Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Forum dedicado a Joysticks, HOTAS, Track-Ir, Freetrack, contrôles e cockpit's tipo "faça você mesmo", etc.
Post Reply
=AN=Apache

Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

Primeiramente peço lincença para postar esse topico msa a ideia principal é pediar a ajudar de todos voçês...

Estou estudando um projeto de customizar Throttle e Grip da Suncom

A ideia colocar a placa controladora USB de 12 Bits que é vendido pelo LEO e modificar tudo para sensores Hall

No Throttle irei utilizar toodos o botões de fábrica e adcionar mais alguns como também adiconar potenciometro para trims ( Sugestão do Sokol1 )...


Bom é isso de inicio procurarei reunir toda e qualquer informação útila pra que eu possa fomentar mas solidademente o que farei...

Vlw e abraços a todos

Apache
Last edited by =AN=Apache on 18 Mar 2013 00:55, edited 5 times in total.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 28_Condor »

S!

O Sokol apertou de novo editar em vez de responder :lol:



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

hehehhe o topico foi apagado ?
kkk Desculpas se fiz algo errado

Em qual Ts voces teem Se reunido ?

Abraços

Galera
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »


No site do LEO, ou eBay.
Por aqui talvez na Farnell.com.br mas acaba ficando mais caro alem de ter que esperar importação.

Aproveita e compra alguns daqueles potenciometros que ele vende, são "A" .
Dois multivoltas seiria excelente para trimagem de profundor e aileron - num
trim box, não relacionado ao joystick.

Sokol1
Ja que comentou eu relamente tenho ideia de fazer isso porem estava atras de algum potenciometro tipo que é usado no Throttle do X-52 Pro No qual existe um resalto bem no meio ou seja no meio indicar posicão ZERO do trim , sabe que tipo de potenciomtro e esse ? Mas eu ja penso em adptar a caixar no Throtle SFS da Suncom ( Não sei se daria espaço) teria de estudar...
Vou procurar no site não tenho intimide com tais nomes quero comrprar tudo de uma só vez...
Vou analizar, pesquisar e acho que comprarei tudo no mes que vem , pois da tempo de eu recolher informações
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

Apache, descupe a mancada (de novo... :( ) estava caindo de sono quando fui responder - é o costume de editr minhas próprias mensagens.

Por favor, refaça seu tópico inicial, vou colocar minha resposta abaixo:
os botões de inicio quero utilizar todos e espero que tudo esteja ok , pois não testei ainda , pra falar a verdade nem sei como testaria
Como botões são circuitos "normalmente abertos" bastaria uma bateria tipo 2032 e um LED ligando um por um nela, mas não precisa fazer isto, dificilmente estragam e se for o caso é facil repor.
Alguém ja teria algum dica do que eu preciso comprar ? como por ex: sensores hall onde e qual ?
No site do LEO, ou eBay.
Por aqui talvez na Farnell.com.br mas acaba ficando mais caro alem de ter que esperar importação.

Aproveita e compra alguns daqueles potenciometros que ele vende, são "A" .
Dois multivoltas seiria excelente para trimagem de profundor e aileron - num
trim box, não relacionado ao joystick.

Sokol1
Com relação a sua pergunta sobre potenciomentro com "click" no centro (x-52), isso existe, mas é difícil de achar, talvez seja mais fácil incorporar um sistema assim no potenciometro comum, quem sabe com um disco e uma mola, tipo existente em trimagem de Rádio Controle (aeromodelos) antigos.

Em todo caso, procure por potenciometros com "center detent". Exemplo:

http://www.ebay.com/itm/10K-ohm-LINEAR- ... 0638270011

Os potenciometros do site do Leo Bodnar que seriam interessantes comprar são os dois primeiros da lista:

http://www.leobodnar.com/shop/index.php ... b60f4e95f9

O multivoltas para um dispositivo de trimagem, pois como dão varias voltas para ir de um esxtremo ao outro consegue-se uma maior precisão. O modelo menor serve para, por exemplo um controle de passo, mistura...

