Wireless

Novidades, reclamações e ajuda aqui!!!
Post Reply
User avatar
bigan
Posts: 96
Joined: 20 Apr 2005 21:00
Location: Brasília

Wireless

Post by bigan »

Olá! alguém aqui tem o costume de jogar Il2 ou outro jogo via wireless? Pensando instalar aqui....já li alguns tópicos aqui nesse fórum...alguém poderia postar mais dicas/conselho do tipo, marca/modelo, desempenho, sem falha de comunicação, se instalo antena interna no PC ou um antena tipo USB, enfim.....tbm podem deixar links interessantes sobre o assunto....agradeço já de antemão....abraço a todos!
PS. o lugar onde pretendo rodar é um apt pequeno mesmo
User avatar
42_Hildebrand
Arataca
Arataca
Posts: 2109
Joined: 27 Dec 2005 21:00
Location: 1ºGavcavi
Contact:

Post by 42_Hildebrand »

S!


Putz! Seria excelente alguém trazer alguma informação já que até o fim desta semana comprarei um roteador de 108mbps e um receptorzinho estilo usb para tal velocidade. Até aqui só jogava em rede com fio, agora não vai ter jeito, espero que funcione. Os roteadores normais transmitem em 54 mbps to comprando um com o dobro pra ver no que dá.

roteador.

adaptador/antena.

SP!
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Post by 44_Santo »

Eu recomendo Linksys sem sombra de dúvida.

http://www-br.linksys.com/servlet/Satel ... 6082938B01

Mas além da qualidade (Linksys é da CISCO líder mundial em roteadores e switches) você deverá atentar para alguns detalhes:

1. Quantidade de computadores conectados no roteador;
2. Distância máxima entre o micro e o roteador e obstáculos entre os dois;
3. Qualidade do serviço (QoS);
4. Custo benefício.

1. Na maioria dos casos (até 5 computadores) os roteadores de 54Mbps atendem bem (54/5) devido à velocidade da internet que não chega nem perto disso, salvo em casos em que se necessite de altas velocidades entre os micros da própria rede.
2. Dependendo da distância e obstáculos (principalmente paredes) você poderá optar entre um roteador com várias antenas, uma antena com maior ganho ou, se for na mesma sala, um mais barato com a antena original. Também no micro o melhor é com antena.
Ex: Roteador barato com antena original na sala e micro com usb no quarto = conexão baixa e cai quando fechar a porta.
Porém somente testando para ter certeza de uma boa conexão.
3. QoS é o que evita de alguém estar baixando arquivos da internet e ocupar toda a banda, essa tecnologia garante controle de banda no roteador, porém custa mais.
4. Se o seu micro vai ficar no mesmo cômodo da casa, você pode comprar o mais barato e usar usb no micro, mas se você deseja mobilidade seria bom pensar em uma antena de no mínimo 7db que pode ser comprada separadamente.
Já se a banda de internet é muito disputada a única maneira de controlar seria um roteador com QoS.
Claro que da pra controlar a banda no micro, mas você teria que configurá-lo como servidor e deixá-lo sempre ligado, isso não é desejável.
E se houver muitos micros conectados, seria bom 104Mbps.
Também tem a opção de roteador com modem e sem modem.
Ufa! :-(

Depois de tudo isso, instale um centelhador na linha telefônica, caso sua internet seja pela linha, para não ocorrer de uma descarga elétrica queimar a única entrada de WAN que a maioria dos roteadores têm.
Isso aconteceu com meu sobrinho na primeira semana depois de instalar o roteador novinho. :-(

Os mais vendidos pela linksys são os da linha WAP54G, têm bom ganho na antena, pois são duas de 5db, porém são 54Mbps e não têm controle de banda.
Outro simples é o WAG200G que também é de 54Mbps, sem controle de banda (QoS) e eu já vi ele vir sem antena, para que você possa optar em qual antena supre as suas necessidades.
De antemão eu te aviso que as antenas que acompanham a maioria dos roteadores baratos são de 3db e só servem para o mesmo cômodo.
Eu já vi um da Intelbras que vinha com uma antena de 5db e QoS, nas versões 54Mbps e 108Mbps, porém nunca vi funcionando.
Não comentei nada sobre notebooks porque eles têm uma boa antena embutida na carcaça.

santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6802
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 07_Phantom »

Por partes, como diria Jack.

1 - Velocidade: Os valores informados são os tais "NAS MELHORES CONDIÇÕES", leia-se, "EM LABORATÓRIO". Um roteador 54Mbps entrega normalmente algo na faixa dos 30. E esses acima, com os Linksys de 108Mbps, não passam dos 60. Lembrando que todo o hardware deve ser compatível, ou seja, tanto o roteador quanto a placa de rede sem fio devem usar a mesma tecnologia para chegar aos tais 108Mbps, visto que isso não é padrão.

2 - WRT54G - INFELIZMENTE, saiu de linha, procuramos a poucos dias e só encontramos a versão dois. Se comprar um desses, use o DD-WRT para melhor a pontência do sinal e o software de gerenciamento.

3 - WAG200G - Uso esse, ele é modem ADSL e Roteador Wifi, muito bom, mas sem as opções de gerenciamento do WRT54G2, e não aceita o DD-WRT.

4 - Paredes: Uso no meu escritório em casa, e tenho internet mesmo nos cômodos mais distantes, mesmo com 3 paredes no caminho.

5 - Wireless e jogos: Funciona, mas é óbvio que nada se compara à rede cabeada, portanto tenha alguns cuidados.:
- Quanto mais perto o roteador maior a velocidade e menor a interferência, ou seja, quanto mais perto melhor;
- Não use telefones sem fio na freqüência de 2.4Ghz (mesma freqüência das rede sem fio que usará), pegue os de 900Mhz. Acredite, isso dá problema, eu tenho um sem fio desses e a rede quase cai quando alguem atende o telefone.
- Use um software para "olhar" as redes sem fio em volta (NetStrumbler) e use um canal que nenhuma outra esteja usando.

Well, my 2 cents.
SP!
Phantom
User avatar
42_Hildebrand
Arataca
Arataca
Posts: 2109
Joined: 27 Dec 2005 21:00
Location: 1ºGavcavi
Contact:

Post by 42_Hildebrand »

S!

:shock:

Nossa valeuzaço pelas dicas. Tenho três paredes e mais ou menos uns 8 metros que separarão o roteador do meu quarto, onde estará o meu note.
Apenas dois computadores dividirão a rede. Estou consciente que não será a mesma coisa, mas ficaria <font color="red"><i>muito</i></font> ruim de jogar o il-2 no =AIRWARS=?

Existe algum outro aparelho que possa interferir na rede, PH? Além do telefone?

Tenho um telefone sem fio de 900 Mhz, ufa!

Vale a pena mesmo o linksys? Ele é bem mais caro que aquele que eu pretendia. :-(
- Use um software para "olhar" as redes sem fio em volta (NetStrumbler) e use um canal que nenhuma outra esteja usando.
Essa última parte eu não entendi, PH :-? Como assim canais? Cada rede não ocupa por si só um determinado espaço?

Obrigado PH e santo

SP!
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6802
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 07_Phantom »

Redes sem fio ocupam canais, 0 a 15 se me lembro bem. O ideal é usar um que nenhuma outra esteja usando, pequeno tweak mas que ajuda ;)
SP!
Phantom
Post Reply