A 35 anos - Fim da Guerra do Vietnam

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

A 35 anos - Fim da Guerra do Vietnam

Post by 21_Sokol1 »

"I love the smell of napalm in the morning.
The smell, you know that gasoline smell, the whole hill.
Smelled like victory".


Image

Kim Phuc = "Casualites of War".

Image

"Going down!

Image

Alguem se lembra do jogo Vietcong? Nele tem uma colina parecida com esta:

Image

http://www.boston.com/bigpicture/2010/0 ... later.html

Sokol1
Redsoldier

Re: A 35 anos - Fim da Guerra do Vietnam

Post by Redsoldier »

HAAAA eu lembro sim sokol! Mas era um morro? Eu lembro que havia um descampado cheio de arvóres destroçadas mas não recordo de ser um morro. Lembro também da base do protagonista, uma réplica de Khe Sanh:

Image

Inclusive naquela missão do ataque noturno a sua base, um projétil incendeia um deposito de combustível e munição, igual a uma cena que passou na TV americana.

A invasão aos túneis vietcongs também...
Image


Eu diria que se houve uma guerra muito interessante em suas implicações culturais e no seu próprio desenrolar foi o Vietnam, mais até que a WW2. A síntese de toda uma era extremos contrastes, toda ela foi o espelho de uma raça!
Last edited by Redsoldier on 09 May 2010 12:18, edited 1 time in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: A 35 anos - Fim da Guerra do Vietnam

Post by 21_Sokol1 »

HAAAA eu lembro sim sokol! Mas era um morro? Eu lembro que havia um descampado cheio de arvóres destroçadas mas não recordo de ser um morro. Lembro também da base do protagonista, uma réplica de Khe Sanh:

Inclusive naquela missão do ataque noturno a sua base, um projétil incendeia um deposito de combustível e munição, igual a uma cena que passou na TV americana.
Estas cenas a que voce se refere são do jogo Men of Valor: Vietnam (da 2015, Inc.).

A colina no jogo Vietcong (da Pterodon) parecida com a da foto acima é uma missão -
Radio Relay em Dong Tham Hahn - lá pelo meio do jogo, sua equipe é deixada no topo
da colina por um Huey e tem que manter a estação de rádio.

Image

Sokol1
Redsoldier

Re: A 35 anos - Fim da Guerra do Vietnam

Post by Redsoldier »

21_Sokol1 wrote:
HAAAA eu lembro sim sokol! Mas era um morro? Eu lembro que havia um descampado cheio de arvóres destroçadas mas não recordo de ser um morro. Lembro também da base do protagonista, uma réplica de Khe Sanh:

Inclusive naquela missão do ataque noturno a sua base, um projétil incendeia um deposito de combustível e munição, igual a uma cena que passou na TV americana.
Estas cenas a que voce se refere são do jogo Men of Valor: Vietnam (da 2015, Inc.).

A colina no jogo Vietcong (da Pterodon) parecida com a da foto acima é uma missão -
Radio Relay em Dong Tham Hahn - lá pelo meio do jogo, sua equipe é deixada no topo
da colina por um Huey e tem que manter a estação de rádio.

Image

Sokol1
Sokol, eu ainda tenho o CD do Vietcong aqui e posso afirmar com convicção que essas missões estão nele!
No início da campanha você é deixado na base, que assemelha demais com a de Khe Sanh, e depois de algumas missões (esqueci exatamente quando) ela é bombardeada durante a noite e os vietcongs a invadem.
Image
Se me lembro bem é essa.

E a missão que você tem de entrar num túnel vietcong é essa, mas esqueci o nome:
Image
Image


Dá um tempo, que eu joguei faz uns 4 ou 5 anos esse jogo :lol:
E ainda por cima não cheguei a zerar, foi somente até uma fase na chuva em que você acha um corpo com uma "broca" na cara.


PS:. Agora que você falou, eu lembro de Radio Relay, mas das partidas multiplayer, não da campanha em si.
01_Urubu
Engrenado
Engrenado
Posts: 2644
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Re: A 35 anos - Fim da Guerra do Vietnam

Post by 01_Urubu »

Pouca gente na guerra teve mais culhão que esses sapadores americanos que invadiam os tuneis.

Eu não entrava alí nem a pau! :finger:
*Alis Grave Nil*
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: A 35 anos - Fim da Guerra do Vietnam

Post by 21_Sokol1 »

Redsoldier,

Sim, no Vietcong voce é enviado para uma base (na expansão Fist Alpha esta base esta em construção), mas não é
Khe San, e sim uma das inumeras bases das forças especiais no planalto central (no jogo chama-se Nuy Pek), perto da
fonteira com o Laos. Veja que a base só tem um heliporto, Khe San tinha uma pista de pouso.

No Men of Valor:Vietnam, no final voce é enviado para Khe San, que esta sob bombardeio da artilharia Norte
Vietnamita - alias o melhor efeito de artilharia que já vi num jogo, a terra literalmente treme o tempo todo.

