FYI - Desconheço se o sistema será disponibilizado publicamente, sei que eventualmente a seções online dos esquadrões espanhois no "STEAM" - mas usam senha.
O sistema SNAFU não é voltado para o habitual "fragger score player dogfighter", e sim para o trabalho de equipe, baseado em uma série de missões que pode apontar um lado vencedor ao final de um periodo (até dias).
Não valoriza o resultado individual, abater um caça inimigo vale apenas 1 ponto, abater um bombardeiro vale 3, mas cumprir o objetivo da missão vale de 30 a 100 pontos.
As missões não são dinâmicas (são pré existentes) e nem inter-relacionadas (uma não depende do resultado da outra) ao não ser pelo fato de se basearem num periodo espécifico da Batalha da Inglaterra, 10 de Julho - 11 de Agosto de 1940, as "Chanel Battles/Kanalkampf".
O "planeset" e as "airbases", respeitadas as limitações do il-2:CloD, refletem este período, não a concessões ao "balanço" e nem facilidades (tipo "bases mais perto").
Suponho que o sistema não comporte um grande numero de jogadores (provavelmente uns 30) e não deve interessar aos focados só no "Dick Contest Dogfight" .
Oferece missões estilo COOP sem as limitações deste sistema no iL-2 (1946): começo/objetivo/adversários conhecidos no ínicio da missão.
Talvez lembre as "Online Wars" do 1946...
O sistema tem um mecanismo de suprimentos: cada time começa com um número de pontos e cada jogador (humano) vale 1 ponto por minuto, cada decolagem custa X pontos, cada RTB vale Y pontos, navios e trens chegando ao destino acrescenta Z pontos, as bases recebem novos tipos de aviões e pode-se ressuprir bases com aviões, etc.
Além dos objetivos principais das missões a alvos de oportunidade, que tambem valem pontos.
Cria um certo "fog of war" pois um lado não sabe o que o outro fará, tem que se basear nas informações do sistema ("Rádio/Radar") para decidir se vai interceptar, atacar.
Para os jogadores funciona assim:
Ao logarem haverá uma missão em andamento, anunciada no Briefing.
Note que o briefing não informa o que o outro lado esta fazendo.
Pelo menu da missão [TAB>4] é possível consultar as ordens desta missão bem como ver o tempo decorrido da mesma e baseado nisto decidirem se juntam a ela. Algumas das opções do menu da missão [4]:
Caso o tempo informado seja 0:00:00 indica não haver mais tempo para acompanhar as ordens missão, podendo então atuar como "free hunter" na área do alvo indicado.
Ou caso haja uma segunda missão disponível (o sistema comporta duas missões em paralelo) requisitatem uma nova, que pode ser de dois tipos:
Pequena - para dois jogadores.
Grande - para seis ou mais jogadores.
Solicitada esta nova missão o Briefing muda de acordo, um resumo do objetivo pode ser consultado pelo menu [TAB>4], bem como o tempo para finalizar (após este tempo o objetivo é removido pelo sistema).
O sistema atualiza constantemente a pontuação dos times baseada nos eventos, informando no console.
Atualmente tem 40 missões diversas (podem ser editadas/mudadas/acrescentadas), que são carregadas aleatóriamente pelo sistema a cada hora ou por solicitação de jogadores. Segundo os autores todas as missões tem fundo histórico - respeitadas as limitações do CloD.
Este sistema mostra as possibilidades planejadas para o engine do CloD, que como todo mundo sabe, infelizmente não foram concluídas.
O Sistema SNAFU não é mais suportado pelo autor, pois em meados de 2012 quando foi anunciada a paralização dos trabalhos no il-2:CloD (em função do RiP il-2:BoM), desistiu (assim como vários outros, vide a Battle of France do Padovox), deixando o sistema para ser usado "as is as".
Este "bláblábláblá" é mais por causa da "falta de assunto relativo a Sim'WWII" (e para divulgar o sistema).

Sokol1