cockipit ajuda

Novidades, reclamações e ajuda aqui!!!
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Ser voce quiser montar o cabo gameporte com um cabo de disquete e o conector DB-15 é fácil.

Peguei uma ponta de cabo de disquete, que tem 17 colunas de dois pinos
:

E cortei (usei uma serra para metal - por aqui conhecida como "ceguêta") pelo meio - na coluna 9, de forma que ficou um pedaço com 8 colunas de 2 furos.

Como na parte de cima do conector tem uma barra que prende o cabo e ela foi cortada ao meio, colei (com CA - aka Super Bonder) um pedaço de plástico (acetato) de embalagem, para manter esta peça no lugar, vide:

Image
Pedaço de plástico unindo a parte preta de cima com a de baixo, onde foi cortado.

Image
Na foto coloquei um pedaço de clipe onde é o pino 1 - correspondente ao fio vermelho, o pino em cima dele não é usado.

O fio vemelho indica o pino 1 - veja que no conector tem um triângulo indicando.
O fio que esta em cima na mesma coluna em que ele não é usado. No conector na placa mãe não tem o pino.
Portando na coluna dois estão o fio do pino 2 em cima e o fio do pino 3 embaixo, e etc.

Resumindo, em baixo os fios vão para os pinos: 1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15
Em cima os fios que vão para os pinos 2, 4, 6, 8, 10, 12,14.

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 26 Jun 2008 17:26, edited 1 time in total.
RedMooM

Post by RedMooM »

Putz sokol, ate que e facil de fazer, (tambem vc postando ate fotos e dando as dicas kkkkk) mais to fazendo muita gambiarra ja, to meio com medo ainda mais da minha solda top de linha heheh, acho que vou comprar um espelho no ml mesmo vem com gameport e 2 usb por R$ 22,00 aqui em casa so vai demorar 1 pouco hehehe.

E pra quem quer fazer um "joystick" pra corridas ai esta
http://www.fortunecity.com/silverstone/ ... index.html

Conforme for construindo o meu rudder vou postando fotos, vai demorar um pouco, final do mes to sem $$$$ :evil:
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

to meio com medo ainda mais da minha solda top de linha heheh
Bahh, vais perder a "diversão" da coisa... :P :-P

A propósito estes espelho gameporte + 2 USb que você achou no M.Livre é o original da ASUS, os distribuidores tiram das caixas para venderem avulso. :roll:

Bom, achei aqui um daqueles rabicho igual ao da placa de som ISA do M.L. só que o cabo é curto, uns ~7 cm. Tem cortar pelo pelo meio e soldar uma extensão, se quiser avise, paga o frete.

Sokol1
32_Mariocar
Engrenado
Engrenado

Post by 32_Mariocar »

<font color="red"><i>beleza</i></font> Sokol, tem uma variedade enorme de botões. Vou ver o que acho aqui no Rio.

:)
SP!
Mariocar
RedMooM

Post by RedMooM »

Sokol, muito obrigado mais consegui um espelho gameport :D , o problema era que depois de tudo soldado nao aparecia nada no controlador de jogos do janela, ai lembrei que tinha que abilitar a gameport no setup kkkkkkkkkk :-P . 1 x 0 pra Mobo.

Deposi de ligado iniciei p janale e pronto reconheceu e instalou o controlador, mais o problema e que ele fica com o status "nao conectado" eu fiz com 2 pots e ate adicionei um novo controle e nada sera que eu tinha que ter soldado o terra nos pots olha o que eu fiz.

Image

tem esse esquema la do ala11 estou pensando em faze-lo.
Se eu colocar tudo pot de 100k da no mesmo?? qual a diferenca 100 pra 50??
Image

http://www.ala11.com/ala11/foro/cgi-bin ... 1&t=000332

Muito obrigado
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Deposi de ligado iniciei p janale e pronto reconheceu e instalou o controlador, mais o problema e que ele fica com o status "nao conectado" eu fiz com 2 pots e ate adicionei um novo controle e nada sera que eu tinha que ter soldado o terra nos pots olha o que eu fiz.
Não solde o terra nos pots, pois vai acabar juntando + com - e... :-P

Acho que já sei o porque do "não conectado":

Veja que voce ligou na gameporte o eixo X (pino 3 ) do joystick 1 , e o eixo X (pino 11) do joystick 2.

Lembra-se que a gameporte vê 2 joysticks de 2 eixos e 2 botões separados?

Voce deve conetar primeiro os eixos (X e Y) do joystick 1.

Ligue o fio que esta no pino 11 no pino 6 - eixo Y do joystick 1.

Como o Windows só reconhece - conectado na gameporte - um joystick (o 1 ou o 2) om pelo menos 2 eixos deu o não conectado, já que ele não tem driver para joystick de 1 eixo.

Adicione o pedal com o driver de "Joystick de 2 eixos e 2 botões", ou um personalizado de "2 eixos e zero botões".
Se eu colocar tudo pot de 100k da no mesmo?? qual a diferenca 100 pra 50??
Já com relação ao esquema do Baloo Pedals, ele montou o pedal para o IL2. Este simulador tem o esquema de freios baseado no IL2 real: este avião não usa pedal de freio e sim uma alavanca no manche, por isso usou apenas um eixo.

O IL2 não modela freio separado para pedal direito e pedal esquerdo., mas você pode freiar uma roda independente da outra, conjugando o uso do freio com o leme na direção da roda que quer frear.

"O que no és lo mismo, pero és igual". ;)

OBS - Para quem tem um pedal Saitek ou CH, tem uma alteração que se faz no conf.ini que permite usar um pedal que tenha freios independentes, atuando com tal.

