Spitfire Mk.IX

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28_Condor
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Re: Spitfire Mk.IX

Post by 28_Condor »

S!

Testei pouco e nem todos os controls estão adequadamente configurados, mas deu pra sentir o aviãozinho e gostei :)

No ar só testei nas quick mission air-start, e aí senti uma diferenças: no vôo normal o Spit vai leve e rápido, no dogfight o motor dele frita logo, será algo nas condições da missão ou é algo do CEM do Spit IX? :?:
Outro detalhe é, na tela inicial, Options > Special desbilite o "take-off assistence" ou isso vai tentar controlar o leme piorando as coisas.
Aliás, achei o leme MUITO sensível...

O start-up tem só uns 3-4 passos a mais que o CloD, achei mais fácil que o do P-51. Mas tem coisa que tem no CloD que não estou achando, como o comando para zerar os trims, algo que no CloD é essencial pra voar fine. Achei curioso também que na seção Axis há poucas opções para motor...

Será que tem como configurar a convergência? :?:


SP!
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21_Sokol1
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Re: Spitfire Mk.IX

Post by 21_Sokol1 »

No "Mark Eleven" mais do que o throttle é preciso controlar o Propeller Pitch, se ficar no Fine o motor estoura rápido, principalmente em subidas.

Note que dependendo da posição do PP o throtle nem faz efeito, não aumenta a Manifold Pressure além de um limite.
Engajar o Boost - 16 lbs (ou 24?) é controlado pelo PP. O throttle na posição máxima da ~12.5 Lbs, avançando o PP para Fine chega em 16Lbs, e as temps. a subir. :)

3000 RPM é decolagem e emergência, para o resto diminua.
Para pousar, usar acima de 2.500/2.600 é "desastre".

As configurações de controles "default" é uma K@k@ - Tem mapeado até "TDC". ??? |(
Deleto a maioria das categorias e só configuro o que preciso.

Procurei seguir o layout do painel do Spit no teclado, ex. o trem de pouso é no Enter do teclado numérico, requer trocar de mão. :)

Os trims foram para o WASD, não tem "reset trim" (Spit real tb não tem). :P

O trim do elevator esta muito lento, e do leme muito rápido - igual todos os outros controles rotativos (Course Setter, DG) muito sensíveis para usar tecla. Tem a enjambração de usar o scroll do mouse, que convenhamos é desajeitado para algo mais que no "Ramp Starter".
Usar aquelas bombas Wooble e Primer no mouse então, tenha dó! Só para clickpit fanático ou o povo do VR. :P

Não tem muito do motor que configurar em eixos além do Throttle e PP.
O Mixture/Cutt Off é basicamente uma alavanca ON/OFF, nem justificaria.
O Radiador é um switch 2 posições.

O switch de código Morse no lado direito funciona, ele pisca uma luz no meio da fuselagem, em cima e/ou embaixo, controladas pelos swiches ao lado Morse.
Mas se teclar muito rápido a lâmpada fica acesa direta, o sistema precisa de um ajuste fine. Tem IFF também.

Não tem ajuste de convergência, e ninguém sabe ainda qual é a default.

Diferente do CloD'Bug's o ajuste do Range também ajusta a abertura das barras horizontais do gunsight.
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Re: Spitfire Mk.IX

Post by 21_Sokol1 »

Neste vídeo com o "HUD" dos controles da para ver a "dança dos pedais".

https://www.youtube.com/watch?v=AinAyH7hVzE[/video]

Use RL trim settings: 1 segment down pitch, full right rudder.

Aft elevator, centre aileron.

Advance throttle to 4lbs, release brakes, start rolling, advance to 7 - 9 lbs.

Ease elevator to just aft of neutral, keep straight with very slight rudder movements.
Anticipate yaw or you are finished.

