Tensão nos Balcãs

Notícias variadas e assuntos distantes da simulação de combate virtual.
Post Reply
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Tensão nos Balcãs

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

Sérvios atacam policiais no Kosovo e Rússia ameaça usar a força

Centenas de jovens atacaram a polícia na cidade de Mitrovica.
A Rússia, contra a independência do Kosovo, ameaçou usar a força.

Image
Policiais sérvios observam embaixada dos EUA em Belgrado, que foi incendiada em protesto na última quinta-feira (Foto: Andrej Isakovic/AFP)


Um dia após manifestantes terem incendidado a embaixada norte-americana em Belgrado (a capital da Sérvia), os Balcãs voltaram a viver nesta sexta-feira (22) momentos de tensão.

Várias centenas de manifestantes sérvios atacaram a polícia no norte de Mitrovica (cidade do Kosovo) jogando pedras e explosivos. Segundo as autoridades, os jovens estavam lançando pedras e explosivos a partir do outro lado do rio Ibar, fronteira natural que divide a cidade de Mitrovica em duas etnias, sérvia e albanesa.

Foram ouvidos tiros na multidão. Mas até agora não há informações sobre feridos.

O protesto continuava duas horas depois do início às 12h44 (8h44, pelo horário de Brasília) diante da praça da Universidade de Mitrovica, horário que coincide com a resolução 1.244 do Conselho de Segurança da ONU, que, segundo Belgrado, estabelece o Kosovo como parte da Sérvia.

Kosovo declarou independência unilateralmente no último final de semana, provocando protestos dos sérvios que desejam manter a ex-província como parte de seu território.

Força russa

Também nesta sexta-feira a Rússia ameaçou usar a "força" caso as potências ocidentais desafiem a ONU na questão do Kosovo.

"Se hoje a União Européia adotar uma posição comum ou se a Otan extrapolar seu mandato no Kosovo, estas organizações desafiarão a ONU", afirmou Dimitri Rogozin, representante da Rússia na Otan.

"Também partiremos do ponto de que deveremos utilizar uma força brutal, ou, em outras palavras, uma força armada para que nos respeitem", afirmou.

Referindo-se a informações segundo as quais autoridades da Otan planejariam impedir a entrada dos dirigentes da Sérvia no Kosovo, Rogozin afirmou: "isto não faz parte de seu mandato. Se estas informações forem confirmadas, manteremos um diálogo muito complicado com nossos sócios e é possível que haja um desenrolar dramático nas discussões entre Rússia e Otan", advertiu.

O Ministério russo das Relações Exteriores atribuiu a responsabilidade dos distúrbios em Belgrado aos países que reconheceram a independência do Kosovo.

"O que aconteceu ontem em Belgrado é lamentável, mas as forças que apoiaram o reconhecimento unilateral do Kosovo devem ter consciência das conseqüências dessa decisão", afirmou o porta-voz da chancelaria russa, Mikhail Kaminin.


Distúrbios

As declarações russas foram proferidas horas depois da condenação dos distúrbios de Belgrado por parte dos Estados Unidos e do Conselho de Segurança da ONU. Durante os incidentes a embaixada dos Estados Unidos foi incendiada, causando a morte de uma pessoa.

Este ataque ocorreu em meio a uma onda de violência desencadeada ao final de uma manifestação pacífica de mais de 150 mil pessoas contra a declaração unilateral de independência da Sérvia efetuada por Kosovo no último domingo.

O departamento de Estado norte-americano protestou oficialmente. O número três da chancelaria, Nicholas Burns, conversou por telefone com o primeiro-ministro e o chanceler sérvios, Vojislav Kostunica e Vuk Jeremic.

O representante para a diplomacia da UE, Javier Solana, anunciou que as negociações em torno do acordo de associação entre a Sérvia e a UE não serão retomadas devido ao ambiente de violência.

"É necessário um retorno à calma antes de retomarmos o clima propício para a manutenção de contatos que permita progredir sobre o acordo de estabilização e associação", considerado geralmente um primeiro passo em direção a uma possível futura integração na UE, afirmou Solana da Eslovênia.

Esta advertência ameaça dificultar a tarefa do presidente sérvio, o pró-ocidental Boris Tadic, que, apesar de sua oposição à independência do Kosovo, é favorável à entrada de seu país na UE.


Sem violência

Tadic, em viagem à Romênia, pediu o fim imediato da violência e convocou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional em função dos distúrbios em Belgrado.

"Condeno o mais energicamente possível a violência, o saque e os incêndios que ocorreram em Belgrado, durante os quais se perdeu uma vida", declarou Tadic.

"A todos os que participam dos distúrbios quero pedir que se retirem. Isto só prejudica a defesa de nossa integridade e nossa soberania e a defesa de nosso Kosovo", afirmou.

G1/ France Presse
SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
Gutierrez

Post by Gutierrez »

Lá vamos nós outra vez....
Post Reply