O Vietcong foi um bom jogo (para a epóca), feito com muito cuidado pelo Tchecos da Pterodon - inclusive membros
da equipe viajaram ao Vietnam para se familiarizar com a geografia local.

BTW- Uma dramatica foto relacionada a Guerra do Vietnam - tirada 28 anos após o fim da guerra.

Image
Uploaded with ImageShack.us

Em 2003 o fotografo australiano Philip Kenkin se encontrou com uma das tribos Hmong (que durante a guerra do
Vietnam eram usados pela CIA para lutar contra o Pathet Laos e o NVA no Laos - CIA Secret War), que continuava isolada e sob
constants ataques das forças regulares do Laos.
Os membros da tribo se ajoelham para agradecer sua chegada do fotografo, achando que ele era ajuda enviada pelo
Tio Sam...

Sokol1



Sokol1
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Re: A 35 anos - Fim da Guerra do Vietnam

Post by 31_CrossBones »

:Skull_anim:

S!

Impressionante essa foto, não? O drama vivido pelos hmongs na sociedade americana é retratado no filme "Gran Torino" de Clint Eastwood (excelente filme por sinal).



Gran Torino foi o primeiro longa-metragem importante a representar personagens da comunidade hmong — um grupo étnico de 18 clãs distribuídos entre as montanhas do Laos, Vietnã, Tailândia e outras partes da Ásia — que fez uma difícil transição (refúgio) para os Estados Unidos, depois de seu envolvimento na Guerra do Vietnã lutando e perdendo ao lado dos americanos.

“Eles têm religiões próprias, um idioma próprio e se consideram seu próprio povo. Muitos deles passaram por muitas dificuldades depois da Guerra do Vietnã. As coisas não eram muito agradáveis para eles lá e, por isso, a igreja luterana e muitas organizações individuais trabalharam duro para fazê-los chegar aqui. Mas eles suportaram muita tristeza, por isso são pessoas fortes e muito determinadas”, explica Eastwood.
No SeuTubo existe um pequeno documentário à respeito:

Gran Torino: Next Door




SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: A 35 anos - Fim da Guerra do Vietnam

Post by 21_Sokol1 »

Apesar das divergencia de 2 dias na data e no modelo de helicoptero (CH-46 numa e CH-47 na outra)
esta foto parece ser sequencia daquela do helicoptero sendo abatido na terceira foto acima, já que ambas são da AP/Faas
e tiradas logo ao sul da DMZ, e mostram tropas e colinas ao fundo.

Image
Uploaded with ImageShack.us

Ou nesta região se derrubava helicopteros praticamente todo dia... :P

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: A 35 anos - Fim da Guerra do Vietnam

Post by 21_Sokol1 »

Uma das (muitas) situações insólitas da Guerra do Vietnam:

Em 28/03/1975 quando a cidade e a grande base aerea de Tan Son Nhut foram cercadas por 30.000
soldados do ENV, os 100.000 soldados do ESV que defendiam debandaram geral.
Mas não havia rota de fuga por terra.

Alguns conseguiram fugir de barcos:

http://inapcache.boston.com/universal/s ... 329095.jpg

A World Airlines - que ganhava dinheiro com a guerra vazendo vôos para o Pentagono - tinha um contrato
para fazer 20 vôos de evacuação de Tan Son Nhut. Depois de 3 voos o contrato foi cancelado.

O dono da World Airlines, Edward J. Daly enviou por conta própria 2 Boeing 727 numa missão humanitária, para
restagar mulheres e crianças. A capacidade combinada dos dois aviões era para 210 passageiros.

Um dos aviões pousou na base - o outro ficou circulando, o resultado:

http://www.dailymotion.com/video/x55mn7 ... ms?start=0

O detalhe: O Edward J. Daly estava a bordo do avião que pousou - parece que é um dos caras que aparecem
na escada de embarque distribuindo socos.

O avião conseguiu decolar da pista de taxiamento - a principal estava congestionada, desviando de veículos e
soldados correndo, com alguns buracos de balas - feito pelos que não conseguiram embarcar - e faltando um pedaço
de um flap, supostamente arrancado por uma granada.

Levou 260 "passageiros", mais uns 60 "clandestinos" no bagareiro.
Uns 20 ou 30 teriam caido durante a decolagem, e um morto foi encontrado na baia de um dos trem de pouso.

A ironia: O vôo seguiu para Saigon (hoje Ho Chi Min), que caiu em 30/04/1975... :P

Sokol1
Redsoldier

Re: A 35 anos - Fim da Guerra do Vietnam

Post by Redsoldier »

Mentira.... Pqp! hahahahahahahha
Sokol, teria como indicar uma boa literatura sobre esse conflito? Quero começar minha coleção por essa vertente...

