O voto dos hondurenhos

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

PS: Vale lembrar que no Brasil o voto obrigatório foi uma evolução. O voto obrigatório foi instituído no Código Eleitoral de 1932 (o mesmo código que adotou o sufrágio universal e o voto feminino). Retornar hoje ao voto facultativo será um retrocesso. É voltar a época do voto de cabresto, a era do coronelismo, mas em uma proporção muito maior, ao invés de carro de boi para levar peão para votar, teremos ônibus e caminhão parado na porta da favela para levar ignorantes a votar em quem estiver pagando mais.

Diniz, o voto de cabresto como acontecia no inicio do seculo é impraticavel hoje em dia! Naquela época mais de 90% da população era rural, hoje é o contrário, além de muito menor, o que tornava seu transporte até a urna não tão oneroso assim. Aliás, o voto de cabresto vigoraria naquele epoca fosse qualquer que fosse o sistema eleitoral, e ele não morreu imediatamente com as eleições obrigatórias, pelo contrario, continuou e depois se transformou. O sistema obrigatório, foi na verdade, essa transformação: com o voto obrigatorio, ficou mais barato comprar o voto porque já não é necessário pagar pelo tranporte do sujeito até a urna, já que ele é obrigado a ir até lá, e como vai contrariado, obrigado, está propenso a votar en troca de qualquer benesse baratinha que compense o "esforço" de ir até a urna. O bolsa-família (ou bolsa-voto, segundo as más linguas) se utiliza dessa lógica: com um grande contingente de pessoas despolitizadas sendo obrigadas a votar, tudo que é preciso para arrigementa-las para seu lado é dar uma esmola com a cara do governo. O sistema funciona tão bem que até aqueles que não se convencem com a esmola, se votam em branco ou nulo, estes votos ainda assim são válidos e legitimam os votos comprados. Não há nada de educativo nesse processo, no qual o protesto é inútil. No qual você se esforça para escolher bem, e depois vê que os corruptos se elegeram através dos votos dos sem consciencia que votem com base em santinhos, propagandas e cestas básicas ou dinheiro dado pelo governo. Vide o caso do DF :(

Tudo isso seria abstrato, se não fosse confirmado pelo fato que todas as PECs que foram tentadas para implementar o voto facultativo foram barradas pelo herdeiros do voto de cabresto: o PMDB e o PFL (ataul "DEM" :roll:). Veja aqui a opinião dos politicos do PMDB sobre voto facultativo:

http://movimentovotolivre.multiply.com/journal/item/11

Veja também quem repete o esse mesmo argumento:

A mesma opinião tem o líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL). Para ele, o voto obrigatório em um país com baixo nível educacional como o Brasil é fundamental e educativo. Renan também acha que o voto facultativo afastaria das urnas as pessoas mais pobres, de áreas carentes, que têm dificuldades até para se locomover ao local de votação. Isso estimularia a volta do voto de cabresto e a velha prática de transportar e alimentar eleitores para lhes manipular os votos, nas regiões mais pobres do país.

O mesmo argumento! Se ele, um dos coroneis mais podres de nossa política o defende, é porque devemos entender o contrário!

Também usa a desculpa do caráter "involuído" da cultura brasileira atual:

03/06/2003 - "Para o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), o voto facultativo restringe a representação popular no Parlamento, "elitizando o processo eleitoral". Ele considera que, noutro país, com outro nível educacional, pode-se estabelecer o voto facultativo".

Esse é um argumento que para mim não cola nem com superbonder! E desconfirmado pelos fatos:

http://movimentovotolivre.multiply.com/journal/item/21

O grande comparecimento dos eleitores (quase 90% dos inscritos) à 1ª eleição presidencial no Timor Leste (pequeno país asiático) é mais uma prova de que, se estimulado, o povo vota.

Esse grande comparecimento (90%) prova que, se estimulado, o povo vota, mesmo sendo o voto facultativo, e independentemente de sua condição social, religião ou escolaridade (a maioria dos timorenses é semi-analfabeta). O número surpreendeu à todos, pois a eleição ocorre numa 2° feira (das 7h às 16h), e coincidiu de ser próxima ao feriado de Páscoa (o que fez com que muitos eleitores não comparecessem por estarem viajando).

Os 90% de comparecimento provam que não é necessário (nem bom) o Estado punir os cidadãos que se abstêm de votar, e contradiz os que dizem que se o voto for facultativo, poucos votariam no Brasil.

Ora, alguém pode me explicar como o Brasil pode ser considerado mais involuído socialmente que o povo do Timor Leste (e que ainda por cima também são de origem portuguesa)?!

É por issso é que vou adotar um mote daqui para frente: "Eu confio no povo brasileiro. Eleições facultativas já no Brasil!"

;)

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
13_Diniz
Arataca
Arataca

Post by 13_Diniz »

Condor meu velho,

desta vez o Rena foi muito feliz. Já usei todos os meus argumentos, não pretendo mais te convencer do contrário, só me resta rezar. Vamos aguardar. Agora vamos nos preocupar com outras coisas mais importantes o voto proporcional. Isso precisa ser mudado o quanto antes. De nada irá adiantar o voto facultativo se mantivérmos a proporcionalidade dos votos.

Deixa eu explicar melhor: Hoje um candidato a Deputado Estadual ou Federal pode ficar entre os mais votados de seu estado e não se eleger. Isso é um absurdo!! Conheço vários exemplos. Estamos votando em quem desejamos que nos represente e ele está sendo rejeitado pelo regime em prol de um candidato medíocre, que as vezes não teve nem 1/3 dos votos daquele em quem você votou.

Acorda Brasil!!
“Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro.“ Armando Nogueira
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Sim,

Concordo, precisa mudar o voto proporcional, talvez até adotando o distrital. Tem que fazer uma reforma completa!

Mas incluo aí o voto livre :D

O voto obrigatorio não é educativo, se fosse, nesses quase um século em que o usamos, o povo brasileiro já seria o mais sábio do mundo em termos de escolher candidatos, os nossos politicos seriam os mais probos do mundo e o nosso sistema político o que melhor funciona :roll:

É uma questão de lógica, se a parte mais atrasada e reacionária do espectro político faz questão do voto obrigatório, é porque esses sistema trabalha para eles. Como diz no comercial, simples assim :oops:

Não posso concordar com ideia que o Brasil é um povo atrasado socialmente porque eu trabalho com Cultura e já vi mesmo pessoas humildes que quando voce lhes dá a chance elas apreciam o que há de melhor na literatura, na música, nas artes e até na ciência. Já estamos em pleno século 21, com uma população, em certos aspectos, muito melhor informada até que a americana (em recente pesquisa os brasileiros estão a frente dos americanos em preocupação com o meio ambiente), então não é possível pensar o brasileiros ainda como alguém despolitizado e desinformado. Estamos socialmente muito a frente de vários desses países que tem voto livre, e mundo não caiu lá pra eles por causa disso, muito pelo contrário. ;)

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply