Placas PPU seriam uma solução para o BoB?

Novidades, reclamações e ajuda aqui!!!
Post Reply
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Placas PPU seriam uma solução para o BoB?

Post by 36_Killer-Ants »

S!

Andei lendo uns artigos sobre essas placas PPU (Unidade Primária de Processamento Físico) e me quetionando se não seria uma alternativa aos hyper-super-processadores que o Oleg & cia alardeiam que serão necessários para rodar o BoB. A Intel junto com a AGEIA estão planejando lançar linhas baratas dessas placas (pci). A ASUS já anunciou a incorporação do processador "PhysX" em futuras séries de MoBos e a Sony se decidiu pelo processador em seus videogames.

Image

Basicamente são cpus voltadas ao processamento de física em tempo real, enquanto um processador high-end calcula no máximo 40 interações simultâneas por objeto e entre si, com esse gadget essas interações subiriam para +/- 40.000, sem necessidade de uma super CPU (leiam-se dualcores).

Image

Isso evitaria o obsolecência prematura causada pela demanda de cálculos dos FMs no IL-2 liberando processamento para elaboração de gráficos e efeitos cada vez mais esporrantes, ou seja ao invés de um upgrade geral provavelmente seria "apenas" uma nova Placa de Vídeo high-end ;)

Empolguei-me com as possibilidades, esperemos que não seja apenas mais uma bolha geek!

Vídeos

Manifesto

Image

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

S!


Mas quanta bufunfa seria necessária? :-?
Vou ter que vender meu carro? :sad:


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Hades

Post by Hades »

:s:

Killer

Esta PPU como funcionaria?

Seria uma placa nova, havendo a necessidade de placa de vídeo, ou não?

Abraços
SP!
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6802
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Post by 07_Phantom »

Pelo que entendi Hades, essas placas serão exclusivamente dedicadas aos cálculos físicos em tempo real, o que era feito pelo processador central do micro.

Assim, além de desonerarem a CPU aumentarão a velocidade visto que, por serem dedicadas a está tarefa, à realizarão de forma mais rápida.

Não sei se vcs lembram da época que os computadores não vinha com o co-processador matemático e que por isso eram mais lentos, acredito que segue a mesma linha.
SP!
Phantom
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Post by 36_Killer-Ants »

S!

Isso aí, PH - lembro bem do meu 486 com um co-processador matemático, sem ele o CAD trabalhava feito uma tartaruga e nas versões mais "modernas" em 1993 nem rodavam.

Hades o último gráfico no meu post é um fluxograma de como funcionaria: CPU, processamento e coordenação - GPU, gráficos e renderização - PPU, movimentos e interações.

Além de desonerar o processamento da CPU, teoricamente desoneraria nosso bolso, pois uma CPU atual (64 bits) + PPU seria tão bom ou melhor que um Dual-core sem essas instruções, nos jogos e aplicativos que demandassem tantos cálculos.

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
Hades

Post by Hades »

:s:

Agora sim entendi! :-D

Valeu galera :ok

Abraços
SP!
Claudio

Post by Claudio »

Muiiiiiiiiiiiiito tempo atrás o Autocad 12 que rodava no DOS precisava de uma coisa que chamava co-processador matemático. Seria mai o meno a mesa coisa?
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Post by 36_Killer-Ants »

S!

A BFG, vai começar a produção comercial de placas PPU:

Image
AGEIA Technologies, Inc. e BFG Tecnologias acabam de fechar um acordo de distribuição de placas com base no processador PhysX.

De acordo com os termos do contrato, BFG Tecnologias fabricante de placas gráficas, produzirá e distribuirá placas com bases no processador PhysX no mercado Norte-americano e países da União Europeia.

BFG é o segundo fabricante fechar um acordo com AGEIA. Em Maio passado, durante o E3 no start-up, anunciou a assinatura de um acordo com a ASUS para a produção de placas PhysX.

A unidade de cálculo físico ou PPU PhyX é um processador que desonera o processador central e o GPU dos cálculos relativos ao ambiente físico dos jogos (deformação, detecção das colisões....).

