DCS: MiG-21Bis Fishbed

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40_Griffon
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Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 40_Griffon »

Um caso extremo onde o cara se curvou a Leatherneck :lol:

http://forums.eagle.ru/showthread.php?t=142502
21_Sokol1
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Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

Grifon,

O que eu faço é mudar a tabela de comandos, na default tem um monte de bombagem configurada que não vai usar e nem tem uso prático, por exemplo no Mig-15 modelaram (animaram) uma alavanca que é para regular a fricção do acelerador, só que isso não faz nada, não altera o input do throttle do seu joy (e nem teria como).

Ou estas bobagens como botão para checar no "rampstater" a pressão/nível do combustível, etc, isso nunca vai falhar. :P Isso é coisa para piloto real pois esta arriscando o pescoço.

As primeiras que deleto são configurações das setas do teclado para "pilotar" o avião, o keypad para controlar o POV, depois remapeio comandos que se usam com frequência e estão em Ctrl+Shif+ALt+... para teclas simples, ou por segurança Alt+tecla.

Outra coisa é seguir o "padrão IL-2", por anos comandei os flapes com F e V, então nos outros jogos uso da mesma forma.

Tem um game ai que puseram F para subir o flape, mas para descer - que é usado num momento mais crítico - puseram em Ctrl+F, no mínimo devia ser o contrário.
Tem gringo que passou semana tentando fazer o TARGET controlar isso, pois por problema de delay o game via o F antes do Ctrl... :rofl: Sendo que para remapear gasta-se apenas alguns segundos. ;)

Uma coisa prática no DCS é que apertando uma tecla/botão a função para o qual esta mapeada é destacada, tem um botão para limpar, e um para restaurar o default só para aquela função (e não a tabela toda como em outros "games").

Uma coisa ruim no DCS é que no jogo, para certos comandos do cockpit, se voce aperta um botão e segura outras funções ficam bloqueadas... desajeitado "bagarai". |(

Esse papo furado "all in HOTAS" dos gringos contagia, trem de pouso, flapes... não ficam no stick ou manete do F-16/A-10. É um swtich ou alavanca no painel que requer tirar a mão do "HOTAS" para acionar. :P

Os caras inventam até de controlar o mouse com o "HOTAS" e ficam semanas fazendo scripts no TARGET. :P

Veja este exemplo - que precisar até modificar os .LUA, só que quando sai um patch novo a DCS sobrescreve os .LUA e a coisa para de funcionar. :lol: :rofl:

http://forums.eagle.ru/showthread.php?t=73271
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Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 40_Griffon »

Eu bem que queria usar o TARGET pena que é um saco, pra criar um simples comando shift você além de ter que deixar o programa rodando antes de entrar no jogo ainda por cima tem que reconfigurar tudo novamente, no meu caso pelo menos por causa que ele muda o nome do controlado para Thustsmaster Combined ai o DCS reconhece que você está com um novo controlador plugado. Mas já está tudo resolvido com o JoytoKey, agora só falta configurar o Huey no TQS e nos MFD e terei tudo nos esquemas novamente. :)
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Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

Uma coisa ruim no DCS é que no jogo, para certos comandos do cockpit, se voce aperta um botão e segura outras funções ficam bloqueadas... desajeitado "bagarai".
Esse problema é com os modificadores, R/L Alt, Ctrl, Shift, Win ou qualquer botão do joy que adicionar como modificador. Se qualquer um dos benditos estiver apertado nenhum outro comando por tecla ou botão individual funciona, por exemplo não pode usar o HAT para controlar a camera...

BTW - Se voce usa o JoyToKey só para setar o LCtrl como modificador num botão do joy nem precisa.
Adicione o proprio botão como modificador na tela MODIFIERS:

Image

Aqui usei o "pinkie" do joy.

Analizando o funcionamento do knob rotativo do seletor de armamento, o problema é que a LSN não usa comando toggle ou sequencial para nada - na verdade usa para os flapes - assim este seletor que tem 11 posições precisa das teclas 1, 2, 3... 9, 0, -, ou 10 botões no seu HOTAS. :P

E isso não faz o uso mais "realistico", aliás o efeito é o contrário, num seletor rotativo para ir de 3 para 9 precisa passar pelas posições intermediárias - o que aconteceria se fosse possível setar um botão para rodar para a direita, outro para a esquerda como se faz clicando com o mouse - mas do jeito que está pode simplesmente apertar o 9 que o seletor magicamente pula do 3 para o 9...