Se bem que achei os multivoltas (os da marca Bourns são "A") no M.Livre por um preço acessível:

http://lista.mercadolivre.com.br/potenc ... erId_PRICE

Podem ser usados com um Dial Vernier, que mostra o quanto foi girado para os lados ou se esta centrado:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -3590s-_JM

Obs. quando for comprar potenciometros, tem quer ser do tipo linear (em geral são códificados com um B*).

Este linear se refere a resistencia do potenciometro, que no caso é constante.

Outro tipo comum seria o logaritímo, cuja resistencia varia, de forma logaritímica, ao longo do curso, é usado em aparelhos de som, não serve para joystick.

*O "A" que usei para me referir aos pots. do Leo e Bourns indica que são de boa qualidade, não tem nada a ver com a classificação de tipo de resistência. ;P

Sokol1
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

21_Sokol1 wrote:Apache, descupe a mancada (de novo... :( ) estava caindo de sono quando fui responder - é o costume de editr minhas próprias mensagens.

Por favor, refaça seu tópico inicial, vou colocar minha resposta abaixo:
os botões de inicio quero utilizar todos e espero que tudo esteja ok , pois não testei ainda , pra falar a verdade nem sei como testaria
Como botões são circuitos "normalmente abertos" bastaria uma bateria tipo 2032 e um LED ligando um por um nela, mas não precisa fazer isto, dificilmente estragam e se for o caso é facil repor.
Alguém ja teria algum dica do que eu preciso comprar ? como por ex: sensores hall onde e qual ?
No site do LEO, ou eBay.
Por aqui talvez na Farnell.com.br mas acaba ficando mais caro alem de ter que esperar importação.

Aproveita e compra alguns daqueles potenciometros que ele vende, são "A" .
Dois multivoltas seiria excelente para trimagem de profundor e aileron - num
trim box, não relacionado ao joystick.

Sokol1
Com relação a sua pergunta sobre potenciomentro com "click" no centro (x-52), isso existe, mas é difícil de achar, talvez seja mais fácil incorporar um sistema assim no potenciometro comum, quem sabe com um disco e uma mola, tipo existente em trimagem de Rádio Controle (aeromodelos) antigos.

Em todo caso, procure por potenciometros com "center detent". Exemplo:

http://www.ebay.com/itm/10K-ohm-LINEAR- ... 0638270011

Os potenciometros do site do Leo Bodnar que seriam interessantes comprar são os dois primeiros da lista:

http://www.leobodnar.com/shop/index.php ... b60f4e95f9

O multivoltas para um dispositivo de trimagem, pois como dão varias voltas para ir de um esxtremo ao outro consegue-se uma maior precisão. O modelo menor serve para, por exemplo um controle de passo, mistura...

Se bem que achei os multivoltas (os da marca Bourns são "A") no M.Livre por um preço acessível:

http://lista.mercadolivre.com.br/potenc ... erId_PRICE

Podem ser usados com um Dial Vernier, que mostra o quanto foi girado para os lados ou se esta centrado:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -3590s-_JM

Obs. quando for comprar potenciometros, tem quer ser do tipo linear (em geral são códificados com um B*).

Este linear se refere a resistencia do potenciometro, que no caso é constante.

Outro tipo comum seria o logaritímo, cuja resistencia varia, de forma logaritímica, ao longo do curso, é usado em aparelhos de som, não serve para joystick.

*O "A" que usei para me referir aos pots. do Leo e Bourns indica que são de boa qualidade, não tem nada a ver com a classificação de tipo de resistência. ;P

Sokol1

Sokol1 não tem o que se desculpar eu que so tenho a agradecer por sua paciencia dedicação em ajudar leigos como eu ..... MUITO OBRIGADO

Voçês Utilizam algum Team Speak ? qual o Horario que voces costumar esta nele? De qualquer forma faç oum convite a todos a entrarem se quizerem no TS da CCT (O Tchê-Loko ja deve ter comentdo a lguma vez sobre essa comunidade de ARMA) todos são muito bem vindos, o endereço é ts.combatetatico.com.br sem porta .

