BoS - FM, DM comentários.

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

BoS - FM, DM comentários.

Post by 21_Sokol1 »

Para não desviar o foco do assunto "review". :lol:
A única coisa que prestava pra mim antes de vender a minha cópia era os gráficos. Acho que nunca vou entender o porque dos aviões darem aqueles pulos enormes na hora do pouso e também acho que em nenhum outro jogo vou conseguir fazer um IL-2 pegar fogo só usando minhas metralhadoras.
Nas últimas semanas tenho jogando as QM do BoS quase diariamente para tentar criar uma melhor imagem da "figura", assim a não ser para ajudar alguém com uma dúvida na GUI, a mais de dois meses não abro o CloD para evitar ficar fazendo comparações (e também por preguiça :lol: )

Lá pela "Stone Age" dos simuladores ~ primeira metade da década de 90 - no 1942 - Pacific Air Wars o pouso era assim: você deveria aproximar com uma velocidade mínima de X e máxima de Y, e com um ângulo entre Z e W, fora disso o avião explodia.

Os "pulos do BoS" parecem seguir um script semelhante, já que aviões diferentes pulam igual.

A dica é, tentar tocar com o avião paralelo à pista, ou no máximo com o mesmo ângulo que ele mantém quando em repouso na pista... Fora disso vai pular, e se adicionar velocidade além do limite vai quebrar. :lol:

O pouso é a única parte "difícil" do AFM, o resto é fácil, sabendo usar o leme com antecipação, e trimando o profundor decola "hands-off" com ângulo de subida de fazer inveja a F-16...
Estol só se "quebrar o joystick", entrar em parafuso é raro...

Bem, um detalhe que é dificultado pelo AFM é mirar, devido ao tal efeito "rubber band" - um movimento do joystick para baixo gera um efeito "mola" na direção contrária quando aliviado, fazendo com que o nariz oscile - correções de último segundo não funcionam, vai é "regar" o alvo.
Melhor cancelar o "bote" e iniciar um novo.
e também acho que em nenhum outro jogo vou conseguir fazer um IL-2 pegar fogo só usando minhas metralhadoras.

-Isso aí praticamente matou minha vontade de voar o Bo$
Sim, o il-2 do Bo$ pega fogo fácil só com as 7,95mm do Bf 109, mas se acertar a traseira do cockpit, que é o "hit-box" do tanque de combustível, atirando com ângulo acima de 5 ou 7 o'clock - se atirar pelo "dead 6" vai atingir a "blindagem atras do tanque" sem efeito, mas isso pode "serrar" leme, profundor e até a traseira da fuselagem. :)

Outro ponto de fogo, é a área do motor, por isso os "rear gunner's" incendeiam o seu motor com uma rajada de 1/2 segundo se você vier pela sua "dead 6" a menos de 200 metros. ]:)

Granadas de canhão (ou balas da MG) na asa vai fazer buracos e dependendo "serrar" fora, mas não provoca fogo.

De forma geral as MG's são mais efetivas para provocar fogo.

O He 111 também pega fogo fácil se mirar aos lados dos motores, o "hit box" dos tanques de combustível, mas não se atingir só a fuselagem.

Uma coisa rara de acontecer é matar tripulantes, principalmente o "rear gunner", o piloto já aconteceu.

- Já derrubei He 111 com rajada de MG de 2 segundos que pegou na lateral do motor, incendiando.
- Uns tantos tiros de MG na deriva, que foi "serrada" e o avião entrou em espiral.
- Uma granada na ponta da asa, travou o aileron esquerdo para cima e como parece que a AI não sabe compensar no leme, acabou caindo.

Mas já acabei com a munição do canhão e .51 do LaGG atirando pela 6' e só consegui trilhas de combustível e água, além de um monte de buracos na fuselagem. :P

Pode-se dizer que o DM esta suficientemente diversificado - embora os "hit-box" sejam poucos e grandes - diria que pelo menos ao nível do 1946*.
Acrescente a isto uma "física a la BF3" e "a galera pira". :rofl:

No caso do il-2 é preciso considerar que este modelo do Bo$ é o "Early", no il-2 M do 1946 o tanque de combustível é instalado na "bathtub" blindada do piloto.

Localização do tanque do "Early":

Image

Não estou dizendo com isso que este DM do Bo$ esteja ótimo, mas também não é genérico como no il-2 Wings of Prey (com o qual - como "game" - o BoS parece muito, os dois tem bom "fun factor") onde acertava-se na asa direita, a esquerda pegava fogo e caia. :rofl:

A impressão é que tudo (excluindo o pouso "boing-boing" e detalhes do AFM **) é sintonizado para agradar o jogador "casual".

* Lembro que no início do 1946 iniciei a tal campanha de i-16 do Luthier, numa missão levei uns tiros na asa esquerda, ficou um buraco que dava para ver as nervuras da asa, e o avião perdeu sustentação daquele lado, tive que voltar compensando no "braço" - já que não usava leme.
Não notei isso no Bo$, alteração da sustentação devido a buracos na asa...


** O Loft disse no forum russo que o jogo acabou saindo mais "hardcore" do que os planos iniciais.

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS - FM, DM comentários.

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Veja só, para pegar fogo o motor tem que ser atingido num determinado ângulo frontal.
Este il-2 que está mais próximo - com mais ângulo em relação ao gunner - absorveu toda municão
da Berezin UBT .51 e só furou o radiador, já o mais longe, com menos ângulo, pegou fogo facilmente, igual o "gunner".

Image

BTW - A cauda do seu il-2 agora esta imune ao seu gunner, apenas danifica de leve. :lol:
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS - FM, DM comentários.

Post by 21_Sokol1 »

Condor,

Boa notícia para você.

Na versão 1.002 o il-2 esta pelo menos umas 3x mais durável.
Só consegui incendiar o tanque de um atirando só com as MG's do Bf 109 uma única vez em umas 10 tentativas.
A incidência de vazamentos também diminuiu.

Obviamente depende de onde acertar, umas granadas no motor e já era, para logo.

BTW - Avião difícil de derrubar é o Stuka, o gunner sniper dele deve ser algum exilado do 1946. :lol:

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: BoS - FM, DM comentários.

Post by 28_Condor »

S!


Hummm, vou testar de novo esse trem :|




SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply