O e-commerce para clubes de futebol e o caso Santos FC

Comentários esportivos em geral.
Post Reply
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

O e-commerce para clubes de futebol e o caso Santos FC

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

Image

Ainda pouco (ou mal) explorada pela maioria dos clubes brasileiros de futebol, a internet começa a ganhar a devida atenção de alguns deles. O Santos, por exemplo, registrou no primeiro semestre de 2009 um aumento de 140% nas vendas de produtos licenciados na sua loja virtual Sempre Santos com relação ao mesmo período do ano passado. Em média, são vendidos 80 itens por dia, 2,4 mil mês.

Para falar sobre a estratégia do Santos na internet e também sobre as oportunidades que o meio pode oferecer aos clubes de futebol, o blog entrevistou Alex Fernandes, supervisor de marketing do time.

Esse aumento ocorreu porque até o ano passado o número era muito baixo ou houve uma mudança de estratégia?

Pensando numa maneira bem primária, nos famosos 4 P’s (preço, produto, promoção e praça, modelo de administração de marketing proposto por Jerome McCarthy), o produto nós já temos, e é de qualidade; nós temos uma promoção forte, afinal o futebol está o tempo todo na mídia e é único, sobre preço, acredito que a maioria dos produtos ligaos ao futebol tem preços acessíveis aos públicos que queremos atingir na web, que é a classe média; mas sempre acabamos pecando no último item, principalmente na distribuição. Imagine que você só consegue reunir todos os produtos, mais de 200 itens, na loja temática do clube, e não podemos ter lojas desse porte em todos os lugares. Sendo assim, qual o melhor meio para levarmos nossos produtos para todo o Brasil? Internet.

Mas que tem características próprias…

Isso. Só ali você consegue levar todos os produtos do seu clube para todos os lugares do Brasil. Então pensamos em criar um canal eficiente, interativo e com um mix de produtos. Precisávamos divulgar isso e nós fomos a primeira loja virtual de um clube de futebol brasileiro a ter uma estratégia de Twitter, por exemplo (@_sempre_santos), divulgando promoções, novidades, etc. Já fizemos anúncio na TV Globo sobre a loja, utilizando de um espaço na mídia que os clubes têm.

E como aproveitar os acontecimentos mundo real (vitórias, títulos, contratações, uniformes, etc) para essa loja virtual?

O lançamento da terceira camisa esse ano, no topo do prédio e com show de uma banda cover dos Beatltes, teve uma estratégia bem planejada para a web e ganhou uma cobertura incrível de todas as mídias. E no exato momento em que começou o desfile, o torcedor já podia encontrar o produto na nossa loja virtual. Claro que não podemos deixar de considerar que no primeiro semestre o Santos foi muito bem em campo, chegando a final do Campeonato Paulista.

É fato que se o time não corresponder em campo não existe plano de marketing que consiga alavancar as vendas, não tem como separar.
Se vai bem o ambiente é totalmente favorável, o torcedor fica mais emotivo, com certeza. Acredito que na web ainda estamos no meio de um caminho que pode ser longo e rentável. Até agora o resultado tem me agradado bastante, mas tem muito que fazer. De cara, temos que melhor o ritmo do lançamento dos produtos, trabalhar mais as linhas infantil e feminina, que é um mercado onde temos que investir muito. Uma criança, num período de dois anos, por exemplo, consome muitos produtos.

Além do twitter, existe algum trabalho nas outras redes sociais, como Orkut, Facebook e blogs?

Faz parte do nosso planejamento sermos ainda mais agressivos na web, não só para a área comercial, como também para a nossa comunicação institucional, que são duas áreas distintas, dois discursos diferentes e ambos muito importantes. Ainda nem começamos… o importante é percebermos que não são só os clubes que estão acordando para esses novos negócios, mas também as empresas, que estão profissionalizando os contratos e as ações que realizam no futebol. A responsabilidade desse crescimento não é só dos clubes.

Terra Magazine
Image


Para adquirir esta M-A-R-A-V-I-L-I-N-D-A camisa, acesse:

http://www.sempresantos.com.br/ :D

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
42_Hildebrand
Arataca
Arataca
Posts: 2109
Joined: 27 Dec 2005 21:00
Location: 1ºGavcavi
Contact:

Post by 42_Hildebrand »

S!

:D

http://www.palmeiras.com.br/

Muuuuuuuuuuuito melhor!!! É só conferir!

SP!
User avatar
39_HeadShot
Posts: 350
Joined: 20 Jul 2008 21:00
Contact:

Post by 39_HeadShot »

42_Hildebrand wrote:S!

:D

http://www.palmeiras.com.br/

Muuuuuuuuuuuito melhor!!! É só conferir!

SP!
CONCORDO PLENAMENTE!!!! :-D
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!
42_Hildebrand wrote: :D

http://www.palmeiras.com.br/

Muuuuuuuuuuuito melhor!!! É só conferir!

SP!
1º - Essa aí é a página oficial do Palmeiras, e não de sua loja virtual. O Santos possui duas distintas. Entendeu fedorento? :-P

2º - Não perguntei sua opinião :D

3º - Headshot, considere-se suspenso :lol: :lol: :lol:

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
User avatar
42_Hildebrand
Arataca
Arataca
Posts: 2109
Joined: 27 Dec 2005 21:00
Location: 1ºGavcavi
Contact:

Post by 42_Hildebrand »

S!

Vc é um amor mesmo, dê uma olhada direito rapaz, tá lá a palavra LOJA! É só clicar e entrar no site chamado mundopalmeiras.com.br !

SP!
31_CrossBones
Veterano
Veterano
Posts: 7408
Joined: 22 Aug 2004 21:00
Location: Santos/SP
Contact:

Post by 31_CrossBones »

:skull:

S!

Você coloca o link errado e ainda acha ruim? Ahhh, Hildebrand, não polua meu tópico com suas "porcalhadas" :-P

Sem contar que essa sua "lojinha" é apenas uma extensão da NETSHOES, ou seja, teu time alugou um box no mercado :lol: :lol: :lol:

SP!
Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo.

Image
Post Reply