Lindas Histórias da F-1

Comentários esportivos em geral.
Post Reply
User avatar
13_Diniz
Arataca
Arataca
Posts: 2107
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro - RJ

Lindas Histórias da F-1

Post by 13_Diniz »

Muito embora eu tenha passado a infância inteira torcendo por ele, não consegui vê-lo vencer.

Estava lendo hoje a sua biografia e me deparei com a história abaixo. Já conhecia, pois foi contada por ele no documentário "A Era dos Campeões".

Segue...

“Monza 5 de Setembro de 1970, o austríaco Jochen Rindt companheiro de equipe de Fitipaldi, pede a Emerson que amacie seu Lotus 72C para a corrida do dia seguinte. Emerson sofre um acidente com o carro e o destrói. Rindt liderava o campeonato, Chapman então entrega o carro de Fitipaldi a ele. Jochen Rindt sofre um acidente fatal durante a classificação. A lotus se retira de luto por duas corridas. Era o ano de estréia de Fittipaldi na categoria.”



Na volta da Gold Leaf Team Lotus, o GP a ser disputado era o de Watkins Glen nos EUA. Era 4 de outubro de 1970.

Image

A corrida

Na largada, Jackie Stewart saiu na frente, enquanto Ickx, que não largou bem, atrapalhou Emerson, que largava atrás dele. Rodriguez aproveitou a indecisão de Ickx e assumiu a segunda posição, seguido pelo piloto da Ferrari. Em quarto vinha Regazzoni e atrás dele seguiam Chris Amon, John Surtees (Surtees), Jackie Oliver (BRM) e Emerson Fittipaldi.

Essas posições se mantiveram até a quinta volta, quando Oliver e Emerson ultrapassaram Surtees, que caiu para oitavo e logo depois abandonou a prova.

Enquanto Stewart ia aumentando sua vantagem na frente, Emerson conquistou o sexto lugar, com o abandono de Jackie Oliver na décima-quinta volta.

As Ferrari começam a melhorar seu desempenho e Ickx ultrapassa Rodriguez da décima-sexta volta, conquistando o segundo lugar. Mais uma volta e Regazzoni também passa por Rodriguez, que cai para o quarto lugar, seguido por Amon e Fittipaldi.

Na trigésima segunda volta da corrida Stewart já tinha colocado uma volta de vantagem sobre o sétimo colocado. Cinco voltas mais tarde, Regazzoni, que estava em terceiro, pára nos boxes para trocar um pneu. Com isso, Emerson sobe mais uma posição, ficando com o quinto lugar.

Na volta número 48 Chris Amon é obrigado a fazer uma parada rápida nos boxes e Emerson herda a quarta posição,
Jacky Ickx, que mantinha a segunda colocação, entra nos boxes na volta número 56, com problemas de injeção de combustível, voltando à pista com uma volta de atraso.

Stewart, ainda na frente, coloca uma volta de vantagem sobre Emerson, que estava em terceiro.

O motor do Tyrrell de Stewart começa a soltar fumaça na volta de número 70 e ele diminui seu ritmo de corrida. Oito voltas depois Emerson passa por ele, recuperando a volta que havia tomado. Mais quatro voltas e o motor do Tyrrell explode, fazendo Stewart abandonar a corrida.

Pedro Rodriguez passa a liderar a prova, com dezessete segundos de vantagem sobre Emerson. Reine Wissel, em sua estréia na Lotus, já está em terceiro. Jacky Ickx, numa boa recuperação após o tempo perdido nos boxes, é o sétimo colocado a essa altura.

Faltando sete voltas para o final da corrida, Rodriguez entra nos boxes em pane de combustível. Quando ele retorna à pista, Emerson já estava cerca de quarenta segundos a sua frente.

O brasileiro completa as 108 voltas e recebe a bandeirada da vitória com trinta e seis segundos de vantagem sobre Rodriguez. Ao cruzar a linha de chegada, ele vê Colin Chapman pulando e jogando seu boné para o alto, como fazia anteriormente nas vitórias de Jim Clark, Graham Hill e Jochen Rindt.

Reine Wissel termina em terceiro, na frente de Jacky Ickx, que marca só 3 pontos. Assim, ele já não pode mais ultrapassar Jochen Rindt no campeonato e o austríaco é declarado então Campeão Mundial de Pilotos, postumamente. O único da história.



Esse ano temos muuuito que comemorar no dia 4 de outubro, pois fará 40 anos da primeira vitória de Emerson na F-1. Início da era de ouro do Esporte automobilistico brasileiro.
“Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro.“ Armando Nogueira
Post Reply