Vários jogos que virão no fim de ano suportam a tecnologia da AGEIA. Será nessa época que as primeiras placas PhysX chegarão no mercado.

BFG prevê lançar uma placa PCI com 128 Mb de memória. O preço desta placa retail será anunciado no lançamento.
:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
ChesTerKey

Post by ChesTerKey »

36_Killer-Ants wrote:S!

A BFG, vai começar a produção comercial de placas PPU:

Image
AGEIA Technologies, Inc. e BFG Tecnologias acabam de fechar um acordo de distribuição de placas com base no processador PhysX.

De acordo com os termos do contrato, BFG Tecnologias fabricante de placas gráficas, produzirá e distribuirá placas com bases no processador PhysX no mercado Norte-americano e países da União Europeia.

BFG é o segundo fabricante fechar um acordo com AGEIA. Em Maio passado, durante o E3 no start-up, anunciou a assinatura de um acordo com a ASUS para a produção de placas PhysX.

A unidade de cálculo físico ou PPU PhyX é um processador que desonera o processador central e o GPU dos cálculos relativos ao ambiente físico dos jogos (deformação, detecção das colisões....).

Vários jogos que virão no fim de ano suportam a tecnologia da AGEIA. Será nessa época que as primeiras placas PhysX chegarão no mercado.

BFG prevê lançar uma placa PCI com 128 Mb de memória. O preço desta placa retail será anunciado no lançamento.
:drink:
K-A
roxx
hehe
User avatar
11_Aerroc
Manicaca
Manicaca
Posts: 532
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Joinville/SC

Post by 11_Aerroc »

Creio que não serão muito caras...

Pelo o que eu entendi, estes processadores são baseados em DSPs (Processador Digital de Sinais), que são componentes EXISTENTES (e já largamente utilizados na área industrial) capazes de fazerem cálculos dos mais complexos em tempo real. O PhysX deve rodar numa velocidade impressionante, mas o que me conforta é que os DSPs existentes são relativamente baratos, me fazendo crer que estas placas terão um preço que 'caberão' nos nosso bolsos.

Tomara que eu esteja certo :roll: :lol:
Aerroc
Light as air, hard as rock!
20_Kyrodus

Post by 20_Kyrodus »

S!

A placa de física da BFG irá custar U$199,00. Metade do preço de uma placa de video top.

SP!
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Post by 36_Killer-Ants »

S!

O modelo que entrou em produção pela BFG é uma placa de 128mb DDr3 PCI-x, mas estão cogitando uma versão PCI. Previsão de distribuição para antes do natal.

Será que isso vai vingar? Os cálculos tem que ser específicos para a arquitetura dessa placa, se os desenvolvedores não adotarem esse padrão vai dar água...

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
Bartels

Post by Bartels »

S!

Mas será que está placa ligada no velho e limitado barramento PCI vai dar todo rendimento que se espera ?

< O _
User avatar
36_Killer-Ants
Veterano
Veterano
Posts: 3880
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: 1° GAvCaVi
Contact:

Post by 36_Killer-Ants »

S!

Ubisoft está entre os desenvolvedores que vão adotar o PhysX :-D

http://www.ageia.com/index.html

Já posso ver as placas de duralumínio se desprendendo e deformando no local exato onde os tiros acertaram, além de abolir aquelas texturas de danos meia boca. 8)

:drink:
K-A
"Nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância sincera e a estupidez consciente!"
M.L.K
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Post by 28_Condor »

S!

Eu estou enganado ou é a salvação da lavoura? :o

Vou poder comprar uma placa que custa a metade das placas top de hoje e que vai ter poder de processamento MUITO SUPERIOR a estas?

Quer dizer que vou poder rodar o TBoB numa boa nela? :-? Tudo isso sem trocar mais nadin na minha máquina?

E minha véia FX 5200? Deixo ela lá enquanto espeto a PPU na PCI? :roll:


SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply