BoS - Multiplayer teste.

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

BoS - Multiplayer teste.

Post by 21_Sokol1 »

Os anuncidados servers para 64 players não deram conta do recado, foram reduzidos para 25 (total) e "cloudless"...

Entrei num "Normal Light" dos EUA para dar uma espiada - "in cockpit" sem ícones mas com "câmbio automático". :lol:

Ping 280 e tantos... :?:

AAR:

Fiz um longo vôo com il-2 praticando "RRF" = River Flight Rules, achei que navegar fosse difícil no mapa do BoS mas não é - diria até mais fácil que o il-2(original).

Image
O controle da camera dentro do cockpit é muito bom (exagera no "pescoço girafa"), por exemplo ver o DG, oculto pela base do Gunsight se torna fácil e é possível criar uma "snap view" para ele. a iluminação é ótima (principalmente para quem esta acostumado com a lanterninha de LED Ching Ling com pilha fraca dos cockpits do CloD :P ).

Acabou que cheguei na base/depósito inimigo, as bombas e foguetes do il-2 sumiram... testei mais duas vezes em outros vôos e não funcionaram... Vi Stuka jogando uma 1800 kg numa das bases...

Estrafei uns aviões no solo, mas sem resultado conclusivo e sei lá porque o il-2 começou a vazar óleo... Devido ao "rabo para cima" não usei mais que 60% de throttle para diminuir a pressão no joystick. Fiquei sem entender a causa do dano.

No RTB e pousei numa base do meio do caminho para ver se o motor esfriava, mas não adiantou, depois de uns 5 minutos decolei e virou uma "locomotiva"...

Não estava a fim de "dogfight" devido a precariedade do joy que esou usando, mas acabou que depois disso voei (horas) com o LaGG - só tinha feito um vôo com ele offline.

O que rolava no server era o típico "Quakerbirds" em cima das bases a baixa altura.

Supus que os 109 tivessem um "field day"...

Apesar da maioria escolher o 109 - mais fácil de voar e Uber - parece que a n00b@aiada não sabe voar com ele, o que mais vi foi LaGG fazendo a "colheita". :P

Quando tinha um 109 no 6' baixava uns 10 graus de flap e curvava forte, acabavam desistindo do carrossel...

No rolo acabei derrubando alguns:

Image

Numa situação abati um 109 e fique com dois na perseguição, um desistiu logo mas o outro grudou, quando atirava, rolava fazendo com que errasse, depois usei tesouras e ficamos nisso uns 3/4 minutos sem nenhum levar vantagem até que outro LaGG deu jeito nele. ]:)

Image

Image

Depois vi pelo track que era um desses "109 Experten" (e CloD hatter) dos foruns que gaba de usar joy FF espichado e jura que o FM do Bo$ é "Full real"... Bom, atira igual ao Mister Magoo.

Só estolei a jaca do LaGG uma vez, mas consegui recuperar apesar de estar usando leme no teclado (Z,X) e o "bendito" jogo enjabrado não tem tecla para centrar o leme, então é uma dificuldade, tem que centrar olhando nos pedais, e isso no meio de um furball Quakebirs. :lol:

Uma rajada com a MG do LaGG "perto" da cauda de um 109 e ela caiu inteira (sei lá pode ser lag da conexão. BTW - só vi um avião warpando).

Image

Parece haver um desacerto entre o DM fisico e o DM visual, veja nesta colisão:

Image

Depois que os aviões se "atravessaram" é que começaram a aparecer os danos, inclusive uma cauda extra no outro LaGG. :P

Image

O que achei difícil é identificar aviões - voce vê os dot a uns 5 km, mas mesmo abaixo de 1 KM é dificil saber o que é, a não ser que use full Zoom, o que é complicado pois restringe o FOV, ai tem que resetar o ZOOM... Suponho que um TrackIR facilite isso. :)

Image
Esses ìcones com "poste" são piores que as "bolas" do Battleground Europe... (A track grava os ìcones mesmo não tendo no server).

As traçantes à distância tem um visual horrível, parece fogos de artifício (diria as piores que já vi num sim').

Image

Devia modelar isso - em qualquer sim' - com uma visibilidade máxima de uns 500 metros...

Do ponto de vista "AirQuake" (o que suponho ser o interesse da maioria) nada de novo...
Mas imagino ter potencial para missões mais "guerra" mais orientada online.

