Page 1 of 1

Israelenses criam ambulância voadora

Posted: 12 Dec 2018 07:45
by saraiva
Image

Com tantos projetos de drones surgindo, ao que tudo indica, os veículos voadores farão parte das sociedades num futuro próximo. E uma empresa israelense chamada Tactical Robotics (subsidiária da UrbanAero) está tentando entrar nessa tendência com um veículo não tripulado que é capaz de transportar uma carga de meia tonelada.

O veículo, chamado AirMule, concluiu no mês passado uma agenda com vários testes de voos e aterrissagens. Ele é fruto de um projeto da década de 1970 que pertencia ao exército norte-americano e fracassou. Mesmo que o foco inicial seja militar – a ideia é transformá-lo em ambulância voadora -, também se espera introduzir o aparelho no mercado comercial.

Trata-se de uma máquina com três metros de comprimento (1/5 do tamanho de um helicóptero médio) que decola e aterrissa verticalmente graças a seus rotores embutidos. O combustível usado é o mesmo dos jatos.

O produto consegue percorrer uma distância de 100 km ou voar por 1 hora, sempre controlado por uma sala de operações. Ele custará US$ 2,5 milhões, mas ainda não houve pedidos para que se inicie a produção – mesmo assim, a empresa espera entregar a primeira unidade dentro de cinco anos.