Spitfire Mk.IX

Rise of Flight, SFX, Flight Simulator Series, Lock On, Strike Fighters, EAW, Warbirds & Cia.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Spitfire Mk.IX

Post by 21_Sokol1 »

"Technical" zucchini. :)

Embora o Spitfire seja relativamente bem documento, tem detalhes obscuros. *

Estou curioso para ver como os russos vão tratar a questão do controle do "Propeller Pitch" no Mk.IX, pois o Pilot Notes diz (pg.12):
20.
Propeller control

(I) On early aircraft the speed control lever (35) (a alavanca do P.Pitch, com a inscrição "airscrew control") on the inboard side of the throttle quadrant varies the governed R.P.M., from 3.000 down to 1.800.

(II) On later aircraft the propeller speed control is interconnected with the throttle control.
The inter-connection is effected by a lever, similar to the normal speed control lever, which is known as the override lever.
When this is pulled back to the stop in the quadrant (the AUTOMATIC position) the r.p.m, are controlled by the positioning of the throttle lever.
When pushed fully forward to the MAX. R.P.M. position it overrides the interconnection device, and R.P.M are then governed at approximately 3.000.
The override lever can be used in the same way as the conventional propeller speed control lever to enable the pilot to select higher R.P.M, than those given by the interconnection.
It must be remembered that the interconnection is effected only when the override lever is pulled back to the stop in the quadrant; indiscriminate use of the lever in any position forward of this stop will increase fuel consumption considerably.
At low altitudes (and at altitudes just above that at which high gear is automatically engaged) the corresponding R.P.M., for a given boost with the override lever set to AUTOMATIC are as follows:

Boost (lb/.sq.in.)R.P.M. Below +3........1,800-1,850
At +7...............................................2,270-2,370
At +12 (at the gate)...........................2,800-2,900
At +18 (throttle fully open)..................3,000-3,050
La palanca es el "anulador" en el manual de los primos de Condor. :)

https://onedrive.live.com/?authkey=%21A ... 20&o=OneUp

Inglês: http://zenoswarbirdvideos.com/Images/sp ... MANUAL.pdf

Em resumo, se a alavanca do Propeller Pitch - chamada no P.Notes de "override lever"- estiver atrás do tal "stop", o throttle controla o Propeller Pitch (1), se a alavanca estiver à frente do "stop", a alavanca passa a controlar a R.P.M e permite aumentar até ~3.000.

(1) A questão é se o movimento do throttle movimentaria a alavanca do P.Pitch até o stop, o que seria possível com uma embreagem/engate interno... O P.Notes diz " interconnection device".

Outra questão é se vão - e como vão - modelar este controle do throttle sobre o PP no jogo e como os throttles meia boca nos joy e nos "HOTASSSSSSS" vão lidar com isso.

Imagino que um botão/tecla com a função do "override" - que no throttle real é forçando a alavanca além do tal "stop":

Imageuploadimage

O desenho técnico do quadrante - que tem umas 99 partes - mais confunde do que esclarece, da para identificar um "stop" (32939/61) nele, mas parece deter a alavanca do P.Pitch na posição miníma... :?:

https://forums.eagle.ru/attachment.php? ... 1479381140

Outro sistema curioso, para o qual nenhum "forum expert" deu um explicação lógica até hoje é o desligamento do "WEP" após 1 minuto no BF 109E.

Uns sugerem até um mecanismo de corda similar a um despertador mecânico :P acionado pelo throttle. Mas os desenhos técnicos (muito bons) do DB não sugerem nada semelhante... :^)

Claro que para o "Averaje Joe Virpilov" isso é besteira, só quer saber de "triggerhappy" e "damage Hollywood". :P

* Bom, depois do "desastre" da P-8 e Wimperis no CloD (e algumas "gamey'zadas" na LSN no MiG-21), pode-se esperar qualquer interpretação "ruski" de sistemas "Ingreis", mesmo no "detailed simulations" do DCSW. :P
Last edited by 21_Sokol1 on 16 Dec 2016 10:58, edited 1 time in total.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Spitfire Mk.IX - technical