Andei visualizando tudo que colou e estou somente anotand pra depois comprar tudo.

O sensores Hall tem algum em especifico que seja melhor ou mais indicado? ou qualuer um faz o mesmo serviço ?


Mais um vez muito obrigado.

Abraços

Apache
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

O sensor HALL tem que ser do típo "radiométrico linear" o que o Allegro A1302 vendido pelo Leo Bodnar é.
É o modelo usado pelo TcheLoko em seus projetos.

Outro seria o Honeywell SS495A - vide na Farnell:

http://www.farnellnewark.com.br/searchr ... 999&type=2

Uma opção melhor seria comprar MagRES montado:

Image
21 x 37 mm

É um sensor montado num circuito amplificado, fica mais fácil de montar e calibrar - é vendido pelo GVL224 na... Ucrania. :P

O email dele é [email protected]

Sokol1
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

21_Sokol1 wrote:O sensor HALL tem que ser do típo "radiométrico linear" o que o Allegro A1302 vendido pelo Leo Bodnar é.
É o modelo usado pelo TcheLoko em seus projetos.

Outro seria o Honeywell SS495A - vide na Farnell:

http://www.farnellnewark.com.br/searchr ... 999&type=2

Uma opção melhor seria comprar MagRES montado:

Image
21 x 37 mm

É um sensor montado num circuito amplificado, fica mais fácil de montar e calibrar - é vendido pelo GVL224 na... Ucrania. :P

O email dele é [email protected]

Sokol1
Perfeito Sokol1 ... Munido dessas informações irei efetuar a compra das peças...

Muito obrigado e Abraços
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by -BOLELAS- »

Olá, boas! Finalmente consegui entrar no vosso forum! Parece mais difícil entrar aqui do que no site do pentágono!!! (se calhar não deixam entrar Português burro! :lol: ) Pergunta: Se ficar alguns meses sem entrar no forum, a conta fica inactiva?

Acompanho quase diariamente o progresso do forum, e quero desde já agradecer a todos os os membros, e em especial ao Sokol, que tanta ajuda me têm dado! Espero em breve postar fotos das minhas engenhocas e também bombardear o pessoal com perguntas. :)

Em relação aos sensores hall, conheço os da Allegro, e aconselho (caso tenham acesso a) a utilizarem um tipo de sensor com mais sensibilidade do que a do A1302. Isto porque, com um mais sensível podemos torná-lo menos sensível (basta afastar um pouco mais o iman), com um menos sensível temos sempre de girar bastante. Com esse A1302 o iman tem quase de girar quase 180 graus para utilizar todo o potencial do sensor!
Portanto, e falando apenas da marca Allegro,que são os que já testei, (também com a placa da Leobodnar, BU0836A):

A1302 - 1,3 mV/G (sensibilidade, em milivolt/gravidade, acho que é assim o termo...)
A1301 - 2,5 mV/G
A1322 - 3,125 mV/G
A1321 - 5,0 mV/G

Penso que o 5,0 mV/G é ideal para joysticks que tenham pouco ângulo de rotação. Mas quem compra o 1,3mV/G vai ficar um pouco de mãos atadas acerca das possibilidades de construção. Nem sei porque no site da Leo bodnar anunciam estes. Pelo menos peguem o de 2,5 mV/G.

Comprei os meus sensores na Farnell.
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

-BOLELAS- wrote:Olá, boas! Finalmente consegui entrar no vosso forum! Parece mais difícil entrar aqui do que no site do pentágono!!! (se calhar não deixam entrar Português burro! :lol: ) Pergunta: Se ficar alguns meses sem entrar no forum, a conta fica inactiva?

