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Cloud Gaming

Posted: 27 Aug 2012 09:28
by 44_Santo
Estive visitando a página da nVidia e me deparei com sua mais nova tecnologia, o Geforce Grid.
Uma placa de vídeo projetada para virtualização de GPU via internet, ou seja, o aparelho do cliente passa a ser apenas um terminal que recebe e reproduz as imagens já processadas e envia os comandos do controle, teclado ou mouse.
Com isso, o jogo deixa de estar preso a uma plataforma e passa a rodar com a mesma qualidade em qualquer aparelho, inclusive smartphones, tablets, e smart TVs.

Leiam a reportagem sobre essa nova tecnologia:
Tecmundo wrote:A Gaikai e a NVIDIA anunciaram na última terça-feira (15 de março) o lançamento do serviço GeForce GRID, que vai permitir o streaming de games em alta qualidade para computadores que não possuem GPUs dedicadas. Segundo as empresas, basta que a máquina consiga lidar com a codificação de vídeos hospedados na internet para poder aproveitar a novidade.

A novidade conseguiu reduzir a latência na transferência de conteúdos para somente 10 milissegundos, o que vai permitir jogar vários títulos com virtualmente nenhum tempo de atraso. A promessa é que o serviço esteja disponível em televisores, tablet e smartphones com os sistemas operacionais Android e iOS.


Para demonstrar a tecnologia, David Perry, da Gaikai, realizou uma partida do novo FPS Hawken contra uma pessoa que jogava o game em um televisor LG Cinema TV, dispensando completamente qualquer espécie de console adicional. Isso é possível pelo fato de que o GeForce GRID faz todo o trabalho de processamento pesado, simplesmente enviando os resultados para a tela do aparelho — é como se você estivesse jogando em um PC poderoso localizado a centenas de quilômetros de distância sem nenhum lag aparente.

“Jogadores vão poder acessar e jogar sem problemas os melhores títulos do mundo em qualquer lugar, através de celulares, tablets, televisores ou PCs”, declarou Phil Eisler, diretor geral de jogos para a nuvem da NVIDIA. “O GeForce GRID representa uma mudança massiva na maneira como games são entregues e jogados”, complementa.

GPUs para a nuvem
Cada placa usada pelos servidores da NVIDIA possui duas GPUs baseadas na arquitetura Kepler com codificadores próprios, processadores com 3.072 núcleos CUDA e 4,7 teraflops de performance shader 3D. A empresa afirma que o hardware consome somente metade da energia utilizada pela geração anterior de seus produtos.

Embora ainda não haja uma data para a estreia do GeForce GRID, tudo indica que a novidade vai contar com um sistema de assinaturas semelhante ao da Netflix. Isso significa que bastaria pagar uma mensalidade com custo aproximado de US$ 10 para ter acesso irrestrito a uma vasta biblioteca de títulos que podem ser acessados em qualquer lugar em que uma conexão à internet esteja disponível.

NVIDIA VGX
A empresa também aproveitou para estrear o NVIDIA VGX, sistema de servidores que utiliza máquinas com configurações poderosas que lidam com todo o trabalho de codificar os jogos para o usuário final do sistema. Segundo a fabricante, cada módulo produzido é capaz de providenciar conteúdo em alta qualidade para 100 pessoas de forma simultânea, algo que foi demonstrado ao vivo durante o evento 2012 GPU Technology Conference.


Cada placa utilizada pelo sistema conta com quatro GPUs com 192 núcleos CUDA e 16 GB de capacidade de armazenamento interna. Assim como acontece com o GeForce GRID, o serviço ainda não tem uma data de estreia marcada. O objetivo da companhia é vender a novidade para grandes empresas, processo que deve começar a acontecer a partir do final de 2012.
Fonte: http://www.tecmundo.com.br/jogos/23641- ... icadas.htm

Poderia ser o fim da corrida armamentista? :?:
Não para simuladores. :P :D



santo.

Re: Cloud Gaming

Posted: 28 Aug 2012 23:15
by 23_LuftDanger
Inventar o produto que acabaria com o mercado de placas de video para PC?

Vao ter que tirar muito dinheiro de alguma outra forma :)

Re: Cloud Gaming

Posted: 31 Aug 2012 14:58
by 28_Condor
S!
23_LuftDanger wrote: Vao ter que tirar muito dinheiro de alguma outra forma :)
Com certeza isso já está planejado, esse povo não dá ponto sem nó :yawn:


SP!

Re: Cloud Gaming

Posted: 31 Aug 2012 16:25
by 44_Santo
Deve ser na quantidade e preço final das placas, parece que cada placa serve até 100 clientes.
Imagine quantos clientes uma Steam tem, por exemplo, e quantos mais ela não teria agora nos celulares e nos tablets jogando todos os jogos como se fossem no PC com GPU top.

No Brasil deve demorar muito ainda, porque a internet brasileira, como quase tudo, não tem qualidade, mesmo as mais rápidas oscilam muito.



santo.

Re: Cloud Gaming

Posted: 31 Aug 2012 20:29
by MaGOid
Não só a internet brasileira. Eu estava vendo num site gringo que esses jogos via stream só são viáveis em conexões de 50 mbps pra lá, e com você em cima dos servidores deles. Qualquer coisa abaixo disso tem lag.

O Netflix funciona que é uma beleza via stream, mas jogos ainda estão longe de se tornarem populares.

Re: Cloud Gaming

Posted: 01 Sep 2012 00:27
by 44_Santo
As coisas em tecnologia avançam muito rápido.
Daqui a pouquinho será normal 50Mbps, e mais um poucochinho e terá um monte de gente fazendo drama porque sua internet só tem 50Mbps. :P :D



santo.