AAR - Sistema "Kanalkampf" SNAFU-HR-HFreire :)

Forgotten Battles, Ace Expansion Pack, Pacific Fighters, 1946 e Cliffs of Dover. Dúvidas, dicas, novidades e debates.
Post Reply
21_Sokol1
Veterano
Veterano

AAR - Sistema "Kanalkampf" SNAFU-HR-HFreire :)

Post by 21_Sokol1 »

Eu fiz os "AAR" abaixo baseados nos testes do sistema online multiplayer semi-dinâmico de missões "Kanalkampf SNAFU" - atualizado pelos Halcones Rojos/Escuadron69 - atualmente em testes WiP no servidor dedicado do colega "Ancião". Antes uma "dissertação" a respeito do sistema:

O sistema SNAFU não é voltado para o habitual "fragger score player dogfighter", e sim para o trabalho de equipe, baseado em uma série de missões que pode apontar um lado vencedor ao final de um periodo (até dias).

Não valoriza o resultado individual, abater um caça inimigo vale apenas 1 ponto, abater um bombardeiro vale 3, mas cumprir o objetivo da missão vale de 30 a 100 pontos.

As missões não são dinâmicas (são pré existentes) e nem inter-relacionadas (uma não depende do resultado da outra) ao não ser pelo fato de se basearem num periodo espécifico da Batalha da Inglaterra, 10 de Julho - 11 de Agosto de 1940, as "Chanel Battles/Kanalkampf".

O "planeset" e as "airbases", respeitadas as limitações do il-2:CloD, refletem este período, não a concessões ao "balanço" e nem facilidades (tipo "bases mais perto").

Suponho que o sistema não comporte um grande numero de jogadores (provavelmente uns 30) e não deve interessar aos focados só no "Dick Contest Dogfight" .

Oferece missões estilo COOP sem as limitações deste sistema no iL-2 (1946): começo/objetivo/adversários conhecidos no ínicio da missão.
Talvez lembre as "Online Wars" do 1946...

O sistema tem um mecanismo de suprimentos: cada time começa com um número de pontos e cada jogador (humano) vale 1 ponto por minuto, cada decolagem custa X pontos, cada RTB vale Y pontos, navios e trens chegando ao destino acrescenta Z pontos, as bases recebem novos tipos de aviões e pode-se ressuprir bases com aviões, etc.

Além dos objetivos principais das missões a alvos de oportunidade, que tambem valem pontos.

Cria um certo "fog of war" pois um lado não sabe o que o outro fará, tem que se basear nas informações do sistema ("Rádio/Radar") para decidir se vai interceptar, atacar.

Para os jogadores funciona assim:

Ao logarem haverá uma missão em andamento, anunciada no Briefing.

Image

Note que o briefing não informa o que o outro lado esta fazendo.

Pelo menu da missão [TAB>4] é possível consultar as ordens desta missão bem como ver o tempo decorrido da mesma e baseado nisto decidirem se juntam a ela. Algumas das opções do menu da missão [4]:

Image

Caso o tempo informado seja 0:00:00 indica não haver mais tempo para acompanhar as ordens missão, podendo então atuar como "free hunter" na área do alvo indicado.

Ou caso haja uma segunda missão disponível (o sistema comporta duas missões em paralelo) requisitatem uma nova, que pode ser de dois tipos:

Pequena - para dois jogadores.
Grande - para seis ou mais jogadores.

Solicitada esta nova missão o Briefing muda de acordo, um resumo do objetivo pode ser consultado pelo menu [TAB>4], bem como o tempo para finalizar (após este tempo o objetivo é removido pelo sistema).

O sistema atualiza constantemente a pontuação dos times baseada nos eventos, informando no console.

Atualmente tem 40 missões diversas (podem ser editadas/mudadas/acrescentadas), que são carregadas aleatóriamente pelo sistema a cada hora ou por solicitação de jogadores. Segundo os autores todas as missões tem fundo histórico - respeitadas as limitações do CloD.

Este sistema mostra as possibilidades planejadas para o engine do CloD, que como todo mundo sabe, infelizmente não foram concluídas.

O Sistema SNAFU não é mais suportado pelo autor, pois em meados de 2012 quando foi anunciada a paralização dos trabalhos no il-2:CloD (em função do RiP il-2:BoM), desistiu (assim como vários outros, vide a Battle of France do Padovox), deixando o sistema para ser usado "as is as".
FYI - Desconheço se o sistema será disponibilizado publicamente, sei que eventualmente a seções online dos esquadrões espanhois no "STEAM" - mas usam senha.

Este "bláblábláblá" é mais por causa da "falta de assunto relativo a Sim'WWII" (e para divulgar o sistema). :P

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 16 Feb 2015 12:41, edited 6 times in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Re: AAR - Sistema "Kanalkampf" SNAFU-HR-HFreire :)

Post by 21_Sokol1 »

AAR - "Loitering."

Na tela de missões pequenas o sistema informava: "Hoy usted no tiene trabajo", "No hay ordens disponibles"... A missão principal corria a NW do Canal na região de Southampton.