Acompanho quase diariamente o progresso do forum, e quero desde já agradecer a todos os os membros, e em especial ao Sokol, que tanta ajuda me têm dado! Espero em breve postar fotos das minhas engenhocas e também bombardear o pessoal com perguntas. :)

Em relação aos sensores hall, conheço os da Allegro, e aconselho (caso tenham acesso a) a utilizarem um tipo de sensor com mais sensibilidade do que a do A1302. Isto porque, com um mais sensível podemos torná-lo menos sensível (basta afastar um pouco mais o iman), com um menos sensível temos sempre de girar bastante. Com esse A1302 o iman tem quase de girar quase 180 graus para utilizar todo o potencial do sensor!
Portanto, e falando apenas da marca Allegro,que são os que já testei, (também com a placa da Leobodnar, BU0836A):

A1302 - 1,3 mV/G (sensibilidade, em milivolt/gravidade, acho que é assim o termo...)
A1301 - 2,5 mV/G
A1322 - 3,125 mV/G
A1321 - 5,0 mV/G

Penso que o 5,0 mV/G é ideal para joysticks que tenham pouco ângulo de rotação. Mas quem compra o 1,3mV/G vai ficar um pouco de mãos atadas acerca das possibilidades de construção. Nem sei porque no site da Leo bodnar anunciam estes. Pelo menos peguem o de 2,5 mV/G.

Comprei os meus sensores na Farnell.

Muito boa a dica Bolelas obrigado, ficarei atento a isso que falou , vou falar com o Thcê-Loko sobre isso pois sou bem leigo no assunto, estou estudando sobre pra poder cada vez mais entender os termos usados por voces..

Abraços

Apache
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by -BOLELAS- »

E já agora, se comprar da Allegro, alguns dos que referi já estão descontinuados, existem outros equivalentes a substituir.
Tenho de ver se faço uma tabela com as referencias códigos e sensibilidades, mas ainda não tive paciência para isso. Mas com certeza o seu colega Tche lhe esclarecerá melhor.
Aliás, foi a partir deste fórum que eu tomei conhecimento dos sensores magneticos!

Se você vai usar a placa do Leobodnar, compra também rotary encoders( os botões do volume dos auto-rádios, que giram vezes sem conta e fazem aqueles clicks engraçados),a placa suporta-os.
São ideais para os trims, e pode-se usar o modelo com push button para centrar o trim. Também dão jeito por ex para regular a bússola no il2 ou as miras dos bombardeiros.
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

-BOLELAS- wrote:E já agora, se comprar da Allegro, alguns dos que referi já estão descontinuados, existem outros equivalentes a substituir.
Tenho de ver se faço uma tabela com as referencias códigos e sensibilidades, mas ainda não tive paciência para isso. Mas com certeza o seu colega Tche lhe esclarecerá melhor.
Aliás, foi a partir deste fórum que eu tomei conhecimento dos sensores magneticos!

Se você vai usar a placa do Leobodnar, compra também rotary encoders( os botões do volume dos auto-rádios, que giram vezes sem conta e fazem aqueles clicks engraçados),a placa suporta-os.
São ideais para os trims, e pode-se usar o modelo com push button para centrar o trim. Também dão jeito por ex para regular a bússola no il2 ou as miras dos bombardeiros.

Valeu por mais essa dicas meu amigo.... Bem agora virou o mês e estou proto para comprar os controladores, sensores etc... Eu gostaria de saber se existe algum tipo de controlador mais moderno que esse de 12 bits da Leobodnar ? Se tiver quero o melhor .. rsrsrs quero botar pra quebrar nessa customização...

