aprendendo a voar BF 109

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
Post Reply
VF-1_BRAVO

aprendendo a voar BF 109

Post by VF-1_BRAVO »

Galera, sempre voei SPITY e <font color="red"><i>hoje</i></font> em dia estou aprendendo a voar BF... alguem poderia me passar algum site com boa literatura sobre essa aeronave? procurei algumas mas nao achei...

outra coisa é, alguem poderia me responder uma duvida? É o seguinte, para impedir o super aquecimento do motor do BF no cliffs e o inevitavel vazamento de óleo para a cabine eu tenho que rediuzir o passo da hélice em voo? ja abri radiador e tudo mais, porém em voo, eu deixo o passo de helice no máximo.. esse é o erro?

abraços
komet163

Re: aprendendo a voar BF 109

Post by komet163 »

VF-1_BRAVO wrote:Galera, sempre voei SPITY e <font color="red"><i>hoje</i></font> em dia estou aprendendo a voar BF... alguem poderia me passar algum site com boa literatura sobre essa aeronave? procurei algumas mas nao achei...

outra coisa é, alguem poderia me responder uma duvida? É o seguinte, para impedir o super aquecimento do motor do BF no cliffs e o inevitavel vazamento de óleo para a cabine eu tenho que rediuzir o passo da hélice em voo? ja abri radiador e tudo mais, porém em voo, eu deixo o passo de helice no máximo.. esse é o erro?

abraços
Não esqueça de abrir o Radiador de Óleo, se não fizer isso o motor estoura!

Utilize o Passo da Hélice para ajustar a velocidade do Bf109 na decolagem, subida, voo nivelado e descidas.
Komet
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6:7.
komet163

Post by komet163 »

Detalhes do Manual:

Decolando:
1) Coloque os flaps em posição de “Take-off”;
2) Antes de decolar, a temperatura do óleo deverá ter alcançado no mínimo os 40º C;
3) Passo da hélice para decolagem deverá estar no máximo, mostrador na posição de 12 em ponto (92 - 93%);
4) Aumente a potencia aos poucos e vá até o máximo. Tacômetro em 2.600 RPM, pressão de alimentação 1.30. O uso de WEP está proibido, o interruptor deverá estar desabilitado. Assegure-se de ter configurado corretamente o passo da hélice;
5) Depois da decolagem deixe o avião atingir os 250 Km/h;
6) Recolha o trem de aterrissagem;
O avião não dispõe de um dispositivo mecânico para recolher o trem de aterrissagem. Você pode comprovar o estado do trem de aterrissagem em um indicador luminoso no painel principal de instrumentos.
7) Compreendendo as luzes indicadoras do trem de aterrissagem:
Vermelho – Totalmente fechado;
Verde – Totalmente aberto e bloqueado.
Você ouvirá um tono de alerta se o trem de aterrissagem não estiver baixado e bloqueado e os flaps estão estendidos;
9) Recolha completamente os flaps.
Recorde que sua velocidade com flaps estendidos no deve superar os 300 km/h.
Ajuste e compensador horizontal para contrastar as mudanças no centro de gravidade do avião.

Subindo:
Uma vez realizada a decolagem, mantenha nivelado o avião até alcançar 250 km/h, que é a velocidade ótima de subida.
Estas são as velocidades de subidas ótimas dependendo da altitude:
Altitude 0 1000 2000 3000 4000 5000 6000 7000
Km/h 250 243 236 229 222 215 208 200

Vôo de Cruzeiro:
1. Limites Operacionais:
As seguintes velocidades no devem ser passadas a nenhuma altitude:
- 300 km/h com trem de pouso e flaps abaixados ou só com flaps de aterrissagem;
- 400 km/h com trem de aterrissagem abaixado;
- 750 km/h em vôo picado.
Velocidades de Estol:
- 140 km/h em configuração limpa;
- 135 km/h com flaps de “Combate” e/ou “Take-off”;
- 130 km/h com flaps de pouso (Landing).

Manejando o Controle de Passo da hélice:
1) Em vôo, o controle do passo da hélice deve estar em posição “Auto” sempre que for possível;
2) Precauções: se iniciar um vôo picado e retornar para um vôo nivelado a aplicação rápida de potencia máxima poderá ocorrer uma sobrecarga no motor;
3) Em descidas com a potência do motor reduzida, com velocidade abaixo de 200 km/h, deve-se passar ao controle manual do passo da hélice, deve-se vigiar constantemente para que o passo não diminua em demasiado (manter em 12 em ponto);
4) Deve-se usar o passo de hélice em manual:
Quando voar em cruzeiro econômico, e o RPM do motor e a pressão de admissão estão em valores recomendados. Deve-se passar o passo de hélice para “Auto” antes de iniciar a descida.
Quando voar em configuração de descida, ou se o sistema automático de controle falhar.
5) Se estiver voando com passo de hélice em manual, deve-se assegurar de pôr o passo mais baixo que às 12 em ponto, porque a posição de emergência não se ativará abaixo da posição de 12:30.
O passo deve ajustar-se para que se alcancem as RPM’s e a pressão de admissão recomendadas.

Aterrissagem:
Antes de aterrissar em um aeródromo não asfaltado, deve-se soltar toda a carga extra. Se aterrissar com ela, deve-se usar extremo cuidado.
1) Reduza a velocidade até os 220 km/h.
2) Posicione o passo da hélice em “Auto” se estiver voando em posição manual neste momento.
Se deve usar o passo da hélice em manual, posicionando-o em 11:30.
3) Estenda o trem de aterrissagem.
4) Observe as luzes indicadoras do trem de aterrissagem:
Vermelho – Totalmente recolhido;
Verde – Baixado e bloqueado.
5) Ouvirá um tono de alerta se os flaps e o trem de aterrissagem não estão baixados e bloqueados.
6) Flaps totalmente baixados. Não deve-se ultrapassar os 300 km/h com esta configuração.
Ajuste os compensadores para ajudar as configurações do avião.
7) A velocidade de aproximação deve ser de 180 km/h.
8) Use os freios das rodas o menos possível quando estiver rolando pelo solo
Komet
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6:7.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Note-se que os 109 mais "uber", o E4 ou E4-B (preferência "nacional") tem o controle do passo de hélice pelo Komandgerat...

Sokol1
Post Reply