Como o Baloo usou apenas um eixo para o freio, ele ligou os dois potenciometros de 50k em série no pino 6 - ou seja num mesmo eixo (o Y do joy 1), somaos dão 100k. Assim pisando no pedal esquerdo ou direito vai frear - as duas rodas ao mesmo tempo.

Mas você pode usar os pots de 100k no lugar do 50, o inconveniente da maior resistência que capta mais ruido.

Use cabos blindados para ligar os pots na gameporte, compre fio para microfone, que tem dois ou tres fios internos e uma malha externa, solde esta malha na carcaça do pot e na carcaça da tomada DB-15.

E lembre-se de não deixar o pot superaquecer ao soldar.

Você fez uma ótima escolha de projeto para montar eu pedal, pois o Baloo Pedal usa rolamentos nos eixos, e com a estrutura de metal
fica mais resistente e durável que um pedal da Saitek. E ainda por cima parece o pedal dos caças da Luftwaffe. :ok

Sokol1
RedMooM

Post by RedMooM »

Putz sokol como sempre vc estava 100% certo :-D, obrigado.
Foi so trocar o 11 pelo 6 e <font color="red"><i>beleza</i></font>, funcionou, mais o ( + ) na tela de calibragem nao para de pular e tambem nao chegou no final, pelo menos quando calibro o joy clone o + vai ate o final sumindo sempre uma perna
e pro lado direito nao foi tao longe quanto o lado esquerdo e problema do pot??

Image

E assim mesmo??o que eu chamo de ficar "tremendo" e o ruido que vc descreve acima???
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Bom, faça a calibragem e salve, o rWindows memoriza o curso que foi lido do potenciometro e ajusta. A interface do rWindows é diferente da Clone.
Teste no jogo para ver como ficou.

Como eu disse, a gameporte - um dispositivo jurassíco - é muito sujeita a ruídos, o "tremor" que você vê na calibração, voce minimiza isto usando o cabo blindado com a malha na carcaça do pot e na carcaça da DB-15 e mais o curto possivel e pots de boa qualidade - coisa que estes ChingLing do comercio local não tem.

Mas estando tudo pronto e funcionado, feita a parte mecância do joy, futurante voce compra um Joy Genius USB de 3 eixos e usa seu circuito USB, estes são menos sujeito aos "ruídos".

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 01 Jul 2008 09:23, edited 1 time in total.
RedMooM

Post by RedMooM »

AEw sokol vlw mesmo cara amanha termino o rudder e vou fazer ate pedal pro need :shock: , to testando ate agora e si divertindo :-D .
Postarei fotos.

Vlw agora que tom com equipamento de ponta :-P , se cuida no =AIRWARS= 8) .

Abracao e muito obrigado.
Matos

Post by Matos »

RedMooM wrote:AEw sokol vlw mesmo cara amanha termino o rudder e vou fazer ate pedal pro need :shock: , to testando ate agora e si divertindo :-D .
Postarei fotos.

Vlw agora que tom com equipamento de ponta :-P , se cuida no =AIRWARS= 8) .

Abracao e muito obrigado.
Hey RedMooM, você também estar fazendo um rudder pedal? teria fotos ai pra nos mostrar?

Também estou fazendo um aqui baseado numas imagens que vi na internet.

Valeu
RedMooM

Post by RedMooM »

OPa desculpe a demora, entao estava fazendo um hudder que desse pra usar tambem em games de corrida, mais ai vi que tem alguns que aceitam embreagem entao resolvi fazer um so pra corridas hehe nao ficou com uma cara muito profissional :cry: mais funciona olha ai estou apenas tentando resolver o problema dele nao reconhecer os outros 2 eixos ele aparece como nao conectado mais amanha terminho de ligar os botoes talvez esse seja o problema mais acelerador e freio estao 100%.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Acho que eu vo patentia esse meu projeto senao a saitek vai usa-lo sem me paga nada kkkkkkkkk

its alive

a minha dificuldade foi nao ter tempo de procurar engrenagens com elas seria bem mais facil o projeto, mais esse dois pedais (direita pra esquerda) estou pensando em mudar pq e muito ruim quando vc quer trocar de um pedal para outro mais do resto to feliz :D :-D :lol:
42_Hildebrand
Arataca
Arataca

Post by 42_Hildebrand »

S!

:shock:

SP!
daniel_luccas

Post by daniel_luccas »

S!

deem uma olhada nesse pedal, quem fez foi o Ivan Kozhedub ( nick dele no HL )

http://br.youtube.com/watch?v=CeGm-cHoYl8

abraçao.....
RedMooM

Post by RedMooM »

Putz so tem 2 dos 4 eixos funcionando, quando coloco no controlador do joy do windows um joy com 3 eixos ele da nao conectado, quando coloco 2 joys, com 2 eixos, ele da OK pro primeiro e pro segundo aparece como nao conectado. O que sera q esta acontecendo?? estou usando esse esquema indicado pelo amigo LDR.

Image

so que nao fiz a ligacao do terra, nem tem botoes conectados, mais ja deixei tudo soldado, sera esse o problema??

os 4 eixos estao estao ligados 4 pots, todos de 100k linear rotativo.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

Acho que o problema ai é o driver usado, tente instalar como
Joystcik de 2 eixos e 2 botões (não precisa ter eles ligados no circuito, pois são N/A) e marque a caixa pedal de leme.

Veja se voce ligou os eixos os eixos tomada da gameporte nesta sequencia:
Eixo X do joy1, eixo Y do joy1 e eixo X do joy2

SOkol1
Post Reply