Post by 21_Sokol1 »

Hello everyone (não se assuste, não é o Luthier) :P

A maior "diversão" do Mk. IX: :)

https://www.youtube.com/watch?v=reweOCGJ_r8[/video]

Como sempre o "ramp-start" esta cheio de "fantasias" - aposto que nível de combustível, pressão do ar comprimido dos freios nunca falha, nem aileron ou leme vai emperrar, e muito menos o avião dar "spawn" com o trem de pouso recolhido. :lol:

E esse gunsight aceso com a chave da bateria desligada ta parecendo coisa de Bo$... :^)

BTW - O "Saitreko" throttle do Uncle ai esta precisando de novos potênciometros. :lol:
User avatar
SK_Sparrer
Posts: 205
Joined: 13 Mar 2004 21:00
Contact:

Re: Spitfire Mk.IX - technical

Post by SK_Sparrer »

S!

Por isso que eu apoio modelar falhas aleatórias. Se os instrumentos existem mas o avião nunca falha, logo não servem pra nada. Na prática, ter cockpits lindos e ter a visão wonderwoman é a mesma coisa. Agora, de nada adianta o avião falhar e aparecer um letreitro led na cara do piloto falando: Seu avião falhou X.
Os instrumentos servem justamente pro piloto diagnosticar a saúde do avião. E não tem graça nenhuma ter o diagnóstico pronto.

Até sugeri isso lá no bos, mas as respostas foram unânimes: "mimimimi nenhum avião falha aleatóriamente, todos tem uma causa mimimi". Nisso eu concordo. Só que é muito mais simples modelar a frequência que uma peça falha do que o "a taxa de desaperto de cada parafuso" e cada componente de uma peça que irá gerar uma falha.

Exemplo: taxa de falha do Radiador: 0,5% (1 voo em cada 200!!) ´. É muito pequena, mas só o fato de saber que ela existe, faz neguinho se preocupar com a temperatura. E outra, dá pra vincular as horas de voo com a taxa de falha e eles aumentarem um pouco ao longo da campanha(offline ou online, inclusive) simulando o desgaste do avião na guerra.

O DCS lembro que tinha algo parecido, não sei se ainda tem.

São coisas simples e faceis de fazer que apimentam a jogabilidade, coisa que esta cada vez mais capada dos jogos atuais
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Spitfire Mk.IX - technical

Post by 21_Sokol1 »

Sparrer

A idéia é boa mas...

Eu diria que 99% dos pilotos do Bo$ voam pelo "Technochat'o" basendo em "%" de P.Pitch, radiadores, e agora nas últimas versões seguindo seus "conselhos", apesar de "Raise landing gear" não fazer sentido em Stuka. :rofl:

O que faz com que modelar cockpit 3D seja uma bobagem, não vão usar mesmo, mas tem nego reclamando que a cor da agulha do marcador pressão do combustível do avião X não está no tom correto.

Tem gente reclamando que o YAK 1B não liga o motor na primeira tentativa num determinado mapa, apenas na segunda. Imagina se o jogo tivesse alguma falha aleatória?

Engraçado é que no DCSW tem várias mensagens reclamando do "Bird strike".
Que é uma opção do jogador, eu deixei habilitado mas nunca vi - mas preferem reclamar do que configurar. |(

Obviamente para muitos ligar este Spitfire IX ai seria uma tortura, mas o que precisa fazer mesmo é 4 ou 5 passos e não leva um minuto, o resto é faz de conta. :P

Eu gosto. ;)
User avatar
SK_Sparrer
Posts: 205
Joined: 13 Mar 2004 21:00
Contact:

Re: Spitfire Mk.IX - technical

Post by SK_Sparrer »

S!

