Armando Nogueira

Comentários esportivos em geral.
Post Reply
User avatar
13_Diniz
Arataca
Arataca
Posts: 2107
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro - RJ

Armando Nogueira

Post by 13_Diniz »

Faleceu nesta manhã no Rio de Janeiro as 7 horas em conseqüência do câncer, Armando Nogueira, o último dos grandes mestres da crônica esportiva brasileira. Competente jornalista e figura impar no meio jornalístico.

Como disse Galvão Bueno: “O Comandante decolou”!

Image

A Bola



* Xapuri, 14 de janeiro de 1927 – + Rio de Janeiro, 29 de março de 2010.
“Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro.“ Armando Nogueira
User avatar
13_Diniz
Arataca
Arataca
Posts: 2107
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro - RJ

Re: Armando Nogueira

Post by 13_Diniz »

Eu estava lendo algumas crônicas do Amando, quando resolvi ver alguns depoimentos. O do Zico tem a crônica da sua despedida.

Sensacional!!! Eu mesmo sendo Vascaíno me emocionei e tenho que concordar com ele sobre o gol mais lindo do Zico.

"A última noite":
Maracanã, enfeita de bandeiras tuas arquibancadas que hoje é dia de festa no futebol. Encomenda um céu repleto de estrelas. Convida a lua (de preferência, a lua cheia). Veste roupa de domingo nos teus gandulas. Põe pilha nova no radinho do geraldino. E, por favor, não esquece de regar a grama (de preferência, com água-de-cheiro).

Avisa à multidão que ninguém pode faltar. É despedida do Zico e estou sabendo, de fonte limpa, que, hoje à noite, ele vai repartir conosco a bela coleção de gols que fez nos seus vinte anos de Maracanã. Eu até já escolhi o meu: quero aquela obra-prima, o segundo gol do Brasil contra o Paraguai nas Eliminatórias do Mundial de 1986. Lembro-me como se fosse hoje. Zico recebe de Leandro um passe de meia distância já na linha média dos paraguaios. Um efeito imprevisto retarda a bola uma fração de segundo. Zico vai passar batido - pensei. Pois sim. Sem a mais leve hesitação, sem sequer baixar os olhos, ele cata a bola lá atrás com o peito do pé, dá dois passos e, na mesma cadência, acerta o canto esquerdo do goleiro paraguaio.

Passei uma semana vendo e revendo no teipe aquele instante mágico de um corpo em harmonioso movimento com o tempo e com o espaço. E a bola, coladinha no pé, parecia amarrada no cadarço da chuteira.

Um gol de enciclopédia.

Se o amável leitor aceita uma sugestão, dou-lhe esta: escolha um dos gols que Zico fez graças à sua arte singular de chutar bola parada.

Chutar a bola de falta à entrada da área é um talento que Deus lhe deu mas não de mão beijada, como imaginam os desavisados. Zico trabalhou seriamente, anos e anos, para alcançar a perfeição dos efeitos sublimes. À tardinha, quando terminava o treino, ele costumava ficar sozinho no campo do Flamengo - ele, uma barreira artificial, uma bola e uma camisa caprichosamente pendurada no canto superior das traves. A camisa era o alvo.

Zico passava horas sem fim, chutando rente à barreira e derrubando a camisa lá de cima das traves.

Chegava o domingo, na cobrança da falta, a bola já estava cansada de saber onde ela tinha que entrar.

Não tenho dúvida em dizer que tardará muito até que apareça alguém que domine como Zico o dom de cobrar falta ali da meia-lua.

Celebremos, querido torcedor, a última noite do maior artilheiro da história do Maracanã. Será uma despedida de apertar o coração. Se te der vontade de chorar, chora. Chora sem procurar esconder a pureza da tua emoção. Basta uma lágrima de amor para imortalizar o futebol de um supercraque.

Cantemos, Maracanã, teu filho ilustre, relembrando em comunhão os dribles mais vistosos, os passes mais ditosos, os gols mais luminosos desse fidalgo dos estádios que tem uma vida cheia de multidões.

Louvemos o poeta Zico que jogava futebol como se a bola fosse uma rosa entreaberta a seus pés.
“Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro.“ Armando Nogueira
CaptRio

Re: Armando Nogueira

Post by CaptRio »

Perda insubstituível de um grande poeta!

Descanse em paz....
User avatar
07_Phantom
Veterano
Veterano
Posts: 6802
Joined: 07 Apr 2003 21:00
Contact:

Re: Armando Nogueira

Post by 07_Phantom »

Estava ouvindo a pouco no rádio que além de tudo ele era, como nós, um amante da aviação. Possuia seu próprio aeroclube e adora levar os amigos para passeios de ultra-leve pelo Rio.

Então, o merecido . . . PÁ PARA PÁ ADELPH! :salut:
SP!
Phantom
User avatar
13_Diniz
Arataca
Arataca
Posts: 2107
Joined: 21 Apr 2003 21:00
Location: Rio de Janeiro - RJ

Re: Armando Nogueira

Post by 13_Diniz »

Pois é Renatão, inclusive no seu enterro seus amigos fizeram um vôo sobre o cemitério. Ele possuía um ultraleve híbrido, adaptado para pousar na água que fez parte do vôo hoje.

Ainda sobre o Armando Nogueira, o Renato Maurício Prado no “Bem Amigos” de ontem falou o seguinte: “morreu hoje o último remanescente da santíssima trindade da crônica esportiva brasileira. Eram eles Nélson Rodrigues, João Saldanha e Armando Nogueira.” Ele também escreveu isso na sua coluna do Jornal O Globo de hoje, contando um pouco de sua história com Armando Nogueira. Ele termina sua coluna dizendo o seguinte: “Feliz e perfeita definição de Armando Nogueira, feita pelo presidente do Botafogo Maurício Assumpção:
“Tinha a importância de Nilton Santos, a classe de Didi e a alegria do Mané”
“Gol de letra é injúria; gol contra é incesto; gol de bico é estupro.“ Armando Nogueira
Post Reply