Ah, e eu havia dito que a base do Vietcong parecia com a de Khe Sanh (construções de madeira e sandbags enterrados no chão e tal) não que era exatamente ela! Mas obrigado por lembrar o nome citado no jogo. Eu lembro de ter lido no MP de uma base que era excepcionalmente cercada de Vietcongs constantemente, a base em si era rodeada de arame farpado e as patrulhas sempre voltavam com mais de dois feridos. Pena que esqueci em qual tópico e qual o nome da base.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: A 35 anos - Fim da Guerra do Vietnam

Post by 21_Sokol1 »

Redsoldier,

Uma literatura especifica não sei dizer, já li muita coisa, mas fragmentado -
artigos em revistas nacionais de epóca, como a Veja ou a extinta Manchete, artigos
da Seleções do Read Digest, bem como as coleções de fasciculos militares
publicadas no Brasil nos anos 80. E trocentos artigos em foruns e páginas da Internet.

Alem de lembranças dos tempos de garoto das notas sobre a guerra no "Jornal da Globo",
e inclusive um documentario de uma TV americana acompanhando uma companhia "in action",
desde documentario ficou gravada na memória uma cena. Um Huey decolando de uma aldeiazinha,
toca as pas da helice numa palmeira e se estatela (1).

Livro mesmo tenho um (em portugues) de um jornalista frances que passou
mais de um ano com os Vietcong antes da intervenção direta americana em 1965.
Li - online, em ingles - o "Street Without Joy" do Bernard B. Fall, jornalista frances,
sobre a luta e derrota da França na Indochina nos anos 50. O autor morreu na decada
seguinte durante a "Guerra Americana" ao passar sobre uma mina do Vietcong, enquando
ditava notas num gravador K-7, tendo sua frase interrompida:

"We've reached one of our phase lines after the fire fight and it smells
bad- meaning it's a little bit suspicious... Could be an amb--".

A ironia (outra da guerra): ele estava na mesma "la rue sans joie" (a estrada sem alegria) imortabilizada
na decada anterior pelo seu livro homonimo (Street without joy).

(1) Tem tres cenas da Guerra do Vietnam que gostaria de rever mas não encontrei mais:

Esta do Huey caindo por ter atingido a palmeira. Uma que vi num documentario numa "seção de arte"
de um cinema local, em que se via um Huey voando nivelado, bem alto, e de repente este Huey mergulha
na vertical, provavelmente o piloto foi atingido. Infelizmente não lembro o nome do documentário.

A outra, num artigo de TV (de origem francesa ou alemã) num dos canais locais la pelos 80, que falava genericamente
sobre avioes e helicopteros, e ao descrever a vulnerabilidade do helicoptero, mostrou uma filmagem de um helicoptero
que voava proximo ao um rio sendo abatido numa bola de fogo, por mostrar a cena rapidamente de cima
deu a impressão de ser uma "gun cam".

Em 28.01.1970 o HH-53B -Jolly Green 71 foi abatido por um Mig-21 durante uma missão CSAR sobre o Laos...

Sokol1
Redsoldier

Re: A 35 anos - Fim da Guerra do Vietnam

Post by Redsoldier »

Excelente Sokol, mais uma vez, obrigado!
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: A 35 anos - Fim da Guerra do Vietnam

Post by 21_Sokol1 »

RedSoldier,

Me lembrei do nome do livro, é "Vietnam - a guerrilha vista por dentro." de Wilfred G. Burchett.

Image
http://www.sebol.com.br/detalhes.php?codigo=026112

Partes das 400+ páginas deste livro podem ser lidas - em portugues - aqui:

http://www.pco.org.br/conoticias/ler_ma ... p?mat=1827
http://www.pco.org.br/conoticias/ler_ma ... p?mat=1968

Tem outro livro em portugues do Burchett - "Vietnam do Norte" - a venda aqui:

http://comprar.todaoferta.uol.com.br/vi ... XSQHY#rmcl

Outro dele editado em português é "Bombas sobre Hanoi". Lista de seus livros:
http://www.worldcat.org/identities/lccn-n80-67584

Algumas páginas do Street Without Joy podem ser lidas - em inglês - aqui:

Image

http://books.google.com.br/books?id=GkH ... &q&f=false
Custa 18 buck$ na Amazon.

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: A 35 anos - Fim da Guerra do Vietnam

Post by 21_Sokol1 »

Santa internet, Batman!
21_Sokol1 wrote: Alem de lembranças dos tempos de garoto das notas sobre a guerra no "Jornal da Globo",
e inclusive um documentario de uma TV americana acompanhando uma companhia "in action",
desde documentario ficou gravada na memória uma cena. Um Huey decolando de uma aldeiazinha,
toca as pas da helice numa palmeira e se estatela
(1).


(1) Tem tres cenas da Guerra do Vietnam que gostaria de rever mas não encontrei mais:

Esta do Huey caindo por ter atingido a palmeira.
Diminui a lista para duas cenas. :)
A cena do Huey do documentário que assisti em 1900 e sessenta e tantos é
esta do documentário "Anderson Platoon":

http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... m8c#t=309s

Sokol1
Post Reply