Esses dias arrumei um jogo ai (SNIPER ELITE 3 sei lá) e desanimei.....acho que tem HUD até pra ensinar a andar para frente :D

Os graficos de hoje em dia estão cada vez melhores ou seja, da pra ver todos os detalhes, mas mesmo assim o jogo tem que botar uma porrada de HUD até pra te avisar que o inimigo te viu :D. O jogo que é lindo fica poluido, cheio de informações redundantes que o próprio cenário é capaz de te dar e não colocam nem opção de tirar...tem q ficar procurando mod. O jogador padrão antigamente era o moleque espinhento virjão esperto...e o de hoje é o analfabeto funcional impaciente...é o que parece

PQP fui procurar algum jogo novo e só acho jogo de matar bruxa e elfos e essas p*, quando não tem ET e várias bizarrices. :tmi: Até gosto de jogo assim (vide Stalker), mas tão muito escrotos os jogos atuais. É só acompanhar a série COD e ver pra que lado descambou

Vejo esses jogos lindos como o Battlefiled 1 desperdiçado que da até pena e fico na duvida...será que a galera que curte algo um pouquinho mais fiel é tão insignificante e em extinção assim?

A expectativa que eu tinha no passado, virou decepção ao chegar no futuro :rofl:
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Spitfire Mk.IX - technical

Post by 21_Sokol1 »

A explicação é simples... tu tá ficando velho. :rofl:

A "molecada" de hoje quer a silhueta do inimigo aparecendo através de paredes, atrás de pedras, etc, já virou padrão em FPS. Um "wallhack" oficial. |( :P

https://i.ytimg.com/vi/F8x9v07xnAI/maxresdefault.jpg
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Spitfire Mk.IX - technical

Post by 21_Sokol1 »

https://www.youtube.com/watch?v=75rJJ0-LSLA[/video]

Como não poderia ser diferente:

Tem gente reclamando que o cara não seguiu o Pilot Notes no startup vírgula por vírgula.

"TriggerHappy" reclamendo que não quer "wast" dois botões no HOTASsssss FOBO para apertar o coil e o start button simutaneamente* como é no Spit (será que esse povo não sabe do Win+Home do DCSW ou macros com soft de joy?)

Outo querendo saber onde trava a roda de cauda.

E logo vai ter vários "cade o "Joe Brakes". :P
Last edited by 21_Sokol1 on 14 Dec 2016 19:42, edited 1 time in total.
calinho
Posts: 358
Joined: 16 Jul 2012 14:35
Location: Brusque - SC

Re: Spitfire Mk.IX - technical

Post by calinho »

Lindão esse MK IX, não resisti e fiz a pré compra, pois na steam possivelmente vem por 200 contos
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Spitfire Mk.IX - technical

Post by 21_Sokol1 »

O "meu" esta custando ~28$ - que quando (se) liberarem o resto do pacote (~2025?) cairá para 17$. Not bad. :)
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Spitfire Mk.IX - technical

Post by 21_Sokol1 »

Spit over Normandy. :)

https://www.youtube.com/watch?v=xFS6DmZuOHw[/video]

BTW - Pelo menos no trailer as ondas na praia tem as cristas que era para ter... no CloD. :P
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Spitfire Mk.IX

Post by 21_Sokol1 »

Qual a primeira coisa que você vai fazer no Spit Mk.X? :)

Eu, foi checar a Lubber Line da P-8.

E para não variar os russos burros fizeram errado de novo. |(

Imagepicture share

A josta esta lá, mas esta virando junto com o ajuste do Course Setter.

Ai vai ajustar o curso usando o que de referência, Comrade? |(

https://youtu.be/NQWZEVaoFKQ?t=431

Como um bom "compass'whiner" já reclamei lá. :P
Last edited by 21_Sokol1 on 08 May 2018 15:57, edited 1 time in total.
User avatar
28_Condor
Veterano
Veterano
Posts: 11406
Joined: 23 Dec 2003 21:00
Location: São Paulo/SP

Re: Spitfire Mk.IX

Post by 28_Condor »

S!