Como estava em Manston resolvi fazer "Recon" na área de Calais-mark (para conhecer o sistema), encontrando lá um FLAK moderado.

Image

A baterias AAA - dispostas no padrão correto da LW - disparavam um fogo moderado:

Image

E sua boa pontaria estragou o meu "passeio". Mas fiz um pouso "safe and sound" , recebendo "elogios" do navegador e tive que voltar da França num resgate improvisado com um "Milles Magister", ;) o navegador e o artilheiro foram capturados (POW). ):

Image
OBS - Note que a RAF recebeu 20 pontos de "suministro" (suprimentos - cada decolagem do Blenheim custa 60 unidades) graças a minha "perícia" em pousar o Blenheim sem os ailerons (na verdade travados para a esquerda). :)

"Voltando" da França fui "transferido" para Tangmere (a SW), região onde haviam sido detectados ataques da Luftwaffe na direção de Southampton. Em Tangmere a pista é bem "decorada":

Image

Na saida passei por um dos trens de "suministro" (suprimento) para RAF (alvo de oportunidade para a Luftwaffe):

Image

Um solitário transporte ao largo da Isle of Wight, rumo a Southampton - provavelmente um navio de suprimentos para a RAF, alvo prioritário para a Lufwaffe.

Image

"Bad weather" sobre o Canal - acabei não encontrando o Stuka detectado no rumo 0 (360), reportado pela Chain Home no quadrante AE 13:

Image
E na altitude: Cherubs 1 ???

Distraído com o "rádio" acabei me perdendo numa nuvem, e devido a uma "anomalia cósmica" :P o mar subiu ao meu encontro.

Image

Bem, por essa negligência fui ameaçado de ser "fuzilado" se não ficasse sentado e calado pelos próximos 299' segundos. :P

O sistema SNAFU tem penalizações (ajustável pelo servidor) por morte e por "covardia".

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 16 Feb 2015 12:56, edited 5 times in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

SNAFU-HR AAR: "Target of opportunity."

A missão em andamento, do tipo pequena, determinava um ataque a uma concentração de veículos NE de Dunquerque.

Image

O grupo de ataque (Blenheim) e os caças de escolta deveriam se encontrar no PR (ponto de reunião) M10 15m, 200 metros...???? Como não tem esse tipo de coordenadas no mapa, entendi 'lhufas. :?:

Saindo de Manston, Dunquerque é "logo ali" - no caminho lá cruzei com um navio de carga (alvo de oportunidade para a Luftwaffe), e logo depois vi tres 'dots voando baixo em direção contrária, resolvi investigar e vi que eram Blenheim voltando para Manston, provavelmente os que eu deveria encontrar no PR, e como o tempo da missão informava 0:00:00 eles provavelmente já tinham comprido a sua tarefa.

Blenheim RTB.

Image

Continuei rumo a aréa alvo e perto de Dunqueque localizei um Minensuchboot, então se não encontrasse nada ele seria o "alvo de oportunidade". ]:)

Image

Mas passando sobre o porto de Dunkerque vejo fumaça entre as árvore: um trem de suprimentos chegando, o qual ataquei, estragando o carregamento de salsicha destinado aos alemães. ]:) :)

Image

AAA do trem:
Image

Continuei rumo NE e encontrei a concentração de veículos - não tinha defesa AAA - bombardei duas vezes (reservei uma 250lb para o Minensuchboot) e metralhei o alvo até ficar sem munição para a Browning.
Então fui procurar o Minensuchboot, mas não o encontrei...???

Image

Voltei para a area da concentração de veículos e deixei lá última 250lbs, rumando para Manston.

Image

Note que o sistema avisava que em 140 segundos haveria uma nova missão disponível, o que não terminaria a missão que eu estava fazendo, pois a parte "divertida" desta ainda viria e demorou mais do que 2 minutos e 20 segundos.

Enquanto calibrava o DG o "rear gunner" começou a atirar, observei traçantes pelos lado do cockpit e o ouvi o assovio do compressor do Bf 109 - 2 deles!!! :^)

Image

Ah "Piece of cake!", como é típico da IA do CLoD, vão gastar toda munição numa passagem, e começei a voar um círculo defensivo...

Me enganei, os danados fizeram passes e mais passes, acredito que durante uns 4/5 minutos... acabaram furando o tanque de combustível, o reservatório de ar comprimento, danificando o controle de ailerons, mataram o rear gunner e feriram o piloto. :(

Image

Coloquei o estropiado o Blenheim no rumo para a França e os Bf 109 continuarem atrás, no boom & zoom!

Image

Por fim ficaram sem munição e foram embora, consegui trimar o Blenheim rumo ~NW, com a visão do piloto manchada de vermelho... mas acabei fazendo um ditching. E fiquei no "Dinghy" a espera de um "Walrus". ;)

A próxima missão foi anunciada e seria um "Objetivo secreto"? Mas o Walrus demorou demais...

Image

;)

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 16 Feb 2015 13:15, edited 1 time in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

AAR - "Rescue faill."
E fiquei no "Dinghy" a espera de um "Walrus".
Santa ironia, Batman!

Na missão anterior tive que ficar a espera do "Walrus" para retornar a Manston, e no dia seguinte ao requisitar uma missão pequena (<2), a mesma era "Encontrar e escoltar um hidroavião de resgate ao largo de St. Margaret-at-Cliffe (BA23)", justamente onde fui abatido no dia anterior. :o

Image

Mas só encontrei dois navios de carga na área (suprimentos para a RAF), recebi um aviso do "Fighter Command" sobre Bf.109 se aproximando da área, e por fim uma mensagem avisando que o hidroavião estava chegando na base em segurança. Mas como não vi nada no ar além de nuvens, acho que limitei minha busca ao sul do local adequado...

Porto de Dover congestionado - "prato cheio" para a Luftwaffe atacar.

Image

Resumo da Ópera: se dependesse de mim mesmo eu não seria salvo. :lol:

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 16 Feb 2015 13:22, edited 1 time in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

SNAFU-HR AAR: "El ataque de Zorra roja". :P

A missão, carregada pelo sistema, determinava atacar um navio suspeito de vigilância eletrônica navegando entre Le Touque-Paris-Plague e Calais. O PR para a escolta seria sobre Hawkinge, mas resolvi reforçar o ataque saindo de Manston com um Blenheim, encontrando a grupo de ataque no ponto designado. Os caças de escolta comandados pelo 'HFreire1' devem ter perdido o rumo. :lol:

En el PR.

Image

Condiciones metereologicas IFR * en el Canal. Mantener el rumbo 150.

Image

Formación "Escalon a la izquierda". :P

Image

Blanco avistado!

Image

Al ataque!

Image

Buembas fuera!

Image

Blanco impactado!

Image

Blanco en llamas, sigue flotando!

Image

"Coup de grâce."

Image

Objetivo alcançado!

Image

No hay sobrevivientes.

Image

Seguro, RTB.

Image

Listo para R&R.

Image

;)

* IFR = "I follow roads" - mas no mar não tem estradas... use a bússola :rofl:

Sokol1
Last edited by 21_Sokol1 on 16 Feb 2015 13:51, edited 4 times in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano

Post by 21_Sokol1 »

AAR 18/07 (ou Tertúlia flácida para acalentar bovino).

A missão principal em andamento no servidor solicitava um ataque a um Minensuchboot na "Baie de Somme".
A equipe encarregada de montar o novo Blenheim em Thorney Island deve ter "requisitado" alguns Pusser's demijohn num dos portos vizinhos, pois o avião foi montado dentro de um hangar cujo vão das portas era menor que a envergadura das asas do avião... :P

Image

A solução foi requisitar outro avião para prosseguir com a missão.
"Flight plan" básico: perna estimada em ~100 milhas, HDG calculado de 107º, ETA ~30m.

Image
A "plotagem" em amarelo é provável rota seguida durante vôo. O "360º" é explicado mais à frente. :P

Acima de 5000 pés havia nuvens moderadas, requerendo cuidado para manter o "Course setter" da P-8 alinhado em 107.

Image

Na "Baie de Somme" nenhum sinal do Minensuchboot, quando cheguei lá o tempo da missão principal estava esgotando...
Mas circulando sobre a baia notei vários navios acorados no porto.

Image

Para não perder a viagem, afundei um deles e subi pela costa na direção de Bolougne, onde o "Recon" reportava ter localizado um trem cargueiro.

Image

Neste meio tempo resolvi consultar o "briefing" da nova missão que iniciara e que era "atacar navios ancorados no porto em AY16 (Le Crotoy)".
Justamente os que acabara de encontrar minutos antes. :)
Assim as três 250lbs restantes encontram facilmente seus alvos. ]:)

Image

"Loiterando" sobre a área, enquanto aguardava os Blenheims do grupo de ataque principal vindo do PR em Hawkinge, acabei recebendo um "presente" de um FLAK 37 - e o "tradicional" relatório de "broken, failure... :^)

Image

Calculei uma rota para a Littlestone - a base mais próxima, com o "rear gunner" reportando "Skipper, Messerschimit 6:00 o'clok!".

Arrastado monomotor a 140MHP, distraido com o mapa e ordens da nova missão, tive a grata visão de "terra à vista", mas estranhamente havia uma fila de 6 navios de um lado e dois do outro... :|

O mal pilotado Blenheim havia feito uma curva de 360 graus e voltado para a "Baie de Somme". :$ :P

Corrigido o rumo, trimando cuidadosamente, acabei chegando no estuário do Rio Arun, e sem o sistema hidraúlico consegui fazer um perfeito "wells up landing" em Littlestone, sendo recompensado com um crédito de "40 suministros" (suprimentos). :)

Image

E neste exato momento um grupo de caças em "finger four formation" cruzaram acima da pista, mas não deu para ver se eram "friend or foe".

Image

Sokol1
Post Reply