Campuseiros baixam 24 TB (!!) de dados por dia
Coloque milhares de entusiastas de internet em uma conexão banda larga de 5 Gbps dedicada com seus próprios PCs e você tem um ambiente extremamente variado onde baixar conteúdo (filmes? músicas? programas? games? sim) é algo mais corriqueiro que um bom banho (dá pra entender o porquê).
A expressão acima pode ser traduzida em apenas um número: 24 Terabytes de informação baixadas diariamente pelos milhares de campuseiros no prédio da Bienal. Muito? A quantia de uploads é ainda maior - quase o dobro disto, segundo cálculos feitos pela Telefônica (o gráfico abaixo exemplifica o tráfego da CP Br).
Não são apenas os campuseiros que se beneficiam dos 5 Gbps, trazidos à Bienal por dois links de fibra óptica de 2,5 Gbps. Usuários de rede P2P que baixam arquivos de campuseiros se beneficiam da largura de banda, o que os torna ótimos "seeders" de conteúdo.
Mais que baixar conteúdo (com ou sem direitos autorais), a Campus Party Brasil ajuda também quem tá fora. Quem tá dentro, ainda encontra o gargalo de rede nem tão potentes como a bolada pela Telefônica (a quesito de comparação, a operadora tem dois links de 20 Gbps para suas operações comerciais).
Os dois links dedicados de fibra óptica são também a razão pela qual, tecnicamente, seria impossível a CP Br ser a responsável por variações de velocidade apresentadas por usuários do Speedy que vivem na região do Ibirapuera, segundo a própria Telefônica, reclamação recebida por Carlos Alberto Sardenberg, no seu CBN Brasil.
E pode baixar tudo indiscriminadamente? Não, não pode. A gente sabe disto. Mas também não parece uma preocupação de nenhum dos lados - nem a organização nem órgãos de combate à pirataria parecem dar muita bola pra pirataria na CP Br.
Funcionários da Telefônica, inclusive, dão o toque: em mesas mais vazias, onde o link é compartilhado com poucos, um download pode atingir a velocidade de 30 MB por segundo. Em teste no DSL Report, a conexão por onde este post vai pro blog atingiu 1,7 MB por segundo.
Em alguns casos, realmente, o isolamento pode ser o caminho para a felicidade.
Publicado por Guilherme Felitti, às 14h22
Fonte:
http://idgnow.uol.com.br/internet/campu ... s-por-dia/