Emprego do avião na revolta de Princesa-PB

Aviação real no Brasil e no Mundo.
Post Reply
inventor

Emprego do avião na revolta de Princesa-PB

Post by inventor »

Comandantes, descobri no google, um fato inusitado, o emprego do avião como arma no Brasil, muito antes da FAB.
Vejam um resumo da historia:

Antes de encarar especificamente o tema, faremos algumas considerações sobre a revolta de Princesa. Foi ela uma ,insurreição ocorrida no estado da Paraíba, contra o governo do (presidente) João Pessoa, tendo por epicentro aquela cidade, hoje, conhecida como Princesa Isabel
A Força Pública paraibana, despreparada sob todos os aspectos, jamais conseguiu chegar ã Princesa
Desde o início da luta, o governo paraibano cogitou de nela empregar o avião. Com efeito, o avião, nascido em 23 de outubro de 1906, quando Santos Dumont descobriu a dirigibilidade aérea, havia sido empregado belicosamente pouco depois, na primeira guerra mundial.

A idéia era bombardear Princesa. E, sobre este ponto, para a eficácia da medida, seriam necessárias 8oo bombas que foram fabricadas pelos Srs .Alberto Borges e José Pimentel, bomba de cerca de 60 quilos, altamente explosiva, seria lançada sobre a cidade rebelada por, via aérea, o que não teria acontecido por determinação pessoal do (presidente) do estado.

Todavia, faltava o principal instrumento de combate: o avião. pensou-se na compra de um pequeno avião de turismo, o Flit
A Paraíba já dispunha de dois aviadores, Luigi Fossati e Florindo Perroni
No dia 14 de abril, às 14 horas, o avião chegou à praia de Jacumã, pilotado por Perroni. A Aeronave em apreço era um hidroavião, que teve seus flutuadores substituídos por rodas para que operasse em terra. Todavia, não foi feliz ao decolar da praia retro referida e avariou a hélice junto às ribanceiras. Desmontado, foi conduzido para Campina Grande.
Improvisou-se um arremedo de campo de pouso em Piancó e o Flit chegou a pousar lá. Ao decolar, partiu a asa. Inutilizou-se
Não desanimaram os paraibanos e, através de um emissário do aviador paulista Reinaldo Gonzaga , Sr. Charles Astor, foi adquirido outro, o Garoto, com que o referido piloto conseguiu decolar de Recife e pousar em Piancó no dia 25 de junho. Lá estavam os aviadores mas novo óbice aconteceu:: o piloto Fossati faleceu em breves dias, após insidiosa enfermidade contraída na região.
Perroni havia sido comissionado no posto de tenente da Força Pública com a missão de bombardear Princesa. Acontece que essa missão não se concretizou.

Ocorreram simplesmente ações de caráter psicológico, representadas pelo lançamento sobre a cidade revoltada de um boletim incitando os amotinados a se renderem em vinte e quatro horas, sem o que, seriam lançadas bombas sobre a cidade.
o bombardeio não era efetivamente o`objetivo colimado e, sim, o abatimento do moral inimigo sob o efeito do sobrevôo da cidade e da ameaça
A aeronave, em vôo rasante, chegou a 20 metros de altura sobre as trincheiras inimigas em São Boaventura, ocasião em que recebeu descargas de fuzil. três morreram de medo.

É de se reconhecer que, como ação de caráter psicológico, o emprego do avião foi de completa eficiência. Não há como não considerar como verdadeira aventura o emprego retro descrito do avião na revolta de Princesa.
De fato, é suficientemente sabido que a atividade aeronáutica carece de sofisticada infra-estrutura., vale dizer, em termos menores, campos de pouso, suprimento e manutenção. Nada disso, a Paraíba possuía e nem dispunha de recursos para tê-lo. Ficou clara a improvisação de um arremedo de campo de pouso em Piancó. Por outro lado, não havia oficina especializada de manutenção nem pessoal técnico suficientemente preparado. E, mais ainda, como obter material sobressalente para aviões? Os próprios aviadores não eram portadores de formação de piloto militar. Assim, desconheciam a conduta a seguir em combate. Como se vê, tudo no improviso, verdadeira aventura, impulso de homens novos ante nova atividade humana
O episódio retro narrado é pouco conhecido na história da aviação brasileira.

Fonte: http://www.reservaer.com.br/est-militar ... ncesa.html

Abraços
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Emprego do avião na revolta de Princesa-PB

Post by 21_Sokol1 »

Inventor,

Esta "Revolta de Princesa" (Isabel - PB) ocorreu em 1930.

Antes disto já havia sido empregado aviação com fins militares no Brasil.

Na "Guerra do Constestado" entre 1912-1916 (em última instância para defender os interesses da Brazil Railway Company do capitalista americano Percival Farquhar, "um pirata da finança internacional") - cuja "death toll" foi maior que o da Guerra de Canudos - o avião foi usado para fins de reconhecimento e correção de fogo de artilharia, quando morreu - suspeitou-se de falha mecânica - o primeiro piloto em "terras Brasilis", Ricardo João Kirk, em 01.03.1915, naquela que seria a primeira missão de bombardeio, usando granadas de artilharia de 105mm. O outro avião envolvido na missão, pilotado pelo italiano Ernesto Darioli, havia retornado devido a problemas no motor, utilizando de "navegação ferrodromica" (seguindo os trilhos da ferrovia).

Image
Image
Aviões empregados na Guerra do Constestado, monoplano Morane Salnier de 80 HP (provavelmente B/C de 1911).

Posteriormente, na "Revolta Paulista de 1924" o Governo Federal empregou, alem de artilharia de 75, 105 e 155mm, aviões (23.7.1924) para bombardear São Paulo - ocupada pelos revoltosos - num "bombardeio terrificante" - ação tipificada como crime de guerra, perante a Convenção de Haia de 1917.

Image
Fábrica da Cresci após atingida (por artilharia).

Image
Prédio paulista atingido por artilharia.

ImageImage
O avião empregrado pelo governo federal foi o Nieuport 21E1, com bombas de 60 kilos.

Image
Neste conflito teria ocorrido a pitoresca ação da aviadora Anésia Pinheiro Machado, sobrevoando o encoraçado Minas Gerais próximo a Santos, lançando um buquê de rosas, com um bilhete "E se fosse uma bomba?".

Numeros do governo federal - que mandou suspender a contagem - falam de :
1800 prédios destruídos/danificados, 503 mortos e 4.846 feridos neste conflito.

Posteriormente, na "Revolução Constitucionalista de 1932" ocorreu o primeiro - e até a presente data, único - dogfight neste "céu azul anil".
Vide o tópico "Gaviões de Penacho" aqui neste forum.

Image
Suposta foto de avião do governo federal abatido pelos paulistas em 1932.

Neste confilito foram bombardeadas (por aviação) São Paulo, Campinas e Lorena.

Sokol1
Post Reply