Abraços a todos e desculpa o sumiço , mas estou de volta.
Aproveitando deixo o convite a todos do gavca pra se quizerem conversar sobre o assuto e houver interesse podem me encontrar no TS da CCT que já devem ter ouvido falar, Comunidade de Combate Tático ( Comunidade relacionado a simuladores que tem como carro chefe o simulador ARMA) no qual Tchê e Vingador fazem parte. Fica então oconvite sinta-se a vontade as portas estão abertas (ts3.combatetatico.com.br)

Abraços a todos

Apache
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by 21_Sokol1 »

Bom, "moderno" em termos de recursos - já que em termos de resolução, 12 bits não, e nem tem necessidade - tem o VKB Njoy32

Image
http://flightsimcontrols.com/store/joys ... er-njoy32/
http://www.vkb-pro.ru/7-produktsiya-vkb ... ler-njoy32
http://www.vkb-pro.ru/gallery/category/ ... ler-njoy32

O que ele oferece a mais - alem de 8 eixos (12 bits), HAT, 32 botões?

- Compatibilidade nativa com sensores MaRS (digamos um HALL "tunado" - que só acha na Rússia).
- Firmware PRO (vendido a parte) que permite personalização dos eixos pelo programa de controle do firmware, podendo definir ponto central, auto-cetralização, auto-calibração, inversão de eixos (no proprio controlador), dead zone, filtros e renomear o controlador, ex. F-15 Apache. 8)
- Suporte a uma placa de expansão com até 128 botões ou 64 switchs/encoders (com o firmware PRO).
- Permite mapear emulação de teclas - teclado virtual (com o firware PRO).
- Estas configurações são gravadas numa memória Flash, sendo mantidas mesmo desconectando o controlador. O firmware pode receber atualização através de USB.

Assim como o BU0836 foi desenvolvido por simuleiros russos - a VKB fabrica um pedal de leme, digamos o mais avançado (construção e hardware) que existe para simulação doméstica a uns 10 anos. Desenvolveu o joystick (de baixo custo) Defender Cobra, e upgrates para este joy, o Cobra M5 usando a Njoy32, gimbal de metal rolamentos...

Note que todo este "mais" é com o firmware PRO, e a placas de expansão (vide foto) na versão normal equivale-se a um BU0836, sendo físicamente um pouco maior que este - provavelmente não cabe na base de um F-15. O Bu0836 cabe.

Sokol1
-BOLELAS-
Posts: 59
Joined: 18 Jan 2013 17:07
Location: Portugal, Sintra

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by -BOLELAS- »

Obrigado Sokol, não conhecia esta. Mas, o preço dela já inclui a expansão dos botões? Ela tem 32 botões nativos?(no site não fala nada...) Fica-me ao mesmo preço da Bu0836A, apesar de ter umas quantas coisas melhor, no meu caso acho que não irei utilizar para já, mas vou ficar com ela debaixo de olho.

Só conheço mesmo a do LeoBodnar (tenho duas BU0836A), e não comprei a versão + simples (BU0836) porque a diferença de preço não era muita, e porque ouvi dizer que esta última tinha problemas de compatibilidade com o windows 7. Ora sendo a versão A com 12 bits em vez de 10, acho que vale a pena.(para os aceleradores nem tanto, mas para joystick acho melhor).
Ainda não a apliquei mas já fiz uma dúzia de testes com ela.

O que chateia é o tipo de ligações dos botões: para + de 12 botões já precisa de usar um montão de diodos-1 por botão(apesar dos diodos serem super baratos é chato de ligar tudo), e o facto de não se usar apenas um fio comum (negativo ou massa, não sei como vocês lhe chamam)para todos botões. A cada 6 botões temos de puxar um novo fio comum. Mas no geral a placa é boa.

Em relação aos encoders, comprei os meus na farnell, todos com "push-button", mas vou mandar vir uns quantos sem este botão de pressão, pois não vou usar em todos. Acho que os encoders que vendem no site do Leobodnar são muito caros.(não duvido que sejam bons mas acho que não justifica material tão caro!). Tenho encoders da Bourns e vou encomendar da Alps.