Bom, com o JoyToKey não da para fazer nada, sua capacidade de sequência são 4 teclas...

O Xpadder resolve, usando a função "cycle stop", é possível fazer um botão do joy teclar sequenciamente 1,2...0, -, "rinse and repeat".

Image
imgurl

O TARGET reconhece o TUSBA? Se reconhecer acho que vale a pena aprender a usar.
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Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

Outra "mão na roda" é o MODIFIERS "SWITCHES" - lado direito da foto:

Image
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O "MODIFIER" (lado esquerdo) modifica o comportamento de um botão momentaneamente, enquando mantiver a tecla/botão modificador apertado.

Por exemplo, o botão 1 é o gatilho, convencionalmente usado para canhão/MGs, setei também para "Wheel brakes" porém junto com o botão "pinkie" (o botão 5) como modificador.

OK, pressiono o pinkie (botão 5) e aperto o gatilho (botão 1) e o freio "de bicicleta" do Mig-21 funciona. :)

No ar, depois de recolhido o trem de pouso e ligar "N" chaves o gatilho (botão 1) dispara o canhão.

Devido ao comportamento típico (ou atípico) dos "MODIFIERS" no DCS, enquando estou freiando não posso olhar para os lados, ou usar qualquer outro controle que não seja por eixos, além disso é preciso apertar o modificador primeiro ou o comando não funciona... |(

Então ao invez de usar o MODIFIER usei o SWITCHES - pode ser definido num botão ou tecla que não esteja em uso, por exemplo o . no keypad que só tem no teclado ABNT2 e é reconhecido no DCs como "BrazilC2".

Assim apertando e soltado o "BrazilC2" uma vez o gatilho deixa de ser gatilho e passa a ser freio, na segunda que pressionar vez inverte, "rinse and repeat".

A vantagem é que deste modo outros comandos não são bloqueados como quando se usa um modificador. :)

Bem, como eventualmente pode-se freiar ao invéz de atirar :P por não saber em que posição o "switch" esta, já que o mesmo não é um switch físico, mudei para o Scroll Lock - originalmente é usado para desligar/ligar gravar o cursor do mouse nas track, coisa que não me faz falta, e pode ser colocada em outras teclas - assim tenho um feedback visual, o LED do Scrool Lock - de quando o gatilho é freio. ;)
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Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

Com esta função nosso colega "Maverick Trigger Happy" :) pode definir a função "SWITCH" no "MASTER MODE switch do TQS - que tem trava numa das posições - assim o botão do HOTAS usado para recolher trem de pouso com SWITCH ON passa a baixar, o gatilho ou "pinkie lever" pode ser o freio das rodas...bem como outras funções relacionadas ao pouso, como os flapes, paraquedas freio, que em vôo podem dar lugar a outras funções, o switch do... (confusão de "switch" do bagaraio :rofl: ).
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Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 40_Griffon »

Pena que essas opções do DCS não transformam o botão do joystick em uma tecla do teclado que nem o JoyToKey faz, mas vou dar uma brincada com elas.

Quanto ao TQS no TARGET, infelizmente não é reconhecido, o TUSBA tem um programa próprio, mas só rola com a versão mais cara a R2. :P
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Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

Aqui tem um profile do TARGET que faz exatamente o que fiz com o XPadder - e usando o mesmo botão o S1 (o botão do lado direito acessível ao indicador) - gira o seletor de armamento no sentido horário.

http://www.digitalcombatsimulator.com/en/files/1210923/

Embora mais simples em recursos no caso o Xpadder é mais prático, pode-se reconfigurar "on-the-fly", dando Alt+Tab no jogo, mudando no XPadder e voltando ao jogo para testar.
Com o TARGET precisaria reinicar e eventualmente o até o micro, já o M$ NET Framework pode causar CTD. :P

