Transparência já!

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
Post Reply
28_Condor
Veterano
Veterano

Transparência já!

Post by 28_Condor »

S!

http://colunistas.ig.com.br/claudioabra ... nformacao/

Hoje em dia eu não acredito em político nenhum, mas algumas causas acho que valem, e uma delas é a transparência, que na verdade é a essência da democracia, e não apenas eleições livres.

Por falar em elições livres, nós ainda não a temos completamente, já que direito não é e não pode ser obrigação, portanto outra causa que abraçaria seria o voto facultativo. Sem essa de ter de se tutelar a vontade política do povo!

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
04_Nospheratus
Ala
Ala

Post by 04_Nospheratus »

Seria ideal...

Mas não acredito na eficácia... ando muito desgostoso.

Não ouso dizer porquê. Quero distância das matilhas.
Senta a Pua!

"O essencial faz a vida valer a pena" (Miguel Villar)
"O dedo aponta a lua. O sábio olha a lua. O tolo olha o dedo". (Ditado Zen)
17_Vulture
Arataca
Arataca

Post by 17_Vulture »

Tendo a preferir o voto compulsório direto do brasileiro ao opcional indireto ianque.

Uma das argumentações pró voto facultativo é que ele diminuiria a compra de votos, pois só votariam os efetivamente interessados. Eu acho justamente o contrário: quem compra votos continuaria comprando e quem poderia mudar alguma coisa vai cada vez mais se afastar (vide 2º turno das eleições municipais no Rio).
[b]Jambock__17 - Vulture

[i]"Na cidade-mar, você quem manda em tudo
[color=red]FLAMENGO[/color], Brasil
Você é grande no mundo"[/i][/b]
28_Condor
Veterano
Veterano

Post by 28_Condor »

S!

Esse argumento da compra de votos realmente é fraco, Vulture, concordo. Eu acho dificil que diminuisse a prática de compra de votos, mas pelo menos estes sairiam mais caros, já que se o cidadão não tem a obrigação de votar seu passe fica valorizado. Isso aumentaria o risco de só os muito ricos ganharem elições? Talvez. Mas como sempre a aposta no voto comprado seria muito mais arriscada, seria mais sábio arriscar as fichas em alguém popular do que na compra de votos (o que também tem seus riscos).

Mas o pior é ficar esse cálculo imoral em que o sujeito não pode nem protestar votando nulo ou branco, porque de qualquer maneira todos os votos são contabilizados. Cadê a liberdade de expressão? :(

Por que aquele cara lá diz que não tá nem aí pra opinião pública? Porque ele já tem lá seus votos contadinhos, o tal curral eleitoral, espremidinho entre os tais votos brancos, nulos e válidos :roll:

Bem disse uma comentarista política, se o voto nos EUA fosse obrigatorio, teriamos Sarah Palin como vice-presidente. O Obama só ganhou porque conseguiu mobilizar seu eleitorado, enquanto os republicanos não. Se toda a massa reacionaria de lá tivesse obrigação de ir ao palanque teria jogado seu voto resmungado na dupla dinamica Sarah/Mcain... graças a Deus não foi isso que aconteceu :)

Eu acho que se alguém quer mudar alguma coisa, se manifesta para isso, se não se manifesta não quer mudar nada realmente.

Mas minha objeção é na verdade filosófica: um direito não pode ser uma obrigação, um direito é algo ao qual você tem liberdade de escolha. Se o voto continuar obrigatório por esta ou aquela razão, tudo bem, mas não se pode dizer que o povo está exercendo seu direito, está apenas cumprindo sua obrigação :)

Não me parece ainda com democracia :)

SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply