) tem que agradar gregos e troianos, e como a maioria entra online com espírito "Top Gun" se não tiver seus aviões "Uber" o server esvazia.
Atualmente podemos considerar o server como meio BoB/meio Circus/Rhubarb (early 41).

Sem falar dos nobies que instalam o CloD e já entram online sem sequer saber ligar o motor... :P

Querer recriar/encenar eventos históricos em server público é utopia.

O Saulo (mestre em scripts) tem criado missões com propostas interessantes, mas quando colocam no server, ao menor sinal de problema retiram e deixam só as de sempre (com informações erradas no briefing)... :wasntme:

Sokol1
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6802
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Re: @ Condor - recruta para seu ala no CloD.

Post by 07_Phantom »

Maneiro!! Acho que vou instalar essa bagaça aqui denovo :)
SP!
Phantom
komet163
Posts: 238
Joined: 22 Apr 2010 17:45
Location: Santo André-SP

Re: @ Condor - recruta para seu ala no CloD.

Post by komet163 »

21_Sokol1 wrote:Santo,

Pela sua descrição voce devia estar voando com um Spit I - e contra os onipresentes 109E/4N (*) sem chance de chegar perto. :P

Já com o Spit IIa (merlin III) até uns 10K pode manter 3000 RPM e o thottle "firewalled" - embora entre 6 e 8 lbs de pressão não faça diferença visível na RPM, que com o radiador aberto a temperatura se mantem sobre controle.
Bem pilotado este modelo tem capacidade de pegar qualquer 109.

No IIa o controle de passo é progressivo. Apenas quando usar o Boost (+12 lbs) é que dever observar o limite de 5 minutos, principalmente em altas (20k) altitudes.

Sokol1
Gostaria de saber como vocês acham tempo pra ler tantas coisas e ficarem ligados em tantos detalhes sobre as aeronaves e o CloD? :geek:
As vezes faço voos mais por instinto e prazer, sem muita técnica, mas também é claro sem muitos resultados! :rofl:

Estes dias tentei utilizar o Spitfire MkI no ATAG, e por duas vezes o motor do bicho me deixou na mão, isso após subir mais de 10.000 pés. Então me retei e peguei um MkIIa e conseguir fazer um voo melhor! Não tive tempo depois para investigar o que aconteceu em relação ao MkI.
Komet
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6:7.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: @ Condor - recruta para seu ala no CloD.

Post by 28_Condor »

S!

Santo, que dias você está voando no CloD?

Chegou aqui meu Pedal CH Pro, agora já posso decolar novamente :)

Tive sorte que a alfandega não me cobrou imposto, isso apesar com a nota do produto estar colada na parte de fora da caixa :tmi:

Mal testei mas na calibragem me pareceu perfeito, só vou ter que me acostumar à maior "frouxidão" do trilho...



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: @ Condor - recruta para seu ala no CloD.

Post by 28_Condor »

S!

Pra variar, o rWin bagunçou a ordem dos fatores e tive que re-assinalar meu joy :^)

Testei no spit2 e o rudder parece bem preciso mesmo.

Estranhei porém o profundor (novo patch?), tá dificil fazê-lo subir e descer :yawn:


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: @ Condor - recruta para seu ala no CloD.

Post by 21_Sokol1 »

Não Tio, não mecheram no profundor no Patch TF (se pudessem bem que poderiam consertar o leme do Hurri...), deve ser problema de "keyboard" mesmo. :lol:

Como reassignou eixos, é provavel que o eixo relacionado tenha ficado com pouca sensibilidade e ou muita deadzone.

1.0 signifca 100%.
Options>controls>axes and click on the elevator tab.
You should see 5 bars appear at the bottom of the screen.
The right hand 2 show the sticks INput into computer and the OUTput into the game.
Move elevator and watch the bars move.
If all 3 of the left hand bars are set to 0.00 the in and the OUT bars should follow each other smoothly and exactly.

Of the left hand bars:
Sensitivity controls sensitivity, fully left the output should mirror the input (same as 100's across the board in old IL2 terms). Moving it to the right makes the stick less sensitive in the middle but should still reach maximum deflection.
It applies an 'S' curve to the input in proportion to how far you move the slider.
Change to suit what you think is realistic works best for you, but would recommend starting at 0.00 0%.

Dead zone controls the deadzone at the axis centre, left is no deadzone and 1.00 is the maximum deadzone.
A deadzone is an area in which stick movement will produce no output into the game, as you don't want this behaviour I recommend 0.00.

100% Dead zone controls the deadzone at the extremities of movement in a similar way to 0% deadzone.

IMPORTANT- when you have the settings to your liking based on the in/out bars, click the APPLY button, if you hit back any changes you made will not be saved.
Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: @ Condor - recruta para seu ala no CloD.

Post by 44_Santo »

Eu não tenho dia certo, Condor.
Depois que voltei para a faculdade estou mais vegetando que vivendo. :sweat:

Mas, vamos marcar sim, porque contra esses super 109s que deixam sempre os Spit para trás não da para voar sozinho.
Quando trombarmos um E/4N, vou apontar o meu nariz mergulhando em 45º, Full throttle e trimar o melhor que eu puder em direção à base e a nossa conversa no rádio vai ser mais ou menos assim:
28 - 28 para 44, o que você está fazendo?
44 - Estou tentando correr o mais rápido que eu posso para fugir do E/4N.
28 - Você sabe que é impossível correr mais que o E/4N com um Spit.
44 - Mas eu não preciso correr mais que ele, só preciso correr mais do que você.
:rofl: :rofl: :rofl:



santo
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
Post Reply