Tem uns gringos zoando com outro lá nestes tópicos, querem saber porque o cara quer colocar trem de pouso, botão de ligar motor... no joystick se isso é coisa que usa 1/2 vezes (se RTB) por missão. :rofl:
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Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

KNEEBOARD com o "ramp starter" resumido para o Mig-21.

viewtopic.php?f=53&t=23367&p=167311#p167311

Essa geringonça até parece o LaGG-3 do Bo$ para pousar, pula mais que cavalo chucro. :P :lol:
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Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

O "rear mirror" do Mig-21 deve ser da mesma fábrica do retrovisor do Spit' do CloD, enquanto este é uma "TV véia com antena de Bom Bril" o do Mig-21 é uma "Kodak Instamatic". :P

O treco mostra uma imagem estática cada vez que pressiona o "obturador". :rofl:

Canopi aberto:

Image
screen capture freeware
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Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

O cara conseguiu uns kill de F-15 em "no BVR enviroment" server, com o Mig-21.

https://www.youtube.com/watch?v=YjA65pL3hi8[/video]
https://www.youtube.com/watch?v=E_oeofHOO5Q[/video]

O negócio é voar baixo para minimizar ser detectado até ter oportunidade
de dar o "bote".
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Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

Fishbed trem de pouso "novela": Achei este capítulo antigo sobre o drama dos "virpilovs" com HOTAS ficando 100botões no "vale a pena ver de novo" do Eagle Forum: :)
GriffonBR, there could be ways to save a few button presses, but it's a bit cryptic and i just did a small test on it just now. Maybe others which know LUA well can do more research on this. What i did was to modify the default.lua file in :

\Eagle Dynamics\DCS World\Mods\aircraft\MiG-21BIS\Input\MiG-21\keyboard

In that file there is a instruction:

combos={{key='G',reformers={'RShift'}}},down= device_commands.GearHandleFixator, cockpit_device_id = devices.GEARS,value_down=1.0,name='Gears Handle Lock released',category='Gears, brakes and chute'}

If this instruction is modified to:

{combos={{key='G',reformers={'RShift'}}},down= device_commands.GearHandleFixator,up= device_commands.GearLever,cockpit_device_id= devices.GEARS,value_down=1.0,value_up=1.0,name= 'Gears Handle Lock released + Gear Up',category='Gears, brakes and chute'}

Bláblábá... Again, make sure to backup the original default.lua in that directory first!
Ainda bem que fiz o backup, pois a única coisa que consegui com a "receita" foi que o teclado parasse de responder no jogo. :)

De qualquer modo, a do Xpadder é 100% "bulet proof", como a versão que uso é antiga e não diferencia LAlt de RAlt mudei esta bagunça de combos+G do trem de pouso para letras simples.

Image

Além da vantagem de poder configar/reconfigurar com o jogo aberto (Alt+tab).

Com apenas um toque no S1 a trava é removida e o trem de pouso sobe, no segundo toque a alavanca desce para neutro e a trava é recolocada, no terceiro baixa o trem e no quarto coloca a alavanca em neutro (nem precisaria). All HOTAS FOB (Finger On Buttons). :P :rofl:

E a "receita" ficou econômica, o mesmo botão (S1) que cicla o trem de pouso, + o shift (botão pinky do joy) gira o seletor de armamentos. ;)

Aviãozinho bom esse Fishbed, quero ver quando passar a "fase Flight Simulator" o que fazer com ele... :P :lol:
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Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by SK_Sparrer »

S!

Não tem F4, F16A, f5, a4 ou qualquer outro caça véiao AI ?
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Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 40_Griffon »

SK_Sparrer wrote:S!

Não tem F4, F16A, f5, a4 ou qualquer outro caça véiao AI ?
Desses ai só AI só não tem o A4 no jogo, o resto você pode "duelar" na boa. Tanto é que a quick mission de dogfight do Mig-21 é contra uma AI ACE de F4 Phantom só no guns guns guns.
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Re: DCS: MiG-21Bis Fishbed

Post by 21_Sokol1 »

Com os 4 segundos de munição do canhão do Mig-21 é gun and run. :rofl:
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