Lift off will occur with slight aft stick. Stay level to build speed, raise gear.
* Se uso o trim do leme todo para a direita o avião sobe que nem caranguejo. :P
calinho
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Re: Spitfire Mk.IX

Post by calinho »

Alguém já descobriu a convergência padrão?
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Re: Spitfire Mk.IX

Post by 21_Sokol1 »

Tem dois tópicos perguntando e nenhuma resposta concreta.
A especulações de que deveria ser 250 ou 300'.

https://forums.eagle.ru/search.php?searchid=14013998

Não é ajustável pois este ajuste não dependia da vontade do piloto, era basedo em normativo da RAF. :P

Ajustar convergência a gosto é coisa de videogames (principalmente do uncle OM).
:lol:
https://forums.eagle.ru/showpost.php?p= ... ostcount=6

A não ser que "prove" o contrário, Comrade!

https://forums.eagle.ru/showpost.php?p= ... stcount=10


BTW - Esse cockpit interativo fala que o padrão (pós B of B) é 300 jardas.

https://www.haraldjoergens.com/panorama ... 314/files/

O som do motor ligando do Flash ai esta melhor. :)
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Re: Spitfire Mk.IX

Post by 21_Sokol1 »

Ajuste o Gunsigth assim:

Imagefree image host

Range 300 jardas (274 metros).
Envergadura 32 pés (Bf 109) 34 pés (Fw 190 D-9) - um e dois "piques" scrool a partir da posição do disco todo para direita (30').
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calinho
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Re: Spitfire Mk.IX

Post by calinho »

Beleza, vou ajustar assim. Mas prefiro algo entre 150~200 metros. Qual era a convergência preferida dos britânicos?

Muito legal esse site 360!
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Re: Spitfire Mk.IX

Post by 21_Sokol1 »

Antes da guerra praticava-se de 150 a 600, em 1939/40 uma diretiva do Downding, chefe do Fighter Command determinou 400 jardas ~365 metros, a chamada 'Dowding Spread', e pior formando uma caixa de 3.7 x 2.4 metros, a "concentrated pattern".
Sep 1938 - harmonised to a point 350 yards ahead --- 'concentrated pattern'
c.Sep 1939 - harmonised to a large box pattern 400 yards ahead --- 'horizontal harmonization' (British Forces in France continued to harmonise to a point 350 to 150 yards ahead, depending on Squadron)
c.Dec 1939 - two squadrons switch to a large circular pattern 200 and 400 yards ahead --- 'circular harmonization'
Jan 1940 - ten squadrons switch to concentrated pattern
Feb 1940 - full RAF switch to concentrated pattern
Achava-se que caças não engajariam caças e esta convergencia distante evitaria os caças se aproximarem muito dos bombardeiros.

Como antes da guerra os Britânicos pouco praticavam tiro aéro (nem combate aéreo) - focavam mais em voar em apertadas formações :P - na prática esta convergência revelou-se mais um "Spray and Pray".

Alguns lideres de esquadrão por iniciativa própria deixaram de comprir a norma oficial e adotaram 250 jardas (~228 metros). Ex. o Nr.1 Squadron (Hurricanes) usou 250 jardas quando lutou na França, conseguindo um K/D de 100:3.

Posteriormente (parece que em 1942 ?) a norma oficial foi alterada para as supostas 300 jardas (~274 metros), mas várias fontes falam diversas coisas...
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Re: Spitfire Mk.IX

Post by 21_Sokol1 »

Meno male. :)

Depois da frustação inicial de ver a Lubber Line da P-8 errada de novo |(
hoje resolvi dar uma olhada pois achei que a posição do N da bússola estava diferente do HDG digital no mapa.

Conferindo nota-se que tem uma diferença sim, uns 3~5 graus. :?:

Mas ligando as "flood light" ao mover o "N" do Course Setter e a Lubber Line "colada" nele da sua posição do spawn - apontado para as 12 o'clock - notei que debaixo, nesta posição 12 o'clock o mané que fez "obra" colocou uma enjambração lá para servir de referência,
um pino soldado no fundo da caixa: :)

Imagegifs upload

Ai na foto o HDG ~305 da escala do Course Setter esta coincidindo com o pino no fundo da caixa, às 12 o'clock. :)
A escala do CS é dividida de 2 em 2.
Note que o + da agulha não esta paralelo entre as linhas da "grade", os 3-5 graus de diferença.
Deve ser devido a Magnetic Deviation do mapa da Georgia, o HDG digital aponta para o Norte verdadeiro, a agulha da bússola para o Norte magnético (como no CloD, que a declination é os ~8,5 graus de 1940).

Mas assim da para setar o curso (+ -) usando este pino como referêcia.

Então em toda decolagem, se quiser achar o rumo tem que alinhar o "Red on Red"*:

O N do Course Setter coincidindo com o + da agulha entre as linhas.

