Segundo este artigo não foi bem assim, os alemães conheciam e usavam o radar no final dos anos 30, inclusive seus modelos eram tecnicamente superiores, e pode-se dizer que foi o responsável pela adocão, pela RAF da campanha de bombardeiros noturnos.
Alem disso já desenvolviam AAA controlada por radar.In the autumn of 1939, Germany had eight Freya (radar) stations, two on Heligoland, two on
Wangerooge, one on Borkum, and one on Norderey primarily to cover the coastline
between Holland and Denmark against naval threats. On 18 December 1939, Freya radar
spotted twenty-four R.A.F. Wellingtons on a mission to bomb German naval shipping at
Wilhelmshaven. The radar unit alerted fighter aircraft at Jever and sixteen Messerschmitt
110’s and thirty-four Messerschmitt 109’s caught the British on their way home. Fourteen
Wellingtons were shot down and the R.A.F. essentially gave up its doctrine of daylight
bombing, switching to night bombardment.
http://www.radarpages.co.uk/download/AU ... 9F97-3.pdf
Um dos motivos que teria levado os alemães a não ligarem as altas torres na costa inglesa com o radar é que este tipo de antena não era o mais adequado para a função!
Mandaram um Zepelin para investigar, mas não chegaram a resultados conclusivos.
Alem disso o sistema ingles só servia para detecção costeira. Justamente por onde os alemães vieram.

Sokol1