Richard Wright, fundador do Pink Floyd, morre aos 65 anos
Tecladista do grupo britânico morreu após uma curta batalha contra o câncer
O tecladista Richard Wright, co-fundador do Pink Floyd, morreu nesta segunda-feira (15) aos 65 anos. Segundo o assessor do grupo, Wright sofria de câncer. Não foi anunciado qual o tipo há quanto tempo ele estava com a doença. “A família pediu para ter sua privacidade respeitada neste momento difícil”, disse o porta-voz.
Wright aprendeu teclado e piano por conta própria e conheceu Roger Waters, Nick Mason e Syd Barret na faculdade de arquitetura. Logo os amigos montaram uma banda chamada “Sigma 6”, que mais tarde viria a se chamar “Pink Floyd”.
O grupo lançou seu primeiro álbum, “The Piper at The Gates of Dawn”, em 1967, alcançando grande sucesso. Wright compunha esporadicamente para o grupo, mas assinou várias músicas no emblemático álbum “The Dark Side of The Moon”, de 1973, entre elas as clássicas “The Great Dig In The Sky” e “Us And Then”.
Dave Gilmour, que se uniu ao grupo em 1968, se manifestou sobre a morte do companheiro em seu site na Internet. “Ele era um homem adorável, gentil e sincero e sua perda será sentida por todos que o admiravam”.
Em 2005, a banda se reuniu pela primeira vez em 25 anos para se apresentar no Live 8 – concerto beneficente no Hyde Park em Londres.
JACQUELINE PLENSACK
:s: :s: :s: :s:
SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.