Tentei um "Chute Kill" ]:) - sabe como os gringos morons odeiam, mas parece que não funciona, saiu umas fumaças no paraquedas mas continuou "voando".

Image

Ah, como o mapa é "mapinha" 50x50 topei com isso no vôo de il-2:

Image

Ridículo, seu avião é jogado de volta lá pelo meio do mapa... |(

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS - Multiplayer teste.

Post by 21_Sokol1 »

Vídeo do "balaio de gatos":

http://www.youtube.com/watch?v=duiS4IXK ... e=youtu.be[/video]

Coloquei alguns fly-by's no vídeo, ou ficaria só a tortura do HAT. :P

Sokol1
User avatar
44_Santo
Veterano
Veterano
Posts: 4167
Joined: 07 Feb 2009 21:00
Location: São José dos Campos

Re: BoS - Multiplayer teste.

Post by 44_Santo »

Muito boas imagens. :)

Vocês estava o tempo todo com o canopy aberto, tio Sokol?
Não faz diferença na velocidade?



santo.
Senta a Pua!

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS - Multiplayer teste.

Post by 21_Sokol1 »

Sim, e esqueci do flap meio abaixado (~10 graus) também. :P

Neste balaio de gatos alguma velocidade a mais não faz muita diferença, mas tenho dúvidas que esteja modelado arrasto.
O Plexiglas russo é amarelado, embaçado...

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS - Multiplayer teste.

Post by 21_Sokol1 »

21_Sokol1 wrote:..., mas tenho dúvidas que esteja modelado arrasto.
Bom, testando offline com il-2 abrir o canopi não alterou a velocidade (voando nivelado a 400 KMH).
Já baixar os flaps ou trem de pouso reduz em ~50 KMH.

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: BoS - Multiplayer teste.

Post by 28_Condor »

S!

Mas enquanto o canopi aberto realmente produz arrasto?

Me lembro de um episódio dos Mithbusters em que um mito urbano afirmava que deixar os vidros abertos do carro aumenta a velocidade :?:

Os carinhas do Mithbusters estavam crentes que era delírio, mas não é que eles provaram que estava certo :P

É claro que num avião a aerodinâmica é diferente e com efeitos mais dramáticos :geek:



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
User avatar
SK_Sparrer
Posts: 205
Joined: 13 Mar 2004 21:00
Contact:

Re: BoS - Multiplayer teste.

Post by SK_Sparrer »

S!


Como os servers estão online e FDS não da pra eu voar...consegui testar um pouco

Ainda falta muito ein....quero só ver lançarem em maio, que situação que vai estar

Meus FPS ficam entre 10 e 20 no single player

No multi ficou entre 3 e 10 :D

Toda hora caia o servidor, tinha uns warps pequenos, mas tinha...mas igual no il2

Outra é que precisam fazer os respaws fora da pista...senão não tem como pousar

Esses postes de ícones estão péssimos mesmo, muita poluição visual

Senti falta também de poder dar e tirar zoom no mapa, como no il2. Pra navegar atrapalha. Mas a idéia do mapinha é mapão é boa

A velocidade no HUD esta toda errada

Também não consegui ver os pilotos do server (TAB) e mesmo se desse, é péssimo....é uma janela preta no meio da tela, tampando tudo

O problema é o seguinte, tem dezenas de coisas que funcionavam no il2. Só que eles querem fazer a mesma função de forma diferente....só pra falar que é algo novo. Daí fica pior |(


Mas esta lindo de voar com estas nuvens, é outra coisa.....imersão muito boa....pra mim um dos grandes trunfos do bos

Pelo visto, estão trabalhando muito pra deixar os principais sistemas funcionando: MP, QMB, Aviões, FMB(terá?)....mas ta ficando um monte de defeito pra traz...só que a pressa é tanta que acho que vai ficar muita coisa mal feita pro lançamento
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS - Multiplayer teste.

Post by 21_Sokol1 »

28_Condor wrote: Me lembro de um episódio dos Mithbusters em que um mito urbano afirmava que deixar os vidros abertos do carro aumenta a velocidade :?:
No caso do carro acho que é porque com o vidro aberto o ar vai estar deslizando sobre ar na area deles, e isso - ar sobre ar - diminui o atrito.

É o caso do aerofólio Kline-Flogleman:

Image

Image

O vortíce criado na area do degrau na asa faz o ar deslizar - sobre o vórtice - com menos atrito, já que é ar, e por isso gera mais sustentação que um aerofólio convencional.
Mas dizem só ter utilidade para avião de papel - para o qual foi inventado - e aeromodelos pequenos, devido ao baixo Numeros Reynolds...

No caso do canopi do LaGG da impressão que movido para de trás estaria criando um freio... Sei não.

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS - Multiplayer teste.

Post by 21_Sokol1 »

SK_Sparrer wrote: O problema é o seguinte, tem dezenas de coisas que funcionavam no il2. Só que eles querem fazer a mesma função de forma diferente....só pra falar que é algo novo. Daí fica pior |(
Pois, já que querem fazer um "il-2" copiassem as receitas consagradas, mas se algum fala nisso lá a "Policia Talibam" já começa a gritar "Infidel!". :rofl:

FMB melhor do que o il-2 vai ser meio difícil sair...

Eu acho que para lançarem até o meio do ano - se não antes - vai acabar ficando muita coisa para arrumar, o ideal seria lançar lá para o fim do ano... O DCS do Luthier só sai daqui as uns "two years, be sure". :)

Sokol1
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS - Multiplayer teste.

Post by 21_Sokol1 »

SK_Sparrer wrote: Senti falta também de poder dar e tirar zoom no mapa, como no il2. Pra navegar atrapalha. Mas a idéia do mapinha é mapão é boa
Para o mapa pequeno, online 50x50, este sistema é adequado.

Mas para o mapa maior (area de Stalingrado) precisa de um mapa de bordo com ZOMM e coordenadas, voei até o limite do mapa, uns 260 KM a Oeste de Stalingrado - deve ter mais uns 100 para Leste - e tem aréas que não tem referência visual (que são estradas, rios e florestas).

Image

E mesmo quando tem, fica difícil comparar com o atual mapa, que suponho seja um quebra galho.

Image

Os detalhes no solo são faceis de identificar - a 1300 metros de altitude - o difícil é achar no mapa no mapa de bordo no tamanho atual. Na foto acima a estrada a direita não da para identificar no mapa de bordo... No mapa de Stalingrado o "mapinha" de bordo serve mais é de bússola digital. :P

Sokol1
User avatar
SK_Sparrer
Posts: 205
Joined: 13 Mar 2004 21:00
Contact:

Re: BoS - Multiplayer teste.

Post by SK_Sparrer »

S!


Verdade, como que fazem um mapa sem coordenadas ?? :lol:


Pra mim o mapa do il2, apesar de meio feio, é o melhor mapa já feito em simuladores. Provavelmente é até mais perfeito que o mapa utilizado pelos pilotos reais, pois tem todas estradas de terra e tal (inclusive dos inimigos) :wasntme:

Esse mapa do BoS é transparente, então estas estradas pequenas não da nem pra ver direito, como nesta screen que voce postou. Porém, achei que a alternancia mapa médio/mapa pequeno boa, porque realmente no il2 tinha hora que aquele mapão era desnecessário e atrapalhava

O que deveriam fazer ? apenas melhorar o sistema do il2, como por exemplo dar ao jogador a possibilidade de escrever no mapa, ex: marcar um ponto, colocar algum ponteiro/cursor graduado de 0º a 360º para medição de proa relativa, outras coisas. Isso seria inovação útil


Outra coisa boba é o HUD com as informações básicas. O do il2 era simples e feio, velocidade altitude hdg e pronto. Tudo no cantinho pequenininho. Agora esse novo é completo, mas não é (não tem passo, supercharger, etc) e o pequeno apresenta as mesmas informações do il2....só que polui muito mais a tela. Só pra ser mais bonito :^)



Se você parar pra pensar, tem muita coisa pronta, mas nenhuma completa. O problema é o provisório virar definitivo....coisa muito fácil de acontecer

Até agora, de realmente melhor que o il2:

Gráficos: Muito mas muito melhor. E são importantes sim, afinal contribuem para imersão. As cameras estão melhores(aquele cinematic é legal)
Nuvens: E disseram que essas são só uma amostra, as definitivas serão revolucionárias
Efeitos: Fogo, fumaça e explosões, estão muito bons....mas mal utilizados(exagerados). As fumaças das traçantes estão muito boas. E os tiros estão bem aceitáveis. Mas o óleo, um lixo
Sons: Estão melhores que o il2 puro, mas do il2 com mods....sei não
DM: Somente a parte do avião sofrer estress com os "gs"
FM: Taxiamento no solo. Do ar muito controverso. Ah, agora tem vento.
Controles: Muitas opções e fácil customização
Terreno: Mais bonito que o il2 neve plano...mas faltam árvores. E o do WT parece anos luz melhor

Mas, "it's only an alpha" :x

Sem contar na indefinição da jogabilidade. Será que vão ter bons logs? Gerador de missões ? FMB? Como serão as Coops?

Porque ficar em servidor de doguinho....soltar meia dúzia de bombas em caminhõezinhos até rodar o mapa em 3hrs é tosquice extrema (IMO) :puke:



Potencial tem muito, mas de realmente palpável até agora, só gráficos
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: BoS - Multiplayer teste.

Post by 21_Sokol1 »

SK_Sparrer wrote: O que deveriam fazer ? apenas melhorar o sistema do il2, como por exemplo dar ao jogador a possibilidade de escrever no mapa, ex: marcar um ponto, colocar algum ponteiro/cursor graduado de 0º a 360º para medição de proa relativa, outras coisas. Isso seria inovação útil
O "Map Tools" que tem no CloD - e foi colocado depois do jogo "lançado" é muito bom - voce pode colocar waypoints, apaga-los, medir a distancia entre eles e determinar o ângulo da direção do waypoint.
Não é perfeito poque é dificil colocar as retas para os ângulos se o waypoint estiver perto das bordas do mapa, e as retas traçadas não ficam no mapa, apenas as duas últimas, assim para criar uma rota complexa, precisa anotar as distâncias e ângulos dos waypoints que não o último.

Isso para que gosta de voar bomber é extremamente útil.

Eu pedi para incluirem uma versão aperfeiçoada no Bo$, com capacidade das linhas ficar no mapa durante a missão, mesmo que fossem para vender como "scarf".
Mas depois me dei conta que no CloD isso é possível porque existe uma camada interativa sobre a tela do jogo, a que permite clicar nos controles, ver os pop-ups, e
o Bo$ não terá isso... Embora o STEAM overlay coloque informações sobre qualquer jogo...
Se você parar pra pensar, tem muita coisa pronta, mas nenhuma completa. O problema é o provisório virar definitivo....coisa muito fácil de acontecer
É o que dizem ser o caso do RoF, muitas correções prometidas, até hoje "Neres de Pitibiriba"... :P
Controles: Muitas opções e fácil customização
Muitas opções tem, mas se observar a maioria é para controle de cameras, atalhos de rádio, flares, dar "tchauzinho" :lol:

Já a parte para controle do avião e armamento é deficitário, vide usar o mesmo botão para bombas e foguetes, não permitir
selecionar sequencia de bombas (single, salvo...) e ofereçe apenas o tolo "toggle", ou seja permite mapear apenas a mesma tecla para
ligar e desligar o comando, o que em coisas como trem de pouso causa confusão.

Quantas vezes não se terminou com o trem de pouso "quebrado" no il-2 (original) por usar este comando inadivertidamente?
Se bem que o DM do Bo$ não modela danos no trem de pouso, só rodas caindo aos pares. :P :lol:

O "melhor" exemplo como isso é ruim é o controle do radiador do il-2 (original) que devido ao "CEM" introduzido pelo FB ficou o "bendito" RRRRRRRR... Ops! Um R mais, reseta e começa de novo. :@

Neste ponto o sistema de controles do CloD é nota "9"(apesar de umas falhas conceituais básicas), a maioria dos comandos importantes permite mapear ligar em tecla diferente de desligar, e o melhor é a possibilidade de duplicar, triplicar o comando - se quiser pode mapear 10 teclas diferentes para "ejetar". :rofl:

Provavelmente devido a pressão da agenda, o do Bo$ vá ficar isso mesmo que se vê...

Sokol1
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: BoS - Multiplayer teste.

Post by 28_Condor »

S!

Ping impraticável pra mim :^)




SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
Post Reply