Comprei :inlove:

Pude abater 15 obama-trumps 8)

Como eu faço para meu CDS ficar parecido com esse? :lol:

Mas wonderful vídeo, tem um forte quê de CloD mesmo 8)



SP!
[b]Eu confio no povo brasileiro. Voto facultativo já no Brasil![/b]
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Spitfire Mk.IX

Post by 21_Sokol1 »

No DCS Word para você não esquecer onde está, na Q. Mission "Could Start" com o "Mark Eleven"
enquando esta bombando o primer, pousa do seu lado um... UH-1 Huey. :P |(

Fiz o primeiro engine start só pela memória de videos e Pilote Notes. ;)

Hoje fui checar o manual (esta na pasta do avião, em Doc) e que porcaria mal feita, copiaram o Pilot Notes, com as tradicionais bobogens, "cheque se o trem de pouso esta baixado" :P e em algumas partes nem se deram ao trabalho de remover detalhes sem lógica, além de uma tradução "ruski".

Falando a verdade, o CloD não está assim "errado".

O comportamento geral do DCS Mk.IX lembra muito o do Mk.I/II do CloD, a principal diferença é que o IX é "spin-proof". :P

E, por enquanto é mais díficil de por no chão que o tijolo do LaGG-3 do BoS. :rofl:

O cara ai pegou o jeito, fez toque e arremetida no CV.

https://www.youtube.com/watch?v=Hlssb59DBOg[/video]

É legal ver pequenos detalhes bem modelados, como por exemplo a trava do "BBC" - as armas só disparam se tiver na posição certa, o que com certeza fará alguns "TriggerHappy" chorar. :lol:

Por outro lado omitiram outros importantes, por exemplo a trava para o "freio de bicicleta" na posição freiada, ou seja Parking Brake, requerido no start-up.

http://cdn.avweb.com/media/newspics/185 ... detail.jpg

Sokol's Tabajara solução:
Mapeie o Pinky do Wart* para o "Wheel brakes", e para "Wheel brakes increase" mapei o Pinky + um modificador (Lwin por exemplo, ou outro botão do HOTAsssss'FOBO).

Assim segurando o LWin e apertando o Pinky o freio vai acionar, mas soltando ambos vai ficar na posição, ou seja "Parking Brake".

Dando um toque no Pinky solta o fake "Parking Brake". ;)

* Como um bom "Peasant 100Wart'" :P usei o gatilho - que continua a servir para o "pew, pew" se o Scroll Lock (adicionado como "Switches") estiver ligado.

BTW - Aquele negócio de mover o throttle para acionar o switch embaixo e ligar as luzes de aviso do trem de pouso, pressão de combustível acho que é "invenção Russa".

Em todo manual que já vi aquele switch é para ligar a buzina que avisa ao piloto para baixar o trem de pouso quando move o throttle para iddle. :^)
calinho
Posts: 358
Joined: 16 Jul 2012 14:35
Location: Brusque - SC

Re: Spitfire Mk.IX

Post by calinho »

No ar o Spitfire domina, pura graça, mas no chão é sofrível, hoje pretendo só praticar taxiamento, decolagem e pouso.
21_Sokol1
Veterano
Veterano
Posts: 15493
Joined: 01 Aug 2003 21:00
Location: Uberaba-MG

Re: Spitfire Mk.IX

Post by 21_Sokol1 »

Decolagem peguei a manha, tem que diminuir aquela trimagem default de 2 "piques" para 1 - ou o avião faz um looping quando recolher o trem de pouso, manche no centro mas inclinado para a direita, e faz a "dança" dos pedais (esq/direita) o tempo todo, quando a asa direita começar a descer neutraliza o manche, em poucos metros está no ar.

Outro detalhe é, na tela inicial, Options > Special desbilite o "take-off assistence" ou isso vai tentar controlar o leme piorando as coisas.

Para um "Beta" esta bom, quando derem uma tunada ficará fácil igual ao 109.

BTW - Parece que além da Margareth Hot e da Luthier's Spit Girl :P mais gente andou de carona em Spitfires:

Image
Image
AUCKLAND STAR, VOLUME LXXV, ISSUE 5, 7 JANUARY 1944
https://paperspast.natlib.govt.nz/newsp ... 40107.2.13
Last edited by 21_Sokol1 on 26 Dec 2018 22:08, edited 1 time in total.
Post Reply