Procure encoders de 2 canais(no of channels:2), são os utilizados aqui para a nossa simulação. (corrijam-me se estou errado)
Melhor você comprar os tais encoders (incremental encoders, ou rotary encoders) com rosca e porca de fixação, existem uns bem mais baratos, mas para aplicar exclusivo em placas electronicas já preparadas, e são mais tramados de aplicar.
Veja também quantos P.P.R tem(pulse per rotation), ou seja quantas vezes numa volta de 360º os contactos são acionados. Eu comprei com 24. Mas qualquer de 12, 18, 24 ou 30 serve.
E se tem ou não detents: são aqueles trincos ou clics que sentimos ao girar o botão. Hão uns sem detents, outros com 12, com 18 , 24...
O tipo de haste ou veio do encoder e o comprimento dele. O mais comum é o redondo com um dos lados plano.Image

Depois você tem também de ver as rodinhas, ou as maçanetas(não sei bem o nome, em inglês é knobs) para aplicar nele.
Por ex, eu tenho cá uns knobs que eram de uma aparelhagem velha dos anos 70, têm apoio para o veio com estrias, por isso vou encomendar uns encoders com este tipo de veio para poder aplicá-los.

Desculpem estar a massacrar só com este assunto dos encoders, mas assim pode ser que se evitem compras desnecessárias.

É com grande honra minha que participo aqui no vosso fórum, agradeço a troca de ideias, e por favor, se houver algo que eu tenha dito que esteja errado, me corrijam.
Obrigado a todos!
=AN=Apache

Re: Projeto de Customização Throttle e Grip Suncom

Post by =AN=Apache »

21_Sokol1 wrote:Bom, "moderno" em termos de recursos - já que em termos de resolução, 12 bits não, e nem tem necessidade - tem o VKB Njoy32

Image
http://flightsimcontrols.com/store/joys ... er-njoy32/
http://www.vkb-pro.ru/7-produktsiya-vkb ... ler-njoy32
http://www.vkb-pro.ru/gallery/category/ ... ler-njoy32

O que ele oferece a mais - alem de 8 eixos (12 bits), HAT, 32 botões?

- Compatibilidade nativa com sensores MaRS (digamos um HALL "tunado" - que só acha na Rússia).
- Firmware PRO (vendido a parte) que permite personalização dos eixos pelo programa de controle do firmware, podendo definir ponto central, auto-cetralização, auto-calibração, inversão de eixos (no proprio controlador), dead zone, filtros e renomear o controlador, ex. F-15 Apache. 8)
- Suporte a uma placa de expansão com até 128 botões ou 64 switchs/encoders (com o firmware PRO).
- Permite mapear emulação de teclas - teclado virtual (com o firware PRO).
- Estas configurações são gravadas numa memória Flash, sendo mantidas mesmo desconectando o controlador. O firmware pode receber atualização através de USB.

Assim como o BU0836 foi desenvolvido por simuleiros russos - a VKB fabrica um pedal de leme, digamos o mais avançado (construção e hardware) que existe para simulação doméstica a uns 10 anos. Desenvolveu o joystick (de baixo custo) Defender Cobra, e upgrates para este joy, o Cobra M5 usando a Njoy32, gimbal de metal rolamentos...

Note que todo este "mais" é com o firmware PRO, e a placas de expansão (vide foto) na versão normal equivale-se a um BU0836, sendo físicamente um pouco maior que este - provavelmente não cabe na base de um F-15. O Bu0836 cabe.

Sokol1
Perfeito Sokol1 é esse mesmo que eu quero com placa de expansão e tudo... Minha dúvida agora é ? Eles envia da Rússia para o Brasil ? E voçê comentou que esse modelo e maior que o BU0836 po'rem minha ideia é coloca-lo na base do Trothle do SunCon srá quer eu teria eventuais problemas ? saberia me dizer ?

GRande abraço

Apache
Post Reply