E ajustar o Directional Giro (acima), esse as vezes vem bem desajustado.
Lembrando que manobras violenta esculhamba tudo, e tem que reajustar - em vôo. :lol:

* Já vi trocentas fotos de P8 (P4, P6, P11...) e nenhuma tinha o + da agulha pintado de vermelho para justificar o "Red on Red" da "lenda" (tem relato de piloto falando isso).

Pode ser que o termo original era "Needle on Red" (o que faz sentido), mas como Britânicos falam com uma batata na boca, alguém endendeu "eedi on eed" e escreveu "Red on Red". :rofl:

Bem, como esta bússola é de origem naval, pode ser que nos navios tenha a pintura. ;)

BTW - Modifiquei uma "Snap View" para olhar ai "the flash" - coisa fácil no DCSW (e BoS) - já no CloD... :@

3D model "radioativo": https://sketchfab.com/models/b82a59980e ... 0bc3c54427
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Re: Spitfire Mk.IX

Post by 21_Sokol1 »

21_Sokol1 wrote: Imagefree image host

Range 300 jardas (274 metros).
O YoYo informou que é a convergência do Spit IX real: 300 jardas.

O cara esta promovendo seu livro, mas da uma boa aula sobre "tail draggers". Diz também que o 3D da VR ajuda nesta perceção. :P

https://forums.eagle.ru/showthread.php?t=179253

O negócio é "pensar" e agir preemptivamente antes da cauda "fugir". ex.:

https://youtu.be/U0YUxsntZWE?t=517


Cucks "Coruja" Mark Eleven guide (o cara nem deve ter dormido fazendo isso "the flash"). :)

https://drive.google.com/file/d/0B-uSpZ ... pPbms/view

A convergencia no guia esta errada, não é 250 e sim 300.
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Re: Spitfire Mk.IX

Post by 21_Sokol1 »

Neste video "de época" é possível ver o leme "bailando" o tempo todo durante o pouso:

http://www.criticalpast.com/video/65675 ... e-radiator

BTW - Spit esquisito esse ai. :P

http://www.criticalpast.com/video/65675 ... ed-texture
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Re: Spitfire Mk.IX

Post by 21_Sokol1 »

21_Sokol1 wrote:
21_Sokol1 wrote: Imagefree image host

Range 300 jardas (274 metros).
O YoYo informou que é a convergência do Spit IX real: 300 jardas.
Confusão do b@ralh0, o YoYo falou... mas não falou, ou não sabe e finge que sabe. :?:

Dois caras fizeram teste de São Tomé e acham que é 250 jardas (~228 metros).
Here's a spiffing wheeze what I did ...
Made a mission with a Spit on every airfield.
Hangars are too close to get the angle.
Found one with a tall building nearby - Krasnodar Centre
Taxied till building was in my sights, then fired.
As luck would have it I was putting them all through a window first go.
Measured the distance.
Near as dammit 250yds. (1.2nm)
Mas vai saber a "precisão" deste teste de atirar na parede do hangar, errar 50 jardas no cálculo da distância com ele é fácil. :P
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Re: Spitfire Mk.IX

Post by 21_Sokol1 »

Para quem gosta, um "realistic" weapons sound mod - deve ser importado do War Thunder :P :lol:
A cadência da .303 soa mais .50.

https://www.youtube.com/watch?v=1E2kfBDPX50[/video]
EDIT - Melhorou na V3. ;)

https://forums.eagle.ru/showthread.php?t=179156

Como uso estes aviões a la "Flight Simulator" não ligo para "guns, guns".
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Re: Spitfire Mk.IX

Post by 21_Sokol1 »

"Dança com pedais".

https://www.youtube.com/watch?v=4P8geRWfPEU[/video]

Díficil é fazer isso ai no pouso. :P

Achei mais um "bug" de interpretação de operação:

Image

Duvido que consertem, o da Lubber Line já foi varrido para debaixo do tapete, mas postei lá. :P
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Re: Spitfire Mk.IX

Post by 21_Sokol1 »

Seria "trágico" se não fosse cômico. :)

Como o Chuck's guide para o Mark Eleven recomenda fechar a porta lateral - mas esta da spawn fechada, os "click'maniacos" abrem.

Só que como não tem como o piloto virtual colocar o braço para a fora, nem inclinar a la BoS"Giraffe :P para fer o fecho e clicar para fechar, se "estreparam". :lol:

Claro, foram reclamar do "bug", mas um sujeito descobriu o pixel certo no lado de dentro para clicar sem ver e fechar:

Image

"Virpilovs"... :roll:
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